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    Tutorial de ficha

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    Tutorial de ficha

    Mensagem por isaac-sky em Sab Nov 11, 2017 6:02 pm


    Como Mutants & Masterminds é um sistema um pouco diferente dos outros sistemas d20 eu decidi montar um tutorial muito simples de como criar uma ficha no sistema.

    Este tutorial será dividido em partes da ficha, seguindo a ordem do modelo de ficha.

    Lembrando que eu não sou um veterano de oitenta mil anos com o sistema, mas já usei ele o bastante pra apresentar a vocês e ajuda-los a montar suas fichas.




    Este é o modelo de ficha do sistema:


    Ficha:


    Ficha de Personagem








    [IMAGEM DO PERSONAGEM]

    [Se o personagem tiver mais de uma aparência, coloque lado a lado ou apenas a aparência base dele]




    PERSONAL FILE





    NOME:
    APELIDO:
    ORIGEM:
    IDADE:
    PERSONALIDADE:
    OBJETIVO:
    CITAÇÃO: "Adicione aqui uma frase que revele um pouco da personalidade do seu personagem."

    DESCRITORES: (ORIGIN, SOURCE, MEDIUM e RESULT)








    BACKGROUND

    Historico:
    Coloque aqui a história do seu personagem no formato que prefirir

    O BG também é dividido entre dificuldades de obtenção de informação. Isso permitirá que os jogadores com vantagens adequadas (WELL-INFORMED, CONNECTED, CONTACTS) interpretem de acordo com testes de rotina (Notem que personagens com a vantagem BENEFIT (Cipher) aplicam penalidades ao bônus).

    DC <10: Informações que qualquer um poderia obter sobre seu personagem com um pouco de pesquisa. Se seu personagem tem um blog, publicações em alguma mídia, se tem alguma fama, etc...

    DC 10: Informações comuns, como passagem pela polícia, processos ou bens em seu nome, currículo vitae, etc...

    DC 15: Informações de difícil obtenção, como amizades antigas, histórico familiar, etc...

    DC 20: Informações sigilosas, como quanto dinheiro o personagem tem no banco e e se está ligado, de alguma forma, com alguma máfia.

    DC 25: Informações confidenciais, como identidade secreta e se o personagem está ou não em um programa de proteção à testemunha.

    DC 30: Os maiores segredos e informações que, até então, eram de conhecimento apenas do personagem.





    CHARACTER SHEET




    COMPLICATIONS

    (Ao menos duas, sendo, pelo menos uma delas, uma motivação)





    ABILITIES
    (Quantidade de PPs investidos)

    STRENGTH:
    STAMINA:
    AGILITY:
    DEXTERITY:
    FIGHTING:
    INTELLECT:
    AWARENESS:
    PRESENCE:




    DEFENSES
    (Quantidade de PPs investidos)

    DODGE: +(AGL) =
    PARRY: +(FGT) =
    WILL: +(AWE) =
    FORTITUDE: +(STA) =
    TOUGHNESS: +(STA) =




    OFFENSIVE

    INITIATIVE: +(AGL) =

    UNARMED ATTACK: Attack +(FGT) / Damage +(STR) vs Toughness / Close-Range / Crit 20
    MEELEE ATTACK: Attack +(FGT) / Damage +(STR) vs Toughness / Close-Range / Crit 20
    RANGED ATTACK: Attack +(DEX) / Damage vs Toughness / Ranged / Crit 20




    SKILLS
    (Quantidade de PPs investidos)

    Acrobatics: +(AGL, T) =
    Athletics: +(STR) =
    Close Combat: +(FGT) =
    Deception: +(PRE) =
    Expertise: +(INT, T) =
    Insight: +(AWE) =
    Intimidation: +(PRE) =
    Investigation: +(INT, T) =
    Perception: +(AWE) =
    Persuasion: +(PRE) =
    Ranged Combat: +(DEX) =
    Sleight of Hand: +(DEX, T) =
    Stealth: +(AGL) =
    Technology: +(INT, T) =
    Treatment: +(INT, T) =
    Vehicles: +(DEX, T) =

    *T = Apenas treinado.




    ADVANTAGES
    (Quantidade de PPs investidos)

    MOVE-BY ACTION (Free)




    POWERS
    (Quantidade de PPs investidos)

    NOME PERSONALIZADO (Custo total de PPs)
    *EFFECT: (Nome do poder) / TYPE: / DESCRIPTORS: (MEDIUM e RESULT)
    *ACTION: (base) / RANGE: (base) / DURATION: (base)
    -Flats:
    -Extras:
    -Flaws:
    RANK: (Descrição específica do rank, quando houver)
    DESCRIPTION: (Descrição final de como o poder funciona)





    ARRAY (Se houver): NOME PERSONALIZADO
    (Quantidade de PPs investidos = Poder Base +1 para cada Poder Alternativo)


    NOME PERSONALIZADO (Custo total de PPs)
    *BASE EFFECT: (Nome do poder base) / BASE TYPE: / DESCRIPTORS: (MEDIUM e RESULT de todos os poderes do Array)
    *ACTION: (base) / RANGE: (base) / DURATION: (base)
    -Flats:
    -Extras:
    -Flaws:
    RANK: (Descrição específica do rank, quando houver)
    DESCRIPTION: (Descrição final de como o poder base funciona)


    NOME PERSONALIZADO (Custo total de PPs, Maximo = Poder base)
    *ALTERNATE EFFECT: (Nome do poder alternativo) / TYPE:
    *ACTION: (base) / RANGE: (base) / DURATION: (base)
    -Flats:
    -Extras:
    -Flaws:
    RANK: (Descrição específica do rank, quando houver)
    DESCRIPTION: (Descrição final de como o poder funciona)

    (Repita para cada ALTERNATE EFFECT)






    EQUIPMENT


    ...
    ...
    ...





    Quantidade Total de Pontos Gastos: (0/0PPs)






    Antes de começar nos primeiros pontos do sistema em si, vou esclarecer alguns pontos do modelo:

    Personal File


    NOME:
    APELIDO:
    ORIGEM:
    IDADE:
    PERSONALIDADE:
    OBJETIVO:
    CITAÇÃO: "Adicione aqui uma frase que revele um pouco da personalidade do seu personagem."

    DESCRITORES: (ORIGIN, SOURCE, MEDIUM e RESULT)


    - NOME: O nome real de seu personagem

    - APELIDO: Um apelido ou codinome que seu personagem utiliza (em cenários de super herois seria o nome de heroi dele)

    - ORIGEM: Todo PJ de M&M é extraordinário à sua maneira. Seja o seu personagem um simples sobrevivente especialista em explosivos ou um mutante afetado pela radiação, suas habilidades extraordinárias possuem uma origem.
    Se a origem de suas habilidades for puro treinamento, escreva Treinamento nesse campo. Se for um synth coloque Synth e assim por diante.

    - IDADE: dã.

    - PERSONALIDADE: Você pode explicar numa frase simples como é a personalidade de seu PJ.

    - OBJETIVO: Seria o objetivo inicial de seu PJ. Ele não precisa ser específico, apenas um norte inicial para sua interpretação. "Eliminar todos os ghouls de Empire Wasteland" por exemplo é um objetivo válido.

    - CITAÇÃO: Uma frase que seu personagem diria.

    - DESCRITORES: Mais a frente em Power Effects eu explicarei o que são os descritores de um poder ou habilidade. Quando terminar de definir essa parte você deve citar aqui quais descritores estará usando.

    - BACKGROUND: No "Histórico" você pode descrever a história do seu personagem como preferir.
    Os campos de DC logo em seguida são informações específicas sobre seu personagem (que ele pode saber ou não) que variam conforme a dificuldade de informação. Este é um campo que ajude a definir a dificuldade de alguém investigar seus segredos e etc.






    Isso encerra a parte do Personal File. No próximo post, veremos ABILITIES
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    Re: Tutorial de ficha

    Mensagem por isaac-sky em Ter Nov 14, 2017 12:29 am

    Dando prosseguimento ao tutorial de ficha, agora começamos a parte de sistema pra valer.

    Neste post veremos dois pontos:
    - Complications
    - Abilities

    Vamos para o primeiro:

    COMPLICATIONS



    COMPLICATIONS

    (Ao menos duas, sendo, pelo menos uma delas, uma motivação)


    Complicações são semelhantes a "Desvantagens" em muitos outros sistemas, mas nesse caso eles funcionam como ferramenta narrativa e não exatamente como características que afetam rolagens de dados.

    Você deve escolher pelo menos duas complicações (não há limite máximo), sendo que uma delas será a Motivação de seu personagem.
    Ela guia o roleplay de seu personagem e pode determinar o que seu personagem fará em situações específicas.

    O livro cita as seguintes Motivações mais comuns:


    - Acceptance: Seu personagem busca aceitação no mundo ou comunidade onde vive, assim como busca confiança dessas pessoas. Ele geralmente tem problemas em lidar com o que é ser normal onde está inserido.

    - Doing Good: Seu personagem faz o que é certo somente porque é o certo a se fazer. Ele tem um forte senso moral e quase nunca busca vantagem pessoal em fazer o bem.

    - Greed: Seu personagem é movido pela ganância, buscando toda e qualquer oportunidade de usar o que tem ou sabe para ganho pessoal (seja em dinheiro ou outros tipos de ganhos).

    - Justice: Seu personagem tem um forte senso de justiça, um desejo insaciável de punir os maus e proteger os inocentes, podendo até mesmo ultrapassar os limites das leis e morais.

    - Patriotism: Seu personagem age em favor de sua nação/cidade/comunidade, carregando seus ideiais e sempre buscando honrar seu lar.

    - Recognition: Seu personagem busca a atenção, o reconhecimento, pelo que faz: seja de um heroi, mercenário, soldado...ele quer a fama.

    - Responsibility: Seu personagem sente uma grande responsabilidade, tendo como obrigação usar suas habilidades para o bem maior mesmo que ele não concorde. Essa responsabilidade muitas vezes vem de algum mentor ou predecessor que o inspirou.

    - Thrills: Seu personagem faz o que faz pela emoção: ele adora a adrenalina, a agitação, o perigo, o desafio ou tudo isso combinado. O importante é ter ação.


    Você pode criar uma Motivação e se o mestre concordar pode ser aplicada também.

    Existem algumas outras complicações que não funcionam necessariamente motivações e sim como desvantagens. O livro cita as seguintes.



    - Accident: Seu personagem facilmente pode causar ou sofrer acidentes graças a suas habilidades. Esses acidentes vão desde a balas perdidas ricocheteando em sua armadura, escombros que atingem inocentes e etc. O mestre define a quantidade e regularidade desses acidentes.

    - Addiction: Seu personagem é viciado em algo: desde químico a psicológico. Ele precisa satisfazer esse vício regularmente ou sofrerá outras complicações que podem envolver tanto suas faculdades mentais como seu relacionamento com outras pessoas.

    - Disability: Seu personagem possui alguma deficiência como cegueira, surdez ou paraplegia. Você possui outras habilidades que compensam sua deficiência, mas de tempos em tempos ela pode ser difícil de lidar.

    - Enemy: Seu personagem tem um grande inimigo ou grupos de inimigos que frequentemente buscam prejudica-lo e destrui-lo.

    - Fame: Seu personagem é uma conhecida figura pública, todos lhe reconhecem em quase todo lugar que você vai e quase sempre há olhares sobre você.

    - Hatred: Seu personagem possui um ódio irracional por alguém ou algo , o levando a se opor a esta pessoa ou coisa sempre que possível e agindo inconsequentemente devido a esse ódio.

    - Honor: Seu personagem possui um forte código de honra. Ele segue esse código à risca, geralmente evitando jogar sujo contra seus inimigos. Esse código pode ser discutido com o mestre.

    - Identity: Seu personagem possui uma identidade secreta, tendo de proteger este segredo como possível.

    - Phobia: Seu personagem tem um medo irracional. Caso confrontado com esse medo seu personagem deve lutar para manter o controle.

    - Power Loss: Seu personagem, sob certas circunstâncias, pode perder suas habilidades ou poderes. A condição para perda de habilidades pode ser psicológica, situacional, química e etc.

    - Prejudice: Seu personagem faz parte de alguma minoria que sofre forte preconceito pela comunidade onde está inserido.

    - Relationship: Seu personagem possui alguém importante em sua vida, o que o motiva a seguir em frente mas é também alguém que pode ser atingido por seus inimigos para afeta-lo.

    - Responsibility: Seu personagem possui responsabilidades específicas que exigem sua atenção e seu tempo, como um emprego, obrigações familiares e etc.

    - Rivalry: Seu personagem possui um rival ou um grupo rival que lhe inspira um forte senso de competição, tentando supera-lo sempre que puder.

    - Secret: Seu personagem possui um segredo perigoso ou embaraçoso que deseja proteger de todo o mundo. Revelar esse segredo pode significar em inúmeros problemas.

    - Temper: Algo faz seu personagem perder a cabeça e a paciência, o fazendo perder o juízo e confrontar quem quer que tenha lhe provocado.

    - Weakness: Seu personagem possui uma fraqueza que caso utilizada prejudicaria sua defesa, habilidades e etc.


    Caso queira mais detalhes sobre complicações, acesse esse link: http://www.d20herosrd.com/character-creation/#complications




    Agora colocamos a mão na massa!
    Mutants & Masterminds não lida com levels propriamente ditos, mas seu PJ terá o que chamamos de POWER LEVEL, ou abreviado PL.
    Esse power level define quantos Power Points (PPs) seu personagem possui para distribuição na ficha.

    Esta campanha se inicia no PL6, ou seja, 90 PPs para distribuição na ficha.

    ABILITIES


    ABILITIES
    (Quantidade de PPs investidos)

    STRENGTH:
    STAMINA:
    AGILITY:
    DEXTERITY:
    FIGHTING:
    INTELLECT:
    AWARENESS:
    PRESENCE:


    Abilities são semelhantes a Atributos em muitos outros sistemas. Eles definem como seu personagem é, ou seja, o quão forte, inteligente ou ágil ele é.

    Em Mutants & Masterminds você adiciona ranks no que você compra com Power Points.
    Digamos que seu personagem teria "STRENGTH: 6" anotado na ficha, ou seja, ele tem 6 ranks de STRENGTH.

    Cada rank de Ability custa 2 PPs, então se você colocou "STRENGTH: 6" você gastou 12 PPs.

    Esta é a tabela de comparação para os ranks e abilities. Use como referência.


    RANK DESCRIPTION
    -5 Completely inept or disabled
    -4 Weak; infant
    -3 Younger child
    -2 Child, elderly, impaired
    -1 Below average; teenager
    0 Average adult
    1 Above average
    2 Well above average
    3 Gifted
    4 Highly gifted
    5 Best in a nation
    6 One of the best in the world
    7 Best ever; peak of human achievement
    8 Low superhuman
    10 Moderate superhuman
    13 High superhuman
    15 Very high superhuman
    20 Cosmic

    Irei apresentar cada Ability e o que cada um significa:

    - STRENGTH (STR):


    STR é sua Força bruta e a habilidade em aplica-la. Ela define:

    -> Dano causado pelos seus ataques desarmados e ataques com base em força.
    -> Quão longe você pode saltar
    -> O quanto de peso você pode levantar, carregar e jogar.
    -> Testes com a skill Athletics.



    - STAMINA (STA):


    STA é sua saúde, resistência e no geral sua resiliência física. Ela é importante para definir a sua habilidade em resistir a variadas formas de dano.
    Stamina afeta:

    -> Sua defesa Toughness para resistir a dano.
    -> Sua defesa Fortitude para resistir a efeitos que possam afetar a saúde de seu personagem.
    -> Testes de Stamina podem ser rolados para resistir ou se recuperar de efeitos que atingem a saúde de seu personagem caso uma defesa específica não se aplique.



    - AGILITY (AGL):


    AGL é seu equilíbrio, velocidade e sua coordenação física em geral. Sua Agility afeta:

    -> Sua defesa Dodge, para desviar de ataques a longa distância entre outros tipos de ataques e efeitos.
    -> Seu bônus de iniciativa que define quem age primeiro em combate.
    -> Testes de Agility para feitos de coordenação motora, movimentação e velocidade onde uma skill em específico não se aplique.



    - DEXTERITY (DEX):


    DEX define sua coordenação entre visão e habilidades motoras, precisão e destreza em geral. Dexterity se aplica em:

    -> Testes de ataques a longa distancia
    -> Testes de Sleight of Hand e Veículos.
    -> Testes em geral onde é necessário controle e precisão quando não há uma skill específica aplicável.



    - FIGHTING (FGT):


    FGT define a habilidade de combate próximo: de atingir um oponente à se defender e contra-atacar. FGT define:

    -> Testes de ataque de curta distancia/combate próximo.
    -> Defesa Parry, para desviar e evitar ataques próximos.



    - INTELLECT (INT):


    INT define seu conhecimento e sua habilidade de aprendizado. Personagens com alta inteligência costumam ser mais estudados e educados. Sua INT afeta:

    -> Testes de Expertise, Investigation, Technology e Treatment.
    -> Testes de inteligência onde nenhuma skill específica se aplica.



    - AWARENESS (AWE):


    AWE define seu senso-comum e intuição, assim como a percepção que seu personagem possui do mundo ao seu redor (semelhante a "Sabedoria" em outros sistemas). Seu AWE define:

    -> Testes de Will para resistir ataques à mente do PJ.
    -> Testes de Insight e Perception.
    -> Testes de Awareness que envolvam intuição onde uma skill específica não se aplique.



    - PRESENCE (PRE):


    PRE é a força de sua personalidade (semelhante a Carisma em outros sistemas) definindo o quão persuasivo você é , sua habilidade de liderança e (num grau menor) o quão atrativo você é para as pessoas.
    PRE define:

    -> Testes de Deception, Intimidation e Persuação.
    -> Testes de Presence que envolvam a força de sua personalidade em testes onde uma skill específica não se aplica.


    Mais a frente veremos que existem mais recursos que podem afetar suas Abilities.
    Algumas abilities não podem ultrapassar o PL (6 nesse caso) ou ultrapassar o limite de ranks de skill PL + 10 (6 + 10 no caso, 16 o limite máximo que uma skill pode ter).
    A menos que utilize-se de recursos como trade-off o máximo que você utilizará numa ability AGL, FGT, STA e AWE é rank 6 (definido como "entre os melhores do mundo" nessa ability)




    E isso encerra Abilities. O próximo post abordará Defenses, Offensive e Skills.

      Data/hora atual: Sab Nov 18, 2017 2:04 pm