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    [!Suporte!] ☆ Perícias

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    Freya Stormborn
    Cavaleiro Jedi
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    Cavaleiro Jedi

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    [!Suporte!] ☆ Perícias

    Mensagem por Freya Stormborn em Ter Nov 21, 2017 12:11 am

    Os jogadores poderão escolher um grupo de perícias além do grupo dado por sua profissão. Em geral, as perícias fazem exatamente o que o nome delas sugere - Blefar, por exemplo, serve para mentir. Quaisquer Perícias com nomes e o que fazem divergentes serão explicadas.

    Animais:
    Você sabe cuidar de animais e tratar de seus ferimentos, evitar animais perigosos, e até domar animais selvagens (mas se deseja ter um animal treinado, vai precisar também da vantagem Aliado). Em mundos de fantasia, esta perícia também permite falar a língua dos animais. A critério do mestre,
    a perícia também pode se aplicar a monstros e outras criaturas fantásticas.
    Doma: você sabe domar animais selvagens.
    Montaria: você sabe montar cavalos e outros animais de montaria, como elefantes e camelos.
    Tratamento: você sabe alimentar e cuidar de animais. Pode também perceber se um animal está doente.
    Treinamento: você sabe treinar animais domésticos para fazer truques simples, como andar, parar, sentar, guardar e atacar.
    Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros socorros e fazer cirurgias em animais. Funciona como Medicina, mas apenas para animais.

    Arte:
    Você tem sensibilidade e talento para artes. Sabe cantar, dançar, desenhar, pintar, fazer esculturas, tocar instrumentos musicais...
    Atuação: você é um ator. Pode simular emoções que não está sentindo.
    Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos, e também reconhecer peças falsificadas.
    Fotografia: você sabe tirar fotos profissionais e, se tiver acesso a um laboratório, revelar fotos.
    Instrumentos Musicais: você sabe tocar instrumentos musicais de vários tipos.
    Prestidigitação: você pode fazer truques com pequenos objetos, fazendo sumir moedas, lenços e cartas de baralho como se fosse mágica.
    Redação: você sabe produzir textos profissionais: relatórios, poesias, romances, reportagens, cartas de amor...
    Outras Especializações: Canto, Culinária, Dança, Desenho, Escultura, Pintura, Joalheria...

    Ciência:
    Você tem grandes conhecimentos sobre ciências em geral, incluindo os mais obscuros.
    Astronomia: você sabe reconhecer estrelas e constelações, ler mapas estelares e saber se existem planetas à volta de uma estrela.
    Biologia: você sabe tudo sobre plantas e animais. Sabe dizer quais são comestíveis, venenosos, medicinais...
    Ciências Proibidas: você conhece coisas que não deveria: ocultismo, ufologia...
    Geografia: você sabe fazer mapas e reconhecer lugares através da paisagem.
    História: você sabe sobre os fatos notáveis ocorridos na história da humanidade.
    Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou horas seguintes.
    Psicologia: você conhece a mente humana e, se tiver informações suficientes, pode prever o comportamento de uma pessoa ou grupo de pessoas.
    Outras Especializações: Antropologia, Arqueologia, Criminalística, Ecologia, Genética, Literatura, Metalografia, Química...

    Crime:
    Você é um ladrão, espião, falsário, arrombador ou outro tipo de criminoso. Consulte o mestre para saber se esta perícia está disponível para personagens jogadores.
    Armadilhas: você sabe construir, armas e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
    Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir fechaduras trancadas.
    Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.
    Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou apenas ocultar a própria aparência.
    Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos — e também reconhecer peças falsificadas.
    Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.
    Intimidação: Você convence as pessoas usando ameaças e coação.
    Punga: você sabe bater carteiras.
    Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.

    Esporte:
    Você sabe praticar vários tipos de esportes, e conhece suas regras. Esta perícia não afeta seu desempenho em combate, mesmo quando se trata de esportes como artes marciais, boxe, arquearia...
    Acrobacia: você pode equilibrar-se em pequenas superfícies, andar sobre cordas, fazer malabarismo, etc.
    Alpinismo: você sabe escalar montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios.
    Arquearia: você sabe usar arco e flecha.
    Corrida: você é um corredor de curta e longa distância.
    Jogos: você conhece muitos jogos, como cartas, jogos de tabuleiro, videogames, RPGs...
    Mergulho: você sabe usar equipamento de mergulho.
    Natação: você sabe... bem, nadar.
    Pilotagem: você sabe pilotar aeronaves, barcos e veículos de competição como carros de corrida, barcos, helicópteros e aviões.
    Outras Especializações: Arremesso, Artes Marciais, Boxe, Caça, Parkour, Pesca, Paraquedismo, Salto...

    Idiomas:
    Você é um poliglota. Conhece os principais idiomas usados no mundo, e pode aprender com facilidade outras línguas, mesmo as mais obscuras — até idiomas de outros planetas. Se você não possui esta perícia, saberá falar apenas a língua mais comum no local da campanha e, caso pertença a alguma raça não-humana, sua língua nativa. Cada idioma conta como uma especialização separada. Personagens com esta perícia não precisam de testes para
    aprender novas magias.
    Código Morse: você sabe transmitir e receber mensagens compostas de pontos e traços.
    Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.
    Leitura Labial: você sabe descobrir o que alguém está dizendo observando os movimentos de sua boca.
    Linguagem de Sinais: você pode se comunicar sem som, com gestos.
    Outras Especializações: Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol e demais idiomas.

    Investigação:
    Você é um policial, detetive ou agente secreto, e conhece técnicas de investigação. Sabe seguir pegadas, procurar impressões digitais, usar disfarces, instalar explosivos, decifrar códigos secretos, destrancar fechaduras e desarmar armadilhas.
    Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
    Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir fechaduras trancadas.
    Criptografia: você sabe produzir e decifrar mensagens secretas.
    Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou ocultar a própria aparência.
    Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos — e também reconhecer peças falsificadas.
    Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.
    Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de uma pessoa aquilo que deseja.
    Intimidação: Você convence as pessoas usando ameaças e coação.
    Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.

    Máquinas:
    Você é bom com máquinas, veículos e computadores. Sabe operar, pilotar, dirigir, construir e consertar qualquer coisa, se tiver as peças e ferramentas certas.
    Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
    Computação: você sabe operar computadores, navegar na Internet, quebrar senhas e penetrar em sistemas protegidos.
    Condução: você sabe dirigir veículos terrestres como carros, ônibus, motos...
    Eletrônica: você sabe consertar (mas não construir) aparelhos eletrônicos como telefones, rádios e computadores.
    Engenharia: você sabe construir (mas não consertar) máquinas, veículos, armas e aparelhos eletrônicos.
    Mecânica: você sabe consertar (mas não construir) máquinas, veículos e armas. Consertar um construto é uma tarefa Média (teste de Habilidade +1) e restaura 1 PV em meia hora. Em caso de falha, uma nova tentativa leva mais hora. A critério do mestre, pode-se restaurar todos os PVs de um mecha em 8 horas, sem testes.
    Pilotagem: você sabe pilotar aeronaves, barcos e veículos de competição como carros de corrida, barcos, helicópteros e aviões. Você pode usar a manobra comando de Aliados (veja em “Combate”) para controlar qualquer máquina que não tenha vontade própria, e não esteja sendo controlada por outra pessoa.

    Manipulação:
    Você sabe obter favores de outras pessoas por meios diversos, através de truques, engôdos ou ameaças.
    Hipnose: você pode afetar a mente de uma pessoa e torná-la mais fácil de manipular.
    Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de alguém o que deseja.
    Lábia: Como Intimidação, mas usa bajulação e conversa mole em vez de ameaças.
    Intimidação: Você convence as pessoas usando ameaças e coação.
    Sedução: você sabe fingir sentimentos românticos com relação à vítima.

    Medicina:
    Você sabe dizer que tipo de doença um paciente tem, como curá-la, e também pode fazer cirurgias. Quando alguém precisa de cuidados médicos, você pode providenciar.
    Cirurgia: você sabe tratar de doenças e ferimentos internos. Restaurar 1 PV é uma tarefa Média, mas é permitido apenas um teste por dia para cada paciente.
    Diagnose: você sabe dizer se uma pessoa está doente, reconhecer a doença e determinar a maneira de curá-la.
    Primeiros Socorros: você sabe fazer curativos, reduzir fraturas, deter sangramentos e outras coisas que se deve fazer — ou não fazer — em caso de acidentes com vítimas. Primeiros Socorros pode ajudar na recuperação de personagens que estejam com 0 PVs, dependendo da gravidade de seus ferimentos. Veja em “Testes de Morte”.
    Psiquiatria: você sabe lidar com traumas e doenças mentais. Quando um personagem Insano falha em seu teste para resistir à loucura, você pode tentar ajudá-lo a superar a crise como uma tarefa Difícil (mas não poderá curá-lo totalmente de sua insanidade).
    Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros socorros e fazer cirurgias em animais.

    Sobrevivência:
    Você consegue sobreviver em lugares selvagens. Sabe caçar, pescar, seguir pistas e encontrar comida e abrigo para você e seus amigos. Cada tipo de região conta como uma especialização.
    Alpinismo: você sabe escalar em montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios.
    Armadilhas: você sabe construir, armas e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
    Arquearia: você sabe usar arco e flecha.
    Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.
    Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou horas seguintes.
    Navegação: você sabe dizer onde está e em que direção deve seguir.
    Pesca: você sabe pegar peixes e outros animais aquáticos com linha e anzol, rede ou arpão.
    Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.
    Outras Especializações: florestas, cidades, desertos.

      Data/hora atual: Ter Dez 12, 2017 5:51 pm