Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    [!Tutorial!] Criação de Personagem

    Compartilhe
    Freya Stormborn
    Tecnocrata
    avatar
    Tecnocrata

    Mensagens : 355
    Reputação : 4
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/912.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1312.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/712.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/410.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/512.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/2111.png

    [!Tutorial!] Criação de Personagem

    Mensagem por Freya Stormborn em Sab Nov 25, 2017 6:20 pm


    O Presente
    Sei que alguns jogadores tem problemas em montagem de ficha e ficam cheios de dúvida, especialmente quando não conhecem o sistema em questão ou quando não jogam a muito tempo naquele sistema. Pensando nisso, esse tópico visa ajudar vocês a criarem a ficha e a história como puder.

    Irei dividir, em etapas, a explicação e coisas que eu costumo observar na história e interpretação dos personagens. Tudo o que está aqui são sugestões e idéias, que não precisam ser seguidas como regras desde que se atenham as pontuações corretas.



    00 - Ficha de Personagem.


    Código:
    [b]Nome:[/b]
    [b]Idade:[/b]
    [b]Local de Nascimento:[/b]
    [b]Família:[/b]
    [b]Poderes:[/b]
    [b]Codinome:[/b] (Não obrigatório preencher)
    [b]Ocupação:[/b] Estudante


    [b]Força:[/b]
    [b]Destreza:[/b]
    [b]Vigor:[/b]
    [b]Inteligência:[/b]
    [b]Sabedoria:[/b]
    [b]Carisma:[/b]

    [b]Qualidades:[/b]
    [b]Defeitos:[/b]

    [b]Pericias:[/b]

    [b]Background:[/b]

    [b]Itens Pessoais:[/b]

    Nome: O nome completo e sem abreviações do personagem. Apelidos (mas codinomes não) ficam entre aspas entre o nome e sobrenome. (Ex.: Andrew "Andie" Strucker)
    Idade: Quantos anos, em números, você tem (Ex.: 15 anos)
    Local de Nascimento: Cidade, estado e país que o personagem nasceu. (Ex.: Nova York, Nova York, Estados Unidos)
    Família: Pai, mãe, irmãos, primos, tios, meio-irmãos, avós... Todos os seus parentes, de sangue, consideração ou adoção. Coloque os NOMES deles.
    Poderes: Telecinese, telepatia, magia, Pirocinese, voo... Vocês entenderam.
    Codinome: Seu nome heróico - ou não -, a forma com que seu personagem seria conhecido nesse universo mutante (Ex.: Magneto, Hulk, Capitão América, Polaris...)
    Ocupação: Estudante (Não alterar se não for ADULTO)


    Força: Sua força física, capacidade de carregar peso e realizar proezas como arrombar uma porta. Também é referente ao dano e ataques corpo-a-corpo.
    Destreza: Sua coordenação motora, seu equilíbrio, habilidade com armas a distancia (brancas ou de fogo) e habilidades de esquiva.
    Vigor: Sua resistência a danos, doenças, vsnenos e cansaço. Determina também seus pontos de vida.
    Inteligência: Seu raciocínio, capacidade de aprendizado e forma de organizar racionalmente informações e dados.
    Sabedoria: Sua percepção de mundo, seus sentidos e atenção. Também diz respeito a sua força de vontade.
    Carisma: Sua força de personalidade, sua liderança e sua habilidade com as palavras.

    Qualidades: Os pontos fortes de seu personagem que não são representados por poderes ou perícias, como foco em pericia ou aparência inofensiva.
    Defeitos: Seus pontos fracos, como monstruoso, azarado, assombrado...

    Pericias: Seu conjunto de habilidades e conhecimentos que não são super poderes ou Qualidades.

    Background: Seu passado, sua história. Maiores explicações abaixo.

    Itens Pessoais: Objetos que você possua, como aneis, colares, celular e outros.



    01 - Pontuação.

    Os personagens possuem 26 pontos para atributos, 3 pontos para qualidades, (int×2)+2 pontos para distriuir nas perícias, 15 pontos bônus para usar onde quiser e até 6 pontos em desvantagens para usar onde preferirem. Prestem atenção nesses valores e usem com sabedoria.

    O custo de pontos de atributo é 1 por 1, assim como de qualidades e perícias. Se uma qualidade ou defeito tem valor variável, você pode escolher qual versão irá pegar, mas tenha em mente que isso pode ter implicações1.

    1 Ex.: Uma pessoa que usou poderes em público, querendo ou não, recebe Má Fama 2 e Inimigo (Serviço Sentinela) a menos que só tenha sido visto por mutantes simpatizantes a você ou sua causa. Mudar de cidade NÃO resolve o problema, já que eles são uma instituição federal.


    02 - Os Poderes.

    Sei que todos gostam desse ou daquele personagem heróico ou de determinado poder. E sei que pode parecer confuso a princípio. Vocês começam com UM PODER GRÁTIS no NÍVEL UM e pode comprar novos poderes, no nível um, com valor variando com base na quantidade de poderes que já tenham. O segundo poder custa 2 pontos, o terceiro custa 4, o quarto custa 6 pontos, o quinto custa 8 e por ai vai.


    03 - Os Níveis de Poder.

    Outro tema que pode - e provavelmente vai ou até já está gerando dúvidas - é o nivelamento de poderes. Como sabem, vocês iniciam com os poderes no nível 1 por não saberem que tem e, tampouco, terem prática no manuseio deles. Conforme vocês desenvolvem suas habilidades, vocês são capazes de novos feitos.

    Um telepata poderia, no nível um, ouvir pensamentos de pessoas a até oito metros dele, sem controle de quando ouvirá ou de quem, mas conforme prática pode escolher quando e de quem ouvira. No nível cinco do poder, já é capaz de transmitir, ao menos com facilidade, seus pensamentos. Em níveis ainda mais elevados, pode criar uma via de comunicação com várias pessoas numa área ao seu redor variando com nível de controle.

    Um teleportador inicia tendo o alcance limitado a não mais que vinte metros e precisa estar vendo o lugar para onde quer ir. Qualquer tentativa de ir para um lugar, ainda que dentro do alcance, que não possa ver é perigosa e pode até matar a pessoa ou fazer perder membros. Quanto mais experiente, porém, maior o alcance e a necessidade de ver o lugar é removida.

    Um telecinetico pode levitar, em quilos, o equivalente a cinco vezes seu nível no poder e por uma quantia de turnos igual a própria inteligência.


    04 - A História.

    A parte mais importante da ficha e onde tem a maior chance de algo dar errado. Quero que vocês contem toda a história do personagem e não só como ele veio para em Atlanta ou como ele descobriu os poderes, caso já saiba. E, por favor, lembrem-se de uma coisa: TUDO tem consequências e não vou fingir que não vi isso ou aquilo para te ajudar. Se você fez uma besteira, ela vai ser cobrada no futuro para você, queira isso ou não.

    Ao desenvolver a história, você pode usar as questões abaixo para lhe auxiliar. Mas, pelo amor da deusa Freya, não achem que a história é pra ser respondida comp questionário.

    ☆ Onde seu personagem nasceu? Ele cresceu lá ou se mudou logo?
    Você pode ter nascido em qualquer lugar, desde que atualmente esteja em Atlanta. Sei que tem, a cima, o lugar de nascimento, porém isso é relevante na história do personagem.

    ☆ Qual sua relação com sua família? Tem algum mutante nela?
    Sua família de trata bem? Você convive com ela? Se é adotado, o que aconteceu com a família biológica? Você lembra deles? Como enfrenta a perda? Se os poderes já se manifestaram, como sua família reagiu? Se tem outros mutantes na família, qual o parentesco e os poderes?

    ☆ Como foi sua infância?
    Você brincou muito? Quem eram seus amigos? Onde você estudou? Ainda mantem contato com seus amigos, caso tenha mudado e escola/cidade? Teve algum trauma ou problema? Como foi?

    ☆ Se você se mudou, como foi ou está sendo adaptação? Já fez novos amigos? Está tendo problemas?
    Uma pessoa que se muda de uma cidade para outra ou de estado a outro pode ter problemas. Isso é relevantes, sim, ao personagem. Pode influenciar para melhor ou para pior seu personagem. Saber se ele já tem amigos ou está sendo rejeitado também é importante. Se já tem amigos, quem eles são?

    ☆ Seu personagem é religioso? Possui alguma crença ou é ateu?
    Alguns personagens crescem em lares religiosos, outros não. Alguns rejeitam as religiões da família e outros aderem a ela. Mas você pode pegar parte de uma crença ou filosofia para você, como pode ignorar tudo. Você NÃO acredita na existência de entidades divinas (Loki, o Deus cristão, Thor...)? Por que?

    ☆ Quais os seus hobbies?
    Jogar vídeo-game? Ler livros? Cantar? Fazer compras? Qual o seu passatempo? Sua família apoia seu passatempo?

    ☆ Quais os seus hábitos?
    Acordar cedo, não tomar banho de manhã, andar sempre arrumado, usar tênis ao sair de casa... São hábitos. Apenas os importantes para o personagem precisam ser colocados aqui.

    ☆ O personagem namora ou tem interesse em alguém? Se a pessoa sabe do interesse, como ela reage?
    Na faixa etaria dos personagens, é plausível namorarem ou estarem "afim" de alguém. E cada pessoa reage de uma forma diferente ao interesse de alguém quando sabe.

    ☆ Qual a motivação do personagem? Por que ele quer isso? O que ele fará quando conseguir? E se fracassar?
    Todos querem algo e motivações movem heróis e vilões. E pessoas querem coisas por algum motivo - ambição, desejo, amor... Quer defender sua família? E se não conseguir? Quer obter determinado item? O que fará quando tiver ele? Mas e se não conseguir? Por favor, evitem coisas como "continuo até conseguir", "porque eu quero" e similares.

    (Incompleto)

      Data/hora atual: Qua Out 17, 2018 11:42 am