Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    [Ficha de Personagem] - Como criar seu personagem

    Compartilhe
    Xaxy~
    Neófito
    avatar
    Neófito

    Mensagens : 43
    Reputação : 1

    [Ficha de Personagem] - Como criar seu personagem

    Mensagem por Xaxy~ em Seg Maio 14, 2018 5:45 pm

    COMO DEVO PREENCHER A FICHA?



    Simples meu jovem pimpolho. A primeira coisa que você deve fazer é entender quem vai ser o seu personagem. Exatamente por isso que as primeiras escolhas durante a criação dele serão o comportamento, perfil/arquétipo e conceito. Tendo definidas estas características você terá mais facilidade na distribuição dos atributos. Não sabe o que escolher? Escreva a história do seu personagem antes de escolher as características dele.



    O que é um conceito?



    Conceito é o tipo de "pessoa" que o seu personagem é. Qual é a maneira com que ele costuma agir e pensar? Ele se encaixa em algum padrão social específico? É de exatas ou de humanas? Se você prestar atençãos nos filmes, séries e obras que você lê, vai perceber que existem personagens com conceitos muito bem definidos. Em FMA, por exemplo, Roy Mustang é o mulherengo, Edward é o esquentadinho, Alphonse o "Santo" e assim vai. Eu simplifiquei bastante o conceito de cada um deles, mas você consegue perceber facilmente como essas características movem este personagens durante a trama e a maneira com que eles reagem ao que está a sua volta. Você pode conferir alguns exemplos de conceitos aqui em baixo mas por favor, vocês não devem se prender a eles! Criem conceitos próprios e sigam seus sonhos.




    Exemplos de Conceitos escreveu:•  Artista — músico, estrela de cinema, artistas de clube, modelos
    • Boémio — frequentador de bares, skinhead, punk, bêbado, dependente de drogas  
    • Criminoso — presidiário, mafioso, traficante, gigolô, contrabandista de carro, capanga, ladrão, revendedor  
    • Errante — vagabundo, contrabandista, prostituta, mendigos, peregrino, motoqueiro, jogador  
    • Intelectual — escritor, estudante, cientista, filósofo, crítico social  
    • Investigador — detetive, policial de ronda, agente do governo, detetive particular, caçador de bruxas  
    •  Jovem — criança, fugitivo, abandonado, menino de rua, batedor de gangue    
    • Marginal — primitivo urbano, refugiado, minoria, teórico da conspiração    
    •  Político — juiz, oficial público, conselheiro, ajudante, escritor de discursos
    •  Profissional — engenheiro, doutor, programador de computadores, advogado, industrial
    •  Repórter — jornalista, repórter de noticiário, paparazzo, anfitrião de programas de debate, editor de revista
    • Soldado — guarda-costas, executor, mercenário, soldado da fortuna, Boina Verde
    • Trabalhador — caminhoneiro, fazendeiro, assalariado, servo, peão de construção.



    O que são os Arquétipos?



    O arquétipo seria um tipo de "classe" do seu personagem. Da mesma forma que na maioria dos rpgs você tem o guerreiro, mago, ladino e etc. Aqui vamos ter a classe do seu personagem de acordo com o mundo de FMA. Cada uma destas classe têm vantagens e desvantagens, sejam elas interpretativas ou numéricas. Os arquétipos apresentados aqui são os pensados pelo mestre, caso tenha alguma sugestão sinta-se livre para criar o seu próprio arquétipo.




    Arquétipos do Joguinho escreveu:• Civil —  São os civis e/ou pessoas que vivem no país de Amestris. São pessoas comuns que se envolveram, por sorte ou azar, em eventos muito maiores do que imaginavam.
    Estes personagens podem se tornar qualquer um dos outros Arquétipos durante sua jornada. Recebem +2 pontos em atributos sociais.

    • Alquimista do Estado — São "cientistas" que geralmente se especializaram em alguma area da alquimia e foram reconhecidos pelo governo, são obrigados a seguir ordens do governo.
    Estes personagens recebem penalidades em testes sociais com civis. +4 pontos em atributos mentais

    • Militar — Possuem treinamento em armas e outras especializações vindas de dentro do excército, são obrigados a seguir ordens e a respeitar a hierarquia do quartel.
    Estes personagens podem receber beneficios ou penalidades em testes sociais dependendo da localidade em que estão. +2 pontos em atributos fisicos +2 pontos em habilidades

    • Quimera — Seres humanos que passaram por experimentos envolvendo alquimia e outros animais.
    Dependendo da mutação estes personagens podem não ser bem vistos em sociedade. +4 pontos em qualquer atributo e habilidades desde que esteja relacionado ao animal com o qual ele foi transmutado.



    O que é Comportamento?



    Essa é bem importante para o seu personagem, então presta atenção! O comportamento é a maneira como o seu personagem está integrado no mundo ao seu redor. É a maneira com que ela se comporta frente os diversos desafios e problemas que ele vai encontrar a sua frente. Roy Mustang é um visionário, diferente do visionário do exemplo a baixo, ele tem um sonho e vai fazer de tudo para realizar este sonho. Edward é Pedagogo, por exemplo, ele tenta salvar quem está a sua volta usando seu conhecimento. Você pode escolher qualquer comportamento do exemplo, mas eu recomendo que você crie o seu ou adapte para que o seu personagem tenha mais do seu perfil.




    Comportamento escreveu:• Excêntrico: Você existe apenas para o seu próprio prazer.
    • Autocrata: Você precisa controlar.
    • Caçador de Emoções: A emoção é tudo o que importa.
    • Competidor: Você precisa ser o melhor.
    • Conformista: Você segue e assiste.
    • Criança: Quem estará lá para ajudá-lo?
    • Esperto: Os outros existem para o seu benefício.
    • Fanático: A causa é tudo o que importa.
    • Filantropo: Todos precisam ser nutridos.
    • Galante: Você não assiste o espetáculo, você é o próprio espetáculo!
    • Gozador: Os risos obscurecem a dor.
    • Juiz: A verdade está lá fora.
    • Monstro: Você é um Amaldiçoado, aja como um.
    • Pedagogo: Você salva os outros através do conhecimento.
    • Perfeccionista: Nada está bom o suficiente.
    • Ranzinza: Nada vale a pena.
    • Rebelde: Você não segue a liderança de ninguém.
    • Solitário: Você traça o seu próprio caminho.
    • Valentão: Força é tudo que importa.
    • Visionário: Existe algo por trás de tudo isso.



    Atributos, como faz agora?




    Essa parte é bem simples na verdade. Agora chegou a hora de dividir em números os atributos que o seu personagem tem. Lembre sempre de que os números precisam fazer sentido com o que você quer que seu personagem faça ou seja. Imaginem o monstruoso Alex Armstrong com apenas 1 de força, meio ridícuo né? Pois bem, é isso que você tem que ter em mente.



    Os atributos estão divididos em três "famílias": Fisicos, Sociais e Mentais. É bem simples, dentro destas três você tem que escolher uma para ser a especialidade do seu personagem, outra vai ser onde seu personagem é "normal" e a última é onde seu personagem não se dá muito bem. Por isso existe a divisão (6-5-3). Em um deles você distribui 6 pontos, em outro 5 e no último 3. Lembre-se, 1 é fraco, está a baixo da média, 2 você está na média, 3 é acima da média, 4 é sobre humano e 5 é monstruoso. Claro, estou resumindo MUITO mas essa é a ideia principal, alguns personagens podem ter mais pontos em um atributo caso sejam verdadeiramente excepcional. Caso tenha maiores dúvidas ou queira ver exatamente o que cada númerio significa, me manda uma pm ou pode procurar no livro de vampiro disponibilizado aqui no fórum.



    E as Habilidades?



    As habilidades funcionam da mesma forma que os atributos. Se você quiser adicionar alguma Habilidade que não existe, me informe na criação do personagem que vamos analisar isso juntos e fazê-lo de acordo com o que for melhor para o nosso jogo.



    Outra coisa importante. Depois de três pontos em uma habilidade você é um especialista, ou seja, com quatro pontos você pode escolher ser especialista em alguma coisa, por exemplo: Roy é um Alquimista, ele tem 4 pontos em "cientista" já que precisou estudar para ser um alquimista, sua especialidade é "chamas" e isso concede a ele um bônus e mais conhecimento em tudo que envolve alquimia ou experimentos que envolvam chamas. Como especialistas não estão em todo o lugar, não queremos nenhum especialista na criação da ficha. Isso vai ser decidido a medida que o jogo passa e o personagem se desenvolve.



    O que são Vantagens?



    Essa eu respondo pra você! as vantagens são antecedentes que o seu personagem tem. Estes antecedentes devem ser explicados na história do seu personagem. Os 5 pontos que podem ser gastos, podem ser todos colocados em apenas um atributo da sua escolha caso seja do seu interesse. Caso tenha alguma vantagem a sugerir fique a vontade, quanto mais melhor!



    E essas Virtudes, o que eu faço com isso?



    As virtudes são os números que vamos medir para saber como seu personagem vai reagir a certos impulsos humanos. A consciência vai definir o que é o certo e errado para o seu personagem. O auto controle vai definir o quão bem seu personagem consegue se controlar diante de situações em que normalmente ele perderia o controle. E a coragem é usada para medir o quão corajoso seu personagem é. Bem simples!



    Estas características vão nos dar as próximas quatro. Sua Humanidade, Força de Vontade, Pontos de Esforço e Stamina. Todos estes pontos possuem um nível fixo que são seus pontos totais e o nível felixivél que vai diminuir durante a aventura.



    A Humanidade de seu personagem identifica o quão "humano" ele é. Podemos usar isto para identificar o nível de empatia do seu personagem com os outros. No momento que este descer abaixo de 2 pontos significa que seu personagem está abaixo da humanidade, ele é louco e vai ser controlado pelo mestre. Os pontos de humanidade vão diminuir de acordo com as ações que seu personagem tem e como elas vão impactar a vida de outros seres. Por exemplo, caso o seu personagem mate uma criança indefesa, você irá fazer um teste de consciência. Caso ocorra a falha, o personagem perde um ponto em sua humanidade, em caso de sucesso o personagem se convence de que fez aquilo por um motivo nobre e por fim, em caso de falha crítica o personagem perde humanidade e pode ficar com uma perturbação constante.



    Força de vontade é o "poder da amizade" dentro do jogo. Você pode gastar sua força de vontade para ter acertos automáticos durante a aventura. Entretando, em alguns testes o mestre pode escolher que nem a força de vontade será aceita para um acerto automático. Toda vez que o personagem usar sua força de vontade ele perde um dos pontos flexiveis, caso chegue em zero o personagem está exausto e suas ações sofrerão penalidades. Além disso, oponentes que usem artimanhas que dependeriam da força de vontade do protagonista para serem combatidas serão um sucesso automático para o oponente.



    Os pontos de esforço são a medida do personagem de resistir as dificuldades apresentadas em suas missões e aos horrores humanos apresentados por outros alquimistas ou militares. Da mesma forma que os humanidade o personagem perde pontos sempre que se depara com uma situação desmoralizadora ou horrorosa que poderia deixar o personagem exausto mentalmente. Quando o personagem chega a zero ele está completamente desmotivado e perde a vontade de seguir em frente em sua jornada.



    PONTOS BÔNUS, EBAAA



    Você pode distribuir estes pontos livremente na sua ficha, OBA <3




    Ficha do Personagem escreveu:Nome: (Nome do Jogador)
    Nome do Personagem:  (Nome do Personagem)
    Conceito:
    Comportamento:
    Perfil/Arquetipo:
    Idade :
    Experiencia

    ATRIBUTOS (6-5-3)

    Fisicos
    - Força:1
    - Destreza:1
    - Vigor:1

    Sociais
    - Carisma:1
    - Manipulação:1
    - Aparência:1

    Mentais -
    - Percepção: 1
    - Inteligência:1
    - Raciocínio: 1


    HABILIDADES (8-6-4)
    Talentos
    - Prontidão:
    - Briga:
    - Determinação:
    - Esquiva:
    - Empatia:
    - Intimidação:
    - Manha:
    - Lábia:

    Perícias
    - Esportes:
    - Liderança:
    - Condução:
    - Armas de Fogo:
    - Armas Brancas:
    - Segurança:
    - Furtividade:
    - Sobrevivência:

    Conhecimentos
    - Oficios:
    - Computador:
    - Enigmas:
    - Investigação:
    - Lingüística:
    - Medicina:
    - Performance:
    - Ciências:


    VANTAGENS
    Antecedentes (5)

    •  Status — A posição do personagem dentro de uma sociedade.
    • Contatos — O número de fontes de informação que o personagem tem.
    •  Recursos — Riquezas, pertences e renda mensal.
    • Artilharia —Armas que o personagem possui em seu inventário.
    • Influência — O poder dentro da sociedade.
    •  Aliados — Seguidores, guardas e servos.

    Virtudes (7)
    Consciência:1
    Auto Controle:1
    Coragem:1

    Estatísticas:

    Humanidade:  (Consciência+Auto Controle)
    Força de Vontade:  (Coragem+Raciocínio)
    Pontos de Esforço : (Consciencia+Raciocínio)

    Inventário:

    Preludio : (Explicar como seu personagens chegou onde está, quem ele é, de onde ele veio, como ele, o que fez ele ser como é e etc. Pode escrever a vontade.)
                                                                 --------------------
    PONTOS BONUS 10

    ATRIBUTOS 5
    HABILIDADES 2
    ANTESCEDENTES 1
    ESTATISTICAS 2

    ---------
    Tabela de Exp

    Atributos ()()()()
    Habilidades ()()




    Créditos escreveu:Quero dar créditos ao @Beaumont. Foi da mesa de Resident Evil que eu tirei a ficha e boa parte da adaptação pro jogo. Aquele muito obrigado <3

    williamhayter@hotmail.com - Contato do amiguinho.


      Data/hora atual: Qua Out 17, 2018 8:27 pm