Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    Pedido de desculpas e esclarecimentos![!Suporte!]

    Compartilhe
    Sergerpg
    Mutante
    Sergerpg
    Mutante

    Mensagens : 616
    Reputação : 19

    Pedido de desculpas e esclarecimentos![!Suporte!]

    Mensagem por Sergerpg em Dom Ago 05, 2018 6:30 pm

    Antes de mais nada permitam-me me desculpar por não estar completamente preparado para narrar em uma extensão de Forgotten Realms.
    Essa obra de mais de 40 anos é muito extensa e bem confusa até para os jogadores mais experientes, quem dirá para mim, jogador e narrador iniciante, eu venho tentando ser mais narrador e menos mestre para permitir uma liberdade maior aos jogadores afim de que todos se divirtam e vivam nessa mesa digital a aventura dos sonhos, mas isso infelizmente saiu pela culatra, transformamos juntos (Sim juntos eu não quero de forma alguma responsabilizar apenas os jogadores pelos problemas aqui) divindades em patronos de bruxos. Isso não é feito até onde consegui me aprofundar em nenhum momento da obra do Ed Greenwood e meu desejo ao criar essa mesa é ser o mais fiel o possível a essa grande obra literária.
    Primeiro então desejo listar alguns erros que de cara demonstravam o quão inexperiente eu era ao começar essa mesa.

    -Eu mencionei várias vezes o mundo do Toril, que até então Toril pra mim era o autor e não o mundo no qual estávamos jogando. (Putz que vergonha disso kkkkkkkkk rir pra não chorar dessa.)
    -Eu disse que saindo do continente de Forgotten se encontrava as Concealed Lands e isto estava escrito na proposta. (Pelo amor de deus era saindo de Faerûn.)
    -Em momento algum eu encontrei o mapa completo de Toril, porque eu não sabia que era o nome do planeta e me guiei apenas pelo mapa de Faerûn.
    -Eu não fiz o estudo necessário para garantir que fossemos pelo menos um pouco fiéis a obra o que pode ter causado uma sensação de que estávamos saindo do universo de Forgotten e isso já havia ocorrido em uma das minhas campanhas em mesas presenciais.
    -Eu achei que seria mais fácil utilizar a obra do Ed para colocar meu mundo dentro e ter bastante conteúdo pronto para usar. (Sabe de nada Serge Snow.)
    -Quando um dos candidatos a vaga me questionou sobre Maztica, eu nem sabia do que diabos o homem estava falando e não corri atrás para saber.
    -Caralho mano eu não sou nenhum expert e não pedi ajuda alguma aos meus jogadores em fazer melhor suas pesquisas antes de trazerem material para a mesa.

    Esses são só os erros mais graves houveram muitos outros, pode parecer duro agora que eu estou pedindo que praticamente metade dos jogadores alterem seus backgrounds e pesquisem mais sobre o que vão fazer na mesa, mas quero cumprir a proposta e realizar essa mesa em uma extensão de Forgotten, de forma que todo nosso tempo e atenção empregados aqui não se tornem em vão.
    Me aprofundei bastante sobre a obra e agora já me sinto um pouco mais capaz, lógico que ainda há muito a ser estudado e não creio que alguém possa jogar esse jogo sem estudar bastante, muito menos narrar uma mesa dele.

    O problema chegou a minha atenção quando o quarto dos meus oito jogadores me requisitou um pacto com divindade, coisa que muito me incomodava pois mesmo sem o estudo correto eu sentia que aquilo não estava certo.
    Vejam bem, ao meu ver entendo que alguns discordem, mas ao meu ver um pacto é um contrato muito importante e não fazia sentido para mim que os deuses ou até mesmo seres poderosos vão até seres mais fracos, digo literalmente, fazer chamados divinos e falar com vocês quase pessoalmente para lhes concederem poder, sendo que são personagens que ainda não provaram seu valor para tais criaturas, o bruxo é uma classe com a qual nunca joguei, por achar muito complicada essa ligação e também pela falta de material sobre os patronos de bruxo, talvez haja muito material, mas eu nunca os encontrei com facilidade. É uma classe realmente muito interessante, mas tenho a sensação de que não é por isso que ela é tão escolhida.
    Vários combos são feitos com bruxos e paladinos, a maioria deles na verdade e hoje esses combos são facilmente encontrados na internet e pra mim não há mérito em ter um personagem muito forte por esses meios(esse argumento to ligado que vai ofender uma porrada, mas estou sendo o mais sincero o possível, tentando não ofender ninguém) e nem acho que ter um personagem muito forte tenha algum mérito.
    Sou a favor de personagens interessantes, que contribuam para que a história fique mais interessante, personagens que se tornem marcantes e ao mesmo tempo cativantes, não por possuir dano alto ou ser capaz de dobrar as regras de rolagem para sempre se dar bem e sim por realmente viverem o mundo apresentado, jogadores que entram na pele de seus heróis ou vilões. Que se importem com os problemas e desafios apresentados e que sejam criativos pensando fora da caixa e vendo o que está escondido por baixo dos panos, que passem por dificuldades e as superem por pura determinação, força de espírito ou até mesmo sorte.
    Não estou dizendo a vocês meus amados jogadores que não devem fazer multi-class, ou que não devem se preocupar em fazer a melhor ficha possível, estou pedindo que considerem mais a história e o contexto na hora de upar para essa ou para outra classe, é como um mago que só estudou a vida inteira que de repente pega um nível de guerreiro, ele nunca tinha pego em uma espada, então de onde vem a perícia para agora saber usar todas as armas e armaduras tranquilamente, não faz sentido, preocupem-se em fazer sentido, seja em seus backgrounds ou em on na história esse tipo de coisa deve ser bem preparada para ficar dentro do contexto.
    Não é porque é permitido o multi-class que será permitido que esse tipo de prática seja feita, espero profundidade e comprometimento. Tais práticas infelizmente serão banidas e eu conto com a ajuda de todos para isso. Sintam-se livres para discordar, me xingar e aloprar aqui nesse tópico, não há mal algum em discutirmos esses assuntos aqui, discussões construtivas ajudam e melhoram na maior parte das vezes o ambiente que convivemos desde que seja tudo feito com respeito e mente aberta.
    Solicito aos que tiverem um tempinho também uma ajuda criativa, eu não vejo solução a não ser resetar o tópico de Kyaro, quem puder dar uma lida e trazer sugestões sobre como consertar o meu erro de trazer uma divindade para fazer um pacto em On com um dos jogadores, terá minha eterna gratidão, não é o meu desejo resetar e muito menos deletar o tópico pois os jogadores desse tópico serão muito prejudicados e eu também que empreguei muito tempo nele, nos outros foi necessário apenas mudar a história do background e acertar algumas pontas com os jogadores bruxos, mas nesse é um problema bem mais sério.

    Novamente me desculpem pela pausa e por não ser mais experiente em narrar as histórias, a maior responsabilidade pelos problemas é minha então não julguem uns aos outros, estou aberto a sugestões e críticas a qualquer momento.
    Me ajudem, tenho certeza que podemos construir juntos ótimas aventuras e podemos também nos divertir muito juntos.

    Ass: Seu amigo e narrador SergeRPG.

      Data/hora atual: Dom Mar 24, 2019 5:48 am