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    Mensagem por Bravos em Qui Out 18, 2018 1:13 pm

    Regras
    Condições

    Condições são importantes em qualquer batalha Pokémon. Como estamos usando FATE e não existem 'Ataques' específicos para criar Condições, iremos usar a ação 'Criar Vantagem' para impormos algumas Condições ou será preciso ter alguma Façanha que permita usar Condições, para aquelas que tem efeito mais devastador. Listaremos abaixo as principais Condições, como causá-las e como sair delas.

    Paralisia

    Qualquer pokémon que tenha na lista comum de seus ataques um ataque que causa Paralisia poderá impor essa Condição usando a ação Criar Vantagem de modo Inteligente contra uma dificuldade Razoável (+2). Passando no teste, o jogador criará o Aspecto de Situação Paralisado com uma invocação grátis. Esse Aspecto continuará pelo resto da cena ou até o pokémon afetado passe um teste de Superar Ágil com dificuldade Boa (+3). Enquanto o Aspecto estiver em cena, o pokémon inimigo poderá fazer teste de Criar Vantagem para invocar outras vezes o Aspecto.

    Queimado

    Qualquer pokémon que tenha na lista comum de seus ataques um ataque que possa causar queimaduras poderá impor essa Condição usando a ação Criar Vantagem de modo Poderoso contra uma dificuldade Razoável (+2). Passando no teste, o jogador criará o Aspecto de Situação Queimado. Esse Aspecto continuará pelo resto da cena ou até o pokémon afetado passe um teste de Superar Cuidadoso com dificuldade Boa (+3). Esse Aspecto funcionará de forma diferente, não podendo ser invocado. Cada vez que um pokémon que esteja Queimado sofrer um dano, esse dano será aumentado em +1 tensão.

    Confuso

    Qualquer pokémon que tenha na lista comum de seus ataques um ataque que possa causar confusão poderá impor essa Condição usando a ação Criar Vantagem de modo Sorrateiro contra uma dificuldade Razoável (+2) Passando no teste, o jogador criará o Aspecto de Situação Confuso. Esse Aspecto continuará pelo resto da cena ou até o pokémon afetado passe um teste de Superar Cuidadoso com dificuldade Boa (+3). Esse Aspecto funcionará de forma diferente, não podendo ser invocado. Cada vez que um pokémon que esteja Confuso falhe ou empate no teste de Superar, sofrerá 1 tensão de dano.

    Envenenado

    Qualquer pokémon que tenha na lista comum de seus ataques um ataque que possa causar envenenamento poderá impor essa Condição usando a ação Criar Vantagem de modo Sorrateiro contra uma dificuldade Razoável (+2). Passando no teste, o jogador criará o Aspecto de Situação Envenenado. Esse Aspecto continuará pelo resto da cena ou até o pokémon afetado passe um teste de Superar Poderoso com dificuldade Boa (+3). Esse Aspecto funcionará de forma diferente, não podendo ser invocado. Cada vez que um pokémon que esteja Envenenado sofrer um dano, esse dano será aumentado em +1 tensão.

    Gravemente Envenenado

    É preciso que o pokémon tenha uma façanha que permita causar envenenamento grave para poder impor essa Condição usando a ação de Ataque de modo Sorrateiro contra a Defesa ativa Poderosa. Passando no teste, o jogador criará o Aspecto de Situação Gravemente Envenenado. Esse Aspecto continuará pelo resto da cena ou até o pokémon afetado passe um teste de Superar Poderoso com dificuldade Excepcional (+5). Esse Aspecto funcionará de forma diferente, não podendo ser invocado. Cada vez que um pokémon que esteja Gravemente Envenenado falhe ou empate no teste de Superar, sofrerá 2 tensões de dano.

    Congelado

    É preciso que o pokémon tenha uma façanha que permita causar congelamento para poder impor essa Condição usando a ação de Criar Vantagem de modo Estiloso contra a Defesa ativa Ágil. Passando no teste, o jogador criará o Aspecto de Situação Congelado. Esse Aspecto continuará pelo resto da cena ou até o pokémon afetado passe um teste de Superar Poderoso com dificuldade Boa (+3). Esse Aspecto funcionará de forma diferente, não podendo ser invocado. Enquanto estiver em cena, o pokémon Congelado não poderá agir.

    Adormecido

    É preciso que o pokémon tenha uma façanha que permita causar sono para poder impor essa Condição usando a ação de Criar Vantagem de modo Inteligente contra a Defesa ativa Poderoso. Passando no teste, o jogador criará o Aspecto de Situação Adormecido. Esse Aspecto continuará pelo resto da cena ou até o pokémon afetado passe um teste de Superar Poderoso com dificuldade Boa (+3). Esse Aspecto funcionará de forma diferente, não podendo ser invocado. Enquanto estiver em cena, o pokémon Adormecido não poderá agir.

    Drenado

    É preciso que o pokémon tenha uma façanha que permita implantar sementes drenadoras para poder impor essa Condição usando a ação de Criar Vantagem de modo Inteligente contra a Defesa ativa Cuidadoso. Passando no teste, o jogador criará o Aspecto de Situação Drenado. Esse Aspecto continuará pelo resto da cena ou até o pokémon afetado passe um teste de Superar Cuidadoso com dificuldade Excepcional (+5). Esse Aspecto funcionará de forma diferente, não podendo ser invocado. Enquanto estiver em cena, o pokémon Drenado marca uma caixa de estresse, a mais baixa que estiver disponível. O pokémon que lançou as sementes drenadores poderá, uma vez por turno, apagar sua caixa de estresse 1☐, tão somente ela.


    Além dessas condições, pokémons que tem ataques que permitam aumentar seus 'status', isto é, ataque, evasão, defesa, agilidade, poderão fazer isso usando essa mesma ação de Criar Vantagem com a abordagem apropriada, contra uma dificuldade Razoável (+2). Dessa forma irão criar um Aspecto de Situação neles mesmos e poderão invocar segundo as regras de invocação de Aspectos.

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    Mensagem por Bravos em Qui Out 18, 2018 1:29 pm

    Regras
    Resumo de Regras
    Segue um apanhado geral de regras do sistema, para que sirva de material consultivo.

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