Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


Passo-a-passo para criar a sua proposta

Compartilhe
Elminster Aumar
Administrador
avatar
Administrador

Mensagens : 7504
Data de inscrição : 20/01/2012

Passo-a-passo para criar a sua proposta

Mensagem por Elminster Aumar em Ter Mar 04, 2014 12:21 am

Como Criar uma Proposta de Jogo

Não tem muitos segredos e nem regras para criar a proposta de um novo jogo. O primeiro passo é criar um tópico nesta seção, Propostas de PBFs, e a partir daí desenvolver a sua proposta para os demais usuários. A seguir colocarei algumas dicas de como isso pode ser feito.


∙ Título

O título do tópico deve ser objetivo, resumindo do que trata a sua proposta. Você pode começar dando um nome para a sua aventura ou campanha, mas os itens mais importantes neste campo são: sistema do jogo (GURPs, D&D 3.5, Mutantes & Malfeitores, etc) e número de vagas disponíveis. Veja um exemplo prático de um título de tópico: A Origem do Mal (D&D 3.5) - 05 vagas.


∙ Texto

No campo de texto é onde você coloca todo o resto das informações necessárias. Cada mestre pode abusar de sua própria criatividade para apresentar a proposta; muitos começam escrevendo uma simples sinopse da aventura, enquanto outros escrevem um conto inteiro sobre ela. É importante aqui você apresentar com mais detalhes o cenário em que o jogo se passará, seja um cenário conhecido ou não, e falar um pouco do sistema. Para acelerar o processo de abertura do PBF, é aconselhável você dizer as regras de criação de ficha logo no primeiro post. Assim quem for se candidatando ao jogo já poderá começar a fazer a ficha de seu personagem. Quando as vagas do jogo estiverem preenchidas, restará apenas um último passo para fazer.


∙ Pedido do Fórum

O mestre do jogo deve enviar um mensagem no tópico Pedido de Jogo e seguir as recomendações deste tópico. Nele deverá postar uma mensagem com a seguinte ficha:

Nome do PBF: Limite de até 35 caracteres (com espaços).
Imagem do PBF: Uma imagem com 225 pixels na horizontal e 135 pixels na vertical. Ela precisa ter exatamente esse tamanho, 225 x 135.
Resumo do PBF: Um texto descritivo da aventura de até 400 caracteres, contando os espaços.
Vagas: Coloque o número de vagas disponíveis no seu jogo. Você ainda pode optar por "Vagas a Combinar" ou "Sem Vagas".



SOMENTE JOGOS PBF. Não são aceitos jogos presenciais ou por skype.
Elminster Aumar
Administrador
avatar
Administrador

Mensagens : 7504
Data de inscrição : 20/01/2012

Re: Passo-a-passo para criar a sua proposta

Mensagem por Elminster Aumar Ontem à(s) 4:56 pm

Texto feito por @Rosenrot, o qual eu assino embaixo.

@Rosenrot escreveu:Olá, pessoal, Rosenrot aqui. Esse é um pequeno texto/guia que fiz para o fórum para orientar o pessoal que está chegando (sejam bem vindos \o/) a respeito da criação de jogos e da importância de se fazer uma proposta antes de pedir um jogo.

Vamos lá:

Tenho notado que muita gente tem feito jogos sem fazer uma proposta propriamente dita e alguns desses jogos podem acabar sofrendo futuramente e como queremos que todos vocês se divirtam com seus jogos narrados ou jogados, resolvemos dar uma pequena dica/orientação.

Quando você pede diretamente um jogo para ser criado, sem oferecer ele a proposta, caso você não tenha jogadores já pré definidos (quando você já combina com alguns players sobre o jogo em questão) seu jogo correrá o risco de cair no "limbo", já que dentre tantos fóruns, jogadores em potencial podem não notar seu jogo ali, escondidinho. E ele vai ficando para trás, quando poderia ser melhor aproveitado caso tivesse sido feita a proposta.

A proposta tem como função, não apenas averiguar quantos e quais jogadores podem se interessar pelo seu jogo, mas também serve como uma forma de divulgação indireta, já que ela fica visível por um tempo no fórum de proposta e as pessoas podem ler a respeito das suas ideias e despertar interesse, assim como tirar dúvidas e entrar em uma discussão (saudável) com o narrador para entender melhor a ideia do jogo.

E além de divulgação, fazer uma proposta também consegue ambientar o possível jogador em como criar um personagem, como será seu cenário, quais são suas regras e o que você está buscando. A proposta serve como orientadora dos possíveis jogadores, já que na proposta, você pode descrever detalhes do sistema (ou não sistema) e de como os jogadores poderão criar seus personagens para aquela campanha.

Uma proposta trás uma base mais sólida ao que você pretende, como narrador, fazer com seu jogo e permite aos jogadores buscarem referencias para criação de personagens e de backgrounds para esses personagens. Ajuda também a você, como narrador, saber o que esperar dos jogadores e de suas ideias. É uma forma de entrar em contato com seus futuros jogadores e assim começar a moldar o clima que se seguirá entre você e os jogadores.

Enfim, pessoal! A dica é essa: a proposta é uma fase importante da criação da maioria dos jogos e ignorá-la pode ser prejudicial para sua campanha. Espero ter ajudado e qualquer dúvida podem entrar em contato com a moderação que eles estarão dispostos a ajudar e orientar vocês!

    Data/hora atual: Sex Jun 23, 2017 5:08 pm