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    Desenvolvendo um sistema de RPG

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    Mensagem por Solifugo Qua Nov 28, 2018 12:46 pm

    Vou contar minha breve história pra vocês, tenho certeza que estão muito interessados.

    ...Eis que de repente me vi com um bocado de tempo sobrando, sem atribuições empregatícias e pensei "pq não tentar fazer um cascalho escrevendo RPG?".

    Quero dizer, não que eu ache que eu vá ficar MILIONÁRIO com isso, *cof* até porquê, com a qualidade do meu conteúdo... *cof* mas bom, sempre fiz de graça de qualquer forma, né?

    Meu plano é mais um, é banal: Começar um patreon ou kickstarter para levantar fundos e redigir um sistema de RPG de prima-classe, completo com uma cosmologia e lore específica. Eu penso em criar um sistema aberto (assim como em: capaz de acomodar e adaptar diversas settings diferentes) com foco em interpretação e pouca carga mecânica; na minha humilde experiência, congestionar um sistema com muitas mecânicas rodando ao mesmo tempo prejudica o fluir do jogo, mas isso, de qualquer forma, não vem ao caso.

    Minha pergunta seria: Alguém por aqui tem experiência com esse tipo de projeto? Qualquer dica ou sugestão (bem como acidental interesse no meu projeto) seriam bem vindos!

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    Mensagem por Hunter Qua Nov 28, 2018 12:53 pm

    Não manjo desses Bang, mas desejo boa sorte. Todo esforço para criar um sistema fluído e sem muita "burocracia" é uma boa coisa.
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    Mensagem por Sparkles Qua Nov 28, 2018 1:07 pm

    Acredito que muitos usuários do fórum já pensaram em criar e publicar seu próprio sistema de RPG, eu inclusa, mas o processo é bem mais complicado e trabalhoso do que parece.

    Já vi muitos sistemas e cenários de RPG serem financiados coletivamente, muitas campanhas atingem seus objetivos em pouquíssimo tempo e arrecadam grandes quantidades de fundos adicionais, mas todas elas são campanhas feitas por editoras renomadas ou para sistemas populares (Savage Worlds Adventure Edition é um bom exemplo recente).

    Você não deveria criar uma campanha de financiamento coletivo para um sistema de RPG para o qual você não tem nada pronto, pelo menos é o que eu assumo pela descrição vaga dada sobre como ele funcionaria. Escreva o sistema primeiro e só então crie um Kickstarter para pagar por coisas como ilustrações e o custo de publicação. Ou procure uma editora ou uma loja que venda material de RPG em formato digital.
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    Mensagem por Solifugo Qua Nov 28, 2018 2:03 pm

    Oh sim, longe de mim devanear que isso seria um processo simples. Mas complemento que o sistema está bem além do "não tem nada pronto", de fato ele está em uma fase avançada já, tive a oportunidade de rodar diversas sessões usando ele em beta test já. Faltam alguns específicos, mas o grosso já está feito.

    Manterei em mente o conselho de terminar todo o conteúdo antes de ir atrás dessas coisas, entretanto. Eu só... Não sei exatamente como proceder, quando o for.
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    Mensagem por Tellurian Qui Nov 29, 2018 5:08 pm

    Bom, o primeiro passo que eu te aconselho é desenvolver o sistema. Por mais que o foco seja interpretativo, a mecânica numérica é importante. O que torna o RPG um jogo divertido é exatamente o fato dele possuir um sistema numérico que tem como função estabelecer os limites dos personagens, NPCs, Monstros e etc. Além disso, o sistema também deve fornecer um caminho para a progressão de personagem: conforme a experiência se acumula, o personagem torna-se capaz de fazer coisas mais complexas, mais grandiosas, mais épicas, mais heróicas. E é justamente nessa progressão de personagem que reside o maior apelo do RPG, um de seus momentos mais divertidos: ver seu personagem evoluir.

    Todo sistema é... bom... um sistema numérico que trabalha com probabilidades. Joga-se um ou mais dados, e compara-se o resultado do lance de dados com um número da ficha de personagem. O que o sistema faz é desenvolver um conjunto de probabilidade de sucesso nesses testes. Por exemplo, um sistema que usa um d20 precisa levar em consideração que cada face desse dado tem 5% de chances de sair. Um teste em que o jogador tenha que tirar um número maior ou igual a 10, em um lance sem modificadores, teria 50% de chance de sucesso. E cada +/- 1 que for dado como modificador do teste aumenta ou diminui a probabilidade de sucesso em 5%. Isso é só um exemplo simples de um sistema numérico de probabilidade. Se você for projetar um sistema, vc deve ser capaz de calcular essas probabilidades.

    Um sistema é matemática. Desenvolver um vai envolver cálculos, e algumas vezes cálculos complexos.
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    Mensagem por Guilix Qui Nov 29, 2018 5:34 pm

    Assim como o Tellurian citou, a parte matemática do jogo é bastante importante. Recomendo que você procure algum amigo que seja matemático/estatístico pra rodar seu jogo em algum programa pra ver se o resultado te agrada. Play tests são importantes, mas uma boa modelagem te poupa muitas rolagens.

    Eu tenho desenvolvido um sistema também e uma coisa que tem me ajudado bastante é conhecer outros sistemas diferentes de RPG e até alguns boardgames. Ajuda muito. Esse lance de game design é um terreno fértil pra sua criatividade.

    Tem um podcast que eu costumo acompanhar que falou sobre isso em uma entrevista com um criador de sistema. Vou deixar o link ai.


    Se você manjar de inglês, tem bastante conteúdo pra ajudar.
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    Mensagem por Tellurian Sex Nov 30, 2018 12:15 pm

    Pense no seguinte:

    Desenvolver o seu próprio RPG é como criar um quebra-cabeça.

    Projetar e desenvolver o sistema, o conjunto numérico, é o primeiro passo. Você vai desenhar as peças, recortá-las e montá-las, de forma que tudo se encaixe direitinho.

    Depois, vem o desenvolvimento do cenário. Você vai pintar o desenho por cima das peças em branco que você projetou.

    Vc precisa que as duas etapas sejam muito bem feitas pra que o quebra-cabeça funcione. Ninguém vai comprar um quebra cabeça cujo desenho seja feio, sem sentido, bagunçado, poluído.

    Mas ninguém também vai comprar um quebra-cabeça em que as peças não encaixam direito, a montagem não represente nenhum desafio, ou que seja tão complexo que seja impossível de montar.


    Depois que você tiver essas duas etapas prontas, cabe você pensar em investir um dinheiro do próprio bolso pra contratar alguém pra fazer a revisão do seu livro, e uma meia dúzia de ilustrações. Quando vc tiver esse protótipo pronto, AÍ você pode partir pro Kickstarter ou outra iniciativa de financiamento coletivo, pra bancar ilustrações mais completas, diagramação e impressão dos livros, e os custos de divulgação e distribuição.

    É importante fazer orçamentos realistas, também. Manter-se dentro do orçamento pode ser um desafio, e você vai precisar fazer concessões importantes.

    Mas, não faz nem sentido falar dessas etapas se você ainda não tem sistema nem cenário prontos. A minha sugestão é que você se concentre inteiramente no sistema inicialmente.
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    Mensagem por Saphira Odin Seg Jun 10, 2019 4:14 pm

    Nunca pensei nisso tudo...Criar um sistema próprio acho que ficaria com algo tipo cara ou coroa quem sabe usando cartas...
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