Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).

Reinos Celestiais (Sistema Próprio) - 4 vagas

AertonZambelli
    Forasteiro
    AertonZambelli
    Forasteiro

Reputação : 0

Reinos Celestiais (Sistema Próprio) - 4 vagas Empty Reinos Celestiais (Sistema Próprio) - 4 vagas

Mensagem por AertonZambelli em Qui Mar 21, 2019 10:28 pm

1614. Há 14 anos o Japão unificado relembra a terrível Batalha de Sekigahara e a sangrenta guerra civil que lhe precedera. Desde então houvera relativa paz no Império. O Imperador Go-Yosei, recluso em seu palácio em Kyoto, fora coagido a conceder, em 1603, o título de Xogum, chefe militar supremo, ao mais poderoso líder da coalizão vencedora - Ieyasu Tokugawa. A administração e o poder de fato foram transferidos para Edo, e o Imperador permaneceu apenas com seu título simbólico, uma mera marionete nas mãos do governo.

Em 1605, Ieyasu abdicara do cargo em favor de seu filho, Hidetada. Por trás dos panos, todos sabiam que Ieyasu ainda governava o país, e que sua intenção era se livrar das cerimônias oficiais do cargo, ao mesmo tempo em que teria maior liberdade para tomar medidas que lhe assegurassem no poder, bem como manter sua família segura - especialmente quando o Castelo de Edo, que ainda estava sendo construído, estivesse pronto. Este deveria se tornar a maior e mais segura fortaleza de todo o Japão, um projeto que demandava enormes investimentos, recursos esses que vinham de todos os cantos do país.

Os tributos incidiam principalmente sobre a porção ocidental do Japão, perdedora da guerra. O clã Toyotomi, que dominara o país por quase 30 anos, fora derrotado e humilhado - suas terras expropriadas agora pertenciam a novos senhores feudais, aliados do governo, que impunham à população enorme sofrimento.

Ieyasu concedia rendas e honrarias principalmente aos nobres que haviam se aliado a ele durante a guerra. Dentre estes, quatro grandes generais haviam se destacado: Honda Tadakatsu, do clã Honda; Ii Naomasa, do clã Ii; Sakakibara Yasumasa, do clã Sakakibara; e Sakai Tadatsugu, do clã Sakai.

O poder desses generais ficou tão notório que o povo se referia a eles como Shitenno - os Quatro Reis Celestiais, e passaram a ser relacionados com as deidades budistas, os Guardiães das Quatro Direções.

Na verdade, os boatos eram de que não haviam sido as armas-de-fogo compradas dos europeus a única vantagem de Tokugawa na guerra. O povo sussurrava histórias muito mais incríveis, de que os Reis Celestiais haviam celebrado um pacto com os deuses - e que faziam uso de magia negra ou coisa pior. As histórias diziam até mesmo que Tadakatsu Honda, tido como o mais poderoso dos Quatro, seria imortal - mas a lenda só resistiu até sua morte de velhice em 1610.

Havia algo estranho por trás desses clãs, o povo tinha certeza disso.

É 1614, e Ieyasu se vê envolvido em nova campanha militar. O alvo da vez é Hideyori Toyotomi, último membro do clã Toyotomi, que ao longo dos anos foi capaz de reunir antigos aliados e se opor ao regime. Um grupo de samurais dissidentes assassina cruelmente coletores de impostos nos arredores de Osaka. Esse incidente é o estopim para que o Xogum reúna seu exército para uma nova batalha.

=====

Esse foi um resumo dos principais acontecimentos após a Batalha de Sekigahara, que deu início ao xogunato Tokugawa no Japão. A história deverá se passar nesse cenário, iniciando-se no acontecimento histórico denominado "Cerco de Osaka", que aconteceu na vida real.

A intenção é misturar história e fantasia. Existe algo estranho por trás do poderio militar dos Quatro Clãs fiéis aos Tokugawa, disso todos sabem. A intenção é explorar e desenvolver esse elemento misterioso. Para isso, serão "recrutados" quatro jogadores, sendo que cada qual pertencerá a uma dessas famílias.

Meu estilo de jogo online é mais focado na narrativa e interpretação, em explorar detalhes do cenário e a subjetividade dos personagens. Durante anos joguei/mestrei em fóruns sem uso de dados, e sempre deu certo. Por isso, a princípio ainda não pensei para qual sistema adaptar o jogo. Prefiro que seja algo bem simples, por isso aceito sugestões.

O BG dos personagens não precisa estar necessariamente relacionado à política ou à guerra, eles apenas precisam ser cada um de um Clã, ainda que de uma parte mais distante da família. Podem ser samurais, ronins, mercadores, artesãos, camponeses, gueixas, whatever. Qualquer coisa que vocês pensarem será possível de ser "adaptada" e "trazida" para a história no decorrer do jogo.

Em breve posto o modelo da ficha, assim que tiver um retorno de alguém e me decidir se vou seguir algum sistema específico.
    Lnrd
    Cavaleiro Jedi
    Lnrd
    Cavaleiro Jedi

Reputação : 7

Reinos Celestiais (Sistema Próprio) - 4 vagas Empty Re: Reinos Celestiais (Sistema Próprio) - 4 vagas

Mensagem por Lnrd em Qui Mar 21, 2019 11:37 pm

Olha... só não me comprometo pq já tenho um jogo na fila, mas das vezes que joguei sem dados era no storyteller de Vampiro mesmo, com os pontos só guiando a interpretação (deixando mais claro o quanto cada pessoa era boa em alguma coisa). Então, é a primeira coisa que me vem à cabeça.

PORÉM, devido ao tema... acho que você podia jogar dados ao menos nos duelos, pra adicionar uma tensão, saca? Talvez tenha algum sistema mais "fino" pra esse tipo de situação.
    Tellurian
    Cavaleiro Jedi
    Tellurian
    Cavaleiro Jedi

Reputação : 19
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/912.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/712.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/410.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/512.png

Reinos Celestiais (Sistema Próprio) - 4 vagas Empty Re: Reinos Celestiais (Sistema Próprio) - 4 vagas

Mensagem por Tellurian em Sex Mar 22, 2019 9:14 am

Olha só... Eu estou em vias de lançar uma proposta bastante parecida com a sua, mas no período do Bakumatsu (que é logo depois do período Tokugawa, né?). No meu caso, eu não pretendo usar sistema, visto que o objetivo é mais oferecer aos jogadores oportunidades de contar histórias e fazer seus personagens evoluirem conforme as decisões que tomam. Se te agrada esse tipo de Narrativa, eu te aconselho.

Qual será o ritmo de postagem que você quer?

O jogo será longo, ou apenas alguns meses?

Eu quero uma vaga pra mim, no clã Honda. Mas aguardo sua resposta antes de confirmar a minha participação
    AertonZambelli
    Forasteiro
    AertonZambelli
    Forasteiro

Mensagem por AertonZambelli em Sex Mar 22, 2019 2:18 pm

Vou dar uma olhada nuns resumos de Storyteller, pois nunca joguei. De toda forma, jogar sem sistema também é uma opção que me agrada, rs. Engraçado que tanto o Bakumatsu quanto o Período Edo se iniciam em dois livros que gosto muito, do meu autor favorito (James Clavell).

A intenção é de que o jogo seja longo (quem sabe alguns anos de duração? rs)... ele vem para substituir um projeto razoavelmente grande que eu elaborei em 2007 (mas que não foi muito pra frente pq o grupo com quem eu jogava já estava se desfazendo).

A princípio, estarei disponível para postar durante a semana, com pausas nos fds e feriados. A ideia é que os jogadores tenham 2~3 dias úteis para responder, mas posso considerar ausências excepcionais e esporádicas, no limite do razoável.
    Lnrd
    Cavaleiro Jedi
    Lnrd
    Cavaleiro Jedi

Reputação : 7

Mensagem por Lnrd em Sex Mar 22, 2019 3:09 pm

Fiz um resumo do sistema na crônica que tô narrando (que inclusive considera as fichas pra pessoas comuns, não vampiros)*. Tem coisa que dá pra dispensar sem afetar o sistema (pilares etc.), pq o grosso mesmo é a divisão dos pontos, pra dar uma noção de quem é mais rápido que quem, tem mais carisma que quem, mesmo sem rolar dados.

http://www.novaerarpg.com/f621-santa-domina-as-portas-da-noite-vampiro-a-mascara-v5

*Na real acho que dei até menos pontos do que o livro recomenda pra uma ficha humana.

Tellurian
    Cavaleiro Jedi
    Tellurian
    Cavaleiro Jedi

Reputação : 19
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/912.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/712.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/410.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/512.png

Mensagem por Tellurian em Dom Mar 24, 2019 2:56 pm

Po, como o jogo tá previsto pra ser muito longo, e eu tenho uma proposta semelhante pra lançar em breve, eu vou retirar meu interesse... Mas eu desejo um excelente jogo, e vou acompanhar a história!
    Srta. Moon
    Antediluviano
    Srta. Moon
    Antediluviano

Reputação : 9

Mensagem por Srta. Moon em Qui Mar 28, 2019 2:27 pm

Quando começamos? Minha sugestão de sistema seria Blood e Honor
    AertonZambelli
    Forasteiro
    AertonZambelli
    Forasteiro

Mensagem por AertonZambelli em Qui Mar 28, 2019 4:23 pm

@Srta. Moon escreveu:Quando começamos? Minha sugestão de sistema seria Blood e Honor

Preciso de quatro interessados para iniciar o jogo...

Vou dar uma olhada nesse sistema, mas ao que tudo indica, por enquanto, não vou usar sistema nenhum. O cenário é o mundo real, o Japão de 1614, e os personagens serão pessoas comuns, sem os engessamentos das fichas com números. Todas as qualidades, habilidades e defeitos dos personagens serão descritos em suas histórias e personalidades, e qualquer excesso será desde logo podado. Os personagens devem passar por muitas mudanças no decorrer da narrativa, e a maioria delas não se encaixa bem num conjunto pré-definido de regras. Além disso, a pré-definição de um sistema pode, inclusive, tornar menos realista a interpretação do deslumbre dos personagens com uma realidade completamente distinta do que se pensava ser o mundo real...
    Otto Kiparsky
    Neófito
    Otto Kiparsky
    Neófito

Mensagem por Otto Kiparsky em Seg Abr 01, 2019 11:28 pm

Olá. Gostaria de participar. Andei olhando ontem mesmo sobre história do Japão e sobre esta parte. Não tenho muito conhecimento sobre, mas acho que poderia me sair bem. Estou voltando a entrar no fórum agora, e na verdade nunca cheguei a participar de nenhuma mesa, e nem tenho experiência com sistemas de rpg e talz, rsrs. Mas o que eu quero mesmo é contar boas histórias.
    AertonZambelli
    Forasteiro
    AertonZambelli
    Forasteiro

Mensagem por AertonZambelli em Ter Abr 02, 2019 1:06 am

Olá, Otto, seja bem-vindo. Eu ainda estou no aguardo de pessoas que confirmem o interesse, por enquanto só você foi mais assertivo nesse sentido. São 4 vagas, mas posso começar com 3...

Não é necessário o conhecimento da história do Japão, e de toda forma eventuais dúvidas podem ser sanadas com o mestre (ou pela Wikipedia, rs). Como o cenário é uma mistura de ficção histórica com fantasia, há ampla liberdade para os jogadores inovarem nos acontecimentos, podendo inventar lugares, personagens, alianças políticas e tudo o mais para construir sua história. O objetivo é não engessar o enredo e deixar bastante margem para vocês criarem seu background, tendo como único requisito pertencer a um dos quatro clãs que lideraram os exércitos do xógum na guerra (já mencionados acima).

Outro requisito é que os personagens iniciarão como pessoas comuns, sem poderes especiais, podendo, contudo, serem versadas em artes marciais, no bushido ou em outras técnicas de luta normais. Essas habilidades podem até ter influência em combates posteriores do jogo, mas nada disso será enrijecido num sistema prévio (testes em dados poderão ser solicitados de forma "ad hoc", inclusive durante as lutas, mas sempre segundo uma avaliação razoável - e subjetiva - do nível de dificuldade de cada ação tentada pelos jogadores).
    Pikapool
    Neófito
    Pikapool
    Neófito

Reputação : 5

Mensagem por Pikapool em Ter Abr 09, 2019 4:02 am

Se tiver vaga, tenho interesse em participar.
    Srta. Moon
    Antediluviano
    Srta. Moon
    Antediluviano

Mensagem por Srta. Moon em Ter Abr 09, 2019 4:49 pm

só na espera para começar...
    Srta. Moon
    Antediluviano
    Srta. Moon
    Antediluviano

Mensagem por Srta. Moon em Qua Abr 10, 2019 4:23 pm

Ii Naomasa, do clã Ii; ficar com este to pensando em uma mestiça falta imagem da criatura...
    Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Abr 20, 2019 8:01 am