Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).

O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas

Kinox
    Neófito
    Kinox
    Neófito

Reputação : 2

O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas Empty O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas

Mensagem por Kinox em Dom Abr 28, 2019 9:03 pm

O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) — 00 vagas

O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas Reino_10

Saudações a todxs!

Descrição:

Tudo começou com a ideia quimérica de um lorde decadente, Viztu Oscleron, ao ter decretado a realização de um Concurso envolvendo grupos de aventureires de todas as procedências do Continente e mais além; os quais seriam levados a viajar de navio à remota ilha oceânica de Arkhór, a chamada Ilha dos Desafios, a fim de "realizarem missões locais num espírito esportivo", mas cujo objetivo subjacente, todos sabiam, era o re-estabelecimento da ordem político-econômica daquela pequena pólis portuária (Arkhóreas), da qual não se ouvia mais notícias havia pelo menos 5 anos — havia rumores de que os Piratas da Vastidão tinham se apossado do território insular. O prêmio, para a equipe vencedora, seria um magnífico porém abandonado castelo numa região periférica do Continente, com algumas dezenas de hectares em sua redondeza, o que constituiria um pequerrucho domínio. Não obstante, todas as equipes participantes ganhariam, de qualquer modo, a viagem de volta de navio, pelo "trabalho prestado" (caso sobrevivessem logicamente), além da experiência turística invejável à intrigante ilha e, finalmente, mas discutivelmente, todo e qualquer tesouro que se pudessem obter durante sua viagem e estadia concurseiras. Apesar da excentricidade da proposta, dezenas e dezenas de grupos de aventureires de todos os cantos, de vários povos e de várias espécies, não hesitaram em se deslocar até a cidadezinha de Bradbaum, famosa pelas suas tavernas e pousadas para viajantes intrépidos, e ponto de encontro, de inscrição no evento, e de partida à imensidão marítima que se estendia em seu recanto litorâneo densamente arborizado. Para não restar dúvidas sobre a verossimilhança das motivações dos indivíduos que ousaram participar dessa empreitada, é necessário ter em mente a crise que vinha se instaurando nos reinos do Continente nesta época em especial.

Rascunho do mapa de Arkhór, a Ilha dos Desafios:
    O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas Arkhzr11

Contexto deste PbF: um re-boot parcial

Eu comecei a narrar este PbF num outro fórum de RPG que saiu do ar.
    O jogo tinha começado com 04 jogadores, depois acho que subiu pra 05, e depois baixou pra 02, estes últimos resolvendo me acompanham neste “re-boot parcial” da proposta — chamo assim porque o próprio sistema de regras mudou de forma significativa (ficando mais elegante), o sistema de criação de personagens também mudou (ficando mais aberto), o mundo também sofreu diversas modificações e atualizações (inclusive a própria Ilha dos Desafios) e até mesmo algumas formas de jogar mudaram de forma inédita (possibilidade de jogar solo, “recrutamento” de NPCs, limite de linhas de texto em postagens diferente em função do tipo de cena); porém, as PJs (Personagens de Jogador) e as PdMs (Personagens do Mestre) desenvolvidas até então permaneceriam no ponto em que estavam de sua estória e das relações construídas, mas claro sem afetar qualquer equilíbrio em relação a novas PJs que porventura surgiriam após o re-boot parcial, até porque aquilo que neste sistema próprio poderia ser chamado de “Experiência” foi re-nivelado para todas as PJs: as pré-existentes e as novas porvir.
    Foi a melhor forma encontrada a fim de re-aproveitarmos a proposta original, mudando de forum sem poder importar o tópico de jogo passado, e re-abrindo a proposta a novos participantes (no caso, +02 jogadores; e eu gostaria de poder oferecer mais vagas, mas receio que não daria conta atualmente, quiçá mais adiante).

Agora, um pouco sobre o Narrador:

Pessoalmente, eu tenho sido um grande entusiasta da modalidade PbF desde o momento em que a descobri e a experimentei (diretamente como narrador), depois de muito tempo sem jogar mais campanhas do tradicional RPG de Mesa; acredito que a influência primordial que tive dos livros-jogos (de coleções como Figthing Fantasy e Sorcery!) contribuiu bastante para meu interesse num RPG por escrito, e a minha “tese” é a de que o RPG na modalidade PbF é como um livro-jogo em que o "livro" é escrito por quem joga a medida em que a narrativa coletiva se desenvolve.

Algumas cousas elementares:

Cenário: Trata-se de um mundo próprio e original num universo de Fantasia Medieval, e com mais ênfase na magia, em criaturas fantásticas e etc. (High Fantasy, Magic Fantasy)

Múltiplas PJs: Como é de costume em RPGs, cada Jogadorx começa criando 1 PJ, que fica sendo sua PJ principal à qual controla. Porém, ao decorrer do jogo, é possível agregar novas Personagens do cenário ao controle dx Jogadorx, que pode passar então a controlar mais de 1 Personagem por vez, constituindo assim, um Grupo (Party) próprio — interpretando inclusive a própria interação entre as Personagens de seu próprio Grupo.

Mundo Aberto (Open World): Num momento inicial do jogo, esse "Mundo Aberto" é limitado à Ilha dos Desafios, e cada Jogadorx, individualmente, tem a liberdade de tomar suas próprias decisões a respeito do que fazer naquela região com sua(s) PJ(s) (Personagem de Jogador) — independentemente da narrativa "missionária" relativa ao Concurso e das decisões de outrxs Jogadorxs. E, caso a narrativa e a trajetória das personagens se expandam satisfatoriamente, outras localidades do mundo começariam a se tornar acessíveis.

Abordagem Narrativa Solo/Coletiva Estima-se que, predominantemente, haverá cenas em que o Narrador narra Solo (para cada Jogadorx individualmente), e que, em menor frequência, haverá cenas em que o Narrador narra Coletivamente (para vários Jogadorxs).

Grau de Socialização: Apesar de se tratar de uma proposta relativamente livre, não se desejam PJs que tenham uma disposição perversa ou criminosa. Se está trabalhando, definitivamente, procurando seguir um ideal mais "clássico": o de Grupos de Aventureirxs com aspiração heroica e não tirânica; mas, isso não impede a complexidade na caracterização das PJs.

Sistema Próprio: O sistema tem um aspecto bastante subjetivo, com grande foco no Conceito da PJ, por meio da escrita original pelxs Jogadorxs.

Ficha: (um exemplo)
    O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas Fichap11

Essencialmente, o sistema apresenta:

• Conceito — O Conceito tem um valor de caracterização das PJs muito maior do que um histórico, background ou antecedentes. O Conceito se subdivide em parágrafos (§), sendo que cada parágrafo corresponde a uma Qualidade diferente da PJ.
    • Qualidades — Cada Qualidade corresponde a uma característica singular de uma PJ. Uma Qualidade contém um título alegórico, assim como uma descrição resumida em 1 parágrafo de tamanho variável; todo o texto é desenvolvido pelx Jogadorx, com assistência do Narrador quando necessário. É importante ressaltar que as Qualidades, apesar de parecer uma conotação positiva, na realidade pode conter elementos negativos também; assim, uma Qualidade pode muito bem corresponder a um problema, a um defeito, a uma desvantagem, a um vício, a trauma de uma PJ; da mesma forma que pode correponder a algo positivo, como uma vantagem, uma capacidade, uma habilidade, uma perícia, uma profissão;  e ainda pode corresponder a algo que pareça ao mesmo tempo positivo e negativo, como um elemento histórico, uma experiência ou episódio singular que marcou sua vida, a existência de uma família com tais e tais características, antecedentes, benfeitorias ou malfeitorias e etc.; enfim, não existe propriamente fronteiras que determinem a complexidade de uma Qualidade, exceto a verossimilhança do texto em relação à proposta de jogo e à uma boa caracterização da PJ. Novas Qualidades também podem ser desenvolvidas ao longo da narrativa coletiva (é o esperado), e os próprios textos podem, em teoria, ser modificados no processo; esta abordagem corresponde uma valorização da dinâmica de evolução das personagens.
    • Atributos — O sistema apresenta 18 Atributos, cada um variando numa escala numérica e universal de 1 a 36. Os Atributos servem para equalizar aspectos considerados genéricos entre as personagens, medir potencialidades e fragilidades. Os Atributos então são aspectos mais objetivos do que o conteúdo linguístico (mais subjetivo) do Conceito através de suas Qualidades com suas respectivas descrições por escrito; deste modo, os Atributos, com seus valores numéricos, permitem acessar a aletoriedade nas rolagens de dados (Testes).
      O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas Trique10
    • Testes — Todo Teste neste sistema segue uma mesma fórmula: Xs Jogadorxs nunca solicitam fora de jogo (off-game) a realização de Testes (salvo algum imprevisto), mas sim sugerem poeticamente no texto interpretativo de suas próprias postagens dentro do jogo (in-game). Sub-entendida a demanda por Teste, o Narrador então escolhe os 4 Atributos da personagem que melhor parecem se ajustar ao contexto da situação, e realiza o Teste expondo os resultados e o fenômeno consequente em sua próxima postagem narrativa. Em suma, o Narrador se ocupa, a priori, da realização de todos os Testes do jogo.

Espécies — as Espécies (ou o que seriam Raças em outros sistemas conhecidos) permitidas a PJs é bastante diversificado. Na realidade, trabalhamos com 3 grandes grupos de Espécies: Humanos, Duendes e Felpudos. Humanos PJs são de uma espécie específica deste mundo de nome Homo devenirus, e são muito parecidos com os seres humanos comuns a outros universos, exceto que não são de modo algum uma espécie predominante no mundo, e muito menos com um ímpeto de "civilização ocidental, colonizador ou imperial" tão destacado, apesar de sim, também serem capazes de organizar-se em reinos, nações e impérios. Os Duendes por sua vez é um grupo de criaturas feéricas envolvendo desde Anões e Elfos e suas sub-raças, Fadas, Centauros, e até mesmo criaturas menos famosas. Desde que a criatura desta origem "feérica", aqui categorizada como Duendes, não desequilibre o jogo, não há problemas em ser escolhida por Jogadorxs. Finalmente, tem-se os Felpudos, que são... essencialmente, um amplo grupo de criaturas antropomorfas, especificamente entre Humanos e Animais; neste grupo, não são se enquadram criaturas feéricas, mas combinações inusitadas (ou nem tanto), como homem-/mulher- felino/canino/reptiliano/artrópode e etc. Estas culturas de Felpudos podem formar comunidades organizadas e prósperas, mas geralmente tendem a ser mais primitivas do que a dos Humanos e de determinados Duendes (e.g., Elfos, Anões, Gnomos).

O sistema não tem:

• Classes — A caracterização das PJs se dá principalmente por meio da redação do Conceito e de suas respectivas Qualidades; não há um sistema de "classes", havendo então um estímulo ao desenvolvimento original de carreiras, profissões, trilhas, vocações e etc.; naturalmente, num universo de Fantasia Medieval e estimando algum ímpeto de aventurança ou heroísmo na personalidade das PJs assim criadas.
    • Perícias (Skills) — Não há "Perícias" porque, do mesmo modo que no item anterior, a caracterização das PJs de dá com maior abertura e originalidade, e o instrumento para isso é o Conceito e as Qualidades que ele inclui.
    • Pontos de Vida / Pontos de Mana / Dano — Porém, apresenta o conceito mais descritivo de Condições (se a PJ está afetada por alguma condição específica, de qualquer natureza, tal qual um efeito de magia, um cansaço físico ou psíquico, um ferimento qualquer, dor, efeitos de alcolização, halucinógenos, e etc.).
    • Nível — Não existe o conceito de Nível, mas a "Experiência" de uma PJ pode ser contabilizada pela extensão de seu Conceito, isto é, pela quantidade de Qualidades que possui. Os pontos de Atributos não servem para medir "Experiência" (exceto talvez na etapa de criação das PJs, no intuito de equilibrar todas as PJs originalmente), mas podem ser aumentados ao longo do jogo quando uma PJ ganha conclui Missões por exemplo. Já, quanto ao Conceito e suas respectivas Qualidades, novas Qualidades podem ser desenvolvidas pelxs próprixs Jogadorxs num trabalho de co-criação com o Narrador. As Personagens são vistas como entidades dinâmicas, então seu eventual desenvolvimento está muito mais associado à evolução criativa e poética de seu Conceito, como sub-produto da experiência Co-Narrativa que signfica o RPG PbF, e não como aquisição de "pontos".[/i]

DADOS FORAM PERDIDOS!!!!!!!! tinha texto demais... (EM REVISÃO)
    Lnrd
    Cavaleiro Jedi
    Lnrd
    Cavaleiro Jedi

Reputação : 20

O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas Empty Re: O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas

Mensagem por Lnrd em Dom Abr 28, 2019 9:24 pm

Fiquei curioso pra ver como funcionaria o sistema, porém já tô cheio de coisa (narrando 2, participando de 1, aguardando 2 começarem e pensando em propor mais 1. RS).
    Kinox
    Neófito
    Kinox
    Neófito

O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas Empty Re: O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas

Mensagem por Kinox em Dom Abr 28, 2019 10:33 pm

@Lnrd escreveu:Fiquei curioso pra ver como funcionaria o sistema, porém já tô cheio de coisa (narrando 2, participando de 1, aguardando 2 começarem e pensando em propor mais 1. RS).

Obrigado pelo interesse; e particularmente pelo esquema do game-design.
    Eu gostaria de jogar mais RPGs/PbFs, porém pra mim atualmente, o simples fato de eu ter tomado a inciativa pra re-iniciar este PbF pra narrar, já é um desafio à altura.

No que se refere aos Testes deste sistema:
    somente para pessoas curiosas demais:
    Posso dizer que é uma abordagem que se poderia definir como "complexa (multi-linear)", "criativa", "interpretativa", paradoxalmente "bastante arbitrária com bastante aleatoriedade", "semi-aberta", "ultra-contextualizadora [dos elementos da cena, da situação, e do conceito das personagens]".
    Eu chamo de "abordagem" porque dela pude derivar diferentes configurações (ou fórmulas) para resolver a problemática dos Testes em diferentes variações experimentais desse tipo de sistema em diferentes jogos ou até mesmo num mesmo jogo às vezes (não recomendado!). E o resultado, do ponto de vista do enriquecimento narrativo a partir desses testes (em relação aos testes mais lineares convencionais), sempre foi satisfatório, ainda que eu nunca tenha encontrado uma solução "ideal".
    Também, já experimentei essa abordagem tanto em RPG PbF quanto em RPG de Mesa, e funciona do mesmo modo (mas no presencial é preciso estar afiado porque é muito input de informações pra processar de uma só vez).

Tecnicamente, não acho que seja muito difícil de explicar o método;
    no momento, eu estou usando esta configuração genérica (não detalhada, infelizmente — ou felizmente!):

O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas Screen10

Não é exatamente que se estejam combinando diferentes Atributos num mesmo Teste;
    mas seguramente se está testando diversos elementos (em outros sistemas, poderia incluir Perícias tb) de uma PJ simultaneamente (primeiro contemplando cada Atributo individualmente, e depois coletivamente) e a partir disto é que se pode gerar uma interpretação muito mais complexa dos resultados individuais das rolagens mas tomadas coletivamente agora, num sincretismo interpretativo. Exemplo (super-simplificado): "Imagine-se uma situação tal, em que o Narrador por alguma razão escolheu da PJ os 3 Atributos seguintes para testar: Potência, Percepção e Fortuna para serem testados; a PJ em questão pode ter ido pessimamente no rolamento da Potência, mas ter ido razoavelmente bem num rolamento da Percepção, e muito bem no rolamento da Fortuna. O que significa tudo isso, junto, no contexto da cena?" Aí então é que começa a ficar realmente interessante, porque a pessoa que está interpretando o resultado desse tipo de teste complexo, precisa fazer um esforço imaginativo pra desdobrar que raios aquilo poderia significar no contexto da cena — e tem uma boa dose de subjetividade nisto, de interpretação racional e intuitiva dos "fatos" (que não se limitam apenas aos valores rolados nos dados, ou aos valor original dos atributos da PJ, mas a todo o Conceito da PJ, o que ela é, como ela é, em que condições e situação está, e claro toda a situação da cena em si; no PbF, o próprio texto que Jogadores trazem, é "fato" também e pode ter um peso enorme no Teste.
    Note que, num teste convencional, mais simples e praticamente uni-linear, só se testa 1 coisa só em geral (exemplo: 1 teste de 1 Perícia, que recebe bônus de um Atributo e outros fatores talvez), e o resultado às vezes é pouco mais do que binário (exemplo: Fracasso Crítico/Fracasso/Sucesso/Sucesso Crítico); a granularidade dos resultados numéricos, na abordagem complexa que eu uso, é muito mais impactante na interpretação do resultado do teste.
    A ideia de ter uma boa variedade de Atributos (ou quaisquer elementos diferentes que forem combinados num Teste), é fundamental nesse tipo de abordagem, caso contrário, as combinações serão sempre as mesmas, e não vai ter muito sabor. Em contrapartida, é muito difícil saber o que fazer, objetivamente, com tantos Atributos, se o sistema for super-complicado e cheio de cálculos e pontos. É por isso que esta abordagem tende a focar mais nas Qualidades do que nas Quantidades. Porém, isso não impede de tentar reunir, em algum grau, os benefícios de diferentes abordagens — mas é algo que eu até hoje não consegui matutar.

Enfim, espero que isto dê alguma ideia sobre a abordagem.
    A sorte é que... nos meus RPGs, eu faço todos os processamentos, então ninguém precisa aprender o sistema!
    Caphein
    Forasteiro
    Caphein
    Forasteiro

Reputação : 0

Mensagem por Caphein em Qua Maio 15, 2019 6:25 pm

Já abriram vagas a aventura? Tenho interesse em participar Laughing
    Kinox
    Neófito
    Kinox
    Neófito

Mensagem por Kinox em Sex Maio 17, 2019 8:20 pm

@Caphein escreveu:Já abriram vagas a aventura? Tenho interesse em participar Laughing

Olá, Caphein.

Sim! Temos 02 vagas ainda.
    Eu prentendo realizar o Pedido de Jogo neste próximo final de semana (18-19/Maio), o jogo ainda não abriu, então você chega em momento propício. E obrigado pelo interesse.

Podemos ir já pensando ou construindo a sua PJ.
    Como ainda não existe a pasta do jogo, o meio de comunicação para criação de PJs poderia ser msg privadas no forum talvez (?), ou alguma chat (estou a utilizar atualmente o app Telegram para fins 'administrativos' do PbF, mas pode sugerir outras alternativas tb; eu não sei como o pessoal faz aqui na Nova Era em geral, prq sou novo no pedaço, mas suponho que seja bem diversificado)

PS: Note que ainda existem algumas lacunas de informação na Proposta acima. Eu tentarei consertar isto neste final de semana também, porque contribui para a criação de PJs e para a apreensão do universo do PbF. Até breve!

Editado:

PS2: Observei que dá pra usar este tópico para orientação/criação de PJs  Laughing , então se vc quiser podemos tb construir por aqui.
    Enfim, você já está tendo alguma(s) ideia(s) de Personagem para este cenário? Tem alguma dúvida crucial?
    Dycleal
    Antediluviano
    Dycleal
    Antediluviano

Reputação : 94
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/311.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1112.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1011.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/811.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/212.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1811.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1413.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1611.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/712.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/612.png
    Premiações :
    • https://i.servimg.com/u/f89/19/67/13/04/medalh14.png

Mensagem por Dycleal em Sab Maio 18, 2019 2:23 am

Tenho interesse em aprender e jogar. Se ainda tiver vaga claro.
    Sandinus
    Wyrm
    Sandinus
    Wyrm

Reputação : 35
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/211.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/410.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1511.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/2111.png

Mensagem por Sandinus em Sab Maio 18, 2019 5:41 pm

Não sou muito fã de sistema próprio puramente narrativo. Porém se tem números e rolagens que definem algo garantindo o caos já me chama a atenção.

Tenho interesse e já estou pensando num personagem. Uma fada.
    Dycleal
    Antediluviano
    Dycleal
    Antediluviano

Conquistas :
    Premiações :

Mensagem por Dycleal em Sab Maio 18, 2019 7:19 pm

Como chama aquela raça de humano/gato? Parecido com kimono, kemono ou algo assim, pode?
    Sandinus
    Wyrm
    Sandinus
    Wyrm

Conquistas :

Mensagem por Sandinus em Sab Maio 18, 2019 8:19 pm

@Dycleal escreveu:Como chama aquela raça de humano/gato? Parecido com kimono, kemono ou algo assim, pode?

Não lembro, então puxo pra skyrim: Kajit.
    Caphein
    Forasteiro
    Caphein
    Forasteiro

Mensagem por Caphein em Sab Maio 18, 2019 11:56 pm

@Kinox escreveu:Olá, Caphein.

Sim! Temos 02 vagas ainda.
    Eu prentendo realizar o Pedido de Jogo neste próximo final de semana (18-19/Maio), o jogo ainda não abriu, então você chega em momento propício. E obrigado pelo interesse.

Podemos ir já pensando ou construindo a sua PJ.
    Como ainda não existe a pasta do jogo, o meio de comunicação para criação de PJs poderia ser msg privadas no forum talvez (?), ou alguma chat (estou a utilizar atualmente o app Telegram para fins 'administrativos' do PbF, mas pode sugerir outras alternativas tb; eu não sei como o pessoal faz aqui na Nova Era em geral, prq sou novo no pedaço, mas suponho que seja bem diversificado)

PS: Note que ainda existem algumas lacunas de informação na Proposta acima. Eu tentarei consertar isto neste final de semana também, porque contribui para a criação de PJs e para a apreensão do universo do PbF. Até breve!

Editado:

PS2: Observei que dá pra usar este tópico para orientação/criação de PJs  Laughing , então se vc quiser podemos tb construir por aqui.
    Enfim, você já está tendo alguma(s) ideia(s) de Personagem para este cenário? Tem alguma dúvida crucial?

Obrigado pela resposta  Very Happy

Se preferir o Telegram pra se comunicar eu posso baixar, sem problemas.

Comecei a montar meu personagem e preciso tirar uma dúvida: posso criá-lo pertencendo a raça Duende tendo como modelo os Draconatos, ou nesse caso pertenceria aos Felpudos?
    Caphein
    Forasteiro
    Caphein
    Forasteiro

Mensagem por Caphein em Sab Maio 18, 2019 11:57 pm

@Dycleal escreveu:Como chama aquela raça de humano/gato? Parecido com kimono, kemono ou algo assim, pode?

Não seria Neko?
    Dycleal
    Antediluviano
    Dycleal
    Antediluviano

Conquistas :
    Premiações :

Mensagem por Dycleal em Dom Maio 19, 2019 12:17 am

Pode ser...
    Kinox
    Neófito
    Kinox
    Neófito

Mensagem por Kinox em Dom Maio 19, 2019 4:48 am

@Dycleal escreveu:Tenho interesse em aprender e jogar. Se ainda tiver vaga claro.

Olá, Dycleal.
    Temos vaga ainda, sim. arqueiro
    Obrigado pelo interesse! A fim de agilizarmos criação de PJs, se importaria em usar o app Telegram pra chat?

Lyvio escreveu:Não sou muito fã de sistema próprio puramente narrativo. Porém se tem números e rolagens que definem algo garantindo o caos já me chama a atenção.

Tenho interesse e já estou pensando num personagem. Uma fada.

Olá, Lyvio;

Então, obrigado pelo interesse; no entanto, ficamos no limite de vagas com a inscrição de Caphein e Dycleal. (Ali na proposta eu vinha cogitando +02 Jogadores, pelo menos por enquanto). Eu gostaria de abrir mais vagas (já estou com 4 Jogadores), porém neste momento inicial do jogo, criar mais vagas traria um risco para os meus planos de mestragem.

Mas o que posso sugerir a você é o seguinte, se você estiver bastante interessado neste PbF e tiver um pouco de paciência, comece a observar o andamento do jogo (talvez, até da criação de PJs dependendo do pessoal acima), que em algum momento eu vou ter algum meio de abrir +1 vaga, e aí começamos a conceber sua PJ.

Obs: Fada é ok tb. Já tivemos uma PJ Fada aliás, com uma personalidade muito... peculiar queen ; a mesma agora é NPC.

Pode.
    Eu estou aceitando qualquer criatura fantástica referenciada em lendas, fábulas, tradições culturais, mitologias, universos rpgísticos/artísticos, etc.
    Pelo que verifiquei na Wikipedia, Kemono seria uma referência japonesa, e tem pelo menos 2 possibilidades:
    1) o Kemono antropomorfo mais ancestral ali das fábulas tradicionais em rolos de pergaminhos ilustrados japoneses antigos;
    2)  o Kemono "contemporâneo" mais influenciado pela cultura do mangá e anime.
    Pode haver outras 'versões' de Kemono que eu não tou sabendo; Então me diga em qual referência de Kemono vc está se espelhando para criar sua PJ (aponte alguns exemplos ajuda bastante tb). Qualquer problema, adapta-se um pouco mais.

Lyvio escreveu:Não lembro, então puxo pra skyrim: Kajit.

Eu olhei a referência dos Khajiits. Por ser de um game bem combativo (?), achei um tanto diferente da proposta dos Kemonos. Mas é plausível, prq não?

@Caphein escreveu:Obrigado pela resposta  Very Happy

Se preferir o Telegram pra se comunicar eu posso baixar, sem problemas.

Comecei a montar meu personagem e preciso tirar uma dúvida: posso criá-lo pertencendo a raça Duende tendo como modelo os Draconatos, ou nesse caso pertenceria aos Felpudos?

Estou estudando a questão. Draconatos seriam aqueles mais "guerreiros" da linha do D&D? Vi que tem no D&D4 e D&D5 e não parece muda muito a ideia. Mas em suma, apesar de terem ligação com Dragões, parecem-se mais como híbridos antropomorfos (dragão-humanoide), pra mim então os Draconatos se encaixariam no grupo dos Felpudos. Agora, só um exemplo: se vc me trouxesse algo com um Pseudo-Dragão (referência do D&D3), aí acho que a tendência seria ir parar no grupo dos Duendes.

PORÉM, de repente você estivesse mesmo pensando n'alguma adaptação bem mais original daqueles Draconatas? algo talvez que os fizesse se aproximar da família dos Duendes? Ou não.

@Caphein escreveu:Não seria Neko?
    @Dycleal escreveu:Pode ser...

Achei uma referência de Neko em D&D, como algo não-oficial; infelizmente nenhuma imagem. Isso ajuda muito se tiver.

Pesquisando, me deparei por acaso com uma criatura do folclore japonês: Nekomata, que é um youkai.
    Dycleal
    Antediluviano
    Dycleal
    Antediluviano

Conquistas :
    Premiações :

Mensagem por Dycleal em Dom Maio 19, 2019 7:51 am

Vou pesquisar imagem...
    Sandinus
    Wyrm
    Sandinus
    Wyrm

Conquistas :

Mensagem por Sandinus em Dom Maio 19, 2019 10:08 am

Certo! Mas vou aguardando assim que liberar avisa.
    Dycleal
    Antediluviano
    Dycleal
    Antediluviano

Conquistas :
    Premiações :

Mensagem por Dycleal em Dom Maio 19, 2019 11:01 am

Eu não tenho whatsapp e nem telegran, pode ser discord?
    Dycleal
    Antediluviano
    Dycleal
    Antediluviano

Conquistas :
    Premiações :

Mensagem por Dycleal em Dom Maio 19, 2019 9:43 pm

Achei bem parecido os Neko e os Kemono. Na imagem. (não estou conseguindo mandar as imagens)

Neko
    O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas Downlo21

Kemono

O Reino da Vastidão de Além-Mar (sistema próprio) ­— 00 vagas Aa85f511

Parece demais
    Caphein
    Forasteiro
    Caphein
    Forasteiro

Mensagem por Caphein em Qua Maio 22, 2019 1:24 am

Posso mandar a ficha aqui ou prefere que te passe em algum outro lugar pra ir ajeitando?
    Kinox
    Neófito
    Kinox
    Neófito

Mensagem por Kinox em Qui Maio 23, 2019 5:29 am

Lyvio escreveu:Certo! Mas vou aguardando assim que liberar  avisa.

Joia.

@Dycleal escreveu:Eu não tenho whatsapp e nem telegran, pode ser discord?

Sim, Discord é uma boa.
    Vou te mandar msg privada aqui no forum pra vc me adicionar lá.

@Dycleal escreveu:Achei bem parecido os Neko e os Kemono. Na imagem. Parece demais

Justo. A primeira puxa mais pro anime e a segunda mais pra furry, ou pelo menos, parecido com ilustrações que o pessoal aqui no ocidente costuma fazer, geralmente um pouco mais realista. Para fins representacionais no mundo, eu diria que a 2ª imagem, dos Kemono, estaria mais afiada. Mas se vc quiser continuar investigando imagens aproximativas, tanto de um estilo como de outro, tudo bem. Sabe o que poderia contribuir, além de imagens 2D? Alguma representação 3D. Eu sei que tem uma multitude de games (em geral MMOs) que já devem ter realizado boa parte desse trabalho visual por nós. Razz Enfim, estamos avançando.

Além da espécie que já temos (Felpudos), já pensou o que sua personagem faz da vida? (fez, ou gostaria de fazer?). Talvez pensou em algum traço da personalidade também. Vamos desenvolver estas coisas pela chat.

@Caphein escreveu:Posso mandar a ficha aqui ou prefere que te passe em algum outro lugar pra ir ajeitando?

Então, bem lembrado!
    É o seguinte, as Fichas das PJs estão/estarão compartilhadas numa planilha X-Sheet do Google Drive.
    Eu vou enviar o link pra você e Dycleal. Suponho que todo mundo já tenha conta no Google? gandalf
    Se quiserem criar uma conta só pra isso tudo bem, ou configurar dados pessoais antes sei lá; ok, eu aguardo.
    É que às vezes, o pessoal já usa uma conta pra coisas pessoais ou profissionais, e gosta de se manter "avatárico" nestes meios. capitão pirata
    Mas fato é que as planilhas X-Sheet do Google Drive são excelentes pra lidar com Fichas de personagem de PbF, na minha opinião.

Vc também pode usar Discord? Aí já converso com vc e Dycleal por lá.

Neste link abaixo, vocês já podem visualizar (sem direito de edição ainda...) as FICHAS de todo mundo (navegando pelas abas inferiores).
    Naturalmente, as FICHAS de suas PJs estão em banco. Não se intimidem com a interface, as fichas neste sistema são na realidade BEM simples.

Obs: Podem me mandar, numa mensagem privada do forum ou pelo Discord, um gmail pra eu adicionar vcs nesse arquivo online e aí vcs poderão EDITAR tb. Qualquer dificuldade técnica, me avisem que eu dou umas dicas ou resolvo pra vcs.

Visualização das Fichas em planilhas (X-Sheet) no Google Drive

PS: Fiz o Pedido de Jogo. Mas não tenham pressa. Vamos construir PJs interessantes, e aí inclui-las no cenário no momento certo.
    Dycleal
    Antediluviano
    Dycleal
    Antediluviano

Conquistas :
    Premiações :

Mensagem por Dycleal em Qui Maio 23, 2019 9:17 am

Aguardando sua mensagem privada com seu convite do discord e meu email para vc acrescentar: dycleal@gmail.com. Qual mmo tem kemonos ou nekos para eu visualizar?
    Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Jun 20, 2019 4:10 pm