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    Regras da Casa

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    Cavaleiro Jedi
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    Cavaleiro Jedi

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    Mensagem por Lnrd em Qua Maio 15, 2019 11:35 am

    EM ATUALIZAÇÃO
    BREVE MAIS DETALHES


    Regras da Casa 301a0510


    Tecnologia
    Spoiler:
    Entre inovações e graves perdas pelas quais o mundo passou, a tecnologia em 2055 não é tão mais avançada que a atual, com a grande diferença sendo o combustível: pense nas “CENP-T” como a fonte do “Homem de Ferro”, servindo voo, disparar etc. Pode-se optar por outras funcionalidades (de misseis a controlar drones e visão infravermelha), mas poderes como teletransporte, mudanças de estado físico, habilidades mentais ou mágicas, nanotecnologia, viagem na velocidade da luz/no tempo etc. não estarão disponíveis. Além, as possibilidades temáticas de “arrays/arranjos” serão um pouco mais restritas: a peça que converte energia numa rajada para voar ou disparar não seria a mesma para produzir chamas e gelo; modificações hidráulicas para um soco ultra potente não serviriam para o processamento rápido de informações numa luta. Quando ao design das “tecnocarapaças”, podem ir desde “armaduras” propriamente ditas, tendo praticamente as mesmas dimensões de quem usa (geralmente fruto de investimento militar etc.), até coisas mais “improvisadas”, como monstros de 3 metros e até coisas que mais parecem naves.


    Velocidade
    Spoiler:
    As regras de velocidade para “supers” em M&M são extremas. Alguém com ranque 12 cobre quase 13.000km em uma hora – a velocidade do som é 1.230km/h.

    A tabela abaixo não para complicar a cabeça com vários números, mas justificar as limitações que serão sugeridas.

    4 – [até] 50km/h – velocidade média de um navio de guerra, um transatlântico etc.
    5 – 100km/h – os barcos atuais mais velozes ficam por volta desse valor.
    6 – 200km/h.
    7 – 400km/h – o carro mais rápido do mundo, o "Koenigsseg One:1" (mais que um “Formula 1”), atinge cerca de 450km/h, pouco acima dessa categoria. Veículos marítimos leves, como lanchas, podem chegar a 300km/h.
    8 – 800km/h.
    9 – 1.600km/h – a velocidade máxima de um carro experimental atual, em pistas preparadas e em linha reta, seria a velocidade do som (1230 km/h).
    10 – 3.200km/h
    11 – 6.500km/h – os aviões de teste mais velozes atuais chegam a 7.000km/h, pouco acima disso.
    12 – [até] 13.000km/h

    No jogo, falamos de armaduras cuja função básica não é a velocidade. Logo, teremos certos limites.

    - Voo: o teto será nível 7, equivalendo ir de RJ a SP em 1h. Pode-se "estourar" isso, aumentando um ranque (8) ao custo de 4 pontos de poder, ao invés dos 2 normais. Para ir além (9), são necessários mais 8 pontos. O limite máximo (10) custaria exorbitantes 16 pontos. Noutras palavras, “7 = 14 pontos de poder”, mas “10 = 44”.

    - Nadar: o teto é 6, sendo 1 ponto por ranque, com o 7 custando 2. O limite, 8, fica por mais 4. Há, porém, um “-2” por resistência da água, ou seja, nível 8 na água equivale a 6 no ar (200km). Considerando que a propulsão de nadar seria a mesma do voo, pode ser um “array/arranjo”.

    - Carros: carros tem os mesmos valores de “nadar”, porém chegando ao ranque 9 (por 8 pontos) a sem ter o “-2” de penalidade. Não pode ser um “array/arranjo” de voo.

    - Armaduras: um exoesqueleto literalmente "corre", botando "pé ante pé". Em vista disso, o teto inicial de solo é 5 (por 5 pontos). Por conta da falta de rodas (a não ser que ela as tenha), é mais difícil superar tal limite. Assim, nível 6 custa mais 4, e 7 custando mais 8. Além, “correr” não pode ser “array/arranjo” de voo – ligar os propulsores seria literalmente “voar baixo”, não andar mais rápido.

    Mecânicas que aumentem temporariamente a velocidade são permitidas, desde que não ultrapassem os máximos de cada categoria.


    Preenchendo a Ficha de Personagem
    Spoiler:
    Habilidades: até 30 “Power Points”. 2 “power points” por “+1”. Máximo de “+5”.
    Defesa e Iniciativa: até 5. 1 por “+1”. Máximo de “+3”.
    Trade-off: 15.
    Perícias: até 10. 0,5 por “+1”. Máximo de “+3”.
    Vantagens: até 20. 1 por “+1”. Máximo de “+2”. Aquelas que possam ser compradas mais de uma vez só poderão ser compradas duas vezes, recebendo apenas “+1” em cada.

    Vantagens não disponíveis
    Artificer; Beginner's Luck; Eidetic Memory; Evasion nível 2 (apenas nível 1); Extraordinary Effort; Favored Environment; Favored Foe; Great endurance; Inspire; Ritualist; Takedown; Teamwork (sim, o maravilhoso teamwork Smile ).

    Dispositivos
    Ninguém terá “poderes”, somente “dispositivos”

    Dispositivos específicos
    - Cockpit selado: 5 pontos (6 “-1” por ser removível). Equivale ao dobro disso, várias “imunidades”, como se fosse de nível 10. Não ter contato com o ar exterior da armadura, podendo resistir a radiação, gazes venenosos, temperaturas extremas etc. incluindo ambientes sem ar. Essas coisas, entretanto, podem afetar o resto da armadura normalmente, inclusive destruindo-a (o que romperia o cockpit). Para imunidades da própria armadura que não incluam “energia Titã”, ver regras normais.
    - Comunicação: até o nível 3, por “ondas”, é gratuita.

    Poderes não disponíveis
    Alternate Form; Comprehend (apenas “línguas”, como um tradutor, é permitido); Create; Duplication, Element Control; Elongation (apenas em níveis baixos); Growth (apenas em níveis baixos); Immortality; Insubstantial; Immunity (apenas até nível 10 – não podendo incluir “energia Titã”); Luck Control; Magic; Mental Blast; Mimic; Mind Control; Mind Reading; Move Object; Movement (apenas mais “realistas”); Nullify; Quickness; Shrinking; Super-Speed; Teleport; Transform; Variable

    Complicações
    No mínimo duas complicações.


    Tripulação
    Spoiler:
    O número inicial da tripulação é 100 (+ você), podendo variar com baixas em batalhas, o alistamento de novas pessoas, mudanças de lado, a troca com outros barcos e cidades, além de treinamentos. Inclui crianças, pessoas idosas etc., mas, evitando complicar o sistema, desconsideremos diferenças na pontuação.

    Ela estará dividida em níveis de "0" a "4", considerando que, mecanicamente, possuem apenas "habilidades”, todas niveladas (alguém de nível 0 possui força, energia etc. de 0). Como comparação, após as descrições há o número de Power Points hipoteticamente gastos em cada integrante, além de um custo em "Pontos de Tripulação" (algo conquistado ou comprado com experiência).

    0 – Padrão: pessoas cujas habilidades resumem-se ao necessário para sobreviver e trabalhar em meio à “massa”. [0 PP / 16 PT]
    1 – Pau-pra-toda-obra: com estatísticas “acima da média”, alguém com bem mais “fibra”, destacando-se na multidão. [16 PP / 32 PT]
    2 – Guarda: bem acima da média, assume a responsabilidade de, quando necessário, defender o resto. [32 PP / 48 PT]
    3 – Guarda de Elite:  treinamento, experiência ou capacidades especiais. [48 PP / 64 PT]
    4 – Faróis: lideranças, heroínas e heróis que guiam o novo mundo. [64 PP / 80 PT]

    A distribuição inicial é a seguinte:
    0 - 60 pessoas
    1 - 25 pessoas
    2 - 15 pessoas

    Na criação da ficha, é possível modificar as quantidades: substituir 5 de 1 por 10 de 0 etc. Note que, como noutros sistemas com "batalhas campais", personagens principais agem individualmente, enquanto tropas agem em grupos, então sempre pense de 5 em 5 (160 PT poderiam comprar 5 de 1, mais úteis que 3,333 de 2. À frente, quanto se tiver os pontos que faltam, há formas de fazer uma redistribuição).


    Naus
    Spoiler:
    A base é um "destroyer" com capacidade de 300 pessoas, 150 metros por 20 de largura, espaço para 2 helicópteros, 9 mil toneladas e velocidade de 50km/h.

    Todas as naus começam com as seguintes características: size/tamanho 0; speed/velocidade 4; defense/defesa -8; toughness/resistência 13. Cortamos a característica "força", que mede basicamente o quanto um veículo carrega, sendo difícil de calcular aqui.

    São 150 Power Points para distribuir.

    Tamanho diz sobre a capacidade de acomodar tripulação, resistência e quão fácil facilmente um barco é acertado. Cada nível é comprado como “upgrade” de classe anterior por uma quantidade fechada de pontos, de modo que para se iniciar com uma nau de classe 6 teriam que ser investidos 180 pontos (a soma de todas as classes anteriores).

    Devido ao tamanho inicial, não se pode reduzir a defesa para menos de "-5".

    0 - Médio [300 pessoas / R13 / D-8]: 0
    1 - Grande [600 pessoas / R15 / D-12]: 20
    2 - Large [1200 pessoas / R17 / D-16]: 24
    3 - Huge [2400 pessoas / R19 / D-20]: 28
    4 - Gargantuan [4800 pessoas / R21 / D-24]: 32
    5 - Colossal [9600 pessoas / R23 / D-28]: 36
    6 - Awesome [19200 / R25 / D-32]: 40

    A velocidade inicial de voo é 4 (até 50km/h), sendo grátis. Para velocidade 5 (100km/h) o custo é de 5 pontos. Para 6 (200km/h), o máximo, mais 5 pontos. Para características "defense" e "toughness" são 2 pontos pra +1.


    Sistemas da Nau
    Spoiler:
    Após esse "esqueleto", deve-se pensar no que o navio possui (armas, sistemas de defesa, sensores, laboratórios etc.) da mesma forma que os "poderes" da ficha normal (inclusive o custo igual ao deles, não o reduzido de dispositivos ou super-reduzido de equipamentos). "Arrays/arranjos" funcionam normalmente (um canhão pode ter várias funções etc.), porém não será possível fazer isso para "veículos alternativos" (quem quiser um veículo secundário, como uma nave leve de resgate etc., deve tratá-lo como um "minion").

    Todos os sistemas serão divididos entre Automáticos, Manuais e Intercambiáveis: um sistema Manual acrescenta os modificadores de quem o está operando (você ou a tripulação) e não funciona se ninguém estiver disponível para usá-lo. Caso seja Automático, funciona 24h, mas não conta com os modificadores de quem opera, não possuindo nem um painel de controle (é preciso decidir se ele pode ser desligado ou não). Para isso, acrescenta-se +1 ao custo final. Caso seja Intercambiável, funcionar só e possui um painel, com um custo de +2 final.

    Lembre que as tropas são movidas em grupos de 5, logo uma tripulação de 100 pessoas poderia manejar 20 canhões ao mesmo tempo. Ou você pode optar por um só, mas muito poderoso; vários automáticos e vários portáteis etc.

    EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES


    Regras da Casa F2770311

      Data/hora atual: Dom Maio 19, 2019 3:24 pm