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    Vamos Falar Sobre RPG Inerpretativo Livre

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    Mensagem por MatériaIntangível em Dom Jun 30, 2019 12:52 pm

    Pessoal, sejam bem vindos.

    Convoco-lhes energeticamente para este tópico com uma grande missão. Recolher conhecimentos para formar um "RPG Interpretativo".

    A ideia também é guiar os mestres por dicas valiosas para ter uma boa administração sobre seus universos.

    Digam-me, por gentileza:

    O que é essencial para vocês jogarem nesta gama?



    Desde já, agradeço.
    att
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    Mensagem por Bravos em Dom Jun 30, 2019 10:28 pm

    Com RPG interpretativo livre você quer dizer sem regras pré-estabelecidas além do bom senso?

    Já joguei muito coisas assim, principalmente interpretando personagens de cavaleiros do zodíaco. Mas sempre havia um 'juiz' que ao fim das interpretações analisava quem foi mais fiel à personalidade do personagem e agiu de modo mais coerente, para garantir um 'vencedor'. No caso, você poderia até perder na luta, mas se você foi mais coerente, você ganhava hahaha

    E já joguei em fóruns também em que havia 'narradores' que traziam as situações e reagiam aos personagens dos jogadores. Era divertido, desde que não houvesse muita interferência desse narrador o tempo todo, ou que houvesse interferência de menos. Os modelos que mais davam certo eram 'pequenas missões' que o narrador ia conduzindo ou 'sandbox' em que havia vários lugares para ir e coisas para fazer e havia meio que um narrador para cada que ficava responsável por aquele ponto em questão.

    Pessoalmente, eu não animo muito mais para jogar coisas assim, acho que porque já joguei demais e hoje prefiro ter um sistema de suporte. Até tenho me interessado por sistemas mais simples e narrativos, com menos regras. Tenho até procurado um sistema diceless hahaa só de gerenciamento de recursos. Talvez fosse um caminho legal para jogos em fórum.
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    Mensagem por Srta. Moon em Seg Jul 01, 2019 3:16 pm

    Com RPG interpretativo livre você quer dizer sem regras pré-estabelecidas além do bom senso? ²
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    Mensagem por MatériaIntangível em Dom Jul 07, 2019 12:33 pm

    @Srta. Moon escreveu:Com RPG interpretativo livre você quer dizer sem regras pré-estabelecidas além do bom senso? ²


    Srta. Moon, gratidão pela duvida que talvez agora noto uma parte minha desconexa. Para a resposta que me trás, "Sim" se encaixa como a direção que quero levar este tópico. Por gentileza, compartilhe conosco seu conhecimento sobre narração livre, o que lhe foi positivo e negativo, tal como o que bem lhe sentir para somar a minha dúvida de como posso melhorar.

    Narração de um cenário, por exemplo, talvez chegue um momento que seja essencial escrever, para até mesmo outros do grupo saberem aonde se inspirar. Não quero tirar do jogador o grande prazer de ter aquela visão do lugar, mas sei que sua imaginação em compartilhar, melhora a jogatina.
    Um vilão, é um heroi de sua convicção, que acaba colidindo com a da grande parte. O que mais? Até os diabos em terra amavam dogs e suas familias.
    Um herói de todos é tambem um vilão de sí, seu ego, seu olhar para com o mundo, o que explorar dos sentimentos para afetar a coerencia na existencia, para que não faça o jogador simplesmente se notar perdido num universo em branco?


    Atenciosamente,

    M.I.
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    Mensagem por MatériaIntangível em Dom Jul 07, 2019 12:40 pm

    @Bravos escreveu:Com RPG interpretativo livre você quer dizer sem regras pré-estabelecidas além do bom senso?

    Já joguei muito coisas assim, principalmente interpretando personagens de cavaleiros do zodíaco. Mas sempre havia um 'juiz' que ao fim das interpretações analisava quem foi mais fiel à personalidade do personagem e agiu de modo mais coerente, para garantir um 'vencedor'. No caso, você poderia até perder na luta, mas se você foi mais coerente, você ganhava hahaha

    E já joguei em fóruns também em que havia 'narradores' que traziam as situações e reagiam aos personagens dos jogadores. Era divertido, desde que não houvesse muita interferência desse narrador o tempo todo, ou que houvesse interferência de menos. Os modelos que mais davam certo eram 'pequenas missões' que o narrador ia conduzindo ou 'sandbox' em que havia vários lugares para ir e coisas para fazer e havia meio que um narrador para cada que ficava responsável por aquele ponto em questão.

    Pessoalmente, eu não animo muito mais para jogar coisas assim, acho que porque já joguei demais e hoje prefiro ter um sistema de suporte. Até tenho me interessado por sistemas mais simples e narrativos, com menos regras. Tenho até procurado um sistema diceless hahaa só de gerenciamento de recursos. Talvez fosse um caminho legal para jogos em fórum.

    Sim, Bravos-san! Com esta ideia que quero apreciar a todos num tópico que reunirá conteudo de auxilio para a Narrativa Livre.

    Pude notar que o RPG de CDZ não veio mais a rotacionar suas engrenagens, meus condolencias a todos do universo; porém tambem notei que muitos gostavam do jogo, este trazia por acaso uma boa forma de luta em base destes juízes? Haviam mais de um ou apenas o moderador?
    Jogos que os mestres trazem rotas para serem concluidas em um dia, talvez possam ser as mesmas que, somadas, criam um universo inteiro. Porém fica mais facil com um livro que poupe muito tempo de criação dos desafios, mesmo assim, existe um prazer em criar, e talvez a não necessidade real do livro base como auxilio para qualquer bom jogo de interpretação e noção(bom senso).
    Sei tambem que existem jogadores muito experientes que só nao são mestres por não querer mesmo. Porém valiosos valetes para criação de ideias.

    O personagem quer sentir-se imerso, que aquele lugar é real, aquelas pessoas. Quando rir, não é ele e sim o personagem. Quase que realmente deslocar-se daqui, realidade, para uma nova, aonde outros tambem estão.
    O que por para enlaçar o pessoal no mundo?
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    Mensagem por Bravos em Dom Jul 07, 2019 2:07 pm

    Tinha diversos juízes e eles eram escolhidos por sorteio pra acompanhar cada luta. E em jogos mais abertos havia um número grande de narradores que acompanhavam.

    Atualmente eu vejo como um bom sistema pra quem gosta de coisas mais narrativas o Desmortos, trazido pela Fábrica Editora. Um outro jogo que está sendo desenvolvido e vai entrar em financiamento coletivo em breve é o Imperia. Parece bem promissor.

    Como ele se baseia em gerenciamento de recursos, eu vejo como um suporte bacana de regras para jogos interpretativos.
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