Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA)

    Lnrd
    Tecnocrata
    Lnrd
    Tecnocrata

    Mensagens : 444
    Reputação : 23

    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) Empty Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA)

    Mensagem por Lnrd em Qua Out 02, 2019 11:24 am

    Bem... me afastei do fórum por uns tempos mas agora voltei. Ainda estou negociando pra ver se o pessoal original ainda quer continuar a jogar, mas, como a campanha ainda está no início, dá pra incluir gente nova. É isso! Segue abaixo uma cópia da chamada original, mas o resto das infos - modelo de ficha etc. etc. etc. - no próprio fórum http://www.novaerarpg.com/f669-santa-domina-a-vigilia-interior-savage-worlds



    A VIGÍLIA INTERIOR


    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) 0010


    Uma versão (bem) menos otimista do mundo em um jogo de temática madura, misturando sátira à vida contemporâneo e atmosfera de "horror pessoal" – não "sobrenatural", mas na qual medos e dramas misturam-se a conspirações em uma sociedade de ódio e crueldade.

    Imagine se a deep web fosse a realidade de qualquer esquina... mas OK, temos memes!


    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) 0113


    Nesse contexto violento e urbano, há quem tenha cansado de esperar que governos corruptos agissem, decidindo dar um "basta". "Comuns" explorando os próprios talentos para guardar a cidade sob o anonimato – ou os holofotes – de uma máscara. Figuras sem poderes, mas capazes em alguma área – nem que seja “tolice exacerbada”.

    A dona de casa que perdeu a família e agora explode traficantes locais com químicos de jardinagem; o ambientalista arruinado nos tribunais que virou "ecoterrorista"; a técnica de segurança com câncer terminal que expõe segredos de clientes hipócritas... . Sombras resolvendo as coisas "na porrada", usando inteligência para "ferrar" alvos ou almas com “talentos inusitados”... tais vigilantes dividem mais que o uso de uniformes e codinomes (dos "sóbrios" aos "espalhafatosos"): ninguém entra no ramo sem uma boa razão, sem que algo tenha sido irremediavelmente quebrado (ou permaneça intacto após alguns meses de serviço). Entre traumas e códigos de honra, motivações individuais e sociais, trata-se de "gente" sob disfarces e mesmo a criatura mais altruísta pode "dobrar" quando uma falha vitima inocentes. Fobias, vícios, incapacidades etc. Seres desesperados ou amargurados a ponto de entregarem a vida ao arriscado combate ao crime, ou tendo nele a última desculpa para continuar.


    CONTEXTO


    Vapor na engrenagem: um legado


    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) 0211
    Uniforme original da Steam Girl
    Museu do Heroísmo


    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) 0311
    Uniforme alternativo da Steam Girl
    Museu do Heroísmo


    Foi na metade da década de 1980 que ocorreram os primeiros avistamentos da hoje famosa “Steam Girl”, identidade alternativa de Karen Alves, na época 27 anos. Ela, como só muito mais tarde se descobriria, dividia-se entre a atuação como “heroína” – uma que, mesmo apelando a diversos métodos não-letais, não era conhecida como “gentil” –, o hobby pouco conhecido de cosplayer e uma (tentativa de) carreira esportiva (no judô, seguindo os passos da mãe assassinada quando ela era criança).

    Apesar de dificilmente perdendo, Karen não possuía o compromisso técnico dos padrões profissionais, sendo mais uma “lutadora de rua”. De fato, na única vez que obteve notas para a liga oficial, foi pega no antidoping e expulsa do meio.

    Nessa mesma época, entrou num espiral autodestrutivo – envolvendo alcoolismo e violência – que só findaria – em termos – quando decidira extravasar vestindo uma máscara, encontrando numa “justiça sumária” o propósito. A morte dela por overdose após a aposentadoria prematura, fruto de um tiro que tirou-lhe parte dos movimentos, foi lamentada por autoridades e celebridades.

    Há discussões sobre ela ter sido ou não a “1ª”, mas foi certamente quem desencadeou certa “onda”, nunca realmente larga numericamente, mas ocupando bastante a imprensa e o imaginário coletivo.

    Por sorte não era a época de “virais” e “desafios” da internet... .


    O tribunal sem juízes


    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) 0411
    Coelho Vingador
    Arquivo pessoal do herói


    A polêmica sempre envolveu a o tema, mas o “caso Coelho Vingador” ficou marcado pelo enorme debate gerado quando tal sentinela foi intimada a apresentar-se sem disfarce para responder por dez homicídios “com intenção de matar” – apesar das alegações de que pretendia “apenas quebrar eles todinhos”.

    Mesmo que leis prévias sobre agressão etc. dessem conta desses crimes, a prisão dele levou à criação das primeiras legislações específicas. Estas inspirariam ações como registros etc., algumas medidas mais, outras menos duras. “Quem vigia os vigilantes?” era a pergunta chave num existência de moral dúbia, onde a linha entre "bem" e "mal", "certo" e "errado" mostra-se borrada demais para definir uma atitude como heroica ou vilanesca.


    Guerra ao Terror


    A maior revisão da literatura jurídica aconteceria quase 10 anos depois, no chamado período da “Crise de Identidades”. Nele, uma grande rejeição foi encabeçada por dois eventos separados por poucos meses.


    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) 0510
    Capitão Thanatos
    Imagens de arquivo


    Em um, o “Capitão Thanatos” aproveitou da própria popularidade para burlar a revista numa audiência pública e, com várias armas, assassinar 21 congressistas e 7 policiais, deixando ainda 17 pessoas gravemente feridas na explosão com a qual se suicidou. Apesar de algumas defesas de tal “ato anticorrupção”, a reverberação política e social foi tão grande que diversas regiões baniram tais presenças.


    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) 0612
    Apocaliptical
    Imagens da polícia


    O outro, não diretamente provocado pela “classe”, teve relação diametral: o “Apocalyptical”, extremista político com tendências megalomaníacas encabeçou um ataque terrorista que provocou o vazamento de uma usina nuclear, gerando danos incalculáveis. À época, vários estudos e perfis psicológicos foram traçados, tendo conclusões díspares. Mas muitos insistiam num ponto: quando se é concebível a existência de “heroínas e heróis”, quanto tempo até pessoas se auto intitularem “vilãs”, dando vazão a impulsos insanos antes suprimidos pelo próprio “ridículo” da ideia?

    Após isso, em poucos anos o surgimento de “caça-recompensas” reduziu-se a quase nulo, com a grande maioria optando pela aposentadoria ou por uma exploração saudosista e decadente da antiga nostalgia.


    JOGABILIDADE


    O sistema será Savage Worlds – apenas o livro básico, mas coisas podem ser “pescadas” de suplementos. Regularidade mínima de 1 post por semana.

    A ideia é de um dia-a-dia sem glamour e sem poderes num clima de paranoia e ruína mais próximo a Watchmen, incluindo um tom melancólico, quando “identidades secretas” estão entre o enaltecido e o ridicularizado nas ruas. Mais street level, como o “universo Marvel-Netflix (Daredevil, Jessica Jones etc.), emprego, amigos etc. serão preocupação constante, levando também em conta que trata-se de um campo "fora de moda" e muitas dessas pessoas hoje vivem "vidinhas normais".
    Askalians
    Tecnocrata
    Askalians
    Tecnocrata

    Mensagens : 437
    Reputação : 59
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/410.png

    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) Empty Re: Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA)

    Mensagem por Askalians em Ter Out 08, 2019 10:57 pm

    eu gostaria muito de tentar jogar, mas não conheço bulhufas do sistema e nem de como fazer ficha...
    Lnrd
    Tecnocrata
    Lnrd
    Tecnocrata

    Mensagens : 444
    Reputação : 23

    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) Empty Re: Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA)

    Mensagem por Lnrd em Qua Out 09, 2019 4:05 pm

    @Askalians escreveu:eu gostaria muito de tentar jogar, mas não conheço bulhufas do sistema e nem de como fazer ficha...

    Aahhh!!!
    Savage Worlds é "esquisito" à primeira vista, mas não é difícil de pegar. ;p


    O modelo que estamos usando é esse - na sequência explico como preencher.

    EXEMPLO DE FICHA


    # HISTÓRICO
    - Identidade Civil: Ériko Castro Serra
    [   ] Secreta [   ] Conhecida [ X ] Conhecida entre vigilantes
    - Codinome: Mercúrio Cromado
    - Idade: 27
    - Descrição e/ou imagem:
    Spoiler:

    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) 83b62f10
    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) Bp-mbj10


    - Background: Ériko sempre foi viciado em carros, ainda mais considerando um problema na perna ...
    - Familia e relacionamentos: além de um pai no hospital (José), Ériko possui uma irmã que mora num bairro distante e... .
    - Segredo: tem um filho que mora com a avó materna.


    # ATRIBUTOS
    - Agilidade: d8
    - Astúcia: d6
    - Espírito: d6
    - Força: d6
    - Vigor: d4


    # PERÍCIAS
    - Atirar (Agi) d6
    - Consertar (Ast) d6
    - Lutar (Agi) d6
    - Dirigir (Agi) d12
    - Perceber (Ast) d6


    # ESTATÍSTICAS DERIVADAS
    - Carisma: 0
    - Aparar: 2 + 1/2 d6 (lutar) = 5 + modificador
    - Movimentação: 4 (4m)
    - Resistência: 2 + 1/2 d4 (vigor) + modificador = 4 (+1 torso / +1 cabeça)


    # VANTAGENS & COMPLICAÇÕES
    - Vantagem gratuita: Ás (+2 dirigir etc. / Absorção)
    - Recursos iniciais ($800)
    - Recursos iniciais ($800)
    - Recursos iniciais ($800)
    - Recursos iniciais ($800)
    - Recursos iniciais ($800)
    //
    - Falha obrigatória: fobia menor (cães)
    - Dívida de honra (maior): recusar uma solicitação consome 2 benes.
    - Empréstimo (menor): $1500
    - Pacifista (menor)
    - Inimigo (maior): o Protetor, outro herói, tem ódio mortal dele.
    - Manco (maior): movimentação reduzida e d4 para correr.
    - Delirante (menor): acredita que a mulher foi morta numa conspiração e dada de alimento ao cães.
    - Fobia (menor): multidões


    # ESTILO DE VIDA E OCUPAÇÃO
    - Estilo: pobre
    - Ocupação: emprego ruim (motorista de Uber)
    - Recursos iniciais totais: 1000 + 200 (sobra)
    - Em conta: 290


    # EQUIPAMENTO
    Veículos:
    Carro Compacto / ACC-VM 10/36 / Resistência 10(3) / Ocupação 1+3 / Custo $5000

    Armas:
    - Katana de gume cego: For+d6, +4 para aparar / $450 / 3kg
    - Desert Eagle (.50) / 15/30/60 / 2d8 / CdT1 / Tiros 7 / $300 / 4kg – PA 2, Semi- Auto

    Armaduras:
    - Jaqueta reforçada: +1 / $100 / 2 kg – cobre apenas o torso e braços.
    - Meio-elmo/máscara facial: +1 / $50 / 1kg – 25% de chance contra disparos na cabeça e dá -1 em queda.

    Itens:
    - Modulador de voz: distorce a voz de quem usa / $50 / 0kg
    - Algema plástica: Resistência 8 / $2 / 0gr (x5)
    - Grampo rastreador GPS: precisa de um GPS/celular sincronizado a ele para funcionar. Uso único (mas pode ser recuperado) / $150 / 0gr
    - Kit arrombamento: $100 / 250gr
    - Kit de Ferramentas $200 / 2,5kg


    # CONEXÕES
    - Adriana (técnica de informática)
    - Julian (policial)


    # CARGA
    - Limite de carga: 2,5x d6 (força) = 15
    - Carga atual: 12,750kg


    # PROGRESSO
    - Experiência: 0
    - Estágio: novato
    - Categoria atual: anti-heroica (arrombamento de carros com devolução pós-uso)
    - Benefícios (Benes): 3
    Lnrd
    Tecnocrata
    Lnrd
    Tecnocrata

    Mensagens : 444
    Reputação : 23

    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) Empty Re: Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA)

    Mensagem por Lnrd em Qua Out 09, 2019 4:23 pm

    ATRIBUTOS, PERÍCIAS E ESTATÍSTICAS DERIVADAS:
    A parte mais esquisita. Basicamente vc começa com 1 ponto em cada ATRIBUTO, e pode distribuir mais 5.

    No fim (deixa isso pra quando a ficha estiver toda pronta), você faz uma "conversão". Tipo "1" ponto vira "1d4". Já "2" pontos viram "1d6". Oo
    É que a lógica do jogo não é que, conforme vc avance, você tenha "mais dados". Vc tem "dados melhores". Oo

    As PERÍCIAS num tem solução: tem que ver a lista do livro e a explicação delas (inclusive pode pescar de outros suplementos...). ;p
    São 15 pontos, mas tem uma limitação: tipo a perícia "perceber" é ligada ao atributo "astúcia". Se colocar 3 pontos em "astúcia", pode colocar 3 em "perceber" sem problema. Mas se quiser colocar 4 em "perceber"... como ficou maior que "astúcia", esse ponto a mais é mais caro, custando 2 pontos (ou seja, no exemplo, "perceber" 3 custa 3 pontos, mas "percebe" 4 custa 5 pontos".

    As ESTATÍSTICAS DERIVADAS vão ser influenciadas por um monte de coisa, então é melhor deixar pra preencher quando o resto da ficha estiver definido.
    Lnrd
    Tecnocrata
    Lnrd
    Tecnocrata

    Mensagens : 444
    Reputação : 23

    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) Empty Re: Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA)

    Mensagem por Lnrd em Qua Out 09, 2019 4:50 pm

    Pra não se perder, só vem pra essa parte depois que fizer um esboço da parte anterior. Wink


    VANTAGENS & COMPLICAÇÕES:

    No nosso jogo, a galera é bem lascada (XD XD XD).

    No original, você NÃO TEM OBRIGAÇÃO de pegar COMPLICAÇÕES (até uma Maior e duas Menores), mas se pegar, ganha bônus [2 ou 1 ponto, dependendo do "tamanho"].
    Esse bônus pode servir pra:
    - Ganhar um ponto pra algum Atributo (custa 2 pontos)
    - Ganhar uma VANTAGEM (custa 2 pontos, mas você já tem uma gratuita - a lista tá no livro)
    - Ganhar um ponto pra alguma Perícia (custa 1 ponto)
    - (Tb poderia ganhar dinheiro, mas cortamos isso ;D)

    Acrescentamos que todo mundo é OBRIGADO a ter ao menos uma complicação menor, sem ganhar nada por isso. S2

    Exemplo de complicações
    Spoiler:


    Essas são as novas/alteradas. O resto, tem que olhar no livro.

    - Má fama (menor ou maior): a polícia te acusa, a mídia te persegue etc. Seja por merecimento (usa métodos questionáveis; antiga carreira de vilania etc.) ou por armação, sua imagem com o público não é boa. No primeiro caso, -2 em jogadas de carisma. No segundo, -4.
    - Compulsão (maior): você precisa de acesso ou realizar algo constantemente (drogar-se; lavar as mãos). Na impossibilidade de dar vazão a isso, -1 em testes de Espírito e -1 em noutro atributo escolhido (vício em estimulantes pode levar a uma queda de “astúcia” ou “agilidade” em abstinência etc.). Se o produto alterar a percepção (álcool etc.), considera-se certa “imunidade” – beber para suprir o vício não provocará embebedamento, mas este é alcançado com grande abuso. Alternativa à regra de “hábito”.
    - Distúrbio (maior): algum transtorno mental dá -1 em testes de carisma e -2 nos de espírito.
    - Pobreza (maior): não só você tem pouco dinheiro como quando o tem precisa pagar dívidas. Metade dos fundos iniciais e posteriores ganhos – modificação da regra de “pobreza”.
    - Empréstimo (menor): começa com fundos adicionais ($1500), mas é preciso pagar ao menos $250 por mês. Coisas ruins acontecem se faltar com os pagamentos.
    - Dívida de honra (menor ou maior): você deve favores a alguém. Recusar uma solicitação consome 1 ou 2 benes e pode causar problemas
    - Magnético (menor ou maior): fãs aparecem como inconveniente ou distração.
    - Segredo (menor ou maior): tem um segredo obscuro e fará quase de tudo para impedi-lo de ser revelado.
    - Tremores (maior): falhar em um teste de Espírito requer um teste de Vigor, se ele falhar sofre uma convulsão. Isso resulta em cair de bruços, uma penalidade de −2 a todas as ações e reduz a Movimentação a 3. A duração da convulsão é (15 − dado de Espírito) Turnos. Medicação está disponível por 50 créditos por sessão.
    - Trauma de Guerra (maior): no primeiro turno de qualquer combate sofre “Abalo”.

    Chega? Não! Decidimos que, SÓ SE QUISER, ainda pode pegar mais 6 (SEIS) complicações (!!!). Mas os bônus dessas você só pode trocar por Vantagem.
    Conteúdo patrocinado


    Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA) Empty Re: Santa Dômina: a Vigília Interior - Savage Worlds (REABERTURA)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab Out 19, 2019 2:53 pm