Área do Narrador
A propriedade elemental, ou simplesmente elemento, é atribuída a monstros e personagens, compreendendo em 10 elementos com 4 níveis de diferença entre cada um. O princípio das propriedades segue a convenção muito conhecida em outros jogos, onde a Água vence o Fogo, que vence a Terra, que vence o Vento.
Todos os ataques físicos normais de monstros e personagens têm propriedade neutro, mas não tem nível. Em personagens, a arma equipada pode mudar os elementos dos ataques físicos, porém não muda nem altera os ataques com magia. Personagens são considerados Neutro 1, podendo alterar a propriedade usando armaduras ou cartas que mudam o elemento da armadura, nesses casos, a propriedade da carta tem prioridade sobre o elemento da armadura.
Todos os ataques físicos normais de monstros e personagens têm propriedade neutro, mas não tem nível. Em personagens, a arma equipada pode mudar os elementos dos ataques físicos, porém não muda nem altera os ataques com magia. Personagens são considerados Neutro 1, podendo alterar a propriedade usando armaduras ou cartas que mudam o elemento da armadura, nesses casos, a propriedade da carta tem prioridade sobre o elemento da armadura.
- Neutro:
- Neutro é a propriedade elemental básica, sendo ineficaz contra fantasmas. A maioria dos monstros e habilidades são desse elemento, incluindo armas que não possuem propriedade especificada. Mesmo sendo comum, é pouco encontrada em lugares inexplorados, geralmente é associada a humanoides e robôs, como aqueles encontrados em Kiel Hyre e no Subterrâneo do Feudo de Nithafjoll.
- Fogo:
- Fogo é uma propriedade elemental fraca contra a água e forte contra terra e maldito. Os lugares com maior concentração de monstros de fogo são Caverna de Magma, Vulcão de Thor e Círculo de Fogo.
- Vento:
- Vento é forte contra a água e fraco contra a terra. Como em sua maioria são voadores, conseguem viver nos mais variados lugares, os monstros de Suei Long Gon e dos Campos Florescentes de Eclage são majoritariamente desse elemento.
- Terra:
- Terra é uma propriedade elemental, forte contra o vento e fraco contra o fogo. Facilmente encontrado na natureza, principalmente na Floresta Encantada e na Floresta de Luluka, nas cavernas, os monstros de propriedade terra se aglomeram no Formigueiro Infernal e no Túnel Kamidal.
- Água:
- Água é uma propriedade elemental, forte contra o fogo e fraco contra o vento. Os lugares com maior concentração de monstros aquáticos são os Túneis Submarinos da Ilha Byalan e a Caverna de Gelo.
- Sagrado:
- Sagrado é uma propriedade elemental, forte contra maldito e sombrio, mas que também perde para sombrio: isso significa que ambos se penalizam. Monstros com essa propriedade não sofrem bônus dos elementos comuns, tornando o combate mais difícil. Por sua característica divina, é dificilmente encontrado de maneira aglomerada, nem mesmo o Templo de Odin possui seres exclusivamente sagrados.
- Sombrio:
- Sombrio é uma propriedade elemental, forte e fraco contra o sagrado, isso significa que se o personagem atacar com sombrio um oponente sagrado, ele receberá o bônus de ataque, o mesmo acontecerá se o personagem atacar com sagrado um oponente sombrio. São mais fáceis de encontrar, visto que têm preferência em habitar locais abandonados e escuros como o Hospital Bangungot, Gefênia e Nifflheim.
- Maldito:
- Maldito é uma propriedade elemental, fraco contra sagrado e fogo, mas forte contra sombrio e veneno. Seres desta propriedade (incluindo personagens com a carta Druida Maligno) receberão dano das habilidades divinas, como Curar, Magnus Exorcismus e Curatio. Além disso, são imunes a empurrão, Provocar, Congelamento e Petrificação. Vagam por lugares próximos a terrenos amaldiçoados, como a Ilha Esquecida e os Cemitérios de Glast Heim.
- Veneno:
- Veneno é uma propriedade elemental fraco contra sagrado, mas forte contra sombrio e maldito. Existem pouquíssimos nativos dessa propriedade, visto que não existem áreas tipicamente venenosas. O lugar com maior concentração venenosa é a Montanha dos Manuk.
- Fantasma:
- Fantasma é uma propriedade elemental peculiar, pois ela é forte apenas contra ela mesma. São encontrados em maior presença no calabouço subterrâneo da Torre de Geffen, todavia, é muito comum estarem em lugares próximos a outros seres elementais, justamente para incomodar novos viajantes.