"2386 - Século 24.
Após quase uma década de conflito contra inimigos como a Coletiva Borg, Cardassianos, Klingons, e o Domínion, a Federação dos Planetas Unidos alcança o alvorecer de uma nova era. A Frota Estelar renova sua missão de exploração pacifica, diplomacia e expansão de conhecimento.
Entre as astronaves designadas para a vanguarda desse esforço está a U.S.S Bellerophon, a envelhecida Intrepid-Class nave irmã da U.S.S Voyager é reparelhada com novos sensores, sistemas de navegação e é enviada para o Shackleton Expanse.
A região que permanece pela maior parte envolta em uma névoa de mistério que brilha com potencial de exploração e colonização. Modificando uma série de astronaves em cooperação com o Império Klingon, a Federação busca desvendar seus segredos.
Em um setor espacial que não é só perigoso por suas anomalias cósmicas, mas pela proximidade de um fraturado estado Romulano que ainda se recupera da Insurreição de Shinzon."
1.O Sistema!
Bem vindo! O sistema que estaremos utilizando é chamado de 2d20 usado em Mutant Chronicles e recentemente em Conan da Editora Modiphius. É um sistema "indie" focado mais em interpretação do que rolagem de dados. Tive a oportunidade de participar do Playtest desta versão do sistema e tenho a dizer que tudo é razoávelmente simples e rápido de entender. Yeah, ainda vai demorar algumas sessões para que os trancos e barrancos de um novo sistema sejam completamente eliminados.
O sistema baseia-se na rolagem de dados contra uma dificuldade, a dificuldade é o número de sucessosnecessários para completar dada tarefa, sucessos são obtidos numa rolagem contra um número alvo (Target Number, TN) que é gerado na soma de Atributos + Disciplinas. Com variáveis podendo tornar tarefas mais simples ou mais complicadas dependendo da situação. Cada sucesso adicional além da dificuldade, gera Momentum, este um recurso de jogo que é compartilhado por todos os personagens jogadores e pode ser usado para criar vantagens, melhorar rolagens ou ativar habilidades.
Mais detalhes podem ser encontrados no livro básico que estarei distribuindo via PVTa fim de evitar infringir as regras do Fórum, embora seja necessário algum entendimento de inglês, o sistema é simples o suficiente para que o Google Translator e Senso Comum sejam os únicos requisitos necessários pra jogar. Oh, Yeah, o narrador ta aqui pra ajudar também, só em caso de vocês estarem confusos com o meu papel nessa história toda.
2.O Foco da Campanha
A Campanha inicialmente focará nos personagens e como eles como reagem diante do desconhecido, sua capacidade de avaliar escolhas, aprendizado e talvez acima de tudo, como reagem quando seus valores são testados. Amarrado a isso estarei construindo um Macro-Plot que será semeado ao longo das aventuras e dependerá de escolhas dos personagens, é importante ressaltar que toda escolha terá uma consequência, mesmo que não imediata, então fiquem atentos ao que seus personagens irão fazer durante as aventuras.
2.a. Iniciativa dos Personagens
Star Trek depende muito da busca individual de cada personagem, seja o insaciável desejo pelo desconhecido (ou café) de Janeway, a paixão por construir coisas de Benjamin Sisko ou o líbido de Kirk, tudo, e eu realmente digo tudo, dependerá da iniciativa particular dos personagens. Para que eu construa meu macro-plot, preciso de razões pra envolver os personagens maiores do que "its my f* job", pra tentar alcançar o patamar que eu desejo, preciso que vocês ofereçam portas para que eu possa finalmente, ligá-los a história.
3 - Ambientação Geral
A campanha rolará durante o fim do século 24 após todas as séries e filmes, o último sendo razoavelmente importante para a ambientação: Star Trek: Nemesis, onde um Pretor chamado de Shinzon assassinou toda a liderança governamental Romulana e abriu um vácuo de poder que mesmo no período da campanha (2386) ainda não foi preenchido por completo. O resultado disso é surgimento de facções que se multiplicam dia à dia, algumas com agendas nefastas como os Filhos de D'Era que buscam concretizar o "Destino Manifesto" do povo romulano de conquistar as estrellas ou o Tal'Shiar que luta para não perder seu domínio e poder sobre a sociedade romulana.
Embora, nem todos os grupos que se formaram após a queda do senado romulano sejam adversários à Federação (The Good Guys), sua força tem lentamente diminuído a medida que agendas mais agressivas são postas à frente e dos poucos movimentos vistos com bons olhos pela Starfleet que tem força suficiente para efetuar mudanças o que mais se destaca é o Movimento de Reunificação Romulano encabaçado pelo legendário embaixador e antigo oficial da frota, Spock, e a "Nova Marinha Romulana" liderada pela ex-almirante, agora Imperatriz, Donatra, são as esperanças para uma gradual melhora nas relações entre as potência do Quadrante Alfa e Beta.
A campanha se passará numa região do espaço que nunca foi própriamente mapeada, a razão disso foram interesses dos poderes envolvidos estarem voltados a outros pontos da galáxia, eventos e conflitos recentes como a Guerra do Domínion ou simplesmente má vontade política. Para a Starfleet é uma oportunidade de estudar uma região antes inacessível, estreitar relações com o Império Klingon por meio de uma "joint venture" nos esforços de Exploração do Expanse e talvez, acima de tudo, manter um olho vigilante sobre as atividades Romulanas.
Para esse efeito uma força tarefa especial foi montada exclusivamente para a exploração do Shackleton Expanse composta de 4 astronaves operando a partir da estação Narendra. Estas naves diferem de outras no espaço da Federação por terem sido reaparelhadas especificamente para operar dentro das distorções e anomalias cósmicas do Expanse e por serem relativamente antigas para os padrões atuais da Frota, a razão disso é um comprometimento com o governo Klingon em troca de certas tecnologias necessárias para o empreendimento. As naves designadas para a "Shackleton Task Force" são as seguintes:
U.S.S Venture, Galaxy Class.
U.S.S Thunderchild, Akira Class.
U.S.S Nightgale, Nova Class.
U.S.S Bellerophon, Intrepid Class.
4 - Frequência, Vagas e Construção de Personagens.
Vagas: 3+
Frequência: 1 Post a cada 2 dias.
Construção de Personagens: Quando houver 3 jogadores (E o Tópico Oficial Aberto).
Essa campanha foi originalmente desenvolvida para ser jogada pelo RRPG mas a ausência de interessados me forçou a procurar outros meios a fim de poder narrar no cenário, e isso me trás ao fórum. Não tenho experiência narrando via post e este provavelmente será o maior desafio desta mesa pra mim, adaptação.
Em ordem de fazer a mesa render e torná-la divertida pra mim (Como Narrador) estarei impondo uma frequência diária, yep, 1 post por dia, é o mínimo pra que eu consiga tirar qualquer fluidez da narrativa. Isso quer dizer que jogadores precisam postar todos os dias? Seria o ideal mas entendo as dificuldades do dia a dia e isso nem sempre é o possível pra todo mundo, então como um comprometimento estarei fazendo a mesa 1 post a cada 2 dias.
A construção de personagens será introduzida quando eu puder contar com pelo menos três jogadores e puder em fim, solicitar a abertura da mesa, nesse período estarei enviando o livro básico via mensagem privada (PVT). Cada jogador terá três dias para apresentar pelo menos uma ideia geral de seu personagem via PVT e dois dias após isso para completar a ficha, ou seja após a abertura da mesa todos terão 1 semana para entregar a ficha pronta.
Se após 1 semana o jogador ainda não completou a ficha ou se após os três dias de buffer não enviar sequer suas intenções para o personagem a vaga que solicitou será suspensa e outro jogador poderá ocupá-la normalmente. Ao começo da campanha 3 jogadores serão o mínimo pra iniciar a campanha, mas após isso as vagas serão ilimitadas, respeitando apenas postos disponíveis na "Bella" (U.S.S Bellerophon).
Boa Sorte e...