Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    [!Tutorial!] Criando a Ficha

    Eleonor
    Mestre Jedi
    Eleonor
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1126
    Reputação : 5
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/311.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/912.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1212.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1811.png

    [!Tutorial!] Criando a Ficha Empty [!Tutorial!] Criando a Ficha

    Mensagem por Eleonor Sáb Jan 25, 2020 11:20 pm

    Criando a Ficha


    A ficha a seguir deve ser postada aqui ou via mensagem privada (Clica) para a narradora. Não se preocupem com templates, uma vez que serão postadas no arquivo com o template padrão que eu utilizo nas postagens da mesa. Qualquer duvida sobre a montagem da ficha não sanada neste tópico pode ser encaminhada seja em mensagem privada ou no tópico citado.


    Informações Básicas

    Essa parte é a base para criação do seu personagem, com algumas das informações mais importantes do mesmo - como seu nome e sua ascendência divina. Tome cuidado ao preencher esses campos, pois alguns deles não poderão ser modificados depois. Os campos que podem ser modificados no futuro: Idade, Nível, Grupo de Seguidores, Experiência e, dentro de algumas restrições, seu Photoplayer.

    Nome do Personagem: O nome completo e verdadeiro de seu personagem, sem abreviações.
    Idade: A idade de seu personagem em anos atualmente.
    Local de Nascimento: Onde o seu personagem nasceu. Londres? Nova York? Paris? Rio de Janeiro?
    Raça: Semideus? Semideus legado? Legado? Sátiro? Driade? Qual a raça do personagem?
    Ascendência: Seu progenitor divino e, em caso de legados, seu avô ou avó divino também deve ser citado.
    Grupo de Seguidores: Se o seu personagem entrou em algum grupo de seguidores de deuses, ele aparecerá aqui. Não se preocupem com isso agora, pois poderão adentrar no futuro.
    Photoplayer: O ator, modelo, cantor ou similar que representa fisicamente seu personagem. Se você não souber o nome, basta o link da aparência. Atenham-se a idade do personagem: alguém com 17 anos com a aparência do Anthony Hopkins (Odin dos filmes do Thor) seria incoerente.
    Nível de Personagem: Seu nível atual, não mexer.
    Experiência: Quanta experiência você tem nesse momento e o quanto você precisa para o próximo nível. Como poderão ver, a experiência necessária para evoluir o personagem é inferior ao solicitado em RPGs como D&D e Tormenta, portanto ela não é cumulativa.

    Guilherme está criando um personagem grego, nascido na Rússia e filho de Hécate com um semideus filho de Hades. Ele decidiu que seu personagem terá 17 anos e como aparência escolheu o modelo Sean O'Pry. Então ele organizou assim as informações:

    Nome do Personagem: Jeremiah Swain.
    Idade: 17 anos.
    Local de Nascimento: Moscou, Rússia.
    Raça: Semideus Legado.
    Ascendência: Filho de Hécate e legado de Hades.
    Grupo de Seguidores: Nenhum.
    Photoplayer: Sean O'Pry.
    Nível de Personagem: 1.
    Experiência: 000/100.

    Mesmo que você ainda não tenha descoberto seu legado e não use os podere, recomendo já deixar claro na criação do personagem quem é seu avô ou avó. Será mais difícil depois "despertar" isso em jogo se já não estiver na ficha e pode apresentar riscos ao personagem.


    Atributos

    Os atributos representam as capacidades físicas e mentais dos personagens - poucas no começo, mas que aumentam conforme vocês evoluem. Todos já começam com 1 ponto em todos os atributos, sendo essa a capacidade básica (e mais comum) humana. Além dos pontos padrões, os jogadores podem distribuir mais três pontos na criação de ficha nos atributos a seguir - e apenas neles.

    Apesar de serem medidos em números, serão usados apenas em situações em que apenas a interpretação dos jogadores não for suficiente para resolver os problemas. Tente relacionar sempre os atributos com o que é mais coerente com a personagem - um personagem pequeno que não pratica atividades físicas regularmente antes do Acampamento não teria Força ou Constituição acima da média! Não precisam seguir esteriotipos de que todo filho de Ares/Marte ou Hefesto/Vulcano é grande e musculoso - lembrem-se: Leo Valdez é filho de Hefesto e é descrito como magrelo.

    Força: Sua força física e muscular, sua capacidade de executar atividades como arrombar portas ou mesmo carregar peso. Sua força física afeta seu dano desarmado e com armas pesadas (como clavas e martelos) e, em menor escala, seu dano com armas leves e a distância. Pode afetar também sua resistência a algumas manobras de combate, como agarrar.
    Destreza: A Destreza mede agilidade, reflexos, equilíbrio e coordenação motora. Diz também respeito a sua habilidade com armas a distância (arcos e bestas, por exemplo), armas de arremesso e armas leves (como adagas, punhais e sabres). Afeta sua esquiva.
    Constituição: A saúde e o vigor físico de seu personagem são representados pela constituição. Além de afetar sua vida inicial (HP) e os ganhos por nível da mesma, também afeta sua defesa independente de como você esteja no momento.
    Sabedoria: Sua força de vontade, percepção do mundo, bom senso, sentidos e sua intuição. Não é a mesma coisa que inteligência, uma vez que não afeta sua aprendizagem e raciocínio e sim sua percepção dos arredores e de si mesmo.
    Inteligência: Representa sua capacidade de aprendizagem, sua energia (MP), seu raciocínio e a quantidade de idiomas que o personagem sabe inicialmente. Sua habilidade de resolver problemas também é medida com base em sua inteligência. Pode afetar algumas perícias como Oficios e Conhecimentos, além de eventuais questões interpretativas.
    Carisma: Sua força de personalidade, magnetismo pessoal, charme, simpatia, capacidade de persuasão e sua beleza física. Esse atributo não irá fazer com que uma fala mal planejada vá ser "ignorada" por outros jogadores ou mesmo por NPCs, portanto tome cuidado com o que e como fala ou como age.

    Swain é um mago especialmente ligado ao Submundo que passa mais tempo estudando sobre magia do que treinando com armas. Ainda sim, tem uma personalidade forte, ciente de que é parte da realeza do Mundo Inferior e uma boa percepção do mundo ao seu redor, algo que lhe auxilia em suas magias elementais. Assim, cada um de seus três atributos mentais receberão 1 ponto.

    Força: 1
    Destreza: 1
    Constituição: 1
    Sabedoria: 2
    Inteligência: 2
    Carisma: 2

    Ao distribuir os pontos, pense nas prioridades que terá para o personagem e o que ele fazia no passado. Eu não irei exigir que expliquem ponto por ponto, mas tenham em mente que incoerências podem ser prejudiciais ao personagem.

    Em situações especiais, os personagens podem receber pontos de atributo como recompensa em algumas situações como treinamento (se o treino for muito bom e for condizente com um aumento de atributo), missões ou mesmo uma "pequena bênção" de alguma divindade por algum trabalho prestado.


    Atributos Secundários

    Os atributos secundários se derivam a partir dos atributos "básicos" ou "primários", por isso chamados de secundários. Você pode aumenta-los ao subir de nível e, em alguns casos, com habilidades passivas.

    HP: Sua vida. É o quanto de dano você pode aguentar antes de morrer, porém, como semideuses são mais resistentes a morte do que humanos, podem ter até metade de seu total em "dano negativo" antes de morrer. Essa resistência a morte não impede sangramentos, veneno e outros danos contínuos continuarem lhe causando danos mesmo quando seu HP está abaixo de 0. Vocês começam com 25 de HP e somam +5 de HP por ponto de Constituição. A cada nível, ganham 5+Constituição de HP.
    MP: Sua energia. Representa a quantidade de poderes que você pode usar antes de ficar exaurido e também representa seu cansaço após atividades físicas intensas. Em combate, você apenas receberá a redução de MP originada de poderes ativos ou o equivalente a quantidade de postagens vezes 2, o que for maior. Vocês começaram com 30 de MP e somam +5 de MP por ponto de Inteligência. A cada nível após o primeiro, vocês ganham 4+Inteligência de MP.
    Ataque Físico: Sua capacidade de causar danos corpo a corpo aos seus oponentes. A base é equivalente a Força+Nível, mas pode ser afetado por suas armas e poderes. Esses valores somam-se ao dado de dano.
    Ataque a Distância: Sua capacidade de causar danos com armas a distância. A base é equivalente a Destreza+Nível, mas pode ser afetado por suas armas e poderes. Esses valores somam-se ao dado de dano.
    Ataque Mágico: Sua capacidade de causar danos com magias e podere elementais em geral. A base é equivalente a Inteligência+Nível, mas pode ser afetado por suas armas e poderes. Esses valores somam-se ao dado de dano.
    Esquiva: Sua habilidade de se desviar de ataques em área, como alguma armadilhas ou habilidades. É igual a sua Destreza+Nível e esse valor se soma ao dado.
    Defesa: Sua habilidade de reduzir os danos recebidos. É equivalente a sua Constituição+Nível. Pode ser afetado por armaduras e soma-se ao dado de defesa.

    Swain ainda é um personagem frágil e, sem habilidades ou armas, causa pouco dano. No entanto, isso pode ser alterado também por qualidades.

    HP: 30
    MP: 40
    Ataque Físico: 2
    Ataque a Distância: 2
    Ataque Mágico: 3
    Esquiva: 2
    Defesa: 2

    Apesar desses valores serem inicialmente baixos, vocês ainda poderão aumenta-los com qualidades e há também um aumento de dano em consequência de suas habilidades... Em outras palavras, não há motivos para se preocuparem com isso.


    Outras Características

    Essas características tendem a ser mais interpretativas do que qualquer outra coisa. Vocês não são obrigados a pegar nenhuma qualidade ou defeito além daquelas dadas por seu progenitor divino. Caso escolham pegar alguma, podem pegar até 2 qualidades além da que recebe automaticamente e/ou mais 2 defeitos. O personagem pode ter até três perícias inicialmente.

    Qualidades: São coisas boas relacionadas ao seu personagem, como habilidade com armas, alguma coisa boa da sua personalidade, etc. Consulte o tópico aqui.
    Defeitos: Suas falhas e pontos negativos, como fobias, manias, vícios, etc. Consulte o tópico aqui.
    Pericias: São conhecimentos e habilidades aprendidas antes ou durante seu período no Acampamento. São coisas como Diplomacia, Blefar, Obter Informações, etc... Consulte o tópico aqui.

    Filhos de Hécate tendem a ser impacientes e quererem fazer as coisas de sua cabeça, mas tem a habilidade de ler muito rápido. Além disso, Swain tem uma boa memória e é considerado bonito. Talvez pela herança de seu avô tenha herdado a desconfiança natural... De todo modo, ele possui conhecimentos de magia e coisas ligadas a magia, consegue entender textos com alguma facilidade mesmo quando antigos ou com caligrafia ruim e é hábil em notar seus arredores.

    Qualidades: Devorador de Livros, Boa Memória e Atraente.
    Defeitos: Cabeça Quente e Desconfiança.
    Pericias: Conhecimento (Arcano), Decifrar Escrita e Percepção.
    Como podem ver, você não precisa pegar a mesma quantidade de vantagens e desvantagens - e pode escolher não pegar outra desvantagem além da de progenitor.


    Histórico do Personagem

    Esse campo é mais pessoal sobre o personagem. Você não precisa colocar uma super história ou escrever um livro, mas precisa de pelo menos uma pequena história do que aconteceu antes. Jogadores que já tiverem apresentado algo apenas precisarão faze-lo novamente caso queiram acrescentar algo as histórias.

    Passado: O que aconteceu com você antes do começo do RPG? Quem são seus familiares? Como foram seus estudos? Houve alguma manifestação de seus poderes? Em algum momento se sentiu diferente?
    Participações: Representa sua participação em missões, eventos globais e outras situações do RPG. Como ele está recém começando, todos começam com "Nenhuma até o momento".
    Evolução: Representa os ganhos de experiência, habilidades ou perícias que representem uma evolução do personagem. Como o RPG está recém começando, todos começam com "Nenhuma até o momento".

    Agora falta apenas a parte final para que Guilherme conclua a ficha de Swian, vejamos como ficará.

    Passado: Swain nasceu na capital russa, Moscou, e foi criado por sua avó paterna desde que é um bebe. Seu pai era ausente e distante do próprio filho, criando uma relação complicada entre eles. Estudou em escolas publicas durante sua vida toda até que, aos treze anos, foi atacado por alguns esqueletos. Após esse evento, sua família achou melhor levar o jovem até o Acampamento Meio-Sangue, onde passou a ficar apenas o verão até se formar na escola.
    Participações: Nenhuma até o momento.
    Evolução: Nenhuma até o momento.
    Uma vez que todos os campos estejam completos, pode ser enviada a mim para adicionar aos tópicos dos personagens.

    Visualização completa da ficha de Swain:

    Código:
    <br><center><div style="width: 480px; height: auto; background-color: #DCDCDC; padding: 10px; border: 1px solid #23062a;"><div style="width: 440px; font-family: oswald; color: #000; font-size:12px; letter-spacing:1px; text-transform:uppercase; text-align:center;">Informações Básicas</div></div></center><br><span style="padding:35px;">[b]Nome do Personagem:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Idade:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Local de Nascimento:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Raça:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Grupo de Seguidores:[/b] Nenhum</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Ascendência:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Photoplayer:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Nível de Personagem:[/b] 1</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Experiência:[/b] 000/100</span>

    <br><center><div style="width: 480px; height: auto; background-color: #DCDCDC; padding: 10px; border: 1px solid #23062a;"><div style="width: 440px; font-family: oswald; color: #000; font-size:12px; letter-spacing:1px; text-transform:uppercase; text-align:center;">Atributos</div></div></center><br><span style="padding:35px;">[b]Força:[/b] 1</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Agilidade:[/b] 1</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Constituição:[/b] 1</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Sabedoria:[/b] 1</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Inteligência:[/b] 1</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Carisma:[/b] 1</span>

    <br><center><div style="width: 480px; height: auto; background-color: #DCDCDC; padding: 10px; border: 1px solid #23062a;"><div style="width: 440px; font-family: oswald; color: #000; font-size:12px; letter-spacing:1px; text-transform:uppercase; text-align:center;">Atributos Secundários</div></div></center><br><span style="padding:35px;">[b]HP:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]MP:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Ataque Físico:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Ataque a Distância:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Ataque Mágico:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Esquiva:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Defesa:[/b]</span>

    <br><center><div style="width: 480px; height: auto; background-color: #DCDCDC; padding: 10px; border: 1px solid #23062a;"><div style="width: 440px; font-family: oswald; color: #000; font-size:12px; letter-spacing:1px; text-transform:uppercase; text-align:center;">Outras Características</div></div></center><br><span style="padding:35px;">[b]Qualidades:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Defeitos:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Pericias:[/b]</span>

    <br><center><div style="width: 480px; height: auto; background-color: #DCDCDC; padding: 10px; border: 1px solid #23062a;"><div style="width: 440px; font-family: oswald; color: #000; font-size:12px; letter-spacing:1px; text-transform:uppercase; text-align:center;">Histórico do Personagem</div></div></center><br><span style="padding:35px;">[b]Passado:[/b]</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Participações:[/b] Nenhuma até o momento.</span>
    <span style="padding:35px;">[b]Evolução:[/b] Nenhuma até o momento.</span>

      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 11:56 am