Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    Sobre o Dungeon World

    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1201
    Reputação : 35
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    Premiações :
    • https://i.servimg.com/u/f89/19/67/13/04/medalh40.png

    Sobre o Dungeon World Empty Sobre o Dungeon World

    Mensagem por 1o0oP (Lui) em Seg Abr 27, 2020 3:11 am




    MIND STORM - DUNGEON WORLD - 5 VAGAS

    A primeira coisa que eu gostaria de dizer sobre este jogo, é que o título que vocês estão vendo ali em cima ("Mind Storm") não é seu verdadeiro título, o verdadeiro será decidido neste tópico! Como assim? Bem, é que a ideia deste jogo é exatamente esta, a maioria de suas premissas, seu título, seu tema, seu elenco, e seu cenário, serão criados tanto pelos jogadores quanto pelo mestre do jogo. Qual o pepel do mestre? No início o mestre exercerá o pepel de guia nessa criação, e depois, quando já houver material suficiente para que a narrativa comece, então ele fará o papel de narrador normalmente. Mas como isso vai funcionar, como será essa criação em conjunto, como o mestre vai nos guiar? É simples, para cada elemento que estiver sendo elaborado, uma cidade que comporá o cenário por exemplo, o mestre fará perguntas sugestivas aos jogadores, cujas respostas revelarão alguma característica sobre este elemento. No caso da cidade, o mestre poderia fazer a pergunta: "Jogador x, qual é a criatura exótica e perigosa que vive nos esgotos desta cidade? E por que ela está protegendo quatro tartarugas?" (huehuehue, sentiram a referência?) E assim, a resposta deste jogador poderia ser "Esta criatura é um rato da tamanho de um humano, ele é chamado "Mestre Splinter" e estas quatro tartarugas são tartarugas ninjas (E descrevendo-as). Em outras palavras, o mestre tem o dever de fazer perguntas que evoquem nos jogadores sua criatividade, perguntas que inspirem, e de modo que a resposta nos trará um elemento interessante sobre este local. Mas até quando vamos ficar criando elementos? Quando o jogo vai realmente começar? Bom, em minha opinião, o jogo já começa nesse processo de criação, entretanto, não ficaremos criando elementos da campanha para sempre, a ideia é criarmos apenas o mínimo necessário para que a narrativa possa se iniciar. Esse mínimo certamente envolverá os personagens dos jogadores e seus vínculos, e um local onde a estória vai começar. Assim, o mestre criará um "gancho de aventura" (baseado no tema escolhido para o jogo), ou seja, um acontecimento inicial que impulsionará a estória para a ação, e assim a narrativa começa! Conforme outros elementos forem sendo necessários, um novo local ainda desconhecido por todos por exemplo, ou identidade de um personagem importante que acaba de surgir, os criamos do mesmo modo, e então voltamos para a narrativa, e ficaremos alternando conforme necessário.

    Obs: Para manter tudo isso organizado, abrirei tópicos voltados para cada coisa. Um para a criação, e outros para narrativa e outros assuntos importantes.

    Tudo bem, acho que entendi, mas como o sistema funciona em si? Bom, para responder esta pergunta eu resolvi pegar um vídeo emprestado do canal "Formação Fireball" (youtube), não é nenhum "merchan" eu só achei a explicação deles boa mesmo e por isso estou referenciando.

    Básico sobre Dungeon World

    E sobre a criação de personagem? Como são as fichas? Como funcionará isto? Bom, também colocarei um vídeo deles explicando a criação de personagem neste sistema, e a ficha em si, para ser preenchida, para resolver este problema, vou utilizar o Roll20 em primeira mão, pois lá tem fichas personalizadas e editáveis de fácil manuseio, e então, após realizarmos o processo de criação das fichas, abrirei um tópico para disponibilizar uma versão da ficha aqui no fórum!

    Criação do Personagem

    Opcionalmente:

    Adaptando cenários e aventuras
    Evoluindo o Personagem
    Rótulos

    Bom gente, não se apeguem a detalhes do sistema por enquanto, claro, mas essa série de vídeos certamente já deu uma boa introdução né. Eu já li o livro uma vez então, já estou mais familiarizado, é bom que vocês assistam para terem uma introdução e depois junto comigo vão aprendendo e jogando ao mesmo tempo! Fmza??

    Por enquanto é isso aí, conforme irem aparecendo interessados já vamos conversando neste tópico mesmo, e definindo as premissas iniciais!






    Link para pesquisas sobre o sistema: DungeonWorld_Wiki




      Data/hora atual: Qua Jan 27, 2021 4:16 am