Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    REGRAS DA CASA

    Hellkite
    Sacerdote de Cthulhu
    Hellkite
    Sacerdote de Cthulhu

    Mensagens : 2999
    Reputação : 220
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/410.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/2111.png

    REGRAS DA CASA Empty REGRAS DA CASA

    Mensagem por Hellkite em Dom Jun 21, 2020 12:59 pm

    REGRAS DE TESTES UNIVERSAIS

    São regras para qualquer tipos de testes (PROCESSOS), que podem ser planos, fazer amizades, fazer bolos, fazer amor. Podem envolver uma pessoa apenas com um OBJETIVO (um cantor numa apresentação querendo agradar uma audiencia), duas pessoas em conjunto (uma pessoa querendo fazer amizade com outra, sendo as duas envolvidas no mesmo PROCESSO), uma disputa entre duas pessoas (uma pessoa querendo fazer amizade com um leão, contra outra querendo fazer a mesma coisa antes), além de outras situações.
    Nem sempre alguma ação pede por uma rolagem. PEx: algumas voce posso decidir de bate e pronto... é mais um mecanismo para ajudar a mestrar. Por exemplo, no caso da piada que uma personagem fez... Poderia ter decidido que a amiga tinha achado engraçado, um sucesso automatico. Só que pelos dados, ela pode ter uma reação diferente... é interessante quando se permite algo diferente daquilo que imaginamos inicialmente.
    São semelhantes aos skills contests do D&D 4 edição. Em Skill contest voce utiliza varias pericias, de vários jogadores, esperando obter um numero mínimo de sucessos antes do numero mínimo de fracassos. O sistema que uso substitui o numero mínimo de sucessos por uma quantidade variável de pontos (PP), e limita pelo numero de ações permitidas por jogador, em rodadas de fase.
    É também perfeitamente possível aplicar o sistema em background, ou seja, transparente para o jogador! Ele vai perceber apenas os resultados.

    OBJETIVO e PROCESSO
    Inicialmente se escolhe um OBJETIVO (OBJ), e um PROCESSO para se chegar a este objetivo.
    PEx. 1. OBJ Retirar John da prisão. PROCESSO Plano e execução.
    2. OBJ Encantar uma audiencia. PROCESSO Show.
    3. OBJ fazer amizade com a Mary. PROCESSO Um encontros.

    CARACTERISTICAS (CARACT)
    Temos que uma pessoa três características (CARACT) principais, que são representativos de como aquela pessoa age. As ações realizadas pela personagem podem ser desses 3 tipos... mas o tipo que for escolhido é a que ela utiliza com mais frequência.
    As características são:
    - CRIATIVO (CRI), que pode ser algo mais intrépido, inovador, típico de pessoas que gostam de arriscar, arrojados. São mais intensos, arriscam mais, com maiores ganhos e perdas. Tendem a apostar mais. Usam técnicas inovadoras, perigosas. Existe o modo criativo de se fazer as coisas.
    - EMOCIONAL (EMO), que é algo mais sentimental, subjetivo, empático, romântico, intuitivo. São mais emocionais, tem uma ligação e cuidado, que os deixam mais fáceis de serem perdoados em caso de erro. Usam técnicas mais baseadas na intuição, místico. Existe o modo emocional (carinhoso) de se fazer as coisas.
    - RACIONAL (RAC), que é um meio-termo, algo que utiliza o conhecimento, tecnicas e experiência para se avaliar a melhor atitude. São mais racionais, observadores, tem uma chance maior de serem bem-sucedidos no que fazem. Usam técnicas já testadas e confirmadas. Existe o modo racional de se fazer as coisas.

    AÇÕES
    Existem variados tipo de AÇÕES diferentes que podem ser tomados, definidos por VERBOS. Eles podem ou não ter OBJETOS. Podemos beijar (geral), ou beijar a boca (especifico).  Para a ação também existe o MODO como se vai fazer (racional ou tecnico, criativo ou arriscado, emocional ou carinhoso)
    Continuando, voce pode executar suas ações de tres maneiras: de maneira criativa, racional ou emocional. Cada uma delas modifica de uma maneira diferente a rolagem. Muitas vezes é possível pegar pela descrição da ação, mas opcionalmente pode-se deixar escrito em off a maneira ou MODO usado.

    Algumas ações podem ser de especialidade do personagem (ESP), e podem ser usadas com dois modos. Pex: Beijar na boca com carinho e técnica.

    Normalmente, as personagens tem 3 coisas que gosta, e 3 coisas que nao gosta. Pode ser uma ação e um objeto, ou apenas um objeto, como Gosta de falar de KPop, não gosta de falar sobre a familia. Gosta de design de roupas modernas, não gosta de design de roupas antigas. Precisa ser uma coisa especifica. Dizer que gosta de musica é muito amplo, correto seria gostar de Rock.

    Na construção do personagem, é possível contrabalançar o que GOSTA e NGOSTA um com o outro, para não incorrer custos.

    Estes gostos e desgostos podem influenciar nas rolagens... alem disso, npcs tem gostos e desgosto, e saber deles podem ajudar na realizacao dos objetivos.

      Data/hora atual: Qua Ago 12, 2020 8:33 pm