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ATUALIZAÇÃO DO MÊS DE MAIO
Mesas que forem abertas para serem jogadas em outras plataformas
serão excluídas do fórum.

ATUALIZAÇÃO DO MÊS DE JUNHO
A partir de agora somente mestres com mesas ativas no fórum terão o nick laranja
para ficar mais fácil a distinção. Fiquem atentos que em breve teremos
um novo modelo de pedido de mesa!




 

    RASCUNHO

    Leomar
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    Mensagem por Leomar Ter Fev 23, 2021 6:52 am

    Abrigo ...............................Terra
    Ações Furtivas ....................
    Aeroataque ........................Ar
    Aeromanipulação ................Ar
    Alucinação .........................Negra
    Amizade ............................
    Análise ..............................
    Animação Metálica ..............Terra - Negra
    Animação Vegetal ...............Terra
    Anulação Mística .................Negra - Ar
    Apelo ................................Negra - Ar
    Armadilha ..........................Negra (prioritariamente, mas pode ser evocada por outros elementos)
    Armadura Elemental ............Todas
    Armadura Natural ................Terra - Água (mudar desc)
    Assombração .......................Negra
    Ataque Impetuoso ................Fogo
    Ato Falho .............................Psicológica
    Aura ameaçadora ..................333
    Aura Divina ...........................Ar - Água
    Aura Emocional (rever nome)...Negra - Fogo
    Aura Mágica (infundir magia, qq elemento)
    Ausência ...............................333 ou psicológica
    Auxílio Natural .......................Variável, analisar mais
    Azar .....................................333
    Barreira Mística ......................333 mas talvez dê pra adaptar
    Bênção ..................................desmembrar
    Biogerminação ........................Terra - adaptar
    Bloqueio ................................pode ser adaptada, Ar e talvez fogo ou até água
    Boato .....................................Psicológica
    Bola de Fogo ...........................Fogo
    Bote ......................................Ar (arte marcial)
    Bravura ..................................Fogo (psicológica)
    Caçada ...................................Terra (adaptar, possível ativar com Ar ampliando faro)
    Campo Abençoado ....................333 ou talvez não, pensar se adapto
    Camuflagem .............................Negra ou Terra em algumas circunstâncias
    Canal Sonoro............................Ar
    Canção do Alento.......................???
    Canção do Ânimo ......................Fogo - Ar secundário
    Canção do Sono ........................Negra, não necessariamente canção
    Canção do Tormento ...................Negra, psicológica
    Cataclisma .................................??? Negra- Fogo
    Chuva Ácida ...............................Água - Negra
    Círculo de Proteção ....................Ar
    Clarividência .............................Psicológica
    Cobertura ..................................Adaptar
    Comunhão Natural .....................Terra - Água
    Conhecimento ............................Psic adaptar
    Conhecimento Natural .................misturar com anterior
    Conjuração Natural .....................Negra - Ar
    Contatos ...................................Psic mudar titulo
    Contatos Mentais .......................Telepatia
    Contatos Musicais .......................Adaptar
    Controle ....................................Negra
    Controle Climático .......................Todas ou quase
    Controle Mecânico .......................333 Terra
    Conversão Energética ...................adaptar pra algo mais geral
    Convivência .................................Psic
    Convocação .................................Psic
    Convocação Animal .......................Todas
    Coordenação ................................Fogo - Terra?
    Corrente .....................................Terra - Negra
    Covardia .....................................Negra
    Criação .......................................Negra
    Criptograma Místico .....................???
    Curas Espirituais ..........................Ar - Água
    Curas Físicas ...............................Variável Ar- Água - Terra
    Dardos de Gelo ............................Água
    Defesa Intuitiva..........................Todas
    Degeneração Física .....................Negra
    Desertificação ............................Terra - Fogo (Água com mods)
    Desintegração .............................Roubada, pensar se dá pra adaptar
    Deslocamento Natural ..................333
    Despistamento .............................333
    Detecção de Magia .......................regra à parte
    Detecções ...................................Ar - Negra (Água como ritual)
    Detectar Intenção ........................Psic
    Doenças .....................................Negra - Água
    Domínio .....................................Variável
    Domínio Mental ...........................Psic
    Domínio Natural .........................???
    Elemental da Água ......................Água
    Elemental da Terra ......................Terra
    Elemental do Ar ..........................Ar
    Elemental do Fogo .......................Fogo
    Elo Animal...................................Terra - Ar (verificar se não está repetitivo)
    Empatia .....................................Psic (Ar?)
    Empatia Animal...........................Variável, ver se não está repetitivo
    Encantamento ...........................Regras próprias
    Encolhimento ............................333
    Energia Infernal .........................Fogo - Negra
    Escalar Superfícies ......................Variável?
    Esconjuração .............................Ar - Água
    Escudo Místico ...........................Terra - Água (pensar em escudo contra magia)
    Escudo Térmico ..........................Fogo
    Escuridão ..................................Negra
    Esfera Negra.............................Negra
    Esquecimento ............................Psic Negra - Água - Terra
    Explosão Mística .........................Adaptar
    Fabricação .............333 magia que aumente destreza de forma geral seria mais interessante
    Fanatismo .................................Adaptar
    Faro .........................................Ar - Terra
    Fascínio ...................................Psic
    Feixes Incandescentes ...............Ar
    Fitogênese ...............................adaptar
    Fôlego ......................................Ar
    Força Mútua ................................................................................................................................. 94
    Força Sagrada ............................................................................................................................... 95
    Força Sentimental ......................................................................................................................... 95
    Forma de Pedra ............................................................................................................................ 96
    Garras ........................................................................................................................................... 97
    Geoanimação ................................................................................................................................ 97
    Geomanipulação .......................................................................................................................... 98
    Geoproteção ................................................................................................................................. 99
    Globo de Luz..................Ar - Fogo
    Graça Divina ................................................................................................................................. 99
    Habilidade Animal ..................................................................................................................... 100
    Hidromanipulação ..................................................................................................................... 100
    Hidrotolerância .......................................................................................................................... 101
    Ícone Sagrado ............................................................................................................................. 102
    Identificação ............................................................................................................................... 102
    Ilusão: Aspecto Humano.........Negra
    Ilusões ......................................................................................................................................... 103
    Imagem ....................................................................................................................................... 104
    Inteligência Animal .................................................................................................................... 105
    Invisibilidade .............................................................................................................................. 105
    Ira Divina .................................................................................................................................... 106
    Lágrima de Dragão ..................................................................................................................... 107
    Lamina de Luz ........................................................................................................................... 107
    Leitura ......................................................................................................................................... 108
    Leitura de Hábitos ..................................................................................................................... 108
    Leitura Labial ............................................................................................................................. 109
    Lenda Viva .................................................................................................................................. 109
    Lendas ........................................................................................................................................ 110
    Ler Trilhas .................................................................................................................................. 111
    Levitação ..................................................................................................................................... 111
    Libertação ................................................................................................................................... 112
    Licantropia Lupina ..................................................................................................................... 112
    Ligação Afetiva ........................................................................................................................... 113
    8
    Linguagem .................................................................................................................................. 114
    Malabarismo ............................................................................................................................... 115
    Maldições .................................................................................................................................... 115
    Manipulação de Luz ................................................................................................................... 116
    Manipular Confiança.................................................................................................................. 116
    Marca Arcana ............................................................................................................................. 117
    Marca da Morte .......................................................................................................................... 118
    Medo ........................................................................................................................................... 118
    Memorização .............................................................................................................................. 118
    Meteoros ..................................................................................................................................... 119
    Modificar Espírito ...................................................................................................................... 120
    Montar ........................................................................................................................................ 121
    Motivação ................................................................................................................................... 121
    Mutação ...................................................................................................................................... 122
    Mutualidade ................................................................................................................................ 122
    Necroanimação .......................................................................................................................... 123
    Necroconhecimento ................................................................................................................... 123
    Necropotência ............................................................................................................................ 124
    Nuvem de Feromônio.............Negra - Fogo
    Obstinação .................................................................................................................................. 125
    Ódio ............................................................................................................................................ 126
    Onda Destrutiva ......................................................................................................................... 126
    Onda Psíquica ............................................................................................................................ 127
    Ordens ........................................................................................................................................ 128
    Orientação .................................................................................................................................. 128
    Paralisia ....................................................................................................................................... 129
    Peçonha ...................................................................................................................................... 129
    Pentagrama Místico .................................................................................................................... 131
    Pergunta ...................................................................................................................................... 132
    Persistência ................................................................................................................................. 133
    Perspicácia .................................................................................................................................. 133
    Pesadelo ...................................................................................................................................... 134
    Piromanipulação ........................................................................................................................ 134
    Piroproteção ............................................................................................................................... 135
    Plano Místico .............................................................................................................................. 135
    Possessão .................................................................................................................................... 136
    Presença Divina .......................................................................................................................... 137
    Presença Intimidadora ............................................................................................................... 138
    Pressentir Perigo ......................................................................................................................... 138
    Previsibilidade ............................................................................................................................ 138
    Prisão .......................................................................................................................................... 139
    Prisão Demoníaca ...................................................................................................................... 140
    Prisão Vegetal ............................................................................................................................. 140
    Projeção ...................................................................................................................................... 141
    Projeção Sensorial ...................................................................................................................... 142
    Proteção Animal ......................................................................................................................... 142
    Proteção Divina .......................................................................................................................... 143
    Proteção Mental ......................................................................................................................... 143
    Proteção Natural ........................................................................................................................ 143
    Proteção Vegetal ......................................................................................................................... 144
    Pseudoconsciência ..................................................................................................................... 144
    Pseudomatéria ............................................................................................................................ 145
    Purificação .................................................................................................................................. 146
    Putrefação ................................................................................................................................... 147
    Quebra de Encantos .................................................................................................................. 147
    Raio Elétrico ............................................................................................................................... 148
    9
    Raízes Místicas ............................................................................................................................ 149
    Rastreamento .............................................................................................................................. 149
    Recuperação Física ..................................................................................................................... 150
    Refletir ........................................................................................................................................ 150
    Regeneração ............................................................................................................................... 151
    Rejuvenescimento ...................................................................................................................... 151
    Relâmpago .................................................................................................................................. 152
    Réplicas ....................................................................................................................................... 152
    Resistência .................................................................................................................................. 153
    Resistência à Fadiga .................................................................................................................... 153
    Resistência Elemental ................................................................................................................. 153
    Ressurreição ............................................................................................................................... 154
    Restauração ................................................................................................................................. 154
    Retenção Mágica ........................................................................................................................ 155
    Retorno ....................................................................................................................................... 156
    Ritual de Sangue ......................................................................................................................... 156
    Ruído .......................................................................................................................................... 157
    Runa ............................................................................................................................................ 158
    Sacrifício ..................................................................................................................................... 158
    Sagração de Itens ........................................................................................................................ 159
    Sedução....................................................................................................................................... 160
    Sentido Natural .......................................................................................................................... 160
    Serenidade .................................................................................................................................. 161
    Sexto Sentido .............................................................................................................................. 161
    Silêncio ....................................................................................................................................... 162
    Solo Sagrado ............................................................................................................................... 162
    Sombras ...................................................................................................................................... 163
    Sono ............................................................................................................................................ 163
    Sorte ............................................................................................................................................ 164
    Sósia ............................................................................................................................................ 165
    Sugestão ...................................................................................................................................... 166
    Téc. Espada da Alvorada........Ar
    Téc. Espada da Manhã...........Água
    Téc. Espada do Meio-Dia........Fogo
    Téc. Espada do Crepúsculo.....Terra
    Téc. Espada da Meia-Noite.....Negra
    Telecinese ................................................................................................................................... 167
    Tensão ........................................................................................................................................ 167
    Terremoto .................................................................................................................................. 168
    Toque Gélido ............................................................................................................................. 169
    Transformação ........................................................................................................................... 169
    Transformação Metálica ............................................................................................................ 170
    Transmutação ............................................................................................................................. 171
    Transporte Dimensional ............................................................................................................ 172
    Unidade Natural ......................................................................................................................... 172
    Ventriloquismo ........................................................................................................................... 173
    Vigília .......................................................................................................................................... 173
    Vigor ........................................................................................................................................... 174
    Vínculo ....................................................................................................................................... 174
    Visão de Batalhas ....................................................................................................................... 174
    Visão de Cena............................................................................................................................. 175
    Visão Mística .............................................................................................................................. 175
    Visão Noturna ............................................................................................................................ 176
    Visão Térmica ............................................................................................................................
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    Mensagem por Leomar Dom Fev 28, 2021 1:14 pm

    Se eu conseguir ficar um pouco longe do facebook e do xvideos talvez eu consiga atualizar isto.

    Na tentativa de adaptação 1.0 vou usar a ideia de gradação de poder, já que não estamos trabalhando com níveis. Se percebermos que seria melhor criar níveis (mais fácil seria) podemos tentar uma adaptação 2.0

    No sistema de gradação, ao invés de magias apenas acontecerem ou não e só poderem ser escolhidas depois de certo nível, cada magia tem efeitos que começam fracos e vão se tornando mais forte à medida que o Poder Mágico aumenta.

    Globo de Luz:

    Bola de Fogo:

    * Magias com duração, como Globo de Luz podem ser terminadas antes do tempo por quem a invocou.

    * Cada um pode usar o efeito até o limite de seu Poder Mágico ou abaixo, pagando os devidos custos. O custo pago em PM é gasto mesmo se o teste der errado.

    * Usar efeitos abaixo de 20% seu limite ganha modificadores positivos nos testes. Se alguém tiver Poder Mágico do elemento fogo de 30% mas quer usar uma bola de fogo de apenas 10% (seja para economizar PM ou apenas porque precisa de um efeito menor mesmo) ele ganha um mod+1 para o alvo, se tiver poder mágico 50% fogo e usar Bola de Fogo de 20% ganha mod+2 e assim por diante.

    * Se seu poder mágico for até 5% menor que a magia desejada, pode fazer o teste com mod-1. Exemplo: você tem só 5% Ar, mas quer um Globo de Luz que paire sobre sua cabeça, seu alvo é 14, portanto você tem que tirar 13 ou menos.

    A maioria das magias se transforma num efeito físico quando são corretamente evocadas (alguém sabe se o certo é evocar mesmo ou invocar?), já outras podem afetar o corpo ou a mente do mago. Estas normalmente têm pré-requisito as perícias "Arte-Marcial" ou "Psicologia". Magias marciais do elemento Ar costumam dar maior agilidade ao mago; as de Água melhor precisão; as de Terra mais resistência; as de fogo mais força.

    Algumas destas magias marciais ou psíquicas não precisam de um elemento específico, podendo ser usadas por qualquer um que tenha treino, como:

    Defesa Intuitiva:

    Algumas magias também podem ser canalizadas para armas, tendo a perícia da arma como pré-requisito.

    Técnica Espada da Alvorada:

    Técnica Espada da Manhã:

    Técnica Espada do Meio-Dia:

    Técnica Espada do Crepúsculo:

    Técnica Espada da Meia-Noite:

    Estou pensando em permitir duas magias conhecidas para cada nível de misticismo. Isto vale para as magias iniciais e para quando subir a perícia, mas cada um pode aprender quantas magias novas quiser, desde que tenha fonte de estudo (tomos, mentor) e treine esta nova magia. Os primeiros treinos devem ser com o nível mais baixo da magia, mesmo que seu poder mágico seja alto, por exemplo: já tem 50% de poder do elemento Água, mas ainda está aprendendo "Dardos de Gelo", então tem que começar com ela apenas em 10%, depois que aprendeu pode usar com sua capacidade total.

    Seguindo isto, Mortalha e Kate começam com 8, Nadhull, Ka e Azriel com 6 magias conhecidas. Já é mais que suficiente já que a maioria só usa 3 ou 4 mesmo.

    Alguns efeitos são bem fracos e podem nem ser considerados magias, mas apenas "truques" de canalização, tais como: criar faíscas nas pontas dos dedos, segurar uma porção de água nas mãos por alguns segundos sem que ela escorra, criar uma leve brisa, aquecer um chá usando mana, fazer uma planta germinar com o dobro da velocidade normal, identificar pequenos miasmas no local... estes "truques" (vou procurar nome mais adequado depois) podem ser usados por qualquer um que tenha mesmo que apenas 5% de poder em um elemento, e custam apenas 1PM para cada vez que forem usados, eles não vão entrar na lista de magias aprendidas.

    Muitos despertam o dom, mas não atingem mais do que o poder de "truques", não chegando a se tornar magos de verdade. Portanto ver uma mulher acendendo velas numa taverna só com faíscas mágicas não chega impressionar ninguém fora os quietos. Uma pessoa que pratica meditação e canaliza mana para o próprio corpo em pequenas "doses" pode até começar a se desenvolver melhor (por exemplo melhorando suas capacidades de esquiva), mas também não chega impressionar. Em algumas cidades artistas de rua podem usar truques de prestidigitação junto com pequenas canalizações verdadeiras para entreter outros. São exemplos de pessoas que não estão entre os quietos (pessoas com 0% de poder mágico) mas também não são verdadeiros magos.

    Não vou detalhar estes "truques" por enquanto, mas se acharem que querem fazer uma magia que enquadre neste quesito, podem fazer sem muito treino, e algumas vezes nem precisará de teste. Quando Ka conheceu Jussara, ela estava neste nível, conseguia criar algumas pequenas chamas pra se defender das outras mulheres que a atacavam, mas não passava disto.

    Outras questões que, por enquanto, não vou detalhar em miúdos:

    * Para PERCEPÇÃO MÁGICA não é preciso de teste de misticismo e sim do atributo Percepção, já uma análise de um objeto que você já sabe que é mágico é com misticismo, mas a priori não precisará de uma magia específica para isto. Encantamentos podem ser colocados em objetos ou até lugares, e seguem um "paradoxo de força": quanto maior a força do encantamento, mais fácil será perceber que tem um encantamento ali, porém mais difícil será analisar as propriedades dele. Um anel que dá +1 de força pra quem usa é difícil de ser identificado, podendo passar-se por um anel comum facilmente; Já um anel que dá +4 de vitalidade é bem mais fácil de saber que é encantado, mas não tão fácil de saber exatamente tudo que ele faz (usando ele vc percebe que a vitalidade aumenta assim como PVs e PMs, mas pode não saber exatamente em quanto); Alguns lugares que você entra consegue perceber imediatamente a diferença da vibração, ou pode até pressentir caso esteja perto de uma pessoa com poder mágico extremamente acima do normal, embora isto não indique qual poder daquela pessoa/local.

    * Analisar magias ou encantamentos de um elemento que você tenha o dom é sempre mais fácil (meio óbvio, mas vale lembrar). Também é mais fácil saber que outra pessoa está evocando uma magia se você também conhece aquela magia específica. Alguém com o dom mágico que conheça uma magia que irá ser canalizada pode tentar bloquear ou desviar esta magia, criando dificuldades para o evocador.

    * Uma pessoa com dom pode tentar transferir parte de sua energia mágica para outra pessoa, isto não precisa de magia específica e basicamente é o que já fizeram pra trazer a Kate pra realidade novamente. É também possível roubar a energia de outra pessoa, mas roubar é bem mais difícil do que doar, súcubos e íncubos costumam roubar a energia de outros durante o sexo pois assim o outro está com defesas mágicas normalmente mais baixas. Esta transfusão de energia, seja por consentimento mútuo ou não, depende da resistência à magia de quem irá receber ou de quem irá se roubar a energia. Além disto é sempre mais fácil fazer a transferência de pessoas com dom no mesmo elemento, embora não seja impossível transferir energia mágica de elementos diferentes.

    * Duas ou mais pessoas que dominem uma mesma mágica podem também unir forças para ampliar sua magia, por exemplo: dois magos possuem Bola de Fogo, ambos com 20% de poder mágico de Fogo, os dois podem se unir para criar uma bola de fogo de 40%. Mas como isto é mais difícil, o tempo de evocação e o custo serão ampliados a critério do mestre. Este é um princípio de magia ritual.

    * Qualquer mago pode, sozinho ou em grupo, transformar uma magia conhecida simples em ritual para ampliar seus efeitos. O ritual é sempre bem mais demorado  que uma magia simples, se uma bola de fogo pode ser evocada com apenas um turno, um ritual de Bola de Fogo demora minutos inteiros. Além da evocação e PM gasto a mais, rituais costumam ter componentes materiais a mais, pois se o mago tivesse poder bastante para fazer a magia de uma vez, não precisaria de um ritual, sendo assim o mago vai acumulando energia mágica em objetos para depois usar esta magia acumulada de uma vez. Sendo assim, usando mais uma vez o exemplo Bola de Fogo: um mago com 50% de poder do elemento Fogo pode fazer uma bola de Fogo de 60%, 70% ou até mais de 100% usando um ritual.

    Algumas magias só podem ser realizadas por rituais.
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    Mensagem por Leomar Qua Mar 03, 2021 9:03 pm

    Aeroataque:

    Aeromanipulação:

    Canal Sonoro:

    Uma magia como Aeroataque pode ir sendo "refinada" com o treino para outras, como Aeromanipulação. O @Pikapool já usou Aeroataque uma vez, sendo então uma das magias já treinadas dela.

    Dependendo da criatividade do jogador, as magias podem ser usadas de formas diferentes das descrições, ou até com outros elementos, desde que consiga se justificar alguma mecânica para isto, que é o que chamo de "Roubar Arena". Isto porque, numa luta mágica "en arena", os elementos usados dentro da arena ficam com concentração tão forte que até se você não tiver o dom de um destes elementos concentrados, pode conseguir domina-lo momentaneamente "na cagada" (futuramente, beeem futuramente, vou tentar deixar esta parte mais clara).

    Por exemplo: num lugar que já esteja ventando forte, o jogador pergunta se pode usar Aeroataque para, usando o vento da magia, desviar o vento do cenário (criando uma "bolha de proteção contra vento em volta de si), é uma mecânica perfeitamente justificável já que é vento contra vento, então pode ser feito.

    A magia Canal Sonoro pode ser considerada uma forma criativa de usar Aeromanipulação, portanto é um tipo de roubo de arena.

    Também é possível usar uma magia contra outra magia, mas novamente tem que ter uma mecânica justificável, por exemplo: Bola de Fogo é um turno de conjuração, portanto muito rápida e difícil de contra-atacar, mas se outro jogador percebe de imediato que alguém vai usar bola de fogo, ele pode contra-atacar com Aeroataque ou Aeromanipulação? Para mudar parte da trajetória de onde a Bola de Fogo vai cair, sim. Para impedir que ela exploda e cause dano, não. Ou ainda: a Bola de Fogo explodiu e claro, começou queimar o que tinha de inflamável perto, pode se usar Aeromanipulação para conter as chamas com o efeito vórtice? Também é possível, se as chamas ainda estiverem num tamanho controlável.

    Se dois jogadores quiserem combinar suas magias, também é possível usando a mesma mentalidade acima: o primeiro canaliza a bola de fogo, e o segundo desvia ela com magia do ar, mudando seu alcance.

    É possível também roubar arena fazendo um elemento imitar magia de outro, porém isto gastará mais mana, por exemplo: o ar está bem úmido (talvez com névoa, perto de uma cascata ou mesmo num local com concentração anormal de mana azul) e o jogador pergunta se pode usar o efeito vórtice de Aeromanipulação com as partículas de água ou invés de ar, podendo fazer inclusive que um gás fique confinado dentro do vórtice de água ao invés do contrário. A mecânica é justificável, mas vai custar mais do que se fosse feita com o elemento ar.

    Outro exemplo: Aeroataque pode ser usado por seres alados para melhorar o voo ou fazer guinadas bruscas, já que você pode trazer o vento contra si mesmo. Mas diferenças bruscas de temperatura criam correntes de ar fortes, tanto que se tentar voar perto de um vulcão pode ser catapultado pra cima, ou para baixo dependendo do ponto, sendo assim, alguém com dom apenas do fogo poderia criar corrente de ar também? É muito mais difícil, mas quem já faz isto é a Keela (aquela súcubo fodona que viram no começo da aventura e na aventura antes desta) que até onde se sabe é a segunda criatura com voo mais rápido de Akaŝa.
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    Mensagem por Leomar Qui Mar 04, 2021 6:49 am

    Abrigo:

    Muitas magias usam componentes que podem ser gestuais, verbais ou alguma coisa física que precise para canalizar a magia. Como em todo sistema, nem sempre importamos muito com estes componentes, a não ser quando o jogador está impossibilitado de falar ou mover. E também em Akaŝa, com treino a parte verbal pode ser ignorada, pois o que canaliza mesmo a magia é a vontade do evocador. A gestual é mais difícil de ignorar porque o evocador usa os gesto para visualizar a própria magia (fazer a mana fluir em direção a suas mãos, apontar a direção da magia, acumular o poder em um ponto, etc.).

    Já componentes físicos, como a pequena porção vegetal da magia abrigo, se o personagem não tiver nem mesmo um monte de gravetos perto, pode canalizar através de um amuleto preparado previamente. Estes amuletos podem servir para várias magias. Como as runas que a Mortalha já usou quando enfiou na garganta do batedor morto para criar uma marionete.
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    Mensagem por Leomar Dom Mar 14, 2021 11:01 am

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