Pessoal, como prometido aqui está está a primeira parte de um guia que vou deixar aqui para consultarem. Modifiquei o sistema do Império de Jade visando simplifica-lo bastante, pois acredito ser o melhor para nosso jogo especifico. Nossa preocupação aqui é a história e a diversão, apenas.
E caso vocês estejam interessados na história da nação de Tamu-ra, queria sugerir consultar isso aqui (é bem completinho): https://tormenta.fandom.com/pt/wiki/Tamu-ra
Abaixo uma primeira parte do passo-a-passo para criação dos personagens, com isso vocês já podem começar a criar e a gente a ir conversando, ai assim que possível solto a segunda parte. Se alguém tiver alguma dúvida ou curiosidade a mais é só me perguntar.
Passo 1: ATRIBUTOS
O único atributo encontrado no Império de Jade que não existe em RPGs clássicos como o Tormenta ou D&D é a “Honra”, que traz todo uma mecânica e contexto a mais para o jogo. Mas só estou mencionando-o aqui como uma curiosidade e para deixar clara a primeira mudança que fiz: não vamos usá-lo (que os Deuses me perdoem por essa ofensa kkkk).
Eis os atributos que precisarão preencher:
Agora, como vamos preencher:
- Lance 4D6 e some os 3 maiores resultados para obter 1 valor.
- Repita o processo de lançamento e soma seis vezes.
- Atributa cada um dos 6 valores obtidos com um dos 6 atributos que você possui.
* Cada um de vocês pode escolher lançar 3D6 novamente para tentar substituir o menor dos 6 valores. Se essa nova tentativa resultar em um valor ainda menor, pode manter o antigo.
* Se a soma dos seus modificadores não for pelo menos +4, vocês podem (e recomendo) refazer tudo.
Passo 2: RAÇA
O Império de Jade não conta com elfos, anões ou orcs. A nação de Tamu-ra possui suas próprias raças com características e histórias distintas. Vou aborda-las separadamente, mas deixo com vocês a tabelinha de ajuste que cada uma trás com relação aos atributos:
Raças:
Passo 3: HISTÓRIA E PERSONALIDADE
Quero finalizar essa primeira parte do guia por aqui, justamente nesse ponto que para nós é o mais importante. Creio que seja o caminho mais lógico, visto que uma vez que os atributos e as raças foram definidos, cada um já possui uma ideia bem formada do que quer com o personagem e seja o momento de definir seu passado, suas motivações, desejos, medos, aliados, inimigos, tudo que vocês gostarem de mencionar e detalhar no Background dos personagens. Não tem regras aqui, só sejam criativos e tragam à vida os personagens que protagonizarão essa história na nação de Tamu-ra.
OBS: Ainda não abordei Classes, Pericias e Talentos, mas considero essas características "apenas derivantes" do que for decidido nos 3 primeiros passos.
E caso vocês estejam interessados na história da nação de Tamu-ra, queria sugerir consultar isso aqui (é bem completinho): https://tormenta.fandom.com/pt/wiki/Tamu-ra
Abaixo uma primeira parte do passo-a-passo para criação dos personagens, com isso vocês já podem começar a criar e a gente a ir conversando, ai assim que possível solto a segunda parte. Se alguém tiver alguma dúvida ou curiosidade a mais é só me perguntar.
CRIAÇÃO DE PERSONAGEM - PARTE 1
Passo 1: ATRIBUTOS
O único atributo encontrado no Império de Jade que não existe em RPGs clássicos como o Tormenta ou D&D é a “Honra”, que traz todo uma mecânica e contexto a mais para o jogo. Mas só estou mencionando-o aqui como uma curiosidade e para deixar clara a primeira mudança que fiz: não vamos usá-lo (que os Deuses me perdoem por essa ofensa kkkk).
Eis os atributos que precisarão preencher:
- ATRIBUTOS:
Força – É o atributo cujo modificador será usado para rolagens de ataque/dano corpo-a-corpo e testes de perícia (Atletismo).
Destreza – O modificador é aplicado em rolagens de ataque à distância, bônus em classe de armadura (CA) e diversos testes de perícia (como Acrobacia, Iniciativa etc).
Constituição – O modificador é usado para definir os pontos de vida no começo do jogo e também é aplicado por nível. É usado em testes de Constituição e Fortitude.
Inteligência – O modificador serve também para definir quantas pericias treinadas o personagem possui (explico na escolha de pericias) e também é usada para testes de Conhecimento, Ofício etc.
Sabedoria – Só pra deixar clara a diferença: inteligência é a capacidade de raciocínio e a sabedoria é mais como um valor de “bom senso”, intuição e força de vontade. O modificador é usado em testes de Percepção, Vontade, Cura, Intuição e Sobrevivência.
Carisma – Modificador usado em testes de Intimidação, Enganação, Diplomacia, Atuação, obter informações e Adestras Animais.
Agora, como vamos preencher:
- Lance 4D6 e some os 3 maiores resultados para obter 1 valor.
- Repita o processo de lançamento e soma seis vezes.
- Atributa cada um dos 6 valores obtidos com um dos 6 atributos que você possui.
* Cada um de vocês pode escolher lançar 3D6 novamente para tentar substituir o menor dos 6 valores. Se essa nova tentativa resultar em um valor ainda menor, pode manter o antigo.
* Se a soma dos seus modificadores não for pelo menos +4, vocês podem (e recomendo) refazer tudo.
Passo 2: RAÇA
O Império de Jade não conta com elfos, anões ou orcs. A nação de Tamu-ra possui suas próprias raças com características e histórias distintas. Vou aborda-las separadamente, mas deixo com vocês a tabelinha de ajuste que cada uma trás com relação aos atributos:
Raças:
- HUMANO:
Um pouco sobre: Os humanos são famosos por sua variedade e individualidade, distintos em tudo que é possível. Ainda assim, o humano típico de Tamu-ra é reservado, introspectivo não divide seus pensamentos e sentimentos pessoais sem uma boa razão.
No passado, as comunidades humanas de Tamu-ra não diferiam muito daquelas no Reinado: um castelo cercado de comércios variados e fazendas mais afastadas. Hoje, raríssimas estruturas originais sobreviveram ao apocalipse, mas ruinas de alguns palácios tem sido encontradas e restauradas.
Habilidades:
- 2 Pericias Treinadas Extras (quaisquer)
- 2 Talentos Extras (ainda necessário cumprir pré-requisitos)
- KAIJIN:
Um pouco sobre: São os meio-demônios de Tormenta. Poucos kaijin apresentam traços humanos, sendo seus corpos geralmente cobertos de carapaça, verrugas ou pelugem. Seus rostos podem possuir antenas, crostas ou até presas, o que faz com que praticamente não possam ser diferenciados dos outros demônios da Tormenta.
Não há comunidades de kaijin e estes não são bem-vindos em quase lugar nenhum, o que faz destes seres indivíduos isolados com tendências a apresentar um comportamento raivoso, ressentido, amargo e quase sempre agressivo.
Habilidades:
- Afinidade com a Tormenta: Não recebe efeitos negativos que podem ser causados pela Tormenta e seus monstros.
- Ameaçador: O atributo Força é usado na perícia Intimidação (ao invés de Carisma)
- Talentos: + Anatomia Insana, + Carapaça, + 2 Talentos de Tormenta adicionais.
- Visão no Escuro
- HENGE:
Um pouco sobre: Possuem a forma animal e a forma humanoide. Enquanto na primeira forma, são diferenciáveis de animais comuns na aparência. Na segunda forma, são uma versão humanoide do animal da primeira forma. Consideram-se, em sua maioria, parte da natureza e tendem a evitar outras raças, assim como também preferem evitar enfrentamentos. Mas de forma geral, sua espécie animal também tem papel importante em suas personalidades individuais.
Por serem criaturas da natureza, não há exatamente uma comunidade Henge formada e bem localizada: comumente habitam as florestas em pequenos bandos.
Habilidades:
- Forma Animal: Um Henge pode mudar de forma, alternando entre a forma humanoide e animal como bem quiser. Quando se torna animal, suas roupas e armas são absorvidas.
- Arma Natural: Garras (1D4) e/ou Mordida (1D6)
- Agilidade Animal: O atributo Destreza é usado na perícia Atletismo (ao invés de Força)
- Sentidos Aguçados: +4 em testes de Percepção. Dentro do raio de 9m detecta automaticamente a presença de inimigos (embora não saibam a localização exata).
- Visão no Escuro
- RYUUJIN:
Um pouco sobre: Em Tamu-ra, o nascimento de um meio-dragão não se dá pelo acasalamento entre seres humanoides e dragões. Aqui a vinda de uma criança meio-dragão ao mundo é resultado de uma intervenção divina e esta é considerada uma benção que traz enorme felicidade e prestigio para sua família, seja ela de qual classe for: se a família era da classe Daisho (trabalhadora, cidadãos comuns), o nascimento de um Ryuujin os eleva automaticamente para a classe aristocrata do Império, Dai’zenshi.
Fisicamente, os Ryuujin se diferem bastante dos meio-dragões encontrados em outros lugares. Em Tamu-ra, os Ryuujin se parecem muito com humanos e geralmente são vistos como a definição do padrão de beleza no Império. Comumente são altos e possuem cores de cabelo e olhos exóticas, e só revelam suas características dracônicas quando em situações extremas: olhos ardentes, garras, etc.
Habilidades:
- Digno: +4 em estes de Diplomacia
- Resistência Celestial: Recebe resistência 5 contra 3 elementos escolhidos entre: ácida, eletricidade, fogo, frio e vento.
- Sorte Ancestral: +2 em quaisquer testes de resistência
- Visão no Escuro
- HANYÔ:
Um pouco sobre: Quando a herança sobrenatural gerada pelo acasalamento entre um humano e um youkai (criatura sobrenatural) desperta, geralmente após gerações, nasce um Hanyô. Um ser mágico meio-youkai. Os indivíduos dessa raça geralmente são hiperativos, impacientes, rebeldes e explosivos (basicamente, infantis). Fisicamente se parecem muito com humanos no geral, mas sempre trazem consigo alguma característica exótica como orelhas pontudas, pele manchada, caudas ou até chifres.
Vivem entre os humanos com naturalidade e são bem aceitos, mas geralmente se encontram levando a vida como viajantes por não se adaptarem às regras e leis locais. Também são pouco ligados à religião por uma questão de disciplina.
Habilidades:
- Arcano: +4 em testes de Identificar Magia
- Brincar com Sentimentos: Aprende um jutsu básico de carisma à sua escolha.
- Espírito Livre: +4 em testes contra efeitos que restringem o movimento
- Poder Salvador: Pode escapar de algum apuro com uma façanha surpreendente, recorrendo à sua ancestralidade mística. Nesse caso, pode executar jutsus ou outros poderes com custo de PM (pontos de magia) -1.
- MASHIN:
Um pouco sobre: Indo contra as definições existentes do que é um ser vivo e o que é artificial, os Mashin são criaturas humanoides criadas pelos povos antigos de Tamu-ra com personalidades (até certo ponto) e vontade próprias. Avançados ao ponto de atualmente serem considerados cidadãos comuns no Império de Jade.
Embora as antigas técnicas de criação desses seres tenham se perdido na queda de Tamu-ra durante a época da tormenta (quando serviam clãs e famílias humanas), ainda restaram alguns desses exemplares vagando pelo Império, mas nunca em número suficiente para compor uma comunidade única. Por esta razão, vivem entre as comunidades humanas.
Habilidades:
- Imunidades: Doenças, cansaço, veneno, sono, efeitos de paralisia e mal-estares que geralmente atingem seres orgânicos.
- Sem Cura: Testes de Cura que tenham um Mashin como alvo são ineficazes. Deve-se usar a perícia Ofício para recupera-los.
- Cura Elemental: É imune ao dano causado por um dos elementos à escolha: ácido, eletricidade, fogo, frio ou vento). Caso seja atingido pelo elemento ao qual é imune, recupera pontos de vida equivalente à metade do dano que teria sido causado.
- Visão no Escuro
- NEZUMI:
Um pouco sobre: Antigo inimigo do Império, o povo rato acreditava ser o legitimo povo da ilha de Tamu-ra e vivia em constante conflito com aqueles que consideravam invasores. Atualmente, apesar do rancor histórico, comumente os Nezumi conseguem trabalhar com os outros para reconstruir tudo que foi perdido na tormenta.
No geral, são agressivos e tem um comportamento que pela maior parte das outras raças é considerado rude. Uma raça comumente com pouca capacidade de expressar ou receber gentilezas.
Suas aldeias se encontram nas montanhas e se expandem por túneis, sendo estes cada vez mais numerosos dentro do Império.
Habilidades:
- Amedrontador: +4 em testes de Intimidação.
- Faro: +4 em testes de Percepção. Qualquer um dentro do raio de 9m é detectado automaticamente (embora não saibam a localização exata).
- Visão no Escuro.
- VANARA:
Um pouco sobre: O mais antigo povo das montanhas na ilha de Tamu-ra é o povo macaco, os Vanara. Conhecidos como geralmente sendo sábios e seres nobres, os Vanara tendem a apresentar uma personalidade exatamente assim: calmos, introspectivos e ponderados. Em sua maioria identificados como indivíduos generosos, porém reclusos.
Não possuem rivalidade histórica com qualquer outra raça do império.
Habilidades:
- Cauda Preênsil: Podem usar a cauda para manejar armas leves (adagas) e objetos variados.
- Conheça o Inimigo: +1 em jogadas de ataque.
- Culto: Pode realizar testes de Conhecimento sem treinamento.
- Mente sobre a Matéria: Ao fazer um teste de Fortitude, um Vanara também pode fazer um teste de Vontade e ficar com o teste de melhor resultado.
- Visão no Escuro.
Passo 3: HISTÓRIA E PERSONALIDADE
Quero finalizar essa primeira parte do guia por aqui, justamente nesse ponto que para nós é o mais importante. Creio que seja o caminho mais lógico, visto que uma vez que os atributos e as raças foram definidos, cada um já possui uma ideia bem formada do que quer com o personagem e seja o momento de definir seu passado, suas motivações, desejos, medos, aliados, inimigos, tudo que vocês gostarem de mencionar e detalhar no Background dos personagens. Não tem regras aqui, só sejam criativos e tragam à vida os personagens que protagonizarão essa história na nação de Tamu-ra.
OBS: Ainda não abordei Classes, Pericias e Talentos, mas considero essas características "apenas derivantes" do que for decidido nos 3 primeiros passos.