Vocês foram escolhidos para proteger a terra, seja por alienígenas, por magia ou pelos próprios humanos e o destino de vocês é ajudar aqueles que mais precisam ou podem virar as costas para a humanidade e destruí-la. Não foram apenas os seres humanos a serem destinados a grande dessa e sendo assim outras raças que habitam o planeta ou não podem ajudar ou destruir a terra.
Faça você mesmo a sua história e seja o salvador ou o destruidor da humanidade, seja o que quiser e se torne um Power Ranger, um Kamen Rider ou até mesmo um Masked Rider (Ex. Jaspion).
Mecânica Básica: rolar o tipo de dado do Trait (que variam de d4 a d12) se tirar igual ou acima de 4, sucesso. Se rolar o valor máximo do tipo de dado, por exemplo, se ao rolar 1d8 você tira “8”, você rola o dado de novo e soma o resultado na primeira rolagem. Isso se chama “Acing”, se nessa segunda rolagem você rolar o valor máximo de novo, soma-se na primeira rolagem e rola novamente.
Os Personagens começam com d4 em cada atributo e tem 5 pontos para aumentar eles, ao custo de 1 ponto cada. Assim passar de d4 para d6 custa 1 ponto, de d6 para d8 custa mais 1 ponto (de d4 para d8 custa 2 pontos,etc.). Normalmente nenhum atributo pode passar de d12.
Os Attributes são divididos em:
Agility (Agilidade) – destreza e velocidade
Smarts (Esperteza) – cultura, educação, o quanto se conhece do mundo, agilidade mental e capacidade de improvisar.
Spirit (Espírito) – sabedoria e força de vontade, e ajuda a recuperar de traumas psíquicos, desânimo, etc.
Strength (Força) – força física, dano em combate corpo a corpo.
Vigor (Vigor) – tolerância física, resistência a doenças e toxinas, e o quanto de dor e dano físico o personagem aguenta.
Habilidades e conhecimentos que o personagem aprendeu. Cada Skill está ligada a um Attribute. As Skills também variam de d4 a d12.
Os Personagens começam com 15 pontos para distribuir entre as Skills. Cada dado da Skill custa 1 ponto, se a Skill for abaixo ou igual ao Attribute relacionado. Para aumentar uma Skill acima do Attribute relacionado, gasta-se 2 pontos por tipo de dado.
Pace (Deslocamento e Velocidade) – Valor básico de 6 para Humanos. Descolamento em 1 rodada de combate. Humanos andam 6 e mais 1d6 se correrem. Cada 1 equivale a 1 polegada ou 2,5 centímetros se forem usadas miniaturas, e equivale a 2 jardas ou 1,8 metros (2 metros para simplificar) no cenário do jogo.
Parry (Aparar, Defesa) – Igual a 2 + metade do Fighting + qualquer bônus por Escudos e certas armas. Esse é o Número Alvo (NA = TN, Target Number) que o atacante precisa rolar para acertar o defensor. Para Traits como, por ex. 1d12+1, divide-se o modificador que não é o dado por 2 e arredonda para baixo, somando na metade do valor máximo do dado descrito. Assim 1d12+1 de Fighting, por exemplo, dá um Parry de 8 [ (1d12/2 = 6) + (+1/2 = 0,5 que vira 0) + 2 ], já 1d12 +2 dá um Parry de 9 [1d12/2 = 6) + (+2/2 = 1) + 2].
Charisma (Carisma, aparência, simpatia) – Valor básico 0 (normal) para Humanos. Edges (Vantagens) e Hindrances (Desvantagens) alteram. É somado nas rolagens de Persuasion (Persuasão) e Streetwise (Manha) e também serve para o MJ (Mestre do Jogo) determinar como os PdMs (Personagens do Mestre) irão reagir ao personagem.
Toughness (Limite de Resistir ao Dano) – Igual a 2 + metade do Vigor + qualquer bônus por armadura corporal (no torso). Qualquer resultado de dano acima desse valor significa que o seu personagem sofreu algum tipo de dano, sofre uma condição, etc. Para Traits como, por ex. 1d12+1, divide-se o modificador que não é o dado por 2 e arredonda para baixo, somando na metade do valor máximo do dado descrito. Assim 1d12+1 de Vigor, por exemplo, dá um Toughness de 8 [ (1d12/2 = 6) + (+1/2 = 0,5 que vira 0) + 2 ], já 1d12 +2 dá um Toughness de 9 [1d12/2 = 6) + (+2/2 = 1) + 2].
São os elementos que customizam o personagem. Edges dão poderes, características especiais, etc. e Hindrances dão pontos de bônus em troca de desvantagens.
No começo do jogo pode se pegar uma Major Hindrance (Complicação Maior) que dá 2 pontos, e duas Minor Hindrances (Complicações Menores), que fornecem 1 ponto cada uma.
Com 2 pontos voce pode aumentar um Attribute em 1 tipo de dado (passar de 1d6 para 1d8 por exemplo), mas apenas ANTES de comprar um Skill ou escolher uma Edge.
Com 1 ponto você pode ganhar 1 ponto de Skill, ganhar dinheiro adicional igual ao seu dinheiro inicial (ex. se o pers. começa com 500$, com 1 ponto ele ganha mais 500$).
Como os equipamentos serão focados em Tokusatsu no geral, vocês terão a liberdade de fazer o que mais lhe agradarem.