Os Augúrios em Lobisomem: O Apocalipse
O Augúrio é a fase da lua sob a qual o Garou nasceu, e segundo os lobisomens, marca o novo Garou de forma extrema, significando muito mais que uma mera formalidade ou signo astrológico. Além de estar diretamente ligado à fúria, o Augúrio define sua função entre a Nação e, segundo se acredita, muito de sua personalidade.
O Augúrio é visto também como um fardo, já que se espera que o Garou siga o modelo e comportamento adequado a ele desde a sua entrada na Tribo. Alguns cedem à pressão, ou se encaixam bem em seu Augúrio, enquanto outros não se sentem à vontade com sua posição dentro da sociedade Garou, decidindo então renunciar a seu antigo Augúrio e escolher um novo através de um ritual. Isso é mal visto entre os Garou, já que vai contra a natureza e é extremamente rude com Luna, que graciosamente oferta seus presentes a seus sobrinhos.
Estar marcado por um Augúrio não significa, no entanto, não ter liberdade para agir conforme a própria vontade – há muitas formas de trabalhar por Gaia, e a maioria delas é muito mais sutil do que a primeira impressão.
Os Cinco Augúrios
Ragabash – Lua Nova: O Trapaceiro. A função do Ragabash é provocar, questionar as tradições e testar seus irmãos para que estejam fortes e sábios, sabendo o momento de lutar e o momento de pensar sem cometer a estupidez de se julgarem tão sábios a ponto de não compreender uma brincadeira.
Theurge – Lua Crescente: Vidente. O Theurge é o profeta, o encarregado de espiar a lua crescente e verificar em sua escuridão e sua meia luz os fios que tecem uma verdade muito maior. Pesquisadores das tradições ligadas aos espíritos, são os encarregados de cuidar de seus irmãos na Umbra, assim como curar as feridas de seus irmãos terrenos.
Filodox – Meia Lua: O Juiz. O Filodox tem a árdua tarefa de julgar as tradições e os outros Garou. Através de sua visão sábia e seu pulso firme, separam o joio do trigo e se asseguram de que a justiça seja feita, mediando todo e qualquer conflito.
Galliard – Lua Minguante: O Bardo. Aqueles que cantam e guardam as tradições, os Galliard são aqueles que entoam os cânticos de guerra e os hinos pelos caídos em batalha, deixando seu coração se inflar pela fúria e paixão de igual maneira.
Ahroun – Lua Cheia: O guerreiro. A lua é tão cheia quanto seu coração, tomado pela fúria. Corajosos e valorosos, são os guerreiros e guardiões, a ira de Gaia direcionada.
Todos os augúrios tem peso, acho que nem sempre a gente acerta de primeira a escolha, mas ainda é cedo pra todo mundo bater o martelo nisso também e minha humilde dica pra quem não tá sacando como funciona é buscar um resumo na net. Lobisomem é um jogo divertido, pelo PBF dá pra explorar muita coisa, mas ao mesmo tempo é uma sociedade cheia de regras, cheia de erros do passado e cheia de detalhes que tornam tudo bem denso. Jogar só visando porrada e não ler o material vai gerar frustração em qualquer um que estiver jogando, mas volto a dizer é necessário um tantinho de leitura sobre a tribo escolhida e o augúrio. Se ainda assim estiverem com dificuldade tem um ritual de renúncia do augúrio que não sei se o
@Xafic Zahi vai usar, mas é uma opção bem radical porque o personagem renega a lua que nasceu para abraçar outra e isso não é bem visto dentro da sociedade garou ou seja você vai ser visto como uma alma sebosa safadão que deu as costas para a escolha de Gaia hauhauhauhau mas também acho divertido a depender do ponto de vista do narrador.
Acho ainda que todos os personagens são bem cheios de peculiaridades o que torna legal essa interação, mas sou bem sincera em dizer que cedo ou tarde qualquer um de nós vai levar uma voadora de um NPC desses porque a gente chegou agora no lugar e brigar sem pensar direitinho nas consequências é pedir pra levar uma punição severa ou perder um pedaço do corpo a depender com quem você vai tirar satisfação. LoA é isso uma sociedade de criaturas orgulhosas, FDPs em muitos sentidos, em uma luta perdida ou não, com o temor do Apocalipse e outras coisas batendo na porta do sujeito que pode pipocar em fúria quando atiçado ou provocado. Garou sente tudo ao extremo e isso é oq torna o jogo bem legal pra quem curti explorar esse lado é massa e pra quem não curte pode explorar outros caminhos coerentes com a criação do personagem. Narrador é quem guia a gente nas coisas, mas logicamente que nós podemos mudar tudo de uma maneira mega interessante e especialmente
DIVERTIDA pra todo mundo, mas sem avacalhar uhauhauhahu