Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    "O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído..."

    Lucas Corey
    Tecnocrata
    Lucas Corey
    Tecnocrata

    Mensagens : 434
    Reputação : 81
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1413.png

    "O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído..." Empty "O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído..."

    Mensagem por Lucas Corey Ter Ago 23, 2022 3:44 pm


    Lucien de Appium - um Bardo para FATE Básico

    Imagem:

    Li o manual FATE: Sistema Básico e gostei muito! Genérico, tem regras bem simples e é flexível, ou seja, fácil para adaptar qualquer universo ficcional ao RPG. E o jogo ainda valoriza a narração e a criatividade dos jogadores! O sistema de elaboração e aplicação de Aspectos dos personagens é muito estimulante, então, antes mesmo de terminar de ler, eu comecei a pensar em construir personagens a partir de uma frase qualquer que possa definir um Aspecto.

    Então, me veio à mente aquela estrofe da música Epitáfio, dos Titãs: "o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído"... Um personagem com esse Aspecto seria um cara sortudo, mas pouco responsável ou até irresponsável mesmo. Assim, comecei a pensar em outros Aspectos para esse personagem (incluindo aí o Conceito e a Dificuldade) que combinassem bem com esse. O resultado foi um Bardo que, dependendo de como for interpretado, pode ser um herói meio cínico (tipo o Jaskier, do Witcher), ou um sujeito que combina qualidades e defeitos morais mais ou menos nas mesmas proporções ou até um mau caráter mesmo.

    Então, sem mais delongas, aí estão o histórico e a Ficha de Lucien de Appium!

    OBS:

    Histórico

    Lucien era filho de um casal de camponeses que prezavam o trabalho duro, a religião e que viviam numa região pobre. Além de trabalhar na propriedade, a mãe de Lucien prestava serviços de curandeira com seus conhecimentos de herbalismo, mas cobrava pouco por isso porque as pessoas da comunidade eram muito pobres.

    Desde os 10 anos, quando os pais o puseram a ajudar na lida, Lucien demonstrou que não tinha nascido para aquilo: detestava trabalhar na terra. Assim, o pai lhe ensinou a caçar, e a mãe ensinou o que sabia sobre os usos das plantas. Lucien ia frequentemente até a floresta para caçar ou para ajudar a mãe a colher ervas e cogumelos, mas era pouco disciplinado mesmo para esses trabalhos. Não demonstrava paciência alguma para os cultos religiosos, e só a música lhe despertava interesse e entusiasmo. Aprendeu a cantar e a tocar instrumentos com um menestrel da região que animava as festas da comunidade.

    Nem bem entrou na adolescência, mostrou-se muito interessado em sexo. Algum tempo depois, aos 17 anos, teve de fugir porque havia se envolvido com uma adolescente de 15 anos que era apadrinhada pelo Marquês que dominava a região. Foi morar numa cidade grande que ficava longe dali. Lá, viu-se obrigado a roubar para sustentar-se, e até integrou uma gangue de punguistas. Pagou aulas de música para aprimorar suas habilidades como menestrel, e essa passou a ser a sua principal fonte de renda.

    Contudo, Lucien acabou sendo ameaçado pelo líder da gangue por ter tido um caso com a mulher dele. Por puro acaso, conseguiu escapar de duas emboscadas, então desafiou o líder para um duelo de facas para resolver logo a pendenga.

    Lucien venceu o duelo porque aplicou golpes baixos e também porque usou herbalismo para envenenar sua lâmina. Num primeiro momento, achou que a vitória lhe daria segurança para continuar vivendo naquela cidade, mas as autoridades locais chegaram ao nome dele quando investigaram a morte do líder da gangue. Então, Lucien decidiu se unir a um grupo de aventureiros que conheceu nos seus shows para viajar por terras distantes em busca de tesouros ou de boas recompensas, ao menos até as coisas esfriarem.

    Ficha

    Recarga: 3

    Conceito - Bardo ladino e mulherengo
    Comentários: Invocar: Lucien ganha dinheiro fazendo apresentações musicais em bares e prostíbulos, o que significa que, mediante o gasto de 1 ponto de Destino, ele pode invocar este Aspecto para melhorar seu desempenho em testes da Perícia “Recursos”. Ou ele pode fazer um show (teste de Comunicação) para ganhar uma ou duas invocações gratuitas do seu Conceito em ações e situações que envolvem Recursos ou fama. No caso de ele fazer um show, o jogador terá de representá-lo, o que será uma Cena do jogo. Esse aspecto também pode ser invocado para ganhar a simpatia das pessoas, para inspirar um grupo a agir de certa forma ou para seduzir, contanto que ele use seu talento de compositor e cantor em tais ações. Forçar: Obviamente, ser ladino e mulherengo atrai inimigos… E ser mulherengo também pode fazer com que ele caia mais facilmente na conversa de mulheres atraentes que usem de Enganação com ele.

    Dificuldade - Recompensa imediata é o que me motiva
    Comentários: Forçar: Lucien tem muita dificuldade para realizar ações que exijam esforço prolongado ou planejamento minucioso, o que prejudica tentativas de adquirir novos conhecimentos e perícias, além de dificultar muito a elaboração de planos complexos para roubos difíceis. Ele também tem muita dificuldade para guardar dinheiro, ou seja, resistir à tentação de gastar com bobagens. Invocar: Por outro lado, esse Aspecto pode ser invocado num teste da Perícia "Roubar" quando se tratar de um roubo não planejado, uma ação do tipo "a ocasião faz o ladrão". Também pode ser invocado num teste de Lutar que envolva um ataque de oportunidade, ou seja, uma situação de combate em que um adversário entrou ou saiu repentinamente do alcance de um ataque.

    Aspecto - O show não pode parar!
    Comentários: Invocar: Se quiser melhorar o resultado pretendido ao fazer um show (ganhar dinheiro, inspirar as pessoas, etc.), Lucien pode invocar esse Aspecto para prolongar a apresentação, ou seja, para fazer um segundo teste de Comunicação e somar o resultado deste ao primeiro. Forçar: Ele não canta só por dinheiro, mas também pelo prazer de cantar, de alegrar os outros e pelos aplausos. Se pedirem para ele não cobrar por um show, dependendo de quem estiver na plateia e/ou de quem pedir (e de como pedir…), ele aceitará. Poderá também aceitar fazer um show (pago ou gratuito) ainda que isso implique algum risco para sua segurança.

    Aspecto - Amado pelas mulheres e temido pelos homens
    Comentários: Invocar: com sua beleza, charme e talento, ele obtém vantagem quando usa Comunicação ou Enganação com a maioria das mulheres. Também permite substituir Contatos por Comunicação quando puder obter informações com ex-amantes e prostitutas. Ele também ganhou fama de matador após derrotar o chefe da gangue de punguistas, o que pode ser usado para intimidar pessoas comuns e bandidos pés de chinelo, ou seja, PdNs menores que sejam criminosos ou gente pacífica que vive em áreas com muita criminalidade. Forçar: Esse aspecto pode criar complicações quando Lucien cruzar o caminho das autoridades que procuram o assassino do líder dos punguistas ou se encontrar algum antigo aliado ou parente desse líder.

    Aspecto - O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído
    Comentários: Invocar: ao ser apanhado numa armadilha ou numa emboscada, cria um aspecto de situação que ajude a escapar da armadilha ou que anule o efeito surpresa do ataque de emboscada. Forçar: sendo distraído, Lucien pode falhar em testes de Percepção que lhe dariam informações importantes.

    Façanha - Manobra diversionista
    Substitui Lutar por Enganação durante um combate para efetuar ações como essas listadas abaixo. Só é aplicável em combate Desarmado ou em combate com Armas Brancas Leves, como adagas, florete e espada curta.

    1. Arremessar uma adaga ou punhal para, em seguida, fazer um ataque de perto. O primeiro ataque é feito normalmente com a perícia Atirar, mas o segundo usa Enganação com efeito +2.

    2. Fingir atacar com uma arma e atacar com outra. Só funciona se Lucien estiver usando duas armas leves.

    3. Em combate desarmado, fingir atacar com um chute na cara para aplicar uma rasteira em seguida (semelhante a uma manobra de capoeira; o resultado é aplicar o Aspecto “Derrubado” no oponente, além de, no caso de um Sucesso com Estilo, causar dano com a queda).

    4. Fingir que foi nocauteado ou atordoado para fazer um ataque surpresa (cria o Aspecto “Desprevenido” no alvo); Só é aplicável logo depois de haver recebido um golpe do adversário, é claro.

    5. Fingir que vai atacar e, em vez disso, evadir do combate;

    Façanha - Tiro no escuro
    A sorte ajuda Lucien quando ele atira contra um alvo sob más condições de visibilidade. O efeito é anular Aspectos de Circunstância que reduzam a chance de acertar o alvo devido à pouca visibilidade numa ação de Atirar.

    Façanha - Herbalismo prático
    Conhecimento útil para fazer remédios caseiros que amenizem Consequências Negativas, bem como para produzir venenos aplicados em comida, bebida, virotes e lâminas. Também é útil para dopar alguém ou para ganhar dinheiro vendendo substâncias recreativas, como as encontradas em cogumelos alucinógenos. Lucien já usou essa Façanha mais de uma vez para fazer maridos dormir pesadamente…

    Perícias

    Comunicação +4
    Enganação +3 / Atirar +3
    Lutar +2 / Conhecimentos (Herbalismo) +2 / Roubar +2
    Contatos +1 / Furtividade +1 / Atletismo +1 / Empatia +1

    Equipamento

    1. Um alaúde e uma flauta
    2. Uma besta leve e virotes
    3. Duas adagas (usadas para arremesso e para combate corpo a corpo)
    4. Kit de herbalismo (bolsas, ervas, almofariz, alicate, pilão e frascos)

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 9:17 am