Primeiro role 1d6 para ver como está o clima na cidade.
1 ou 2 o clima estará perfeito, temperatura e umidade agradáveis, um ventinho de vez em vez, as pessoas parecem bem dispostas, cheiro de frutas no mercado e pão de centeio nas padarias, no porto vem um cheiro de laranja e mexerica que acabou de vir de Burnabad, pássaros voam pela cidade.
3 a noite foi fresca, mas Hélius Flava nasce com força, e é um dia bem quente, na borda do mar muita gente se junta, homens sem camisa e mulheres com roupas curtinhas na rua, todo mundo suado, quem pode vai tomar um refresco ou raspadinha de gelo, no aqueduto reverso as pessoas fazem fila para pegar a água quente, os pássaros cantam nas árvores, mas estão com preguiça de voar, cheiro de frutas no mercado e pão de centeio nas padarias, no porto vem um cheiro de laranja e mexerica que acabou de vir de Burnabad, um dia típico em Heséd.
4 dia frio, já anunciando inverno, Hélius Flava parece tímida e muitas nuvens no céu não ajudam, as pessoas começam tirar suas roupas mais pesadas do cabide, apesar de que o frio em Heséd nunca é muito rigoroso, mas toda vez que bate um vento as pessoas tremem, quem pode, fica em casa por mais tempo, nas tavernas o povão troca a cidra por conhaque quente, no porto as pessoas trabalham com mau humor, pois lá é ainda mais frio, a sede da Escola Izete é perto do porto.
5 clima normal, seco, ruim pra quem tiver problema respirar, tumulto no aqueduto reverso, hoje haverá dois eclipses parciais, como Akaŝa tem duas luas e duas estrelas principais, eclipses são bem mais comuns. Hélius Flava ficará por trás de uma lua por alguns minutos e depois de outros minutos ficará por trás da outra lua. Isto não influenciará a vida da cidade, mas dificulta pra quem usa magia.
6 vento inclemente, é comum em Heséd, que fica ao lado do deserto, mas é sempre ruim, muita poeira na rua, o que acaba com comércio de comida de rua, o resto do comércio também fica prejudicado, no porto fica mais difícil controlar os veleiros, causando tumulto, é quase certo que haverá no mínimo uma tempestade de areia hoje, quem pode ficar em casa não se arrisca. Além da tempestade de areia, os hesedinos também temem um fenômeno que chamam de "bafo", que normalmente acontece junto com tempestades de areia, onde a temperatura pode subir ou descer abruptamente em até 20°C, estes bafos quentes ou frios causam mais doenças que as tempestades.
Depois rola 2d12 para encontros, se der o azar de tirar números iguais, rola mais um.
1
- Spoiler:
você encontra A Corrente e Leyly no Elyn (o tanque cerimonial), Leyly usa um camisolão cerimonial, A Corrente fala em Sella (ou Palla, Kate não sabe a diferença, mas é uma língua de Akvlando), aparentemente algum tipo de batismo. O culto demora aproximadamente meia hora.
2
- Spoiler:
Cerenis' se encontra no átrio principal, de frente a ela está um mapa da cidade, um cheiro de erva de arnzug (usada para estimular transes espirituais), ela segura seu pêndulo de cristal. Kate espera uns minutos para ela sair de seu transe, a cara de Cerenis' era de preocupação.
3
- Spoiler:
Sibrah está deitada, com uma venda nos olhos, usando algum tipo de solução (na verdade, água boricada), reclamando de tudo (o jeito andrógino dela deixou Kate na duvida por um tempo, infelizmente não deu pra explorar na outra mesa, então eventualmente ela descobriu que Sibrah é menina, inclusive, pra piorar seu humor, está nos dias desagradáveis) ela reclama dos dias azuis, que devem piorar no inverno (tem quem goste e quem não goste dos dias azuis, mas alguns tem verdadeiras dores de cabeça pra adaptar com a luz) e diz que quer viajar pro sul pra fugir destes dias (Heséd já é sulista, então deve ir pra Ajros, ou alguma vila a sudeste.
4
- Spoiler:
apesar de não usar os dormitórios da escola, a não ser esporadicamente, Kate costuma encontrar as amigas lá, e como tem pouco movimento, ela vai entrando. Acaba pegando Ahana na cama com um cara. Vocês ficam sem graça e ela diz "não fala para a Cerenis'!"
5
- Spoiler:
Caoilain estava cuidando do jardim, usando água abençoada e magia em um toco de árvore, pra ver se a macieira voltava brotar. Kate questiona a utilidade de usar magia de cura numa árvore ao invés de guardar para humanos, ainda mais uma curacista ao nível dela. Calin explica que nunca é demais treinar o básico, embora seria mesmo desperdício de energia gastar com árvores, porém Heséd precisa das macieiras, não apenas materialmente, mas também pelo símbolo. "Símbolos são importantes".
6
- Spoiler:
Ag'na estava na cozinha, ela agora se movia com uma bengala porque perdera dois dedos da mão e também parte do pé. Antes mesmo dos ferimentos de guerra, ela já estava desanimada com a vida de lutas, querendo só ver os gajanos abandonarem a cidade para oposentar a vida de aventureira. Agora, devido às lesões e com o fim da guerra, ela quer se adaptar à algum estilo de vida "comum", seja lá o que for isto.
7
- Spoiler:
a maior parte dos reparos da sede/templo estavam sendo feitas por Adrai, ele está reclamando com Dolfen:
Mas não é possível que você vai estragar todos os pregos e não vai conseguir arrumar este banco!
Estes pregos que me deu são uma porcaria, e você não quer que eu bata reto.
Tem que pregar em 45° para ficar bem feito, huŝ! Vocês mulheres estão de má vontade só para ficarem só na limpeza, e nem isto fazem direito, olha como ainda está sujo aqui. Ah tá chegando outra aí, e você, oh folgada, vai pelo menos pegar uma vassoura também ou vai ficar folgando?
Você acha que as mulheres só servem para a limpeza, seu druzu?
Claro que não! Quer dizer, no seu caso sim, pois você não gosta de homem, já a Dolfen ainda pode servir para fazer bebês, pois é impressionante como não conseguem por um simples prego num ângulo de 45° sem entortar.
Ah, vai se fuder! Também não ajudo malis!
Primeiro, é mais, fala direito, segundo, se parar de me ajudar eu vou acabar mais rápido, terceiro, não pode xingar aqui dentro do templo, vadia!
8
- Spoiler:
Kate encontra Kito a caminho da sede.
Oras! Se não é a ruivinha dando o ar da graça! Parece que andou malhando né! - Tenta dar uma palmada, mas Kate desvia. - Tá esperta... A vadia da Sibrah me mandou comprar chocolate pra ela, quer um pedaço?
Ele segura um pedaço de chocolate com os dentes, esperando que Kate pegue com um beijo. (o jeito andrógino de Sibrah deixou Kate na duvida por um tempo, infelizmente não deu pra explorar na outra mesa, então eventualmente ela descobriu que Sibrah é menina, inclusive, pra piorar seu humor, está nos dias desagradáveis)
9
- Spoiler:
Daánavá estava treinando com halteres, quando vê Kate, a põe pra treinar também.
Arruma a coluna, peito pra frente, para de arrebitar a bunda pra descer, peito pra frente, respira, sobe, peito pra frente, você faz errado só pra eu ficar te alisando, né? Tá querendo que eu pegue nos seus peitos? Meu time é outro.
Depois de suar é ser chamada de mole, Kate pergunta se Daánavá não ia aproveitar o período de paz para ir pro norte, pois é de lá.
Muito longe pra visitar, não temos recebido notícias do norte... Se eu fosse, seria para a sede Izete em Mahijar, mas teria de ser pra ficar, a menos que aparecesse uma missão importante, pois são meses pra ir, meses para voltar... Não tenho vocação de nomade.
10
- Spoiler:
Braeno estava comendo, junto com seu irmão, os dois falavam do sul, do Desfiladeiro Selvagem. Tinham feito uma tradicional "caçada" lá, matado alguns monstros, mas também perderam um amigo. Eles comentam que o Desfiladeiro Selvagem tinha sido negligenciado nos últimos anos de guerra.
11
- Spoiler:
A Corrente reclamou que Fiona andava bebendo demais, então ela agora bebia só do lado de fora. Quando Kate aparece, Fiona lhe oferece um copinho de licor, mas se quisesse um pouco mais, tenha algumas garrafas para vender, Fiona andava com falta de dinheiro, então estava sempre tentando vender alguma coisa. Fiona já tinham cantado Kate uma vez, quando tinha bebido, mas ela confessou que queria Kate e Braeno para fazer trisal.
12
- Spoiler:
Solazar reclama: Cadê os homens desta escola? Preciso de ajuda para carregar caixas do porto até aqui, o porto está uma bagunça, podemos perder encomendas que foram feitas. E você, oh novata, tá a toa? É bom trabalhar também.
Não sou novata, estou aqui desde ano passado.
Não me importo, faz algo de útil, dá pra ir no porto?