Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    [Regras]O Mal da Terra

    Soviet
    Semi-Deus
    Soviet
    Semi-Deus

    Mensagens : 7171
    Reputação : 32
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/211.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1112.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1011.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1811.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1413.png

    [Regras]O Mal da Terra Empty [Regras]O Mal da Terra

    Mensagem por Soviet Qui Mar 14, 2013 4:40 am

    Bem senhores, nesse tópico vou explicar a principal regra específica de Ravenloft: os testes de Medo, Horror e Loucura.

    A princípio, os três testes são, em todos os aspectos, um teste de Vontade; tudo o que modifica um teste de Vontade, modifica um teste de Medo, Horror ou Loucura, e todos os modificadores que afetam um teste contra efeitos de medo, também afetam um teste de Medo. Efeitos de Sorte e de resistência, como um manto da resistência ou o talento Sorte dos Heróis, não afetam os testes de Medo, Horror e Loucura. Por outro lado, efeitos divinos auxiliam os testes.

    Se um personagem passa em seu teste de resistência, não há nenhum efeito e ele fica imune àquela fonte de Medo, Horror ou Loucura por 24 horas. Se o personagem falha em seu teste, a margem da falha determinará o resultado. Vocês não precisam se preocupar que este trabalho é meu. Alguns mestres não se importam em informar a DC dos testes, mas eu gosto de manter isso em segredo, ajuda a manter o suspense. Mas segue abaixo a tabela com a margem da falha e a gravidade do efeito.

    Margem de FalhaEfeito
    1-5 pontosMenor
    6-10 pontosModerado
    11-15 pontosGrave
    16+ pontosGrave, mais efeitos adicionais

    Depois que o efeito de um teste de Horror ou Loucura for determinado, o jogador deve rolar 1d4 para selecionar um efeito especifico. (daqui a pouco vocês entendem isso)

    Testes de Recuperação

    Um personagem que falhe em um teste de Horror ou Loucura precisa fazer testes de recuperação para livrar-se de seus efeitos. Testes de recuperação são na verdade testes de Horror ou Loucura contra a mesma DC e os mesmo modificadores. Passar no teste remove um efeito de Horror ou ameniza a severidade de um efeito de Loucura; falhar em um teste de recuperação não causa efeitos adicionais. Personagens podem escolher 10 em um teste de recuperação.

    Teste de Medo

    Um personagem precisa fazer um teste de Medo quando encara desafios opressivos ou perigo físico grande e imediato. Aparência é tudo; se um personagem não sabe que ele está em grande perigo, então não há motivo para ele fazer um teste de Medo. Da mesma forma, se um jogador pensa que seu personagem está condenado, um teste de Medo pode ser justificado. Ilusões também podem desencadear falsos testes de Medo. Gatilhos comuns incluem o seguinte:

    • o membro mais poderoso ou metade do grupo foi morto
    • a criatura inimiga é imune aos ataques do grupo
    • a criatura inimiga é pelo menos duas ctegorias de tamanho maior que o maior membro do grupo
    • o personagem está indefeso e ameaçado por morte iminente

    [Regras]O Mal da Terra Mod%2520teste%2520de%2520medo

    Resultados do Fracasso

    Efeito menor: Abalado
    Efeito moderado: Assustado
    Efeito grave: Apavorado

    Se um personagem falhar em um teste de Medo por uma margem de falha de 16 pontos ou mais, o personagem estará apavorado e precisará realizar imediatamente um teste de Horror.

    Fracassos Adicionais

    Os efeitos de medo são acumulativos. Um personagem abalado que falhe em outro teste ficará assustado; um personagem assustado que fracasse em outro teste de Medo imediatamente ficará apavorado.

    Recuperando-se do Medo

    Um efeito de medo fica ativo por 5d6 rodadas. Algumas magias (como remover medo) podem eliminar todos os efeitos.

    Testes de Horror

    Em alguns momentos, os heróis testemunham cenas de extrema violência e crueldade ou presenciam eventos que simplesmente não deveriam ter acontecido. O horror é uma emoção mais forte e mais intima do que o medo. O horror é o assassino da inocência.
    Exemplos de eventos que exigem um teste de Horror incluem ver alguém ser esquartejado membro a membro, assistir um amigo ser transformado em um monstro ou matar um inocente enquanto está possuído por um espírito ou demônio.

    [Regras]O Mal da Terra Mod%2520teste%2520de%2520horror

    Resultados do fracasso

    Caso um personagem falhe em um teste de Horror, o jogador deve jogar 1d4 e verificar o resultado à categoria do efeito para saber qual o sintoma específico do Horror. Se fracassar por 16 ou mais pontos em um teste de Horror, o personagem sofre um efeito grave de Horror e deve imediatamente fazer um teste de Loucura.

    Efeitos Menores de Horror
    1d4Efeito
    1Aversão
    2Susto
    3Paralisia
    4Enjôo
    Efeitos Moderados de Horror
    1d4Efeito
    1Pesadelos
    2Obsessão
    3Fúria
    4Fobia
    Efeitos Graves de Horror
    1d4Efeito
    1Fascínio
    2Assombro
    3Choque Mental
    4Colapso

    Cada um destes efeitos tem uma descrição, mas eu não vou escrevê-las aqui, porque tem muita coisa. Caso algum personagem falhe no teste, eu descrevo a condição de acordo com o livro.

    Fracassos Adicionais

    Um personagem pode sofrer apenas um efeito de Horror ao mesmo tempo. Caso haja outro fracasso em um teste de Horror subseqüente de gravidade igual ou inferior, o personagem é acometido por outra crise do efeito existente. Se a falha no teste de Horror indicar uma categoria mais elevada, o efeito existente é substituído.

    Recuperando-se do Horror

    Os efeitos menores de Horror duram uma semana, os moderados duas e os graves um mês. Depois desse período o personagem realiza um teste de recuperação (teste de Horror). A DC utilizada é a mesma, mas reduzida em 2 pontos de penalidade de moral. Caso o personagem obtenha sucesso, o efeito de Horror é eliminado. Caso fracasse, o efeito permanecerá por uma nova duração. Sempre que a duração de um efeito terminar, o personagem poderá fazer um novo teste de recuperação, e o modificador de -2 na DC é acumula-se a cada tentativa. Algumas magias (como remover medo) podem eliminar todos os efeitos.

    Testes de Loucura

    Um fracasso em um teste de Loucura pode incapacitar um personagem, mas ele é o tipo mais incomum de teste numa aventura passada em Ravenloft. Um teste de Loucura é necessário apenas nas três situações a seguir:

    • o personagem fez contato mental com um Lorde Negro, aberração, limo, elemental, planta, ser extra-planar ou mente insana (qualquer criatura subjugada por um teste de Loucura)
    • o personagem foi vítima de um “enlouquecimento”, uma tentativa intencional e externa de levá-lo a loucura.
    • o personagem sofreu uma catástrofe total. Isso inclui assistir a morte brutal de todo o grupo, deixando o personagem sozinho para enfrentar a ameça; ver um paladino ser destituído de seus poderes por seus erros ou sofrer um mudança involuntária de tendência.
    • presenciar uma completa e radical mudança da realidade

    Resultado do Fracasso

    Os fracassos em testes de Loucura podem incapacitar ou inutilizar um personagem de forma rápida. Semelhante a mecânica dos testes de Horror, o jogador deve lançar 1d4 e comparar o resultado à categoria do efeito para verificar qual sintoma de Loucura afetou o personagem. Além deste efeito de Loucura, todos os fracassos em testes de Loucura causam reduções significativas no valores de Inteligência, Sabedoria e Carisma.
    Caso o personagem falhe em um teste de Loucura por uma margem de 16 pontos ou mais, a mente do personagem estará abalada. Ele ficará incapaz de agir e cairá imediatamente à -1 pv e estará morrendo. Se sobreviver a este colapso geral, o personagem será afetado por um efeito grave de Loucura e uma redução efetiva de 1d12 pontos em cada atributo.

    Efeitos Menores de Loucura
    1d4Efeito
    1Esquecimento
    2Rejeição
    3Pavor
    4Confusão
    Efeitos Moderados de Loucura
    1d4Efeito
    1Ilusões
    2Depressão
    3Alucinações
    4Paranóia
    Efeitos Graves de Loucura
    1d4Efeito
    1Amnésia
    2Múltiplas Pernonalidade
    3Esquizofrenia
    4Tendências Suicidas

    Assim como com os efeitos de Horror, cada um destes efeitos tem uma descrição, mas eu não vou escrevê-las aqui. Caso algum personagem falhe no teste, eu descrevo a condição de acordo com o livro.

    Fracassos Adicionais

    Se um personagem fracassar em outro teste de Loucura enquanto ainda estiver sob um efeito, o Mestre (EU!) não precisa selecionar um novo efeito. A psique da vítima, já dominada pela loucura, simplesmente naufraga nas profundezas da demência. Porém, as reduções nos atributos provenientes dos diversos são cumulativas.
    Se qualquer atributo mental tiver seu valor reduzido abaixo de 3, o personagem se transformará no que é popularmente conhecido em Ravenloft como Perdido, um andarilho catatônico com a mente destruída por memórias terríveis demais para serem suportadas. O personagem se torna um NPC até que recupere pelo menos 3 pontos em todos os seus atributos mentais; até lá, ele não será capaz de realizar nenhuma ação significativa
    Se qualquer valor cair a 0, o personagem entrará em catatonia completa. Se os três valores de atributo caírem a 0, o personagem despertará como um Perdido. (monstro do cenário Ravenloft)

    Recuperando-se da Loucura

    Os efeitos de Loucura são eliminados quando todos os pontos de atributos perdidos nos testes fracassados são recuperados. Nos efeitos menores esse tempo nunca é maior do que seis horas, já os efeitos moderados e graves exigem muito mais esforço para serem eliminados. Existem vários métodos disponíveis aos personagens que precisam se recuperar:

    • Paz e tranqüilidade
    • Magia
    • Hipnose
    • Internação em manicômios

    Cada um desses quatro métodos tem suas eficiências e deficiências, que descreverei apenas se for necessário.

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 10:22 am