Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    Roleplay

    Rum + Coca
    Cavaleiro Jedi
    Rum + Coca
    Cavaleiro Jedi

    Mensagens : 173
    Reputação : 2

    Roleplay Empty Roleplay

    Mensagem por Rum + Coca Qui Jul 05, 2018 11:58 pm

    "A regra da casa é tryhardar com diversão! Tenha bom senso, tenha paciência com o mestre iniciante que mal conhece o LDJ, GDM e MDM. Nós iremos fazer isso dar certo juntos!"

    Vamos falar do grid. Pra quem não viu essa postagem antes, um grid se parece com isso:
    Spoiler:

    Nesse esquema a cor escura representa paredes e a cor clara espaços para se locomover, cada quadrado tem na proporção 1,5 metros, isso significa que para atacar alguém com uma arma corpo-a-corpo você precisa estar num dos quadrados adjacentes. Mas se você fosse arremessar uma adaga que tem alcance de até 18m, você poderia estar a uma distância de 12 quadrados. Sempre que você dividir a distância em metros por 1,5 você obtém o número de quadrados.

    As vezes as cores no grid representam apenas o solo:
    Spoiler:

    Como vocês podem ver, esse grid foi feito usando o mesmo tom escuro no primeiro grid, mas agora ele foi mesclado ao tom claro para criar um "super efeito" de neve e pântano, uhul! Como você pode ver o clérigo pode andar sob a neve e o pântano na maioria dos casos, mas nesse terreno sua mobilidade é reduzida pela metade. Eu aproveitei esse grid pra ilustrar também quem o clérigo pode optar por atacar, que são todos os kobolds que estão em volta dele dentro do alcance de seu cajado usado como arma corpo-a-corpo. Nesse caso ele não conseguiria atacar o kobold que está em E2!

    Narrativa para o grid:
    Spoiler:

    Aqui o clérigo que teve de lidar com tantos kobolds está muito fraco para continuar a lutar, ele decide fugir dos ladinos que armaram essa armadilha pra ele, o jogador então deve declarar que vai sair correndo dali, informando para onde irá tal como c4-f13. Em condições normais o jogador chegaria até f13 como ele pretendia, mas esse terreno reduz a mobilidade, então ele só alcançará a metade do seu deslocamento em corrida, portando andando apenas 6 quadrados, ele poderia chegar até e8. O jogador esperto já iria saber que nesse terreno deslocamento é pela metade (porque ta indicado no grid) e assim já consideraria isso no post, informando c4-e8.

    Combatendo no Grid:
    Spoiler:

    Aqui o clérigo encontrou um terreno melhor e seus companheiros chegaram para dar uma força. Agora eles podem combater juntos e suas ações vão acontecer pela ordem da iniciativa. Para evitar ter de rolar iniciativa usaremos uma regra especial que eu criei (eu acho que criei, não sei se já existia na verdade) que se chama "iniciativa passiva", que nada mais é do que 10+proficiência+mod.destreza. Assim abolimos a rolagem de iniciativa, algo a menos pra nos preocupar.

    Flanquear:
    Spoiler:

    Quando dois ou mais aliados estão em quadrados adjacentes ao inimigo, nesse caso está o bárbaro e o mago, esse inimigo estará flanqueado. Os atacantes aliados ganham uma vantagem. Em D&D5e sempre que você tiver vantagem em alguma coisa, você pode rolar um d20 a mais e escolher o melhor resultado. Por exemplo se flanquear te dá uma vantagem, quando você fizer sua rolagem de acerto, use 1d20 a mais, vai valer o melhor resultado. A dica é tome cuidado com sua movimentação, alguns inimigos também pode se aproveitar da regra de flanquear.




    Vamos falar dos posts:

    O seu personagem sempre tenta fazer as coisas, quem diz se ele conseguiu ou não é o narrador. A forma mais comum de "tentar" fazer as coisas é usar o verbo no futuro do pretérito, exemplo: Eu puxaria a corda... Correria naquela direção... Saltaria para fora da carruagem... Sacaram? Mas não esquenta, só vou cobrar rolagens em batalha, para todas as outras interações resolveremos com a interpretação, e só de vez em quando vai ter os testes de atributo e perícia, eu pretendo não burocratizar demais as coisas, a não ser que seja realmente necessário rolar esses dados.

    No mais, só porque você não sabe se vai conseguir fazer algo imediatamente no seu post, não quer dizer que iremos jogar como se fosse um bate papo. Vocês devem agir livremente narrando o que vão fazer passo a passo, descrevendo a sua reação ao ambiente, aos outros personagens, o que estão pensando e etc e etc... A ideia é, esgote tudo o que você deseja fazer naquela cena, mesmo que uma ação dependa da outra, narre um possível diálogo, use as palavras mágicas "caso e mas". Isso mesmo, você pode dizer "caso tal coisa aconteça faria isso... Mas se não faria aquilo..." Sacaram? Espero que sim. Dúvidas me procurem. Podemos aprofundar mais o assunto.

    A regra do histórico:

    Cada jogador vai manter um spoiler em seu post intitulado "histórico". O histórico nada mais é do que uma resenha do que vem acontecendo, ele indica coisas importantes como CA atual, pontos de vida atual, desvantagens, itens coletados durante o jogo, e por aí vai. Vou deixar um exemplo aqui.

    Histórico:


    Nesse caso Holg é guerreiro, acabou de comprar duas espadas e gastou 20po, mas ele já tinha anotado 1 ração de viagem a menos, e que perdeu sua corda e uma poção na última batalha. Se ele fosse um mago deveria colocar no histórico o número de magias que está no seu slot, e se já usou alguma das magias por dia. Dentre outras coisas, o histórico pode ser tão longo quanto vocês quiserem, mas o mínimo é constar as coisas que vocês estão perdendo e as que estão ganhando. Esse spoiler de histórico deve estar no final do post de vocês. Idealmente atualizem o histórico sempre que tiverem que incluir alguma coisa, então vocês podem ter de postar o histórico a cada post se estivermos batalhando ou uma vez por página da crônica, sempre que vocês chegarem até algum lugar e adquirirem ou consumirem alguma coisa.

      Data/hora atual: Sáb maio 11, 2024 12:26 am