Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup!

    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1205
    Reputação : 35
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    1º Concurso :
    • https://i.servimg.com/u/f89/19/67/13/04/medalh40.png

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Empty Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup!

    Mensagem por 1o0oP (Lui) Ter Nov 20, 2018 1:17 am

    Sobre o Sistema


    Musiquinha, só porque é top msm ... =]

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Capa10


    Vamos lá.

    O sistema é baseado em DnD5 e GURPS, funciona assim.

    Atributos Físicos:  Força (FoR), Destreza (DeS) e Vitalidade (ViT)
    Atributos Mentais: Inteligência (InT), Carisma (CaR) e Sensibilidade (SeN)

    ----------------------
    Explicação dos Atributos

    Força (FoR): São os músculos, a força física, o poder físico.
    Destreza (DeS): A coordenação motora, o equilíbrio, a habilidade com pés e mãos.
    Vitalidade (ViT): É a saúde, o vigor e as energias vitais do personagem.

    Inteligência (InT): Capacidade mental, poder do raciocínio, o intelecto.
    Carisma (CaR): A habilidade social, o "saber lidar com os outros".
    Sensibilidade (SeN): As percepções, os sentidos e a esperteza adiquirida pela vivência.

    -----------------------

    Além dos atributos há "Perícias" e "Características".

    >> Perícias

    Habilidades inatas, ou seja, que são aprendidas através do estudo e prática.
    A lista de perícias é imensa (não tem fim), e eu utilizo o Gurps como referência para organizá-las.

    >> Características

    São "vantagens" ou "desvantagens" associadas ao personagem devido alguma condição que ele tenha, tanto devido sua natureza como também devido ao meio onde vive. Pode ser desde "um braço a mais", como até "Ser rico". Em fim, a lista também é enorme. Também uso o Gurps como referência aqui. Essas características são exatamente as "Vantagens", "desvantagens" e "Peculiaridades" do Gurps.

    ------------------------

    Mecânica do Sistema (Sobre Rolagens e Modelagem)

    Na hora do jogo funciona mais ou menos assim. O mestre apresenta uma situação que acontece com seu personagem. Então, ele pergunta: O que você vai fazer? O jogador responde a pergunta, narrando em seu texto como o personagem reagiu aos acontecimentos.

    Se o jogador decidir que o personagem fez algo simples de ser feito, não será necessário nenhuma rolagem. Simplesmente o jogo segue com o mestre e os demais jogadores postando e dando andamento à história. Por outro lado, se o jogador decidiu que seu personagem fizesse algo em que existe alguma chance de não dar certo, então o mestre poderá pedir um "Teste de Habilidade", levando em conta qual habilidade está sendo cobrada do personagem naquela situação. Nesse caso o jogador deverá realizar uma rolagem similar a explicada abaixo.

    Teste de Habilidade

    #d20 + Atributo + Modificadores   Vs.  Dificuldade

    O # indica que mais de um d20 poderá ser rolado. O "Atributo" significa que um dos atributos do personagem será cobrado, e o valor que será somado na rolagem é o próprio valor do atributo em questão. Já "Modificadores" se refere a valores situacionais, que poderão representar elementos extras da situação específica, eles poderão tanto ajudar aumentando as chances de sucesso, como poderão atrapalhar diminuindo as chances.

    Exemplo: 2d20up + 2 + 1  Vs 15
             3d20down +0 -1  Vs 13   etc ...

    Observação: Poderíamos ter  #d20up  ou  #d20down vou explicar o que significa isso.

    2d20up significa que você rolará dois d20 e considerará o melhor dos resultados.
    2d20down significa o oposto, você rola dois d20 e pega o pior dos resultados.

    Mas de onde vem esses ups, downs, +2, -1 .. etc? É o que explicarei a seguir.

    -----------------------

    Modelagem

    As rolagens serão modeladas como se segue.

    >> Atributos

    Os valores de atributos variam de  -5 a +10

    >> Perícias

    As perícias vêm com níveis que variam de  0 a +5

    >> Características

    As características podem ter níveis que variam desde números inteiros negativos até inteiros positivos.
    Exemplo:  ... -5  -4  -3  -2  -1  0  +1  +2  +3  +4  +5 ...

    Muito bem. Dessa forma, sempre que uma rolagem for pedida acontecerá o seguinte.

    1) Um atributo será cobrado.
    2) Uma perícia poderá ser aplicada.
    3) Uma característica poderá ser aplicada.
    4) Complicações situacionais poderão influenciar.

    E a rolagem, como já foi informado será:  #d20 + Atributo + Mods

    O  # é determinado por possíveis características ou elementos que afetam a quantidade de dados que serão rolagos. Pode variar entre #d20up ou #d20down também. O atributo é o valor do atributo cobrado. E em mods poderá entrar várias coisas, uma delas, por exemplo, poderá ser a perícia. Se na situação em questão uma perícia estiver sendo cobrada e o nível do personagem naquela perícia for +3 então haverá uma parcela +3 que será somada nessa rolagem. Além disso, outros valores poderão ser somados a mercê da escolha do mestre.

    Exemplo:
    Mestre diz: Você está correndo pelo corredor da caverna e encontra uma buraco.
    Jogador diz: Há lugar para passar caminhando?
    Mestre diz: Não, é preciso saltar ou procurar outras opções.
    Jogador: Quero procurar outras opções.
    Mestre: Ok. Faça um "Teste de Percepção". (1d20 + Sensibilidade)
    Jogador: Tá, minha sensibilidade é +2. Mas mestre, eu tenho uma característica "Visão aguçada", isso não me ajuda aqui? Ela está no nível +1.
    Mestre: Sim. Role com uma vantagem portanto. (2d20up + Sensibilidade)
    Jogador: Mas mestre, eu também sou perito em "Sobrevivência em Cavernas", tenha a perícia no nível +3, posso utilizar isso para me ajudar?
    Mestre: Sim, faz sentido, tudo bem, pode somar isso à sua rolagem. (2d20up + Sensibilidade +3.
    Mestre: Ei, quase me esqueci, há um gaz nessa caverna que incomoda os olhos de vocês, isso atrapalhará na rolagem, terá uma penalidade de -1 na rolagem.
    Jogador: Tudo bem.

    Resultado: 2d20up (Visão aguçada) +2 (Sensibilidade) +3 (Sobrevivência em Cavernas) -1 (Gáz tóxico)  Vs. Dificuldade estipulada pelo mestre

    Obs: 2d20up significa que serão rolados dois dados d20 e o jogador deverá considerar o melhor dos dois resultados obtidos. Esta "vantagem" é proveniente da visão aguçada.

    Bom, acho que isso deu uma ideia sobre como o sistema funciona na hora do jogo, não é complicado, e não precisam memorizar isso, eu como mestre vou explicar exatamente que rolagens vocês terão que fazer caso necessário.

    -----------------------

    Evolução do personagem

    Como funcionará a evolução do personagem?

    Primeiramente, não há nível de personagem. Só há níveis de perícias e características como mencionado acima. Conforme o jogo for passando vocês ganharão pontos de experiência e poderão utilizá-los para aprimorar suas habilidades (perícias/características).

    Pontos de experiência (XP)

    Tais pontos deverão ser gastos, ou para adiquirir mais perícias e características ou para aprimorar as que o personagem já possui.

    No início do jogo o personagem ganha uma quantidade específica de XP que deverá ser gasta para "comprar" as perícias e características iniciais do personagem. O jogador deve fazer isso pelo livro do GURPS, mais pra baixo farei uma postagem explicando quantos pontos de XP o jogador recebe no começo e como eles devem ser gastos. (Se houver dúvidas eu estarei acompanhando e ajudando na criação da ficha, basta me mandar as perguntas que eu vou orientando, não se desespere.)

    Obs1: Magias e Poderes especiais funcionam exatamente como as perícias, será preciso gastar XP para aprendê-las e para aprimorá-las.

    Obs2: Embora quase tudo que aparece na ficha venha do livro do GURPS, não significa que todas as regras exibidas lá são válidas. Pense no livro do gurps apenas como uma referência onde você pode encontrar as habilidades do seu personagem. Mas cada regrinha que aparecer lá, será questionada, avaliada, e modelada para o meu sistema, de modo que o resultado seja algo simples de entender e fácil de utilizar.

    Os custos para aprender e aprimorar perícias e habilidades estão, ou na tabela a seguir ou na própria descrição da perícia/vantagem/desvantagem apresentada no livro do GURPS. (Apenas os custos serão usados a risca, faço isso para garantir que os personagens avancem aos poucos, de forma gradativa, e para que este avanço não fuja do controle.)

    ----------------------

    Alguns parâmetros úteis

    Na ficha do personagem aparecem alguns números úteis.

    Pontos de vida (HP): Representa a saúde do personagem, se zerar ele fica desacordado e entra num estado de "agonia", que poderá levá-lo ao óbito.

    Recuperar HP não é simples. Você recupera 1 de HP para cada semana no In-Game, e ainda precisa estar se alimentando bem e cuidando dos ferimentos.

    Mana (MP): Representa o vigor mental do personagem, o quanto sua mente está descansada ou cansada. Se zerar ele entra num estado de "Mind Blank", que significa que o personagem fica meio debi-loide até melhorar.

    Recuperar mana é mais fácil do que recuperar HP, porém, mais difícil do que recuperar fôlego. Para recuperar a mana é preciso uma boa noite de sono.

    Fôlego (FoL): Representa o vigor do personagem, ou o quanto ele está perto ou longe da fadiga. Se zerar ele não consegue se mover, precisa parar para descansar, fica sem ações.

    Recuperar fôlego é o mais tranquilo, você só precisa se sentar e descansar por alguns minutos que recuperará o fôlego.
    Nota: É possível gastar energia para melhorar as chances de obter sucesso em rolagens, ganhando +d20up. Veja última postagem nesse tópico.

    Iniciativa (InI): É um parâmetro associado a DeS e SeN, que influencia na rapidêz com que o personagem responde às situações que exigem ação.

    Deslocamento: Representa a velocidade máxima do personagem, o quanto ele consegue se movimentar em seu turno. É baseado na destreza e é medido em metros/turno.

    Passivas: Cada um dos atributos tem seus valores passivos (8+Atributo+Mods), tais valores são utilizados como referência quando o personagem não está utilizando suas habilidades ativamente.
    Obs: Modificadores provenientes de habilidades inatas do personagem, como perícias por exemplo, não são somados na passiva, somente quando o personagem está fazendo o teste ativamente.

    Exemplo: Quando o personagem está distraído, mas há algo importante acontecendo perto dele, algo em que ele deveria estar prestando atenção. Para saber se o personagem percebeu ou não, o mestre usará a "Percepção Passiva" (8+Sensibilidade+Mods) do personagem.

    ------------------------

    Sobre Combates

    O combate é organizado em turnos e rodadas, com rolagens de iniciativa. Em seu turno você possui um ação padrão (ação principal), uma ação de movimento (Você move seu deslocamento) e uma ação bônus. Além disso, você tem uma reação por rodada, que pode ser "usada" mesmo fora do seu turno. Exatamente como no D&D5. E a maioria das regras de combate serão baseadas no D&D5. Inclusive, danos de armas, propriedades de armas e essas coisas também são retirados do D&D5. Contudo, não se deixem levar por isso, pois, embora as regras de luta venham de lá, seus personagens não são heróis como os personagens de D&D5. A começar pelos pontos de vida que são bem limitados. E tais pontos são mais difíceis de ser recuperados.

    Por exemplo, uma bola de fogo mataria a todos com muita facilidade. Lembrem-se, nesse jogo vocẽs são "normais", pelo menos no início, então tentem considerar isso na hora da interpretação.

    ------------------------

    Em fim, há bem mais parâmetros e detalhes que serão apresentados na ficha do personagem, por enquanto acredito que isto já foi o suficiente para dar uma boa ideia de como este sistema funciona. Mas qualquer dúvida que ainda permaneça deverá ser sanada na hora da prática.
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1205
    Reputação : 35
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    1º Concurso :
    • https://i.servimg.com/u/f89/19/67/13/04/medalh40.png

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Empty Re: Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup!

    Mensagem por 1o0oP (Lui) Ter Nov 20, 2018 1:58 am

    Criação de Personagem

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Criaca11

    >>> Criando uma pessoa.

    1) Pense em seu passado.

    - Quando e onde nasceu. Fale um pouco sobre esse lugar.
    - Quem são seus pais? Quem o criou? Parentes, pessoas relacionadas ...
    - Como foi sua infância, adolescência, e vida até hoje ...
    - O que você aprendeu ao longo da vida?
    - Existe algum episódio marcante? Inesquecível em seu passado? Conte.

    2) Pense em seu presente

    - Onde vive? Qual sua ocupação?
    - Com quais pessoas você se relaciona? Como é seu dia a dia?

    3) Pense sobre sua aparência e personalidade (Identidade)

    - Nome, idade, peso, estatura, forma física, cor da pele, cabelos, forma de se vestir, tatuagens, piercings, e outros detalhes talvez ...
    - Maneirismos, gostos, preferências, forma de tratar os outros
    - Pense em elementos que à torna única, que à torna quem você é
    - Pense em elementos pelos quais se orgulha, e pelos quais se envergonha
    - Pense em defeitos e qualidades, e traços únicos
    - Pense em como as habilidades e características que pretende comprar para a personagem vão influenciar no jeito dela de ser.

    4) Pense sobre seus vínculos

    - Tem responsabilidades? Deveres? Coisas que acha que deveria fazer?
    - Como consegue o sustento? Alguém depende de você? Ou você depende de alguém?
    - Deve a alguém? Deixou algo para traz e se arrependeu?
    - Perdeu algo importante? Está com algo que ache que não deveria estar?

    5) Pense em suas motivações, norteie seu personagem (Inclinações para o futuro)

    - Nesse ponto quero que montem "Valores", "Sonhos" e "Metas" para deixar o personagem mais profundo. Explicarei como fazê-lo na próxima postagem.

    6) Use os pontos para comprar seus Atributos, características e perícias, baseando-se no que construiu acima!!! (Faça fazer sentido!!)

    Galera, acima deixo minhas sugestões, pra ajudar vocês a criar um personagem mais completo, são úteis, não?
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1205
    Reputação : 35
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    1º Concurso :
    • https://i.servimg.com/u/f89/19/67/13/04/medalh40.png

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Empty Re: Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup!

    Mensagem por 1o0oP (Lui) Ter Nov 20, 2018 2:46 am

    >>> Comprando atributos, características e perícias iniciais.

    Vocês começam com  50  pontos, que irão gastar para comprar os elementos citados acima. Tais elementos devem ser procurados nos links a seguir:
    Desvantagens, Peculiaridades, Vantagens e Perícias
    os preços estão listados abaixo.

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Atribu12

    As características, que por sua vez, são as vantagens, desvantagens e peculiaridades do Gurps, tem seus preços lá nos livros. Só lembrem-se de algumas coisas:

    1) Você pode ganhar no máximo 20 pontos com desvantagens.
    2) Você pode ganhar no máximo 5 pontos com peculiaridades.
    3) Características e perícias serão avaliadas e adaptadas para as regrinhas de nosso sistema .

    Obs: Os níveis das características variam nos inteiros  ... -3 -2 -1 0 +1 +2 +3 ... e afetam na quantidade de dados a serem lançados. (Na maioria das vezes, a menos de mensão contrária)
    Obs: Atributos iniciais vão de  -5 a +5 no máximo, e perícias iniciais vão de  0 a +3  no máximo.
    Obs: As dificuldades das perícias influenciam apenas no preço delas, as rolagens posteriores dependerão apenas do nível que o personagem tem nelas.
    Obs: Estas regras é só para o início do jogo, depois de começar-mos, o sistema de evolução será diferente.
    Obs: Pensem bem sobre seus atributos iniciais, pois evoluí-los depois será difícil. Evoluir perícias será mais fácil.
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1205
    Reputação : 35
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    1º Concurso :
    • https://i.servimg.com/u/f89/19/67/13/04/medalh40.png

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Empty Re: Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup!

    Mensagem por 1o0oP (Lui) Ter Nov 20, 2018 4:10 am

    Galera, após construir o personagem nas etapas acima, quero que montem Valores, um Sonho e Metas, seguindo as ideias descritas aqui, vai dar um trabalhinho extra? Vai, mas vai deixar o personagem mais profundo também!! Então, peço-lhes isso. Fazem pra mim, pls? Além disso, tais elementos facilitarão a vocês, na hora de decidir como seu personagem reagiria a certas situações, e também, facilitaria pra mim, pensar em coisas interessantes pra trazer pra mesa. Sem mais delongas, deixe-me explicar.

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Orc11

    >>> MECÂNICA DOS VALORES, SONHO E METAS
    (Um modo de Orientar/Nortear os Personagens)

    Resumindo pra vocês, esses três elementos servem para você criar os "preconceitos" e "ambições" do personagem de forma verossímel. Vou explicar e vão entender. Vamos lá. Há os três elementos e cada um tem seu significado. Vou lista-los abaixo com explicações.

    1) Valores:  Verdades em que seu personagem acredita.

    Os valores são aqueles verdades em que ele acredita e nem sabe ao certo o por que. Talvez seja devido algo que lhe aconteceu, talvez um dia tenha enfiado aquilo na cabeça e nunca mais tirou, ou talvez tenha ouvido aquilo da boca de alguém que admirava muito, enfim, não importa o motivo, só importa que, tais valores são basicamente, algumas regras que seu personagem segue, mesmo sem perceber, pois estão irraizadas em sua mente.

    2) Sonho:  É aquela ambição abstrata, talvez até platônica, que você tem.

    É aquela ilusão boa que te faz feliz. Quero ser muito rico, ou ser muito feliz, ou bem sucedido. São frases simples que representam desejos meio fantasiosos, quero a paz no mundo, quero igualdade para todos, quero saúde para todos ... etc... Invente UM.

    Por que criar isso? Para que ter sonhos meio impossíveis? Simples, eles ajudarão a orientar os metas de seu personagem, explicarei em breve.

    3) Metas:  São planos de ação!! Um passo a passo, para alcançar seus sonhos

    As metas são a parte real do sonho, digamos, ou melhor, são as suas estratégias a fim de atingí-los, e isso dependerá de seu sonho. Se seu sonho é algo muito "impossível" tipo reaver um ente querido, talvez sua meta poderia ser uma passo a passo, a fim de adquirir certas condições financeiras, mentais ou físicas, de relacionamento ou emocionais, que te deixariam num ambiente confortável que lembre aquele ente querido, ou que de alguma forma, te faria se sentir mais próximo dele. Caso sua ambição fosse algo material, como ser muito rico, sua meta poderia ser por exemplo, trabalhar duro, dia após dia, atingindo as metas do trabalho, para ganhar promoções, subir na carreira e quem sabe então alcançar sua ambição.

    Perceba que as metas são concretas, cursos de ações fazíveis, com objetivos claros, e que trazem consigo uma chance clara, tanto de falhar quanto de ter sucesso! Pode não te dar 100% de garantias, mas te dá uma certa porcentagem de esperança.

    Resumindo, Valores são suas crenças, dogmas, verdades intrísecas. Sonhos são seus desejos abstratos, ambições profundas. Metas são seus planos de ação em função de alcançar seus sonhos. Ok?

    Bom, agora que já sabemos o que cada elemento significa, vou ajudá-los a criá-los com um passo a passo bem sucinto e legal. Vejam só.

    >>> Passo a passo para criar os Valores, Sonhos e Metas

    A) Primeiro, escolha algumas palavras-chave para seu personagem, palavras estas que representam seu personagem, ou que representam conceitos com os quais seu personagem está bem ligado!! Eu diria que três palavras-chave é um número bom. Para ajudá-los, trago aqui alguns exemplos, mas não se limitem a eles, ok? Deixem a imaginação fluir.

    - Exemplos de palavra-chave

    - Beleza  - Auto sacrifício  - Dominação  - Ganância  - Força
    - Caridade  - Dor  - Retribuição  - Matança  - Comunidade
    - Bem estar  - Justiça  - Honra  - Lógica  - Responsabilidade
    - Vida  - Tradição  - Mudança  - Criatividade  - Liberdade
    - Respeito  - Independência  - Sem limites  - Extravagância
    - Equilíbrio  - Conhecimento  - Viva e deixe viver  - Moderação
    - Neutralidade  - Povo  - Patriotismo  - Descoberta  - Glória
    - Redenção  - Auto conhecimento  - Riqueza  - Saúde - Deus
    - Família  - Honestidade  - Fé  - Diversão  - Segurança - Amizade
    - Intelecto -  etc ... Percebam que isso vai longe ...

    Muito bem, escolha três e vamos ao segundo passo.

    B) Agora que já escolheu umas três dentre as opções acima, elabore uma sentença, uma afirmação envolvendo um ou mais das palavras-chave que você escolheu no item anterior, de modo que, a sentença elaborada será uma verdade em que o personagem acredita!

    Exemplos, "Dinheiro é uma coisa muito importante em minha vida" (Observação, esta afirmação poderia ser construída usando qualquer dos conceitos do item anterior), "Com Dinheiro eu posso conseguir Saúde" (Observe que nessa última eu estou relacionando duas palavras-chave da lista anterior, isso também pode ser feito), ou ainda qualquer sentença elaborada utilizando os conceitos "Auto estima é indispensável para conseguir saúde e beleza". Os exemplos são infinitos, só mantenha em mente que você quer escrever uma frase, usando as palavras-chave de sua lista, de modo que a frase escrita, virá a ser uma das verdades escondidas profundamente em seu personagem!!

    Construa três frases pelo menos, mas não muito mais que isso, 5 no máximo eu diria, pois muitas frases começam a te complicar. Acreditem, 3 frases é um ótimo número.

    As afirmações que saírem do passo dois (B), serão os valores de seu personagem.

    Obs: Se seus valores forem conflitantes é mais legal ainda. Por exemplo, o personagem tem os dois valores, "Dinheiro é a coisa mais importante em minha Vida", e "Honestidade é a coisa mais importante em minha Vida". Observe que esses dois valores são conflitantes, e seu personagem ficará muito indeciso caso ele tenha a oportunidade de conseguir dinheiro de forma desonesta. E indecisão no personagem, em momentos críticos da história, devido a conflitos internos, só deixam a história mais profunda e interessante!! Vale a pena! hahaha

    Em fim, os valores são elementos que dão um tempero super legal no personagem, e dá ao mestre, material para trabalhar, e é por isso que peço que acrescentem para mim.

    C) O próximo passo, é definir um Sonho.

    Em minha opinião, ter um sonho, ou uma ambição, é algo primordialmente, absolutamente, excencialmente, profundamente, completamente, bla bla. .. CRUCIAL para um protagonista, pois dão combustível ao personagem, dão motivação, e dão um NORTE. Tendo uma ambição, será fácil saber decidir o que seu personagem vai escolher em muitas situações, mesmo que ele seja indeciso. Um sonho, ou ambição é a "COISA" abstrata que o personagem quer acima de qualquer outra coisa. E a ambição de seu personagem DEVE DERIVAR DE SEUS VALORES (aqui já começamos a ligar as coisas), deve ser construída a partir deles. Ou seja, após montado os valores, é fácil definir uma ambição com base neles. Vou dar um exemplo a seguir de como se fazer isso.

    Suponha que os valores do personagem são:

    - Dinheiro é a coisa mais importante para mim.
    - Ajudar os Pobres é a coisa mais importante para mim.
    - Salvar vidas é a coisa muito importante para mim.

    Obs: perceba que são conflitantes (kkk)

    Então, desses valores poderia derivar a seguinte Ambição:

    - Quero ser rico, para ajudar os pobres e salvar vidas.

    Observe que a ambição é um frase simples, porém muito significativa, e principalmente, não é algo muito palpável, é algo abstrato, difícil de definir. É difícil explicar o significado da ideia "Ser Rico", isso admite muitas interpretações (é isso que quero para os sonhos, algo vago, algo abstrato), ser rico é muito relativo. Mas a ambição é isso mesmo, é algo que o personagem quer mas que não sabe muito bem o que significa, é aquele sonho meio platônico, saca? Aquele desejo meio fantasioso.

    Quantos sonhos um personagem deveria ter?? Resposta: UM!! Por que? Como assim? Pelo seguinte, o conceito de sonho que estamos trabalhando aqui, não tem nada a ver com aqueles desejos imediatos do personagem, aquelas vontades que dá na cabeça de uma hora pra outra. Isso ele pode ter a vontade, vocês podem interpretar sem medo ... Mas o SONHO, esse é aquele que ele não consegue mudar tão facilmente, entendem? Pois seus sonhos verdadeiros estão ligados mais profundamente, abraçados com seus valores, e pra alterar seus sonhos, teria que alterar também seus valores, sacam? E alterar valores não é algo que escolhemos, é algo que precisa acontecer!!

    D) Último passo, definir as METAS.

    As metas estão ligadas a desejos concretos, palpáveis, definíveis. Elas, as metas, são cursos de ações que seu personagem traça afim de atingir objetivos claros, e quando falo de objetivos claros, quero dizer objetivos definíveis, que dá pra por no papel!! Por exemplo: Conseguir mil dólares. (Isso seria um objetivo claro). Além disso, e esta parte é muito importante, as metas que quero que vocês construam aqui, não devem ser cursos de ações afim de conseguir qualquer objetivo claro, nãao, quero que vocês conectem suas metas com seu sonho!!! Como? Simples, basta traçar cursos de ações, afim de atingir objetivos claros que te deixarão mais próximos de alcançar seus sonhos. Escrever uma boa meta para seu personagem, é basicamente conseguir respostas para as seguintes perguntas: "Como exatamente eu devo agir afim de atingir minha ambição?", "O que exatamente eu vou fazer para acançar meus sonhos?".

    Obs: Suas metas não precisam ser muito elaboradas, ou inteligentes, ok? Isso vai depender de você e do personagem que está criando. Uma meta pode ser incrivelmente estúpida e ainda assim ser uma boa meta. Basta que seu personagem acredite que se ele fizer aquilo, então ele realizará seu sonho!!

    Continuando o exemplo que venho montando acima, vamos montar uma meta para o personagem com a ambição que criei: "Quero me tornar muito rico, para ajudar os pobres e salvar vidas", uma meta para atingir esse sonho poderia ser:

    - Vou juntar uns amigos, conseguir umas picaretas e vamos dirigir até aquela mina abandonada, e vamo começar a cavar! Tenho certeza que tá cheio de ouro naquela porra. Vou ficar rico, e então vou encher aqueles mendigos de pão e comida, e contratar uns médigos pra ajudar aqueles doentes. (kkk, isso foi o melhor que consegui pensar assim na hora)

    Mas observe que uma meta, é um CURSO DE AÇÃO, um PLANO, um PASSO A PASSO, com um OBJETIVO CLARO, e com o intuito de alcançar seu sonho como consequência, por mais estúpida que ela seja, basta que seu personagem acredite naquilo! Além disso, note que, em uma meta, existe uma chance clara de falhar! Porém, é algo racionalmente possível também, algo que também tem um chance de dar certo, que tráz esperança a quem à criou.

    Quantas metas seu personagem deveria ter? Bom, como uma meta traz junto um curso de ação, o ideal é que ele tivesse uma, tentasse ela e se falhasse procurasse outra. Mas isso não é necessário, seu personagem poderia ter várias metas e não ter coragem de tentar nenhuma, sei lá ... Nessa parte deixo com vocês!

    Por fim, apenas alguns comentários, esses elementos, valores, sonho e metas, são coisas que variam com o tempo. Vivências podem levar uma pessoa a alterar seus valores, e a mudança de seus valores, pode levá-las a desenvolver um novo sonho, e um novo sonho por sua vez, requer novos objetivos concretos para ser atingido, e novos objetivos demandam novos cursos de ações, ou melhor, novas metas.

    Acredito que tudo isso deixa a história com mais sentido, mais parecida com o nosso mundo real, mesmo que aconteça em um mundo fictício (mas gostariamos que fosse realista nesse ponto, não?), e é por esse motivo que eu peço a vocês que elaborem, pelo menos três valores, um sonho e pelo menos uma meta (com seu objetivo concreto). Espero que curtam a ideia!

    E para quem curte a arte da escrita, saibam que eu tirei essas ideias de um livro maneiro chamado "Writing Fiction for Dummies" escrito por "Randy Ingermanson e Peter Economy".
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1205
    Reputação : 35
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    1º Concurso :
    • https://i.servimg.com/u/f89/19/67/13/04/medalh40.png

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Empty Re: Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup!

    Mensagem por 1o0oP (Lui) Ter Nov 20, 2018 6:30 am

    Modelo de Ficha de Personagem

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Fichad15

    Galera, aqui está um modelo bem furreca de ficha, feito no Libreoffice, mas pode ajudar vocês a organizar as informações. (Acredito que tem espaço pra tudo, e acho que tá bem auto-explicativa também, mas se tiverem dúvida falem).

    Aqui está: Modelo de Ficha

    Se quiserem usar, baixem e abram ela no  LibreOffice Calc.
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1205
    Reputação : 35
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    1º Concurso :
    • https://i.servimg.com/u/f89/19/67/13/04/medalh40.png

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Empty Re: Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup!

    Mensagem por 1o0oP (Lui) Qui Nov 22, 2018 6:02 am


    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Atribu10

    >>> Entendendo os atributos

    Abaixo disso nem se fala.
    -3 - Bixo, aqui tu tá fudido. kkk Tua vida ta complicada, você merece troféu da burrice. kkk
    -2  - Aqui, suas dificuldades são notáveis, as pessoas te consideram prejudicado nisso, é visível.
    -1  - Abaixo da média. Teria algumas poucas dificuldades, sentiria-se burrinho as vezes.
    0  - O valor das pessoas comuns (O mais comum encontrado no mundo)
    +1 - Valor acima da média, com esse valor você se sente fodinha.
    +2 - Talentoso. Com este valor, seu talento já é notável, você chama atenção!!
    +3 - Bixo, você é tipo um gênio aqui já. Quase um albert einstein da vida.
    acima,  você já é fictício, as pessoas te chamariam de ETE. kkk Sacaram?
    +10 é o Grande Cuthulu , kkk (Tipo isso)
    espero que tenha clareado, e te ajudem a escolher os atributos.
    nahna
    Troubleshooter
    nahna
    Troubleshooter

    Mensagens : 772
    Reputação : 38
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/2111.png
    2º Concurso :
    • https://i.servimg.com/u/f51/19/64/68/80/dourad14.png

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Empty Re: Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup!

    Mensagem por nahna Ter Jan 22, 2019 8:17 pm

    Hum... acho que não entendi muito bem, não!
    Isso seria no código do lance de dados?
    Tenho certeza que com os exemplos práticos eu vou pegando! *rs*
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi
    1o0oP (Lui)
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1205
    Reputação : 35
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    1º Concurso :
    • https://i.servimg.com/u/f89/19/67/13/04/medalh40.png

    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Empty Re: Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup!

    Mensagem por 1o0oP (Lui) Sáb Jan 26, 2019 10:55 am

    >>> REGRAS SOBRE USO DE ENERGIAS <<< (Gastando energia para melhorar os resultados dos testes)

    Galera, trago uma regra que acho que vão gostar. Ela servirá para amenizar a zuera feita quando nerfei as perícias. kk É o seguinte:

    Fôlego:  Vocês podem gastar  5  de fôlego para ganhar um dado de vantagem num teste de habilidade física. (5 de fôlego / dado de vantagem física)
    Mana: Vocês podem gastar  5  de mana para ganhar um dado de vantagem num teste de habilidade mental. (5 de mana / dado de vantagem mental)


    Em breve apresentarei na ficha de vocês, na seção dos personagens, seus valores de Fôlego, Mana, HP e etc ...

    Obs: Não tem nenhuma energia que pode ser gasta para melhorar os resultados de testes de habilidades sociais, nesses casos, a aleatoriedade será mais selvagem.
    Conteúdo patrocinado


    Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup! Empty Re: Sistema da Mesa - 1o0oP - Lê-se Lup!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 12:43 pm