Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    [!Regras!] Poderes

    Eleonor
    Mestre Jedi
    Eleonor
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1126
    Reputação : 5
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/311.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/912.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1212.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1811.png

    [!Regras!] Poderes Empty [!Regras!] Poderes

    Mensagem por Eleonor Sáb Jan 25, 2020 11:17 pm

    Sistema de Poderes


    A primeira coisa que precisam entender é: assim como a aparência entre irmãos pode mudar, os poderes de dois semideuses filhos do mesmo deus ou deusa podem apresentar variações. É difícil dois semideuses apresentarem os mesmos poderes e capacidades, pois cada um despertará seus poderes de maneiras diferentes. Para representar a variabilidade de poderes entre filhos de uma mesma divindade, ao invés de todos terem exatamente os mesmos poderes, foi decidido que os personagens teriam poderes que poderiam variar mesmo entre os filhos do mesmo deus. Para ficar mais fácil entenderem, vamos usar o exemplo a seguir:

    Temos dois semideuses gregos filhos de Apolo, sem legado, ambos no nível 5 e com acesso aos mesmos recursos para equipamentos. Os dois foram feitos com a mesma pontuação e começaram juntos, participando dos mesmos eventos globais caso tenha acontecido algum do período da criação até a avaliação que estamos fazendo. O semideus A mostrou aptidão especial com o arco e flecha, tendo seus poderes em sua relacionados principalmente a arquearia. Já o semideus B parece ser especialmente ligado a música, tendo mais poderes ligados a ela do que a outros domínios de seu pai.

    Percebem as diferenças? São irmãos, começaram juntos e ainda sim são diferentes entre si. Não é motivo de vergonha se você não for tão bom em algo quanto seu irmão, a diferença pode ser boa! Através dessa possibilidade, você não é forçado a ocupar espaço de sua ficha com poderes que você não usará e os que escolher ter provavelmente vai saber quando e como serão mais úteis ao personagem, certo? Além de ter a liberdade de customizar o personagem como mais nos deixa a vontade, o que é importante para que todos possam se divertir em um RPG.

    É preciso lembrar que os jogadores apenas poderão criar e/ou os próprios poderes a partir do nível 2, independente se são semideuses ou seres da natureza. Também é importante ressaltar que a narradora se reserva o direito de sugerir alterações nos poderes ou vetar aqueles que não forem condizentes com o progenitor ou sejam "overpower" demais.


    Regras e Limitações

    Um personagem pode criar dois poderes por nível, mas a natureza deles (ativo ou passivo) é de escolha do jogador. Assim, um personagem que acaba de subir de nível pode escolher ter dois ativos, dois passivos ou um de cada de acordo com as preferencias e a jogabilidade de cada player. Alguns jogadores podem se sentir mais a vontade com mais habilidades passivas, outros com mais habilidades ativas e outros com quantidades equilibradas das mesmas.

    Deve-se considerar as esferas de poder da divindade em questão. Os poderes herdados devem ter alguma relação com seu progenitor, seja de modo direto (como habilidades ligadas a beleza física para filhos de Afrodite) ou indireto (habilidades ligadas a manipulação através da voz para filhos de Afrodite). Esse requerimento visa impedir que filhos de uma determinada divindade tenham poderes que não façam sentido com seu progenitor divino ou, em caso de poderes de legados, com seu avô ou avó divino.

    Alguns poderes podem evoluir junto com você, outros não. A maioria das habilidades com armamentos evoluem junto com o personagem, por exemplo, mas algumas habilidades são estáticas ou precisam que você gaste um slot de poder para "melhora-las". Atentem-se a casos de habilidades com "Inicial" ou "I" no nome - tendem a ser mais fracas no começo, mas quando evoluídas podem superar as de "nível único". Para fins de melhor entendimento, funcionariam como talentos do D&D 3.5 (ou Tormenta RPG) como Foco em Arma, Foco Aprimorado em Arma e evoluções.

    Poderes ativos sempre terão um custo, seja em HP ou MP. Sim, algumas habilidades podem gerar perda de sua própria vida para serem utilizados, como é o caso de magias que usem sangue para se ativar ou alguma eventual habilidade que exija que seu sangue entre em contato com algo ou alguém. Quanto maior for o poder da habilidade, mais ela irá custar de você. Vale lembrar que poderes passivos não possuem custo e, desde que as eventuais condições sejam satisfeitas, estão sempre fazendo efeito - afinal, um filho de Afrodite não escolhe ficar feio e um filho de Athena não se torna "burro" do nada.

    Poderes, salvo o caso de magias, que criam um elemento do nada são raros e/ou podem ter um custo elevado, sendo o mais comum apenas a manipulação de um elemento já presente no ambiente em questão. Para tornar isso mais justo e equilibrado, personagens abaixo do nível 15 não podem criar os elementos do nada, precisando já ter uma fonte no local para manipula-los. A partir do nível citado, poderão criar os elementos do nada desde que seja ligado as esferas de seu pai (como eletricidade para filhos de Zeus).
    Adendo:

    Os poderes não vão totalmente contra as leis da física e, como vocês são apenas meio deuses, não são capazes de fazer toda e qualquer coisa porque sim. Não precisam ser mestres da física ou colocar o que é fisicamente correto sempre a frente da diversão, mas algumas coisas muito sem sentido não vão rolar. Em outras palavras, a lei da gravidade afeta vocês como afeta todas as outras pessoas, as leis de Newton ainda funcionam...

    Poderes que não possuem chances de falha ou que ignorem totalmente defesas, ações e similares de outros jogadores estão terminantemente proibidos. Toda habilidade deve ter uma chance de ser defendida ou ter seus efeitos ao menos reduzidos de alguma maneira pelo alvo da mesma. Entendemos que habilidades de cura, quando usadas em um alvo com intuito de realmente curar seus ferimentos, devem funcionar normalmente, mas um ataque com 100% de chances de sucesso e que causa eternamente 100% do dano não será visto da mesma maneira.

    Em caso de poderes exatamente iguais (em termos de funcionamento e/ou descrição) podem receber uma solicitação de alteração ou o jogador ser solicitado a pedir a permissão do criador do primeiro para utilizar tal poder, caso queira muito. Como são de propriedade intelectual do autor original, nada mais justo do que ele decidir se o coleguinha poderá ou não utilizar.

      Data/hora atual: Seg Abr 29, 2024 10:52 am