"Não sabemos a origem desse mundo, ele é antigo, e mesmo que um dia tenha realmente existido relatos sobre a sua criação, as eras fizeram o trabalho de levar esses relatos ao esquecimento, nos humanos nesse mundo somos apenas crianças, outras raças já ergueram seus impérios e decaíram antes de nós sonharmos em sair de nossas cavernas. Os poucos relatos históricos que guardamos são do antigo Império Zartariano, um império de bruxos que cresceu e durantes 100 anos escravizou todos os povos da região, até que em apenas uma noite todo o império decaiu... Parece que esse no fim é o destino de todo o império, cair..." -Cronistas da Ordem de Mezanthi
Antellius é um cenário desenvolvido pelo mesmo autor de Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros, Diogo Nogueira, postado no seu blog Pontos de Experiência. Aqui eu vou usar algumas ideias do cenário, o pano de fundo principal, mas vou modificar muitas coisas, logo não precisa se dar ao trabalho de conhecer o cenário (ainda que eu recomende muito, simplesmente por ser uma ótima leitura), vamos desenvolvendo os locais da nossa versão de Antellius conforme jogamos. O importante é lembrar que esse é um mundo decadente e selvagem, aqui a magia é estranha, os deuses não são absolutos e presentes, na verdade nem sabemos se eles são de verdade, as cidades são como pequenas velas de civilização num vasto mar de escuridão, e ainda sim é uma civilidade brutal, onde a escravidão e abuso de autoridade é extremamente comum. Não existem reinos formados, as cidades-estado cresceram sobre as ruínas das antigas cidadelas do Império Zartariano. É importante falar também que aqui os personagens são todos humanos, não que não existam elfos e anões, mas eles podem ser bem diferentes do que conhecemos em outros jogos.
O clima do jogo vai ser bem parecido com os das histórias que inspiraram o sistema e cenário, aqui os personagens são apenas aventureiros, caçadores de tesouros, não heróis, eles se envolvem com os perigos do mundo desconhecido e, se sobreviverem, adquirem enormes quantidades de tesouros, quantidade essa que por algum meio é gasta ou perdida em uma velocidade absolutamente improvável, apenas para levar os aventureiros em uma nova caçada a mais riquezas.
A criação de personagens é bem simples, os Atributos serão rolados em ordem: Físico, Agilidade, Intelecto e Vontade, 3d6 cada, depois o jogador escolhe entre uma dos Arquétipos: o Guerreiro, o Especialista ou o Conjurador, o que são os 3 arquétipos básicos de qualquer personagem, e em seguida escolhe uma Vocação, uma profissão ou especialização que represente o foco do seu personagem, tal como: Bárbaro, Necromante, Pirata e etc, após também se deve desenvolver uma Complicação para seu personagem e por fim escolher seus Equipamentos. Essa é basicamente toda a criação de personagem, é simples, e talvez não abra um leque tão grande de personalização, mas abre espaço para esse personalização surgir na interpretação do personagem. Para quem se interessar e desejar criar o personagem pode se pronunciar aqui que mais tarde explico o sistema e ajudo a criar o personagem via M.P..