Alexyus escreveu:Sobre âncoras e Antecedentes compartilhados, diz o V20:
A Âncora
Você e os outros jogadores escolhem um Antecedente como uma âncora que mantém os recursos compartilhados juntos. Por exemplo, este Antecedentes pode ser o Domínio, com o local físico que os personagens reivindicam como seu refúgio e para a caça, que também atua como um ponto de encontro para os mortais com quem lidam, um repositório de sua riqueza, e assim por diante. Qualquer um dos Antecedentes Combinados pode servir neste papel, no entanto: Rebanho pode ser a chave deste círculo de sustentação e estabilidade.
Antecedentes Combinados não podem ter mais pontos que lhe são atribuídos no Antecedente Âncora em qualquer situação. Se o Antecedente sofrer perdas pelos eventos durante o jogo ou entre as sessões, outros posses afastadas do controle dos personagens, é preciso esforço para reconquistá-las.
Qualquer personagem contribuindo para a combinação pode puxar sua participação a qualquer momento. Os deslocamentos garantem algum prejuízo: O personagem recebe de volta um pontinho a menos do que ele disponibiliza. À medida que a classificação do Antecedente Âncora sobe novamente, assim como as avaliações daqueles ancorados a ele, como resultado da narrativa voltada para objetivos de melhoria dos Antecedentes perdidos.
Em circunstâncias normais, um círculo não pode mudar seu Antecedente Âncora, nem pode adquirir um novo Antecedente Âncora. Embora possa optar por abandonar um bem determinado do Antecedente ao longo de uma crônica (e, portanto, livre-se das limitações dos Antecedentes Combinados em questão), o fato de Antecedentes alterarem o valor apenas como resultado de acontecimentos da história significa que o círculo deve adquirir novos Antecedentes dessa forma, ao invés de pontos bônus ou experiência.
No final, a maioria dos vampiros acabam seguindo objetivos pessoais ao longo de suas não-vidas.
Antecedentes Combinados são uma ótima maneira para o jovem Membro ganhar uma vantagem inicial de novato no Mundo das Trevas, mas elas rapidamente se tornam obsoletas e passivas, mesmo porque como o Membro anteriormente ligado a elas, prosseguem com suas próprias agendas particulares.
Usando Antecedentes Combinados
Antecedentes Combinados são recursos compartilhados; essencialmente propriedade comunitária da confraria. Qualquer pessoa que contribui para a combinação (não importa o quanto contribua) tem acesso igual ao referido.
Mesmo que o personagem doe para apenas um dos Antecedentes associados do montante, ele ainda tem acesso igual a ele. Nem todos podem usar a combinação ao mesmo tempo, no entanto. A combinação do Rebanho de sete pontos pode conceder acesso apenas ao mesmo número, finito de fontes. Assim como esses pontos são divididos depende das circunstâncias e dos acordos entre os personagens.
A critério do Narrador, os jogadores podem concordar em colocar limites de acesso individual em Antecedentes comuns, para refletir quaisquer acordos que seus personagens fizeram um com outro. Às vezes, o Membro que contribuiu menos em Antecedentes do que os outros têm suas próprias considerações.
Limite Máximo
Juntando os pontos, um círculo pode obter Antecedentes que ultrapassem o limite de cinco pontos normais. Este arranjo é normal, e reflete as vantagens da cooperação. Um grupo pode garantir um Domínio maior ou manter uma rede maior de Aliados e Contatos do que pode um vampiro só. Não há limite máximo absoluto do nível que um Antecedente Combinado pode chegar, mas as coisas podem ficar completamente ridículas se você não for cuidadoso. Geralmente é melhor para o Narrador impor um limite de 10 pontos sobre o Antecedente âncora (e, portanto, à todos os outros).
O Narrador deve também levar em consideração a escala de Antecedentes, aumentando sua confiabilidade ao invés de seu valor quantitativo como as avaliações de escala entre o círculo. Por exemplo, se um grupo de jogadores médios de quatro jogadores cada um contribui um único ponto ou dois para uma combinação Recursos compartilhados, o efeito não deve ser que sejam coletivamente no mundo secreto dos Membros, mas sim que eles são de meios modestos, e que esses meios são mais difíceis de serem arrancados por outros vampiros ciumentos. Esta é uma questão de equilíbrio entre as expectativas do jogador com elementos da história, por isso certifique-se de definir algumas orientações para que os Antecedentes comuns realmente representam antes da crônica começar.
No caso em tela, tanto
@thendara_selune quanto
@DariusNovadek gastaram 5 pontos em Domínio e 3 em Lacaios, totalizando Domínio 10 e Lacaios 6. Isso pode ser facilmente explicado como o território recuperado na guerra Camarilla/Anarquistas, provavelmente a área industrial junto ao porto onde o clube noturno Arcadia foi inaugurado, onde o antecedente âncora seja Domínio, enquanto os Lacaios seriam carniçais usados nessa operação. Mesmo que essa minha interpretação esteja correta, seria bom que os dois jogadores descrevessem os detalhes envolvidos, a menos que deixem isso totalmente sob critério do narrador criar.
Como eu encorajei os jogadores a interligar seus personagens se desejassem, eu não tenho restrições a esses antecedentes compartilhados, que estão bem adequados à proposta de jogo.
Para relacionamentos entre os PJs, não cobrarei nenhuma vantagem ou antecedente, deixando totalmente a cargo da interpretação dos jogadores. Com npcs, apenas as vantagens compradas terão validade. Por exemplo, mesmo que o pj pense no npc como Amor Verdadeiro, se não tiver a qualidade, não será considerado como tal pelo npc. Casamentos de sangue tem mais a ver com Laço de Sangue voluntário, não tendo necessariamente a ver com sentimentos verdadeiros, já que a ligação criada se origina do poder mágico do sangue.
Logo mais continuo a avaliação das fichas que faltam!