Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    O Mundo - Regras do jogo

    Pallando
    Mestre Jedi
    Pallando
    Mestre Jedi

    Mensagens : 1074
    Reputação : 35
    Conquistas :
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/411.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1112.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1811.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1413.png
    • https://i.servimg.com/u/f11/17/02/65/26/1611.png

    O Mundo - Regras do jogo Empty O Mundo - Regras do jogo

    Mensagem por Pallando Qui Dez 07, 2023 8:36 pm

    - Criação da Ficha - Passo a passo -

    1º Passo - Escolher o tipo do Herói:

    É com base nessa escolha que serão determinados os pontos a serem distribuídos nos atributos. O "tipo do herói" nesse contexto diz respeito as capacidades dele, a base do que faz possível o personagem ser um herói. Como o sistema deve ser simples, tentei representar todos em quatro categorias apenas:

    Tipos:

    2º Passo - Definir os Atributos:

    Com relação aos atributos, resolvi usar uma base que muitos já devem ter visto por ai com 2 Grupos de Atributos e um solto:

    Atributos:
    A diferença entre os dois grupos de atributos é indicada pela legenda na imagem: o G1 é basicamente o grupo de atributos físicos, e por isso existe um limitador de capacidade humana. Por exemplo: 2 em Velocidade representa o máximo que um humano comum é capaz. Acima disso é sobre-humano.

    *Essa limitação NÃO é válida para o atributo Potência.

    Por essa razão, vamos ter 2 tipos de Pontos para distribuir:
    Pontos:
    Ou seja, para superar o limitador de capacidade humana, é preciso utilizar Pontos Especiais. Os Pontos Humanos não podem ser utilizados para, por exemplo, subir Constituição 2 para Constituição 3.

    Todos os atributos começam com valor 1, com exceção de Potência cujo valor inicial é 0.
    Os personagens começam com 5 Pontos Humanos + pontos de tipo do herói:
    Aprimoramento - +10 Pontos Especiais
    Habilidade - +6 Pontos Humanos/+3 Pontos Especiais
    Preparo - +5 Pontos Humanos/+5 Pontos Especiais
    Híbrido - +3 Pontos Humanos/+6 Pontos Especiais

    Por exemplo, um personagem do tipo 'Preparo' começaria com: 10 Pontos Humanos e 5 Pontos Especiais.


    **Atenção**:
    * Para um personagem do tipo 'Preparo' exceder a capacidade humana em um atributo, ele deve ter algum equipamento que justifique isso: Homem de ferro, por exemplo, praticamente tem super força quando usando a armadura.

    * Os personagens dos tipos 'Habilidade' e 'Híbrido' possuem sim menos pontos para distribuição, mas isso é compensado pelo(s) poder(es) extra que possuem.

    * Só para esclarecer melhor a diferença de Pontos Humanos x Especiais: Reparem que com 5 Pontos Especiais, o máximo que um personagem teria em um atributo físico é 7 (2 máximo humano + 5 pontos especiais). Agora, com 10 Pontos Especiais para distribuir, o máximo já sobe para 12.


    3º Passo - Descrição de Poderes:

    Para tipos Habilidade/Híbrido:

    Como mencionado antes, personagens dos tipos Habilidade e Híbrido são os que podem possuir poderes que não se encaixam na definição de aprimoramento. Por isso decidi tratar essa questão separadamente e definir algumas regras:

    - Personagens do tipo Habilidade são praticamente dependentes desse "poder extra". Como nos exemplos que usei, é magia do Doutor Estranho ou a mutação do Magneto, ou seja, sem isso eles não fazem lá muita coisa.

    - Personagens do tipo Híbrido não são necessariamente dependentes desse poder, por que eles tem outras formas de ser super: mesmo se você tirar as garras do Wolverine ou a visão de calor do Superman, eles ainda se viram muito bem.

    Dito isso, o(s) poder(es) aceitos para os personagens do tipo Habilidade serão sempre consideravelmente superiores aos que serão aceitos para personagens do tipo Híbrido. Ou seja, se o seu personagem é do tipo Híbrido (e portanto já possui poderes de aprimoramento também), ele não vai possuir um poder de grande potência como controlar a gravidade, por exemplo. Seus poderes extras serão de menor eficiência, podendo ser vistos como uma ferramenta de suporte até.

    Essa é a única regra que devem ter em mente no momento de definição do(s) poder(es), o resto vai ficar por conta do nosso bom senso para não precisarmos de regras muito complexas. Acho mais divertido assim, fica mais livre.Se algo for muito fora da curva ou não estiver de acordo com a ideia exposta nesse passo da criação do personagem, posso pedir para você repensar (se nerfar  Razz ) e ai nesse caso a gente negocia caso a caso.

    A descrição desses poderes pode ser incluída logo após os atributos na ficha. O mais importantes aqui é que essas informações façam sentido com a história e atributos do personagem.

    Para tipos Aprimoramento/Preparo:

    Para não deixar esse passo mais complexo do que precisa ser, mais uma vez vou deixar como única regra o nosso bom senso mesmo. A criação desses recursos ou capacidades dos personagens desse tipo vai ficar completamente livre (desde que "encaixe" com a distribuição dos atributos também), e se acontecer de algum ponto ficar muito fora da curva, a gente negocia.

    A descrição/listagem desses recursos e/ou poderes pode ser incluída logo após os atributos na ficha. O mais importantes aqui é que essas informações façam sentido com a história e atributos do personagem.


    4º Passo - Quem é o herói?:

    Nesse ponto vem a definição das informações que mencionei no post introdutório e o mais importante passo. Não vou forçar um modelo especifico, mas precisamos de pelo menos as seguintes informações:
    - Identidade
    - Codinome
    - Idade
    - Nacionalidade
    - Background completo
    - Pessoas importantes (Opcional): inimigos, aliados, amigos, romances. Se o personagem tiver, podem descrever ou listar como quiserem.
    [/font]

    Fim!
    _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Testes & Combate
    Testes & Combate:

      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 4:52 am