A Ordem nº 00447 do NKVD - О операции по репрессированию бывших кулаков, уголовников и других антисоветских элементов; O operatsii po repressirovaniyu byvshikh kulakov, ugolovnikov i drugikh antisovetskikh elementov; em português: Sobre a repressão de ex-kulaks, criminosos e outros elementos anti-soviéticos) foi assinada por Nikolai Yehzov, Comissário do Povo para Assuntos Internos, em 31 de julho de 1937.
A Ordem nº 00447 estabelece Troikas (um comitê composto por três membros) em cada república soviética, krai (divisão administrativa) e oblast (província ou região). A Troika era composta pelo procurador da região; um secretário do Partido Comunista da região; e o Comissário do Povo do NKVD regional, que atua como presidente da Troika.
A ordem também criou grupos operacionais, equipes de oficiais da NKVD e militsiya que investigam potenciais subversivos e os entregam à Troika para julgamento. Em muitos casos, os julgamentos são realizados à revelia. O grupo operacional também cumpre a sentença proferida pela Troika.
Os culpados são divididos em duas categorias. A primeira categoria é a execução; o grupo operacional leva os da primeira categoria para um local secreto para execução. As pessoas da segunda categoria são deportadas para um campo de trabalhos corretivos. A Ordem nº 00447 impõe limites ao número de pessoas por região que podem ser enquadradas em qualquer uma das categorias. Um pedido para aumentar o limite deve ser aprovado por Yezhov; ele aprova cada solicitação dentro de vinte e quatro horas. Como disse Yezhov, é melhor que “Dez pessoas inocentes sofram em vez de deixar escapar um inimigo do povo”. Os oficiais que não cumprem a ordem encontram-se em uma das duas categorias acima mencionadas.
A ordem é muito eficaz na remoção de elementos indesejáveis das comunidades. Quinze dias após a assinatura da Ordem nº 00447 por Yezhov, 101.000 pessoas foram presas e 14.000 condenadas.
A Ordem nº 00447 não é segredo entre o NKVD. Os investigadores estão cientes da ordem; cientes de como se espera que cumpram a ordem; e cientes da punição caso falhem.
Abro essa proposta para saber se tem mais uma pessoa com vontade de jogar Call of Cthulhu. A Saphira Odin, o Vinah e o Dante já estão no jogo e vou esperar até domingo e começamos na semana que vem. O sistema é Call of Cthulhu 7e, lançado em português pela New Order, e para facilitar, usaremos personagens prontos. É bom que vocês se familiarizem com o sistema, apesar dele ser simples. O jogo rápido pode ser baixado aqui.