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    Chamada original / Espaço Off

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    Mensagem por Lnrd Dom Fev 02, 2020 10:28 am

    Dycleal escreveu:Esse cenário é parecido com o desta mesa: Apocalypse World: a New Begining - Apocalypse World (mestrada pelo Kether, mas está inativa) Eu fazia um scanner esquisito...

    Qual a idade mínima do personagem e a partir de que idade ele é adulto? Gostei do Stalker, tem uma referência?


    Idade: então, no cenário original, ninguém (além do Ancião) tem mais de 30 anos. Mas essa divisão de "faixas etárias" é de um suplemento e que, por questões, não necessariamente seguiria uma lógica humana.

    Acho que dá pra pensar como em tempos antigos, em que a expectativa de vida era super baixa (35 já tava com o pé na cova) e muito cedo já tava casando etc. Até por conta de radiação e alimentação ruim. Coloca uns 16-20 como jovem, 21-25 jovem-adulto e 26-30 como adulto.

    Stalker: é meio que um Ranger, vivendo meio isolado na natureza. No jogo, ou você saia muito da Arca ou até talvez passe mais tempo fora que dentro, explorando. Por isso você é um ótimo guia e ótimo em encontrar trilhas novas desviando de perigos e focos de radiação na Zona, achando Artefatos etc. Mas muita gente vê Stalkers de forma estranha, desconfiando deles - alguém que passa tanto tempo no mundo externo só pode ter problema na cabeça, sem falar de contaminação etc.
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    Mensagem por Lnrd Seg Fev 03, 2020 4:45 pm

    Ahhh, não!!

    Não é soma. É só colocar um em frente ao outro (o 10 primeiro).

    No caso o seu @Colher Verde é 91: "Telecinese" AFFFFF - você não tem "necessariamente" nenhuma manifestação física (mas pode ter um "visual" estranho, como olhos que brilham etc., veias de uma coloração escura etc., ou adquirí-lo quando usar os poderes)
    - Puxar ou empurrar um objeto menos pesado que você a curta distância por 1 MP
    - Atirar um objeto pequeno no inimigo a curta distância. A força do impacto (o dano) depende de quantos MP vc gastar nesse ataque.


    @Katerine Le Blanc é 23: "Planta Humana".
    - 1 Gastando 1 MP, você pode se alimentar do Sol.
    - Você pode fazer espinhos crescerem do seu corpo, causando 1 de dano em combate corpo a corpo por cada MP gasto (caso acerte).
    - Sua pele pode funcionar como uma casca. A cada 1 MP gasto vc anula 1 de dano.
    (Na verdade é bem forte isso. oO)

    Quanto ao visual, fica por sua conta, pode ser desde ter o corpo todo verde a ter uma pele como casca de árvore ou qualquer coisa do tipo.




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    Mensagem por Lnrd Ter Fev 04, 2020 1:19 am

    Dycleal escreveu:Parasite? Eu tenho vermes? kkkkkkkkkkk

    Me laskei, a guerreira é filha do jeca tatu


    Q?

    Não, cara.

    Você é

    Coreano

    ...

    ...

    ...

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    Parasita:
    - Roubar 1 ponto de Atributo por cada MP que vc gastar (mas não pode ultrapassar o seu máximo)
    - Roubar, por um turno, uma mutação de outro mutante e mutar a si mesmo (Q?!) por 1 MP
    - Roubar 1 dano de alguém pra si, curando a pessoa, a cada 1 MP investido.

    Quanto à aparência, sei lá, você pode ter algum tipo de tentáculo na cabeça, na boca etc. Num consigo pensar como seria. XD
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    Mensagem por Lnrd Qua Fev 05, 2020 12:32 am

    Colher Verde escreveu:Ah... fui editar meu post e mudaram-se os números das rolagens. 

    Antes estava 2 em munição e 4+3 em artefato. Eu já tinha colocado na minha ficha o artefato Smoke Grenade e as 2 balas... Mas você pode definir se eu mantenho como coloquei ou se mudo para os novos resultados. Agora não vou editar mais nenhum post com rolagem kk


    Hueuhe. Ok, ok.
    Mantém os valores originais.
    - Você tem uma "bomba de fumaça". PORÉM é preciso esperar pra ver como vai ser a distribuição de pontos pra Arca, pq se não tiver ao menos 10 em alguma área (qualquer uma), as pessoas simplesmente não sabem o que isso é e o que faz - nem você (ao menos INICIALMENTE - no jogo tem como tentar descobrir).

    Artefatos deveriam ser devolvidos à Arca e, uma vez analisados, dão algum bônus (nesse caso, +1 em Tecnologia e +1 em Guerra). Você ganha a admiração geral. Smile

    OU

    Você pode resolver ficar pra você mesmo (granada serve pra escapar de combate - uma vez que vc saiba como funciona). Mas, dependendo da situação, isso pode te trazer problemas... .
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    Mensagem por Lnrd Qua Fev 05, 2020 7:48 pm

    Bem, até agora temos:
    Mutt / Sucateiro (@Alakazam)  
    Heckyl Blodstone / Chefe (@Katerine Le Blanc)
    Priscila Stormwell / Guerreira (@Dycleal)
    Izu / Vidente (@Bravos)

    A ideia é que todo mundo na Arca se conhece, nem que seja de vista. Vocês já podem a anotar essa parte nas fichas de vocês: Nome / Papel / alguma observação que seu personagem faria sobre a pessoa (Tipo "desconfio das estranhezas do vidente" ou "a chefe de gangue não me parece confiável" ou qualquer impressão positiva ou negativa. E apontem um como "melhor amigo" - não precisa ser reciproco, você pode considera a pessoa sua melhor amiga e ela estar nem aí pra você porque A VIDA É ASSIM, NÉ?!?! XD XD XD XD Sad Sad Sad Sad Sad Sad )

    ;p
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    Mensagem por Katerine Le Blanc Qui Fev 06, 2020 12:22 pm

    Alakazam escreveu:@Bravos

    Pensei em fazer meu Mutt ser melhor amigo do seu Izu porque dá para fazer um paralelo entre a solidão social de Mutt e a solidão intelectual de Izu. Mas ainda não pensei em uma história que poderia ter estabelecido essa amizade... você tem alguma ideia? Não faço questão nenhuma de a amizade ser recíproca, por mim está tudo bem Mutt gostar de Izu mas Izu não gostar tanto assim de Mutt.

    Como Izu é um religioso, pensei na possibilidade de Mutt ter alguma dívida com ele por conta de algum favor no passado. Algo como tê-lo livrado da gangue de @Katerine Le Blanc...

    Aliás, Katerine, eu queria ser seu inimigo. Pensei em como Mutt poderia ter roubado algo de sua gangue no passado, e com isso ela teria passado a "caçar" Mutt, estabelecendo a inimizade assim (mas eu também não me importaria se sua gangue não considerasse Mutt o maior inimigo de todos; apenas Mutt consideraria a gangue um inimigo).

    Mas o que vocês acham? É só um esboço de ideia.

    Opa pode ser
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    Mensagem por Bravos Qui Fev 06, 2020 1:49 pm

    Dycleal escreveu:Priscila vai colocar Izu como melhor amigo, por ter esperança dele "ver" onde seus pais estão, e agora vou acrescentar que gosta dele porque sempre ele tentou ser legal com ela. Os sentimentos dela em relação a ele é de respeito, confiança e protetivo, ela sempre procura proteger ele, tipo, não gosta dele eu não gosto de você. Atualizei a ficha.

    Show! @Katerine Le Blanc botei que Izu tenta tornar o Heckyl mais aberto, ele faz bem a linha amigo de todos Rolling Eyes

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    Mensagem por Alakazam Qui Fev 13, 2020 12:24 am

    Lnrd escreveu:Surpresa!

    Enquanto os últimos detalhes ainda estão sendo amarrados, já liberei o primeiro post.
    Fiquem livres pro início da aventura. Wink

    https://www.novaerarpg.com/t5631-preludio-o-diluvio-de-fogo#199443


    Estou hypado, hehe.

    Mas fiquei com uma confusão. O lugar onde Mutt esconde suas coisas é no cubículo de seu quarto ou é em outro lugar do comboio? O texto diz que ele esconde suas coisas em algum lugar "da estrutura".
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    Mensagem por Lnrd Qui Fev 13, 2020 5:44 pm

    Dycleal escreveu:Um olhar hipnótico!

    P.S. O que é M.P.? Como roubo algo abaixo do meu máximo?

    Tô organizando as coisas aqui, começando pelas mensagens antigas (RSRS)

    MP seria Mutation Points. Sempre que você quer usar uma mutação, você gasta um pra ativá-la.

    A história do "roubo" é assim:

    Digamos que você tenha um valor originalmente em 4, mas agora você tá só com 1.
    Você pode roubar de outra pessoa, mas não pode ultrapassar os 4 do início.

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    Mensagem por Lnrd Ter Fev 18, 2020 6:50 pm

    DOS VAGÕES:
    - Aquela linha amarela em “A” é uma referência do “centro”. Significa que “A1/01” e “A1/02” são considerados “lado a lado”, apesar de visualmente “desalinhados”. Assim, a porta do vagão em “H1/02” conecta a “H1/03”.
    - O “colchete” vermelho indica escadas. Além delas ligando verticalmente, tem aqueles retângulos vermelhos de três espaços, que são as pontes nas portas dos vagões – todas gradeadas para evitar quedas.
    - Todas as camas do lado esquerdo são beliches. As do direito são únicas, mas tem um armário em cima (além dos que já tem embaixo das camas inferiores). No fim, cada quarto tem três camas e três armários.
    - São 5 vagões de dormitórios, sendo o Quinto, o Sexto, o Sétimo, o Oitavo e o Novo vagão. Não necessariamente precisam estar todos no mesmo, mas quem quiser, é só combinar o "quarto".
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    Mensagem por Lnrd Ter Fev 18, 2020 7:06 pm

    Dycleal escreveu:Mas ai para chegar em 4 de 1 para 4 gataria 3 PM, correto?

    É. Tipo se tá com 1 de "Força" e quer chegar a 4, precisa gastar 3 Pontos de Mutação pra sugar do inimigo.
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    Mensagem por Lnrd Ter Fev 18, 2020 7:45 pm

    Alakazam escreveu:
    Lnrd escreveu:Surpresa!

    Enquanto os últimos detalhes ainda estão sendo amarrados, já liberei o primeiro post.
    Fiquem livres pro início da aventura. Wink

    https://www.novaerarpg.com/t5631-preludio-o-diluvio-de-fogo#199443


    Estou hypado, hehe.

    Mas fiquei com uma confusão. O lugar onde Mutt esconde suas coisas é no cubículo de seu quarto ou é em outro lugar do comboio? O texto diz que ele esconde suas coisas em algum lugar "da estrutura".

    Huehue. Tinha pensado em ser tipo atrás do armário dele, "na estrutura" do vagão em si. Mas pode ser noutro lugar tb.
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    Mensagem por Alakazam Qui Fev 20, 2020 3:36 pm

    Só agora me dei conta de que "preciso proteger" e "odeio" devem ser NPCs sugeridos pelo player. Então é por isso que só eu coloquei jogadores nesses campos. Mestre, devo editar minha ficha, considerando isso?
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    Mensagem por Alakazam Qui Fev 27, 2020 2:14 pm

    @Lnrd Eu gostaria de saber umas coisas, mestre. 

    Primeiro, em qual vagão Mutt se encontra? Segundo; os personagens conhecem o "mapa" dos vagões da arca, sabendo onde está a água, onde está a anciã, etc.?
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    Mensagem por Alakazam Qui Fev 27, 2020 2:48 pm

    Bravos escreveu:Eu não entendi direito o que pegou fogo '-' foi a locomotiva começando a dar partida? foi a arca? o que pegou fogo?
    Entendi que foi o nosso antigo lar, "HangadeTeste05". Agora não temos mais aonde voltar.
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    Mensagem por Lnrd Qui Fev 27, 2020 9:40 pm

    Gentes, desculpem a demora.
    É muito jogo para além da “vida” normal – e o carnaval veio pra bagunçar ainda mais rsrsrs.

    - Fogo
    É, foi na estrutura do bunker, não no “trem”.

    - Dormitórios
    Bem, agora que vocês já sabem melhor a divisão – a segundo andar dos vagões 5, 6, 7, 8 e 9 são os dormitórios –, podem decidir por onde estão hospedados.

    - Divisão geral:
    Considere que essa é a nova casa das pessoas, então elas vão aos poucos se acostumando.
    Coisas como onde fica a Anciã são infos mais fáceis (apesar de não o quarto específico). Quais as áreas restritas e coisas mais “centrais” (como a sistema de água) tb são mais fáceis de saber e lembrar.
    Já quem está em cada quarto é mais complicado, porque é muita gente. No máximo aos poucos vão gravando o de conhecidos ou personagens mais importantes.

    - Relações:
    Então... essa é uma pendência que estava pra pedir pra corrigirem. Smile
    A parte de “Odeio/Preciso Proteger” é melhor que sejam NPCs inventados por vocês, pra que a narração tenha mais liberdade de coloca-los em situações específicas.
    Por exemplo, videntes tem um poder de “matar” (na verdade “prever a morte” de um inimigo, e a narração vai providenciar pra que o destino se cumpra rsrs). Se for outro player, dificulta. ;p
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    Mensagem por Lnrd Dom Mar 08, 2020 2:44 pm

    Olar galere,

    Bem, O JOGO COMEÇA AGORA. Smile

    A seguir, informações que vocês precisam saber daqui pra frente (conforme dúvidas forem aparecendo, vamos atualizando as instruções):


    # PROJETOS

    Os Projetos são inovações e melhorias para a Arca, influenciando tanto na narrativa quanto no gameplay. Vocês podem escolher de uma lista prévia ou sugerirem algo, cabendo à narração decidir se aceita ou não a ideia e definir as mecânicas relacionadas. Por exemplo, vocês podem decidir entre uma horta e uma criação de animais. Ambos darão alguma vantagem de pontos em Fonte de Alimentos, mas terão pesos diferentes na história: bichos podem fugir se assustados; legumes precisam de sol. Tais investimentos podem levar a rumos bastante inesperados.

    Como trabalhos coletivos, são realizados por toda a população. Dessa forma, “in game”, não é como se “vocês” estivessem decidindo. Se metade do grupo tiver uma ideia e outra parte preferir algo diferente (sim, é possível escolher mais de um ao mesmo tempo), considera-se que a população ficou dividida e assim por diante.

    Cada um possui uma descrição incluindo Requisitos, Perícia relacionada, Pontos de Trabalho e um Bônus específico, assim:


    DEFESAS
    Reforços na lataria. Juntando sucatas, vocês conseguem deixar a Arca mais resistente.
    Requisito: nenhum
    Perícia: Força ou Sobrevivência
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
    Bônus: Guerra +2D6


    - Um Projeto pode ter, por exemplo, 20 de Tecnologia como Requisito. Esse, obviamente, só poderá ser realizado no futuro;
    - Bônus é o efeito de gameplay mais direto. Um Projeto que dê Bônus de 1d6 em Tecnologia deixa a Arca mais próxima daquele Projeto de 20 (a outra forma de ganhar esse tipo de pontos é achando – e entregando à “direção” – algum Artefato);
    - Pontos de Trabalho referem-se a quanto tempo/esforço é necessário para construir algo. Um Projeto com 6 Pontos de Trabalho levará, de início, 6 dias para ser realizado;
    - Isso quer dizer que se o grupo for explorar e passar fora 6 dias (consumindo a quantidade referente de água e ração), o encontrará terminado quando voltar;
    - É também possível optar-se por não sair e ficar trabalhando na Arca (deixando de procurar novos alimentos; não encontrando aquele grupo de inimigos se aproximando etc.);
    - Nesse caso, uma vez a cada dia é possível fazer uma rolagem daquela Perícia relacionada. Cada 6 conseguido, considera-se que a sua contribuição ( “botando a mão na massa”, solucionando algum entrave, ajudando a moral geral etc.) diminui em 1 o tempo/esforço que falta;
    - Lembrando/explicando que as jogadas em MY0 normalmente são: Atributo + Perícia + Equipamento. Ou seja – caso a narração considere coerente –, alguém que não tenha uma Perícia como Sobrevivência etc. ainda pode jogar (usando apenas o número de dados de Sabedoria), mas terá menos chances/dados para isso.
    - Alternativamente, alguém com um conjunto de dados baixo pode preferir apenas “ajudar” outra pessoa com mais chances de sucesso, dando +1 de modificador a ela.
    - Quando o grupo está fora, as coisas podem não sair como esperado. Talvez um novo projeto tenha sido iniciado sem que players tenham participado da Assembléia... ;
    - Alguns Projetos podem ser pegos mais de uma vez;
    - Alguns Projetos podem ser limitados pelo espaço disponível, às vezes sendo necessário destruir um anterior para caber um novo;
    - No caso de mais de um Projeto simultâneo, considera-se um acréscimo em Pontos de Trabalho equivalentes a cada pessoas que não trabalha nele. Assim:


    Projeto 1
    Pontos de Trabalho: 1 x número de PCs (como somos 4 players, equivale a 4 dias)

    Projeto 2
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs (como somos 4 players, equivale a 8 dias)


    Se forem feitos um primeiro e outro depois, temos 12 dias no total (é preciso decidir por qual começarão. Se fosse o 1, estaria pronto no fim do 4º dia).

    Caso 1 dedique ao primeiro e 3 ao outro, o Projeto 1 levaria 7 (4+3) dias, enquanto o Projeto 2 demoraria 9 (8+1). No fim, o tempo total seria menor (de 12 para apenas 9), mas cada projeto demoraria mais individualmente para ficar pronto.

    A questão é: diante da ameaça de uma invasão iminente, vocês escolherão primeiro fazer a defesa (1) e depois o ataque (2) - ou vice-versa -, levando 12 dias e correndo o risco de um não estar pronto a tempo, ou apostarão em realizar os dois juntos... sob a penalidade de nenhum estar terminado caso a a batalha comece no dia 6?
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    Mensagem por Lnrd Dom Mar 08, 2020 4:25 pm

    Escolham um projeto (podem combinar o mesmo ou não, conforme as regras acima)



    LISTA INICIAL DE PROJETOS
    Segue a lista inicial. A seleção aqui não necessariamente é a mesma dos livros, podendo ainda ser acrescida de sugestões. Alguns detalhes/ajustes podem ser feitos com o tempo, conforme julgue-se necessário.
    Note-se que, mesmo no original, a lógica da lista de Perícias relacionadas etc. às vezes é bem estranha.


    DEFESAS
    Reforços na lataria. Juntando sucatas, vocês conseguem deixar a Arca mais resistente.
    Requisito: nenhum
    Perícia: Força ou Sobrevivência
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
    Bônus: +2D6 Guerra

    GRUPO DE CAÇA
    Após um breve treinamento, NPCs são capazes de ir à Zona procurar carne etc.
    Requisito: nenhum
    Perícia: Sobrevivência ou Conhecimento da Zona
    Pontos de Trabalho: 1 x número de PCs
    Bônus: +1d6 Fonte de Alimentos

    HORTA
    Usando um pouco da terra guardada do HangardeTestes05, é possível transformar alguns espaços (vagões de carga não utilizados - que perdem tal utilidade) em micro plantações.
    Requisito: nenhum
    Perícia: Compreensão ou Conhecimento da Zona
    Pontos de Trabalho: 3 x número de PCs
    Bônus: +3d6 Fonte de Alimentos

    CRIADOURO
    Um cercado e algumas adaptações podem preparar espaços para a criação de animais - previamente capturados - para o consumo.
    Requisito: nenhum
    Perícia: Força ou Conhecimento da Zona
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
    Bônus: +2d6 Fonte de Alimentos

    ALTAR
    Um espaço para orações para o que se quer que acredite.
    Requisito: nenhum
    Perícia: Resistir ou Manipular
    Pontos de Trabalho: 1 x número de PCs
    Bônus: +1d6 Cultura

    RINGUE
    Um espaço de "treinamento/diversão".
    Requisito: nenhum
    Perícia: Luta ou Força
    Pontos de Trabalho: 1 x número de PCs
    Bônus: +1d6 Guerra

    EXPEDIÇÃO
    Um projeto especial, no qual se envia NPCs para a Zona.
    Requisito: nenhum
    Perícia: nenhuma
    Pontos de Trabalho: nenhum
    Bônus: variável

    MUSEU
    Um espaço para guardar e exigir objetos da antiguidade. As pessoas podem ir até lá para estudar.
    Requerimento: Cultura 5
    Perícia: Compreensão
    Pontos de Trabalho: 2 × número de PCs
    Bônus: Cultura +d6 e Tecnologia +d6

    ESTÁTUA
    Um monumento a alguém importante (uma "divindade", a Anciã, alguma personalidade...).
    Requisito: Cultura 5
    Perícia: Resistir ou Sentir Emoções
    Pontos de Trabalho: 1 x número de PCs
    Bônus: +1d6 Cultura

    TORRE DE VIGÍA
    Um "puxadinho" no teto do "trem", facilitando uma visão 365º.
    Requisito: Tecnologia 5
    Perícia: Furtividade ou Sobrevivência
    Pontos de Trabalho: 1 x número de PCs
    Bônus: +1d6 Guerra

    MOENDA
    Um mecanismo movido pelo vento etc. para triturar certos alimentos, liberando a produção de pães etc.
    Requisito: Tecnologia 10 + Horta
    Perícia: Compreensão e Sobrevivência
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
    Bônus: +2d6 Fonte de Alimentos

    DEFUMARIA
    Um processo de secagem que permite o estoque a logo prazo de certos alimentos (como carne).
    Requisito: Fonte de Alimento 5, Tecnologia 10 + Grupo de Caça ou Criadouro
    Perícia: Compreensão ou Sobrevivência
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
    Bônus: +2d6 Fonte de Alimentos

    MERCADO
    Um lugar onde pode-se comprar e trocar coisas de forma mais organizada.
    Requisito: Fonte de Alimentos 10, Cultura 10
    Perícia: Manipular ou Sentir Emoções
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
    Bônus: +1d6 Fonte de Alimento, +1d6 Cultura

    GUARDA
    Um grupo de mantenedores da ordem de defensores de ataques externos.
    Requisito: Guerra 10
    Perícia: Luta ou Manipulação
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
    Bônus: +2d6 Guerra

    BIBLIOTECA
    Um lugar para armazenamento e consulta de "papéis" antigos.
    Requisito: Cultura 10
    Perícia: Compreensão
    Pontos de Trabalho: 3 x número de PCs
    Bônus: +3d6 Cultura

    ESTABULOS
    Animais - previamente capturados e treinados - podem ser transformados em montarias, diminuindo o tempo de expedições etc.
    Requisito: Fonte de Alimentos 10
    Perícia: Força e Conhecimento da Zona
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
    Bônus: +1d6 Guerra, +1d6 Tecnologia

    TAVERNA
    Um lugar para se divertir.
    Requisito: Fonte de Alimentos 10
    Perícia: Sentir Emoções ou Cura
    Pontos de Trabalho: 1 x número de PCs
    Bônus: +1d6 Cultura

    PALCO
    Um lugar para apresentações teatrais e shows musicais.
    Requisito: Cultura 10
    Perícia: Manipular ou Sentir Emoções
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
    Bônus: +2d6 Cultura

    TRIBUNAL
    Uma corte formal que pode aplicar penalidades que incluem trabalho forçado etc.
    Requisito: Guerra 10, Cultura 10
    Perícia: Manipulação ou Sentir Emoções
    Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
    Bônus: +1d6 Cultura, +1d6 Guerra

    OFICINA
    Um importante projeto, requisito para trabalhos mais avançados.
    Requisito: Tecnologia 10
    Perícia: Compreensão
    Pontos de Trabalho: 3 x número de PCs
    Bônus: +3d6 Tecnologia

    DESTILARIA
    Álcool! Para combustível ou bebidas.
    Requisito: Fonte de Alimentos 5, Tecnologia 15 + Oficina
    Perícia: Compreensão ou Sobrevivência
    Pontos de Trabalho: 1 x número de PCs
    Bônus: reduz o preço de álcool pela metade e libera outras opções.
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    Chamada original / Espaço Off Empty Re: Chamada original / Espaço Off

    Mensagem por Alakazam Dom Mar 08, 2020 6:24 pm

    Estou tendo dificuldade de compreender os requisitos de perícias. 

    Entre defesa e ataque, nas nossas condições, eu desejo que invistamos na defesa. Mas veja: temos os requisitos das perícias Sobrevivência ou Força. Alguns jogadores na nossa mesa possuem a perícia Sobrevivência, eu incluso, mas nem todos a têm; e ninguém possui a perícia Força.

    Sendo assim, como seria para investirmos em Defesas?

    Somente os jogadores que possuem a perícia Sobrevivência poderiam trabalhar nisso, enquanto os outros ficariam ociosos ou procurariam outro trabalho para fazer? E como adquirir futuramente mais perícias?

    Outra dúvida: essas decisões são feitas in-game, fazem parte do role-playing, ou é algo que eu posso postar aqui sem que meu personagem seja obrigado sequer a refletir sobre o futuro do comboio?

    Agora ficou bem complicado para mim, kkk, mas quero aprender porque parece muito da hora!
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    Mensagem por Lnrd Dom Mar 08, 2020 7:10 pm

    Alakazam escreveu:Estou tendo dificuldade de compreender os requisitos de perícias. 

    Entre defesa e ataque, nas nossas condições, eu desejo que invistamos na defesa. Mas veja: temos os requisitos das perícias Sobrevivência ou Força. Alguns jogadores na nossa mesa possuem a perícia Sobrevivência, eu incluso, mas nem todos a têm; e ninguém possui a perícia Força.

    Sendo assim, como seria para investirmos em Defesas?

    Somente os jogadores que possuem a perícia Sobrevivência poderiam trabalhar nisso, enquanto os outros ficariam ociosos ou procurariam outro trabalho para fazer? E como adquirir futuramente mais perícias?

    Outra dúvida: essas decisões são feitas in-game, fazem parte do role-playing, ou é algo que eu posso postar aqui sem que meu personagem seja obrigado sequer a refletir sobre o futuro do comboio?

    Agora ficou bem complicado para mim, kkk, mas quero aprender porque parece muito da hora!

    KKKKK. Calma.

    - Os Projetos SEMPRE refletem in, mas podem ser previamente combinados em off. Ou seja, seu personagem pode fazer uma defesa apaixonada de um Parque de Diversões, mas em off você concordar em votar numa Enfermaria. No jogo, seu personagem ficaria frustrado... ou quem sabe sua interpretação seja tão boa que todo mundo ache mais coerente votar mesmo no Parque xD;

    - Os Requisitos, salvo casos específicos, são sempre uma das quatro coisas: Fonte de Alimentos, Cultura, Tecnologia ou Guerra;

    - As Perícias são SÓ PRA ACELERAR, sendo dispensáveis;

    - De qualquer forma, é possível - salvo haja algum impedimento - usar uma Perícia... mesmo que não se tenha tal Perícia rsrs (A NÃO SER QUE seja uma Perícia exclusiva de classe, como "Comandar Cão" ou "Poções" - mas essas nem entram inicialmente na parte dos Projetos);

    - Digamos que seu personagem queira se esgueirar por aí. Ele soma os dados da Habilidade Agilidade + a Perícia Furtividade + o Equipamento... sei lá, Roupa Camuflada (nem tem isso, mas enfim xD). Se ele não tem o Equipamento, rola só Agilidade + Furtividade. Se não tem a Perícia... rola só a Habilidade Agilidade mesmo.

    - O negócio é que a dificuldade padrão do MY0 é de 6 num d6 (!!!!!!!!). Isso significa que com 4 dados você tem 52% de chance de sucesso. Aí você pensa: eu tenho esses 4 dados (somando Habilidade + Perícia + Equipamento)? Se eu usar só Habilidade, sem Perícia ou Equipamento, ainda assim vale a pena eu jogar ou é melhor só "apoiar" outra pessoa (dando um +1 pra ela);

    - Seguindo essa lógica, você pode tentar acelerar qualquer projeto Projeto fazendo um teste de Perícia. Mas se não tiver essa Perícia, provavelmente suas chances estarão reduzidas (ou não - alguém com Sabedoria 1 e Compreensão 1 tem só 2 dados, enquanto alguém com Sabedoria 3, mas sem Compreensão, ainda assim tem 3 dados);

    - Um ponto em Perícia (nova ou antiga) custa 5 Pontos de Experiência;

    - O importante (e o confuso) é lembrar que os Projetos são feitos por toda a população, mesmo que o grupo não esteja na Arca. Caso o grupo esteja nela, tanto faz narrar se personagem "x" ajuda ou não. Fica a critério de cada player. Mas o trabalho dele SÓ vai fazer alguma diferença se tiver sucesso nesse tal teste pra acelerar (ou se ele decidir "apoiar" outro player na rolagem);

    - Além disso, rola um efeito meio de "coincidência estatística" (rsrs): se vocês 4 (players/personagens) decidirem que querem uma Piscina, "coincidentemente" 100% da Arca também decide isso. Se, porém, 1 player decide investir numa Sauna, "coincidentemente" uma parte equivalente da população vai iniciar esse Projeto. In game, pode-se brincar com isso: talvez seu personagem tenha visto uma galera falando que queria uma Sauna e você tenha só concordado. Ou talvez você é que tenha convencido as pessoas a seguirem por esse caminho.
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