Um fórum de RPG online no formato de PBF (Play by Forum).


    Historis Compendium - O Livro de Ielenia

    Valen
    Samurai Urbano
    Valen
    Samurai Urbano

    Mensagens : 110
    Reputação : 3

    Historis Compendium - O Livro de Ielenia Empty Historis Compendium - O Livro de Ielenia

    Mensagem por Valen Sex Jul 14, 2017 10:53 am

    Link para download: Modelo 5e

    EDIT: Post completo.

    Galera, depois que preencherem a ficha, mandem para o meu e-mail (vcar1603@gmail.com) junto com o bg do personagem. Ainda vamos demorar um pouco para começar o jogo propriamente dito pois tenho bastante informação para passar pra vocês, depois ler os bgs, revisar fichas etc etc etc... Então não precisam ter pressa, mas tudo terá um deadline. Vou escrever um tutorial para o preenchimento da ficha, cujo modelo é obrigatório! Ah, e instalem o Adobe Acrobat Reader. O formato da planilha é em .pdf e se vocês abrirem com qualquer outro leitor desse tipo de arquivo, ela não vai funcionar como deveria.

    INSTRUÇÕES BÁSICAS
    A ficha é autocompletável, o que significa que ela se ajusta de acordo com os valores que vamos preenchendo nos campos. Notem que vários campos funcionam por dropdown list, o que te "obriga" a escolher uma das opções contidas na lista. Vamos por partes na ordem de preenchimento, pra ninguém se perder:

    1º passo - Valores de habilidade

    Na parte superior esquerda da ficha estão os valores de habilidade. A caixa tem dois espaços - um grande logo abaixo do nome da habilidade e uma caixinha menor abaixo da maior. O valor em si vocês preenchem na caixa MENOR, a maior vai se autocompletar com o modificador daquela habilidade. Os valores base serão fixos: 10, 11, 12, 13, 16, 17 - colocados nos atributos que vocês preferirem, antes dos modificadores raciais.


    2º passo - Classe

    Aqui não temos uma lista, mas o arquivo reconhece a classe desde que você escreva a mesma com a grafia certa e em inglês. São elas: Barbarian, Bard, Cleric, Druid, Fighter, Monk, Paladin, Ranger, Rogue, Sorcerer, Warlock, Wizard. Importante que você NÃO COLOQUE NENHUMA ESPECIALIZAÇÃO AINDA, pois isso é automatizado quando requerido. Já vou chegar lá.
    Enfim, quando você colocar a classe, a ficha automaticamente vai selecionar tudo o que é pertinente.


    3º passo - Raça

    Aqui temos uma lista com todas as raças permitidas. Escolha a sua, e o arquivo vai logo preencher o que é importante de cara. No entanto, os ajustes de HABILIDADE (como o +1 em tudo do Humano) não são preenchidos automaticamente, então vocês terão de alterar. Na base da segunda página da ficha vai aparecer todas as suas habilidades e modificadores raciais, pode se guiar por lá.


    4º passo - Background

    Mais uma lista. O background define algumas perícias de classe, por exemplo. Elas serão preenchidas automaticamente.


    5º passo - Level

    Aqui a brincadeira começa. Quando vocês selecionarem o nível (que será 17), vão ter que fazer uma série de escolhas de janelas que vão abrir. Portanto, esteja com o livro do lado - listas de magias, habilidades de classe e etc, tudo à mão para consulta.
    A primeira janela vai pedir para você "atualizar a exp". Clique em Upgrade XP para passar para determinar, na janela seguinte, qual classe você vai upar. Eu não vou permitir multiclasse nesse jogo por duas questões: Cenário e quantidade de jogadores... Então só selecione a classe que você preencheu no 2º passo e clique em OK.
    A próxima janela vai pedir para você escolher o arquétipo. Escolha qual será usado e clique em Add xxxxx Archetype. Não serão permitidos arquétipos que não estejam contidos na ficha! Depois disso, o arquivo vai começar a trabalhar automaticamente para adicionar todas as habilidades de classe e etc. Se a sua classe for conjuradora, ele também vai pedir para gerar um Spellsheet no final. Confirme, e o arquivo te leva para a criação das páginas voltadas para magia.
    O arquivo calcula automaticamente quantas magias você tem, e dali você só escolhe as magias de uma lista, caso sua classe tenha "magias conhecidas". Depois dessa janela, ele te leva para a janela de confirmação, na qual é importante você selecionar o campo "Add a Glossary of Abbreviations to the end of the Spell Sheet(s)". Daí, clique em Generate e aguarde... Pois demora. Ao término, a sua página de magias vai ter todas as informações que você precisa. É mágico. Entenderam a piadinha? Very Happy
    Quando tudo isso terminar, abre-se uma caixa de diálogo lembrando que vocês tem pontos de habilidade para inserir devido aos níveis, OU escolher talentos nos lugares desses pontos. Se tiverem dúvida nesse campo, só falar comigo.


    6º passo - Características de Classe

    Dependendo da sua classe, existem algumas habilidades que você precisa escolher de uma lista. A parte das habilidades de classe ficam na segunda página, à esquerda. Se você precisar escolher alguma coisa, haverá um botão acima desse espaço: "Choose Feature". A partir daí, você vai escolhendo o que você precisa, mas cuidado que a ficha não "limita" sempre. Por exemplo: Patrulheiro escolhe um estilo de luta. Se você escolher "Defense" e depois abrir outra vez e escolher "Archery", ele reconhece que você só tem direito a um estilo, e substitui. No entanto, no nível 17, o patrulheiro tem 3 terrenos favorecidos - mas você poderia escolher todos que o arquivo não detecta esse limite. Mas não é difícil acompanhar, pois a descrição da habilidade diz exatamente a quantos você tem direito.


    7º passo - Talentos / Habilidades de Nível

    Como dito acima, no 5º passo, hora de distribuir isso aí. Na quarta página, tem um campo com os Feats à direita. Inicialmente, existe espaço para inserir quatro talentos. Se for o caso de alguém ter mais que isso, não se preocupem - vou ensinar mais a frente como adicionar "Overflow", que são páginas extras para colocar Talentos / Itens / Ações que não cabem na ficha regular.


    8º passo - Características de Interpretação

    Ao lado do campo das habilidades de classe, existe o espaço para você escolher os traços de personalidade, ideais, laços e defeitos. Se você clicar em "Add Features", o arquivo abre uma lista, mas este campo também é editável. Se vocês quiserem usar algo que não está na lista, falem comigo e vamos avaliar. No entanto, o preenchimento é obrigatório. Logo abaixo, tem uma outra caixa de diálogo com uma característica única, que vocês podem escolher de uma lista. Fiquem livres para escolher, e leiam bem as vantagens que ela dá. Isso é meramente interpretativo, mas faz muita diferença.


    9º passo - Marcadores

    Ao lado esquerdo da ficha, existe a seção de marcadores. Clicando nela, você tem acesso a todas as possíveis páginas da sua ficha, podendo ocultar o que não vai ser usado ou habilitar algo que não está lá. Onde está escrito Navigation, um clique vai identificar as opções, sendo daí em diante autoexplicativo. Aqui é onde você pode adicionar o Overflow sheet, que dá mais espaço para talentos e outras coisas que por eventualidade possa não caber na parte regular da ficha. Note que a ficha contempla Companion Sheet, Wild Shape sheet... Que são bem específicas. No fim, deixe visível somente o que você usou.


    10º passo - Itens

    Essa parte eu vou, teoricamente, fazer para vocês. Quando eu for falar sobre a construção do personagem, vou explicar mais a fundo o motivo, mas basicamente os itens de vocês serão altamente influenciados pelo bg. Se você quer uma espada maneira, construa um bg interessante que cite ela e dê um certo destaque, que eu vou "construir" o item para você. Claro que você pode sugerir o que você quer exatamente, e eu cuido de trabalhar essa parte separadamente com cada jogador. Logo, eu vou preencher a parte dos itens de vocês, então podem ficar tranquilos.


    No fim de tudo, eu vou colocar as fichas aqui, e cada um vai ter a sua cópia.

      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 10:20 am