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    Biblioteca da Sagrada Montanha - PdMs, idiomas, mapas e outras informações

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    Mensagem por Leomar em Seg Fev 24, 2020 10:17 am

    Vou usar este tópico como "depósito" para imagens e alguns detalhes de personagens, mapas, etc. Eventualmente detalhes serão editados caso o personagem ganhe alguma importância. Sugestões serão bem vindas.

    Considerem que o que for escrito aqui é o que seus personagens sabem ou acham que sabem sobre o cenário, mas nem toda informação é precisa, além de ter muito sobre o tema que ele não sabe.

    ÍNDICE

    Deuses

    Livro da Sabedoria
    Mapa de Akaŝa
    Mestres Magos
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    Mensagem por Leomar em Seg Fev 24, 2020 11:50 am

    ESPERANTO - ALGUMAS PRONÚNCIAS

    Os principais idiomas do planeta podem ser vistos em: https://akasa.fandom.com/pt-br/wiki/Categoria:Idiomas

    O Esperanto será um dos que mais usaremos, e muitos nomes e lugares em Akaŝa tem pronúncia derivada do Esperanto (não são todos, às vezes alguns nomes pronunciam como em português, vou tentar fazer um lembrete sempre que um nome com pronuncia diferente aparecer a primeira vez), então vou colocar os principais nomes com suas pronúncias. Nota: o Google Tradutor traduz palavras do português pro Esperanto se precisarem.

    Ĉ, Ŝ, Ĝ, Ĥ, Ĵ, Ŭ

    Como dá pra perceber pelo próprio nome do planeta, o Esperanto possui algumas consoantes com circunflexo, além deste ŭ com este sinal estranho chamado braquia. Estas letras NÃO são acentos, mas cada uma tem uma pronúncia única.

    Há várias formas de usar estas letras, usando códigos, mapa de caracteres, ou baixando um arquivo de configuração de teclado. Eu usei este último para já escrever direto batendo ^ e a letra que quero, mas se não quiserem gastar tempo com isto, podem usar CH, SH GH, HH, JH ou ^C, ^S, ^G, ^H, ^J como achar melhor: Aka^sa - Akasha = Akaŝa

    Ŝ

    Ŝ tem som do nosso CH ou do SH inglês

    Começando com a letra do nome de nosso planeta: AKAŜA a pronúncia é A-cá-cha ou Acásha. A palavra vem do sânscrito e significa "céu" referindo-se também a "todo conhecimento que existe".

    Jaraŝé = ia-ra-ché - é uma ilha de Akvlando.

    Ĉ

    Ĉ tem som de TCH como em tchau.
    Brasileiro tem mania de falar "tchi" sempre que usa "ti": escrevemos "tia" e falamos "tchia". Compare p.ex. o português "meu coração bate por TI" com o espanhol "mi corazón late por TI" ou o "eu TE amo" que também falamos tchi com o italiano "io TI amo"

    La Torĉo = La tor-tcho - é uma ilha de Akvlando.
    Dolĉamaro = Dol-tcha-má-ro - é um dos oceanos.
    Freĉia = Fré-tchi-a - são as amantes de Piro, fêmeas de várias raças que adoram o deus do fogo e já tiveram oportunidade de ficar fisicamente com o deus.

    Ĝ

    Ĝ tem som de DJ, como em adjetivo

    Anĝelina = An-dje-li-na - a deusa do ar, a pronúncia é igual a inglesa para Angelina Jolie

    Ĥ

    Ĥ tem som de R bem carregado ou RRR tipo um mineiro falando "minharrrmã fecho a porrrta"

    Em Akaŝa o Ĥ é muito usado em nomes de sereias:
    Ĵazĥane = Jaz-rrrâ-ne
    Aĥĵane = Árrr-jâ-ne
    Iĥele - I-rrré-le

    Ĵ

    Ĵ tem som de J

    Ĵevurá = Je-vu-rá - uma cidade de Fajr-Regno

    J

    J tem som de I semi-vogal

    Jara = Iá-ra - a deusa das águas
    Jaraŝé = Ia-ra-ché - é uma ilha de Akvlando.
    Jarailê = Ia-ra-i-lê - é uma ilha de Akvlando.
    Gaja = Gái-a - nome de um continente e uma gran-elemental
    Fajr-Regno = Fáir-Reg-no - continente do fogo
    Ajros = Ái-ros - continente do ar

    H

    H tem som de RR

    Heséd = Re-sséd - uma cidade de Fajr-Regno
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    Mensagem por Leomar em Seg Fev 24, 2020 11:58 am

    ANĜELINA

    Biblioteca da Sagrada Montanha - PdMs, idiomas, mapas e outras informações Goddess_of_air_by_jp_vilela-dbmtpvn

    Imagem feita por @JPVilela o cara é talentoso e muito barateiro, esta saiu quase de graça. Página dele: https://jp-vilela.deviantart.com/gallery/

    A pronúncia é AnDJÊlina já que em Esperanto o "ĝ" tem som de "dj".

    Segundo seus livros sagrados, ela e a irmã Jara criaram tudo que existe em Akaŝa, incluindo a própria Akaŝa. Não há qualquer referência sobre qualquer coisa ANTES delas criarem Akaŝa, portanto deduz-se que o universo foi criado pelas deusas no mesmo instante, também deduz-se que as duas deusas sempre existiram e sempre foram independentes.

    É chamada de Deusa do Ar, da Luz, da Vida, da Pureza, da Sabedoria, a Deusa Virgem, Rainha das Rainhas, Senhora da Paz, Embaixatriz do Bem.

    Anĝelina é a criadora dos anjos e das maioria dos animais, principalmente das aves. Ela tem os anjos como superiores entre as raças superiores (lembrando, raças superiores são todas as que têm inteligência suficiente para ter livre-arbítrio e possuem uma sociedade complexa baseada em valores morais: humanos, anjos, anjos-negros, centauros, serenos e os demônios mais inteligentes. Outras raças que têm inteligência mas não o bastante para ter livre-arbítrio ou cuja sociedade não é considerada complexa ou não é baseada em valores morais são chamadas raças selvagens: orcs, homens-sapo, lupinos, harpias, demônios pouco inteligentes.)

    Sua doutrina é conhecida como Sagrada Conduta, é pacifista e baseada em manter a pureza do corpo e da mente. Exercícios mentais incluem a instrução compulsória, meditação, orações e rituais de purificação; os sacerdotes devem oferecer suporte psicológico, além do religioso. Para a pureza do corpo a Sagrada Conduta possui uma dieta vegetariana, exercícios de alongamento e artes marciais ligadas à filosofia mística (em especial o tai-chi), jejuns e dogmas sexuais bem rígidos.

    São pilares principais: a castidade, a honra e a justiça (com a paz sendo consequência destes pilares). O orgulho é considerado a fonte de todos os vícios e a maledicência o pior dos pecados, os demais pecados principais são: avareza/ganância (para S.C. estas duas palavras são a mesma coisa), a lascívia (mais específico que luxúria, já que nem todo luxo é pecado), ignorância, vaidade e inveja.

    ICONOGRAFIA

    ASAS: São os símbolos óbvios de todos os seres ligados ao ar, mas o fato de Anĝelina usar asas como as libélulas e não como anjos é significativa, mostra um aspecto mais sutil, dando impressão de fragilidade, efemeridade (típicas do ar) mas também de dinâmica; libélula são os únicos animais (além dos beija-flores) que conseguem voar "parados" no ar. Além disto a transparência de suas asas ajuda lembrar que ela não é só deusa do ar, mas também da luz, que é intimamente ligada ao ar.

    VESTIDO BRANCO: Magos, principalmente humanos, têm um apego quase obsessivo pelas cores da aura de suas magias, mas a cor branca não representa apenas o elemento ar (e luz), mas também a pureza, pois a luz branca é a união de todas as demais luzes e também a cor da paz, pois o branco na cromoterapia "descansa" os olhos, amenizando dores, portanto a deusa usa o branco mais pelo significado de pureza e paz que por ser o mana dela, que é mais uma coincidência. O vestido é sempre longo e largo como prega a Sagrada Conduta. O detalhes dourados às vezes são também erroneamente atribuídos ao ouro, mas é só outra coincidência o metal nobre (e também melhor metal para magia branca) ter a mesma tonalidade de Hélius Flava, a principal estrela de Akaŝa, e esta sim simbolizada nos detalhes dourados, e não o metal.

    Biblioteca da Sagrada Montanha - PdMs, idiomas, mapas e outras informações Colar
    COLAR: A única joia que Anĝelina usa é um colar de ouro com um pingente que têm um diamante de um lado e seu brasão do outro. Este colar é um dos laços de Anĝelina e sua irmã Jara, enquanto ela usa um diamante, Jara usa uma água-marinha e as duas JAMAIS deixam de usar seus colares. Cada gema foi presente de uma para a outra e elas usam desde antes da criação de Akaŝa. Anĝelina nunca usa outras joias e nem maquiagem (em raríssimas vezes é representada com tiara, mas a tiara não é considerada uma joia, e sim uma coroa simbólica), a S.C. não proíbe o uso delas, mas apenas seu uso ostensivo. O colar serve também como símbolo de que não é pecado querer ficar mais bonita(o), usando joias ou maquiagem, o pecado está em quando isto vira vaidade.

    CABELOS LONGOS: Anĝelina já usou os cabelos de várias cores: loiros, ruivos, negros, brancos e até azuis, mas nunca curtos. Há uma teoria (não tão clara como os demais símbolos aqui listados) que seus cabelos representam os "fios dos destinos da Prana" e por isto nunca podem ser curtos. A Prana pode ter caminhos que se movem como ela mesma (e por isto Anĝelina manter os cabelos sempre soltos também) mas nunca são curtos, o que é um aviso contra pensamentos curtos e que todo adepto da Anĝelina deve pensar sempre em consequência de médio e longo prazo nas suas ações.

    HARPA: Anĝelina só não é considerada deusa da música pois não enfatiza a música como faz seu filho, mas a harpa é um dos principais símbolos de Anĝelina, ela também é representada por harpas eólicas, liras e pela Zrakarfo, que é uma harpa especial onde algumas cordas só podem ser tocadas por magia. O instrumento serve para lembrar também que o som também é domínio da magia do ar.

    PERGAMINHOS: Outro símbolo na imagem estilizado como detalhes de sua roupa, representam a sabedoria. Para Anĝelina o conhecimento acadêmico é quase tão importante como o religioso e a ignorância, principalmente a ignorância consciente é um pecado.

    LEQUE: Embora ele não tenha aparecido, o leque é um símbolo tão importante como a harpa e representa a Arma Espiritual da deusa (Armas Espirituais são criadas com fluídos espirituais, e não físicos e são as armas mais poderosas do mundo). Ele é chamado de Leque da Pureza, materializado dos sentimentos mais puros: a castidade, a honestidade, a humildade e a obediência. Uma curiosidade é que em alguns casamentos as noivas carregam um leque ao invés de ramalhete para simbolizar Anĝelina, e em alguns lugares de Gaja ou da Ilha dos Exilados onde guerras proíbem de adorar a deusa, algumas mulheres usam em seus vestidos, nas mangas ou decotes, babados em forma de leque como uma referência sutil.
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    Mensagem por Leomar em Seg Fev 24, 2020 12:17 pm

    JARA

    Biblioteca da Sagrada Montanha - PdMs, idiomas, mapas e outras informações Goddess_of_water_by_jp_vilela_ddoez2k-pre.jpg?token=eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJzdWIiOiJ1cm46YXBwOjdlMGQxODg5ODIyNjQzNzNhNWYwZDQxNWVhMGQyNmUwIiwiaXNzIjoidXJuOmFwcDo3ZTBkMTg4OTgyMjY0MzczYTVmMGQ0MTVlYTBkMjZlMCIsIm9iaiI6W1t7ImhlaWdodCI6Ijw9MTMwMSIsInBhdGgiOiJcL2ZcL2VmNjE0MDFjLWQ5OTctNGM3Ny04MmFmLWFlZmJkM2M1OTMxOVwvZGRvZXoyay0wNWI3YTNmYy1lZWM3LTQ1MGItYTc0ZS1mMmQwYzhhMjY1Y2QucG5nIiwid2lkdGgiOiI8PTEwMjQifV1dLCJhdWQiOlsidXJuOnNlcnZpY2U6aW1hZ2Uub3BlcmF0aW9ucyJdfQ

    Finalmente os 4 deuses estão nos traços de JP Vilela, pela assinatura dá pra ver que foi um deus por ano. Esta foi a última.

    A pronúncia é Iara já que em Esperanto o "j" tem som de "i" em ditongo.

    Jara é bem diferente da irmã, e não só na doutrina e personalidade, em vários pontos beeeem diferentes; Se pegarmos os livros sagrados de ambas veremos diferença até na cosmogenia. Os livros de Jara dão margem (embora não certeza) de que o universo não era totalmente inexistente quando as deusas surgiram. Akaŝa não teria vida, mas já era um "globo vazio" no universo antes dela e Anĝelina o povoarem com todos tipo de vida. Também há margem, nos livros de Jara, para que tenha existido uma Era Ancestral no planeta antes da Era das deusas-mães.

    Jara criou metade dos animais de Akaŝa, em especial os animais aquáticos, e Anĝelina criou a outra metade. Jara criou também as sereias, e sabe-se que as sereias surgiram antes dos humanos, ao contrário dos anjos que não temos certeza se surgiram antes ou depois dos humanos. Os sirenos são a raça preferida de Jara.

    É chamada de Deusa da Água, da Vida, da Sabedoria, da Sensualidade, a Nutridora, Rainha Fértil, a Grande Juíza.

    Jara tem títulos em comum com Anĝelina, como deusa da sabedoria e da vida. Isto gera disputas em alguns seguidores mais fanáticos, embora a maioria não ligue muito para isto. Alguns detalhistas preferem dizer que Jara deveria ser chamada de deusa da Inteligência e Anĝelina deusa do Conhecimento pois embora ambas sejam sábias, suas sabedorias são diferentes.

    Sua doutrina é conhecida como O Equilíbrio, baseada em que cada ação gera uma consequência e que é preciso manter um equilíbrio nas ações gerais, pois quando este equilíbrio é rompido, o universo reage com destruição. A Igreja Central possui bem menos dogmas que a Sagrada Conduta, e pequenos atos são julgados pela própria lei de ação e reação, onde cada um colhe o que plantou, e se a destruição causada pelo indivíduo prejudica mais a ele mesmo, a Igreja Central não deve intervir. A doutrina deixa mais a cargo da consciência de cada um que dos dogmas a forma de agir. Quando porém alguém demonstra não ter muita consciência, Jara pode intervir, às vezes num julgamento direto que pode ser bem rigoroso.

    Tanto que o livro "Dos Julgamentos", escrito por estoriadores sobre os julgamentos feitos por Jara, é maior e muito mais usado pelos sacerdotes que o livro que ela mesma escreveu, o Jara Sutra.

    São pilares principais: a consciência, o Karma (quando se sofre por erros cometidos) e o Dharma (recompensas por ter agido bem). Como O Equilíbrio é dinâmico, vícios e virtudes são relativos, algo pode ser pecado em uma situação e virtude em outra. Todo excesso que cause dor ou destruição é pecado, mas se um excesso que evite a destruição não é pecado.

    ICONOGRAFIA

    CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: Ao contrário de sua irmã, Jara não costuma mudar muito sua aparência quando se mostra no Plano Material (a não ser quando quer sondar seus seguidores sem ser conhecida). Ela gosta mais de ficar em sua forma sirena que humana, mas quando está nesta forma uma de suas características marcantes são as pernas bem longas.
    Jara tem cabelos longos e escuros, olhos azuis e lábios tão vermelhos que parece estar de batom (mas embora ela goste de se maquiar, normalmente não usa batom), possui mamas fartas, pele clara (embora não tão clara como de Anĝelina) e aparência de uma mulher de trinta e poucos anos, sua fisionomia mostra inteligência mas também sensualidade.

    ROUPAS SENSUAIS: Jara gosta de usar roupas bem chamativas e extremamente sensuais. Muitas vezes roupas feitas de conchas e couro de peixe, corais e outros animais marinhos. Também não é difícil a deusa aparecer totalmente nua. Vez ou outra ela até usa roupas que não mostre tanto do corpo, mas são sempre roupas bem chamativas, seja pela cor, corte, decote, etc. afinal, ela é a deusa da Sensualidade.

    JOIAS: Ao contrário da irmã, Jara adora andar com muitas joias de todos os tipos: anéis, colares, pulseiras, braceletes, brincos... o material não importa, sejam de outro, prata ou qualquer outro metal, pérolas, penas ou flores, gemas preciosas ou semi-preciosas ou mesmo vidro lapidado, se ela achar bonito, ela usa. Muitas das joias são oferendas dos seguidores e depois de usá-las por um tempo ela devolve muitas joias a suas igrejas e templos, às vezes até presenteando outros seguidores e até seguidores de outros deuses. Ela também gosta de maquiagem e perfumes e muitas seguidoras lhe imploram para ter a honra e maquia-la ou penteá-la. Na doutrina de Jara, vaidade não é pecado (a menos que o(a) vaidoso(a) seja fútil, mas aí é culpa da futilidade, não da vaidade).

    TRIDENTE: Sua Arma Espiritual é o Tridente da Sabedoria, forjado, como diz o nome, por fluídos da sabedoria. O tridente em si é um símbolo da meditação "Patos-Pragma" em que um dente representa Patos (sentimento) e outro dente representa Pragma (razão), sendo o dente do meio o equilíbrio entre ambos. O Equilíbrio é dinâmico justamente porque diz que cada ser inteligente não deve evitar estes "extremos" aparentemente antagônicos, mas "transitar" ora na razão, ora na emoção. Estacionar na emoção é se tornar patológico, na razão é se tornar pragmático, e os dois tipos, se não tiver um contra-ponto, fazem a pessoa se tornar uma doença.
    Jara é muitas vezes descrita mais como emotiva que racional, ela então contrapõe isto tendo vários "conselheiros" que são mais racionais que emotivos.

    OUTRAS ARMAS: Há também outras armas usadas em diversos rituais representando Jara, os Says são uma versão menor do tridente e tem a mesma simbologia da meditação patos-pragma, sendo a segunda arma preferida dos sirenos. Em pinturas raras Jara é vista segurando um forcado de apenas dois dentes e não três, ele também representa a paixão e a emoção, só que com mais veemência (algumas vezes a moderação deve ser sacrificada em nome do Equilíbrio). As espadas e adagas flamígeas (cujas lâminas são sinuosas como ondas) também representam a deusa, embora podem também representar o deus Piro dependendo de como ou porque são usadas.

    GOLFINHO: Na simbologia mais básica, Jara pode ser representada com a figura de um peixe genérico, porém ela é melhor representada por um golfinho, e em muitos quadros ela aparece perto de golfinhos. Depois das sereias, os golfinhos são os animais marinhos mais inteligentes que existem.
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    Mensagem por Leomar em Seg Fev 24, 2020 12:31 pm

    PIRO

    Biblioteca da Sagrada Montanha - PdMs, idiomas, mapas e outras informações Dc2ivl6-544329a8-f809-4923-8df7-61a003c613ad.png?token=eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJzdWIiOiJ1cm46YXBwOiIsImlzcyI6InVybjphcHA6Iiwib2JqIjpbW3sicGF0aCI6IlwvZlwvZWY2MTQwMWMtZDk5Ny00Yzc3LTgyYWYtYWVmYmQzYzU5MzE5XC9kYzJpdmw2LTU0NDMyOWE4LWY4MDktNDkyMy04ZGY3LTYxYTAwM2M2MTNhZC5wbmcifV1dLCJhdWQiOlsidXJuOnNlcnZpY2U6ZmlsZS5kb3dubG9hZCJdfQ

    Esta também foi feita por @JPVilela confiram a página dele: https://jp-vilela.deviantart.com/gallery/

    Chamado de Deus do Fogo, da Música, da Sedução, da Loucura, Rei sem Reino, o Senhor da Destruição, Agente do Desastre.

    Piro é uma figura bem controversa. Muitos o amam, muitos o odeiam, alguns o acham covarde, outros acham que é o deus mais corajoso de todos, alguns o descrevem como um azarado bem intencionado, outros como um druzu inconsequente, outros como "o filho mimado de Anĝelina", alguns vêem em sua doutrina uma força renovadora contra as mazelas históricas do mundo, outros vêem em sua doutrina um plano demoníaco que visa destruir tudo que há de bom no mundo, outros simplesmente não conseguem ver sua doutrina pois ele é um deus não rigoroso que não faz questão de ser idolatrado ou mesmo reverenciado, e isto não faz sentido, e talvez nada que ele faça, faça sentido.

    Quando Piro nasceu, Akaŝa modificou-se totalmente. O continente Fajr-Regno emergiu das água, uma nova constelação (Aranha) surgiu no céu, criaturas diferentes surgiram no mundo, a gravidade do planeta se alterou, o mundo deixou de ser apenas ilhas e o conceito de "continente" passou a fazer sentido.

    Se seu nascimento trouxe vida nova à Akaŝa, ele também é responsável pela segunda maior transformação do mundo, desta vez uma transformação que trouxe morte, o Ragnarök.

    Durante sua infância, conhecida como Anos Dourados, Piro basicamente seguia os ensinamentos de sua mãe, Anĝelina, e mantinha também uma convivência amigável com representantes da Igreja Cisne Branco. Ele (assim como muitos até hoje) ficava impressionado em como os representantes da Cisne Branco tentavam e até conseguiam conciliar ou pelo menos criar medidas diplomáticas para as diferenças, algumas vezes até antagônicas, dos ensinos de Anĝelina e Jara.

    Nestes anos Piro não buscava construir uma doutrina própria, e quando fazia algo neste sentido os anjos arrepiavam as penas, pois quase sempre era um desastre ou o anúncio de um desastre futuro. Embora a Igreja Cisne Branco e a Escola Atemense sejam bem diferentes, há quem defenda que os mecanismo "diplomáticos" que Piro usou na Escola Atemense sejam influências dos mecanismos da Igreja Cisne Branco.

    Piro foi o primeiro, e até onde se sabe único, deus que, querendo descobrir mistérios da Prana (as deusas-mães teoricamente não teriam curiosidade neste sentido por já terem surgido maduras, não tendo nascido e precisado amadurecer como seus filhos) reduziu seu poder a níveis muito baixos (para um deus) e fez algumas descobertas que abalaram o mundo.

    A primeira é que os deuses podem se tornar vulneráveis quando seu poder está muito baixo, e até sangrar. Piro e Tamuz já tiveram algumas rixas, chegando a se ferir em muitas situações, mas eram dois deuses brigando, até então nenhum "mortal" tinha tirado uma única gota de sangue de um deus, e quando Piro queimou quase toda sua mana, um soldado o feriu na testa, fazendo-o sangrar.

    O problema disto foi que Piro não escondeu isto "do povão", pelo contrário, deixou que fossem amplamente divulgado e que as pessoas soubessem de segredos que, para muitos, jamais deveriam ser de conhecimento geral. Além disto Piro reconheceu que cometeu alguns erros e até se desculpou publicamente por isto. Para muitos isto é o exemplo máximo de humildade e até honra que um ser tão poderoso poderia demonstrar, mas ao mesmo tempo é uma prova que os deuses não são perfeitos, podem se tornar vulneráveis e até se arrepender. Se um deus demonstrou isto, o que impede dos outros possuírem as mesmas fraquezas?

    Estas teorias, que já são consideradas heresias pela maioria, fez reacender também o interesse de teóricos nas ruínas e artefatos da chamada Era Ancestral, que sempre atraiu curiosos mas cujos estudos são proibidos pela maioria dos deuses e igrejas (não por Piro, como se deve imaginar).

    Portanto controvérsia e até confusão é algo que sempre rodeia Piro. Um deus que não faz questão de ser adorado, às vezes zombando de seus próprios sacerdotes, que faz amizade com mortais sem importância, chegando a inspirá-los a questionar teorias que podem ir contra diversas teologias (até a sua), que se envolve com fêmeas de todas as raças, até casadas, que dá grande liberdade a demônios. Compreender Piro não é um trabalho para pessoas de mente simples.

    ICONOGRAFIA

    GRANDE ROCHOSA: Ponto mais conhecido de Fajr-Regno, com suas enormes paredes de 90º, representa também a riqueza mineral do continente.

    PRESENÇA HUMANA: De todos os deuses, contando ou não os supostamente falsos e/ou mortos, Piro é o deus mais fácil de se encontrar no plano material. Algumas pessoas com mais sorte já o encontraram até em vilas sem nenhuma importância participando de comemorações totalmente mundanas, como casamentos de civis comuns, onde ele inclusive faz papel de sacerdote, músico, cozinheiro, convidado e se bobear até amante da noiva.
    Dos deuses verdadeiros, sua religião é a com menos número de adeptos, mas devido esta "disponibilidade" (na falta de palavra melhor), ele têm adeptos de todas as raças, desde demônios (várias sub-raças) até anjos. Claro que ele é conhecido por dar mais atenção às fêmeas, tendo amantes diabas, súcubos, humanas, sereias e até anjos, dizem algumas línguas maldosas que mesmo algumas centaurinas já passaram em suas mãos. Porém ele também aparece para adeptos machos de todas as raças.
    Não apenas fisicamente ele se aproxima dos "mortais", mas ele foi o primeiro (e único até onde se sabe) deus a tentar exaurir voluntariamente sua quase infinita reserva natural de mana para ficar fisicamente mais parecido a outras raças. Para quem gosta dele, isto foi uma demonstração de bondade, fraternidade ou até humildade (se é que podemos usar estas palavras para um deus), para quem não gosta foi apenas uma das maiores burrices feitas por um deus irresponsável e que gerou teorias e consequências catastróficas não só na sua religião, mas na fé de todos os deuses e em todos os deuses de várias formas.

    CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: Sua característica mais fácil de se notar são os quatro braços. Até os animais com patas "demais" estão relacionados a ele, pois as aranhas só surgiram depois do seu nascimento, e os escorpiões foram criados por ele, numa tentativa falhada de criar uma formiga (um presente pra sua mãe, que foi a primeira a ser picada por um escorpião).
    Piro é destro nos braços superiores e canhoto nos inferiores (motivos de especulações para magicistas chatos) e é o único violinoloncelista do mundo, já que toca ambos instrumentos simultaneamente. Dizem até que é melhor artista (ou pelo menos músico, já que há quem diga que humanos normais o superam muito em artes plásticas) que guerreiro, se bem que é praticamente impossível ter parâmetros válidos para comparar um deus com guerreiros.
    Sua pele originalmente clara se tornou bronzeada, efeito da aproximação física comentada acima, ele chega a permitir sofrer efeitos físicos, como a luz de Hélius Flava bronzeando sua pele.
    É considerado extremamente atraente (mesmo se não levássemos em conta sua aura de poder absurdo) na opinião de muitas fêmeas principalmente por sua barba e bigode, grossos mas sempre curtos, embora sua característica considerada mais sensual seja o sorriso. (Claro que também não faltam fêmeas fantasiando o que ele poderia fazer com todas suas quatro mãos nos corpos delas.)

    ELMO COM CHIFRES: de longe seu símbolo de maior controvérsia. Pode tanto simbolizar força, virilidade, desenvolvimento espiritual, sensualidade, como instintos (no bom ou mau sentidos), animalidade, vergonha (de afastar-se da Sagrada Conduta de Anĝelina), limitação (não ser bom como um deus mas também não compreender toda a efemeridade dos "mortais"). Para alguns magicistas (como tem magicista que adora especular!) os chifres podem representar também o sentido ascendente das energias das manas vermelhas e portanto o próprio fogo. Esta simbologia mágica que PARECE chifres já era presente no seu brasão antes mesmo de Piro usar o elmo com chifres.
    É um símbolo claro de sua, se não predileção, pelo menos tolerância em relação aos demônios. Ele passou usar o elmo depois que sua relação com sua divina mãe, Anĝelina, já estava complicada, servindo de especulação se o elmo é mais um símbolo de rebeldia ou apenas mais um dos muitos pontos que fizeram os dois deuses se distanciar ainda mais.
    O elmo pode ser considerado realmente um elmo como sua referência guerreira, uma coroa como referência tando divina como política, uma vestimenta mística, uma representação demoníaca ou, para seus opositores, um instrumento de tortura psicológica para lembrá-lo de seus fracassos.

    DETALHE AZUL: Piro sempre veste algo com algum detalhe azul, seja um cinto, capa, colete ou qualquer coisa bordada. Embora possa ser mera questão de gosto, a maioria duvida disto e vê um sinal de reverência a sua tia Jara, seja por simples admiração ou uma tentativa de se aproximar ainda mais dela. Isto parece bem óbvio pois ele também usa muito dourado (e usava ainda mais no chamados Anos Dourados) em referência a sua mãe e até usa algumas roupas com detalhes verdes nas poucas vezes que é representado ao lado de Tamuz.
    As relações entre ele e Jara são realmente boas, embora não seja exclusividade já que Jara sempre foi generosa (ou pelo menos tente) com todos os três deuses verdadeiros. Em Fajr-Regno, uma das capitais, Mahijar, é praticamente considerada uma "cidade de Akvlando dentro de Fajr-Regno", contendo um enorme número de adeptos de Jara.
    Mas talvez a referência não seja só à sua tia, mas ao elemento mágico dela. Piro sempre foi fascinado pela magia não só do fogo, mas de todos os demais elementos e até da magia negra. Alguns opositores inclusive vêem isto como um dos sinais de fraqueza que ele não apenas demonstrou, como comprometeu os demais deuses mostrando em mais de uma situação que nem mesmo os deuses são capazes de dominar totalmente a Prana. Não que os outros três deuses também não fizeram isto em episódios muito discretos, quase considerados lendas... A diferença é que se falar isto dos outros deuses você corre o sério risco de ser morto por heresia.

    KRATAK DO PODER: As espadas "Kratak" são curtas, retas e de lâmina chata, parecendo mais estiles do que espadas de verdade. Mas muitos já pagaram com a vida pela falsa aparência de frágil, pois feitas normalmente com  o lendário aço-14, suas lâminas tem um corte violento e dureza que ninguém imaginaria numa lâmina tão fina; não é a toa que são chamadas também de "bisturi das espadas".
    E o Kratak do Poder obviamente é muito mais poderoso que as Krataks dos maiores mestres-ferreiros. Como todas as demais armas espirituais dos deuses, ela não é feita com metal, mas com fluídos espirituais materializados.
    Talvez justamente pela aparência pouco importante, Piro tenha moldado sua arma assim, sem nem mesmo grandes adornos. Uma pessoa que não saiba que AQUELA é a arma de Piro, jamais imaginaria que uma arma com aparência tão medíocre é uma das mais poderosas do mundo.

    INSTRUMENTO MUSICAL: não é a toa que, depois de deus do fogo, Piro seja mais conhecido como deus da música. Nas diversas imagens que foram feitos, os instrumentos musicais normalmente têm um destaque maior que sua Kratak, sendo mais representado sem arma do que sem instrumento. Seus instrumentos preferidos são o violino e o violoncelo, mas ele toca no mínimo 14 instrumentos com certa frequência, como a harpa (igual sua mãe), a flauta (que às vezes é relacionada com Jara que gosta muito de seu som), a cítara, o piano, o saxofone e até o didgeridoo.
    Há um ditado em Fajr-Regno, que pode ou não ser atribuído a Piro, que diz "se um lugar tem boa música, as pessoas lá não devem ser totalmente ruins".
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    Mensagem por Leomar em Seg Fev 24, 2020 1:01 pm

    TAMUZ

    Biblioteca da Sagrada Montanha - PdMs, idiomas, mapas e outras informações Latest?cb=20190526193840&path-prefix=pt-br

    Terceiro deus feito pelo JP Vilela: https://jp-vilela.deviantart.com/gallery

    Deus da Terra, da Fertilidade, da Agricultura, da Força, da Justiça, da Caça, da Guerra, Deus Negro.

    A Igreja Cisne Branco ensina que a família é uma fonte de bênçãos, mas também de discórdia, e que até mesmo as famílias divinas tem seus atritos. Tamuz não é uma exceção.

    Poucos anos mais novo que Piro, durante a infância e juventude os dois deuses viviam brigando. Boa parte destas disputas eram consideradas apenas "exercícios", como quaisquer garotos humanos que brigam para se tornar lutadores ou lutadores que treinam para ficar melhores. Algumas disputas eram causadas para se mostrar ou também por invejas bobas. Em resumo, nada que não acontecesse frequentemente com irmão ou no caso primos de qualquer família humana.

    Piro também era considerado o mais provocador que iniciava a maioria das brigas, Tamuz normalmente só respondia à provocação. Porém quando se tem poderes de deuses, mesmo treinos amigáveis podem se tornar bem violentos, e foi o que aconteceu.

    Tamuz era bem mais forte, e quebrava os ossos de Piro com frequência. Já Piro era mais rápido e dominava mais seus poderes, batendo mais e queimando Tamuz com frequência. Vou resumir dizendo que os dois "simplesmente" se entusiasmavam mais com estes treinos e sem perceber acabaram se tornando cada vez mais inamistosos ao ponto que os treinos passaram a ser brigas, e as brigas passaram a ser guerras.

    Em 322 jP (ano Piro, o calendário atual) Tamuz criou a Grã-Elemental Gaja, para alguns estudiosos este foi um dos sinais que deveriam ser claros de que as coisas não estavam indo bem. Infelizmente Piro não percebeu isto como um sinal, pelo contrário, parecia ter ficado satisfeito em ter agora dois oponentes para treinar.

    Tamuz parece ter criado a Grã-Elemental Gaja sob medida para seduzir Piro e enche-lo de porrada enquanto ele ficava admirando ela. Isto não está oficialmente escrito em lugar nenhum, mas Gaja é ruiva, com cabelos que chegam nas coxas, mamas fartas, olhos verdes, boca grande, a voz doce e é levemente musculosa. Claro que faz o estilo de muitos homens, mas com certeza faz exatamente o tipo de fêmea que Piro gosta.

    E os grã-elementais mostram ter quase o mesmo poder dos deuses. Como provavelmente foi planejado, Piro não parecia concentrar muito nas lutas contra Gaja, e ela quase sempre o vencia.

    Como disse, estas lutas foram se tornando menos amigáveis e mais violentas gradativamente, mas um episódio com certeza foi o mais crítico entre os dois deuses, o que podemos dizer: "agora a porra ficou séria". No dia 17 de Tartaruga de 452 jP Tamuz foi tentar falar com Piro. Aparentemente era um dia que nenhum dos dois tinham acordado de bom humor. Na visão de Tamuz, ele tentou falar educadamente com o primo e Piro respondeu agressivamente. Na visão de Piro, Tamuz já chegou mau humorado e xingando e Piro simplesmente o mandou embora pois não estava com paciência para discussões. Óbvio que acabaram na porrada.

    E como vinha acontecendo, os dois já não se seguravam durante a luta. Neste dia porém Piro, num ataque mágico, queimou os olhos de Tamuz deixando o deus cego. Piro sabia que Tamuz, por ser um deus, recuperaria a visão, mais cedo ou mais tarde, e não mostrou arrependimento, muito menos pediu desculpas.

    De fato depois de um tempo Tamuz recuperaria a visão, mas ele não teve paciência de esperar este tempo e abriu a própria testa, onde um Terceiro Olho nasceu (o sexto Chacra já era chamado de Terceiro Olho antes disto, e Tamuz certamente sabia que poderia transforma-lo num olho real). Este Terceiro Olho não lhe dava uma visão comum, mas permitia enxergar fontes de calor.

    Quando ainda estava só com este olho bom e a raiva ainda fresca, Tamuz causou a primeira guerra realmente declarada entre os deuses. Tamuz, Gaja Elemental e vários soldados do exército de Gaja partiram rumo a Fajr-Regno. Os fajrenses que não tiveram aviso nenhum foram massacrados em Burnabad antes mesmo de ter tempo de entender o que estava acontecendo (afinal, um deus e uma grã-elemental contra mortais não chegava sequer a ser uma luta, os homens do exército tinham trabalho só de terminar com quem escapava do rastro de destruição). Quando Piro interveio, a capital já tinha sido destruída.

    Tamuz e Gaja só não mataram Piro por dois motivos, o primeiro é que eles queriam causar o maior dano possível para saborear a vingança, assim enquanto um deles lutava contra Piro, o outro destruía Fajr-Regno. Mataram além de tudo que era civil, vários filhos de Piro e até uma de suas esposas, destruindo pelo menos umas dez cidades em volta de Burnabad, matavam humanos, centauros e demônios, destruíam qualquer construção que vissem pela frente, e depois os soldados de Gaja ainda saqueavam o que sobrava. Foi certamente a guerra menos honrada de Tamuz, que sempre pregou contra guerras desonestas.

    O segundo motivo foi que Jara interveio, pois os dois estavam quase para destruir totalmente Piro. Jara mandou que eles saíssem do continente, e que todos seriam julgados depois. Tamuz quase desobedeceu, mas Jara disse que se fosse preciso, lutaria contra o próprio filho para impedir que maiores danos fossem causados.

    Anĝelina apareceu depois que os invasores tinham voltado para Gaja, e as duas deusas-mães vigiaram os dois continentes por anos, para impedir novas retaliações. Desde então, e até hoje, tanto os deuses-primos como as pessoas dos continentes de ambos guardam ódios profundos.

    ICONOGRAFIA

    CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: Tamuz é o mais forte de todos os deuses, sendo bem musculoso. Sua pele é escura, tanto que alguns o chamam de "O Deus Negro", porém seu tom de pele não é como de humanos de pele escura, é um tom que lembra mais a cor de barro. Embora a alcunha de Deus Negro não seja pejorativa, alguns magicistas e religiosos se ofendem com isto, mas como já disse, gente chata é o que não falta no mundo.
    Seus olhos são verdes, mas seu terceiro olho, que nunca foi fechado, é castanho, e até hoje lhe permite uma visão de calor.
    Tamuz não é considerado atraente para padrões humanos, as linhas de seu rosto são consideradas "duras", bem como sua expressão que parece estar sempre sério. Mas talvez isto não seja lá um grande problema, pois Tamuz não costuma se relacionar mesmo com mortais. Ao contrário de Piro e Jara, Tamuz parece não ter filhos, embora sempre apareçam boatos de supostos semi-deuses aqui ou ali. Aparentemente Tamuz prefere criar criatura novas magicamente do que fazer filhos do modo convencional.

    PELES: Tamuz é um caçador, e usa as peles de animais que caça como troféus, grandes ursos, leões, tigres e similares são colocadas às vezes sobre a cabeça como um elmo, ou nos ombros, ou como capa.

    COMPANHEIRO ANIMAL: Ele também é representado frequentemente ao lado de algum ou vários animais, principalmente os de Gaja, como ursos e grande lobos. Isto representa que Tamuz prefere ficar "escondido" em contato com a natureza selvagem do que se relacionando com raças inteligentes. Ele só aparece em público quando tem algo muito importante para fazer. Sua "filha", a Elemental Gaja, que normalmente faz papel de sua porta-voz quando necessário.

    POMAR: Tamuz pode ser representado tanto na selva como em pomares, ou só ao lado de árvores frutíferas (jaboticaba parece ser sua preferida), assim como animais, ele tem especial carinho pelas plantas. Elas representam a fertilidade, a fartura e além disto são as maiores riquezas de Gaja.

    CLAVA DA JUSTIÇA: Quando luta ou caça, Tamuz prefere usar as próprias mãos (já que não há nada mais forte que ele em Akaŝa), mas às vezes simplesmente arranca uma árvore do chão e a usa como porrete. Sua arma espiritual também assume a forma mais simples: uma Clava, chamada de Clava da Justiça, por ser materializada com fluídos espirituais ligados à justiça e honra, pilares de sua doutrina.

    MACHADO TROVÃO: Como um deus guerreiro, Tamuz é o único representado por duas armas, a sua segunda é o machado trovão, ou machado de duas lâminas. Representa o lado mais destrutivo de sua doutrina, como "a necessidade de se cortar árvores e frutos ruins". Seu machado também é chamado de "da Justiça", embora para separar da Clava seja também conhecido como "Machado da Honra" ou "Machado da Purificação" enfatizando novamente esta parte destrutiva. Ele é materializado por fluídos mais densos, como a raiva e a vingança.

    DOUTRINA: Bom, a doutrina deveria vir antes da iconografia, mas como a história foi meio comprida, vocês não brigam se colocar ela aqui, né? A doutrina de Tamuz é conhecida como Chamado da Justiça, e seu pilar principal é obviamente a justiça.
    Enquanto Piro é acusado de tornar a doutrina de sua mãe menos rígida, Tamuz é acusado de tornar a doutrina de Jara mais rígida, porém os problemas entre ele a Jara são bem menores que os problemas entre os outros dois deuses.
    O Chamado da Justiça chama à força, porém muitos erram ao falar que é uma permissão para a simples "lei do mais forte", pois estudos mais sérios do Chamado da Justiça mostram que sem honra e/ou sem justiça, a força é sinal de covardia.
    Uma de suas mais belas máximas é: "Que seu ódio não lhe impeça de ser justo com seu inimigo". Por outro lado Tamuz também prega que: "A injustiça contra os injustos será perdoada na medida da injustiça DELES."
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    Mensagem por Leomar em Seg Fev 24, 2020 1:11 pm

    Biblioteca da Sagrada Montanha - PdMs, idiomas, mapas e outras informações Akasa

    Como as manas não são igualmente divididas no mundo, cada continente foi pintado de acordo com o elemento com maior número de magos. Um mago de qualquer elemento pode nascer ou viajar para qualquer lugar do mundo sem perder seus poderes, mas a probabilidade de você ser uma mago do elemento x num continente y é maior caso o deus que rege este continente for do mesmo elemento.

    Sedo assim, os continente são:

    Ilha dos Exilados ou Ilha dos Excluídos - Pintado de preto.

    • É chamada de "centro do mundo" por estar entre os outros quatro continentes. É o pior lugar do mundo pra se viver, mas como está no meio dos outros continentes, viajantes, em especial comerciantes, são obrigados passar por ela.
    • A ilha não é regida por nenhum deus verdadeiro, mas Ades e seus adeptos querem conquistar a ilha como deles. Ades é um falso deus, conhecido como deus da morte.
    • A ilha é abundante de mana negro e possui vários portais para os infernos. Alguns heróis tentam fechar estes portais, mas é difícil acabar com todos.
    • Muitos demônios já atravessaram para nosso plano e por isto existem muitos demônios na Ilha dos Exilados, inclusive cidades dominadas inteiramente por demônios.
    • Nesta ilha, cada clãs, tribo ou grupo tenta conquistar seus espaços, e governam como podem, portanto a ilha em si não tem nenhuma lei respeitada por todos.

    Akvlando - Pintado de azul.


    • Akvlando é regido pela deusa Jara e possui abundante mana azul, consequentemente muitos magos da água.
    • A água é um elemento feminino, portanto existem mais magas do que magos azuis.
    • É o continente com maior número de sirenos, sendo que eles têm cidades enormes abaixo das águas, podendo viver a vida toda isolados de outras raças superiores.
    • Akvlando é governado por vários reinos, estes reinos tem um sistema entre eles em que, de tempos em tempos, cada reino se reveza pelo controle de imposto e leis gerais do continente.
    • Este Ciclo de alternância de poder está atualmente comprometido, pois o rei de Nag foi morto, e seu filho está desaparecido, portanto muita gente não sabem QUEM realmente está mandando no continente atualmente. Muitas disputas políticas estão levando o continente a beira de uma guerra civil.


    Ajros - Pintado de branco, a pronúncia é Áiros


    • Ajros é regido pela deusa Anĝelina. O mana branco já é abundante em toda Akaŝa, mas Ajros é o continente com maior número de magos brancos.
    • O ar também é um elemento feminino, portanto também há mais magas que magos brancos, porém a disparidade entre sexos é menor que entre magos e magas azuis.
    • É o continente com maior número de anjos, os anjos não apenas são nativos, como raramente se interessam a ir para outros continentes. Os anjos possuem mais poder mágico que humanos.
    • Ajros é uma teocracia onde as leis principais são decidas por altos religiosos na capital, a Sagrada Montanha, porém as demais cidades são governadas por cortes de guardiões e juízes.


    Gaja - Pintada de verde, a pronúncia é Gáia.


    • Gaja é regido pelo deus Tamuz e possui abundante mana verde.
    • A terra é um elemento masculino, por isto há mais magos que magas verdes, além disto as mulheres são "sutilmente" desestimuladas a aprender e treinar magia, fazendo com que o número de homens magos seja ainda maior em relação às mulheres.
    • Gaja é governada por um único rei, algumas cidades são ducados ou controladas por nobres menores (condes, viscondes) mas todos respondem ao rei soberano.
    • O rei possui um conselho formado pelos seis maiores líderes do exército de Gaja. Estes Seis Grandes tem poderes de mando quase semelhantes ao rei.
    • A cultura do continente é altamente militarizada, tendo o maior exército do mundo. Os Gajanos são conhecidos por serem mais machistas também.
    • Os maiores inimigos de Gaja são os Fajrenses, sendo que a maior parte das guerras de Akaŝa são direta ou indiretamente ligadas à inamistosidades entre Gaja e Fajr-Regno ou adeptos de Piro.
    • Gaja tem a maior fauna e flora do mundo, mas não possui muitas riquezas minerais.


    Fajr-Regno - Pintado de vermelho, a pronúncia é Fáir-Regno.


    • Fajr-Regno é regido pelo deus Piro e possui abundante mana vermelho.
    • O fogo é um elemento masculino, apesar disto em Fajr-Regno o número de magos e magas vermelhos não é muito díspar. Entre humanos, há poucos mais homens magos que mulheres, mas principalmente entre demônios e principalmente entre as súcubos há um número grande de magas vermelhas de grande poder. Já magas do fogo nascidas em outros continentes são raríssimas.
    • Apesar do nome, Fajr-Regno não é um reinado e nem possui reis (mesmo nobres menores são raros). O único rei seria Piro, mas ele raramente é tratado por este título. Cada cidade se organiza como acha melhor, assim a maioria tem prefeitos eleitos, mas algumas são controladas por militares, outras por juízes... É uma "bagunça organizada" que só quem mora lá entende.
    • Em Fajr-Regno ficam as cidades centáuricas. Os centauros não vivem apenas nestas cidades, mas elas são totalmente governadas por e para eles, total ou parcialmente fechadas a qualquer outra raça.
    • Ao contrário de Gaja, Fajr-Regno possui pobre fauna e flora, mas é o continente com maior riqueza mineral do mundo. Não apenas ouro, prata e platina são mais abundantes no continente que em qualquer outro, mas praticamente todos os demais metais são mais encontrados em Fajr-Regno: cobre, ósmio, titânio, tungstênio... além de muitos veios de gemas como rubis, opalas, turmalinas, etc. Há também muitas esmeraldas, embora as esmeraldas de Gaja sejam mais puras (e portanto bem mais caras) que as de Fajr-Regno.
    • Fajr-Regno é conhecido por ter uma tolerância religiosa maior que qualquer outro continente. Apenas seguidores do falso-deus Ades são perseguidos. Seguidores de outros falsos-deuses ou deuses supostamente ancestrais são "sutilmente tolerados". A maioria dos fajrenses é ateia.
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    Mensagem por Leomar em Qua Fev 26, 2020 7:47 am

    KEELA

    Biblioteca da Sagrada Montanha - PdMs, idiomas, mapas e outras informações 180?cb=20111208112823&path-prefix=pt-br

    Keela é um dos nomes mais conhecidos e temidos da Corte dos Milagres. Muitos são os boatos e lendas que circulam sobre ela, cada um mais terrível que o outro.

    Dizem, por exemplo, que Keela já queimou, sozinha, a cidade de Dafodil... duas vezes!!

    Ela é uma freĉia, ou seja, uma amante do deus Piro. Extremamente dedicada a seu deus, as únicas ordens que ela aceita são as vindas do templo de Piro. O que mais lhe dá prazer é quando tem oportunidade de estar na presença de Piro, e a segunda coisa que mais lhe dá prazer é matar adeptos de Ades.

    É uma súcubo da raça gifar (a pronúncia varia de acordo com o idioma demoníaco que usem na região, pode ser guifar, guifari, guefar, guefari, gifar, gueifar, giefari, gifare...) os gifaris tem como característica a altura, normalmente entre 1,90 e 2 metros e 6 dedos em cada mão e pés. Já Keela tem 2,10 metros, fora os chifres, pela vermelha, músculos bem definidos.

    Keela se destaca em todas as áreas: é uma maga do fogo forte (dizem ser capaz de andar até sobre a lava), é uma lutadora ágil, fisicamente forte. Acredita-se que seja uma demônio do quarto círculo, o maior de onde um demônio já conseguiu passar para o Plano Material. É conhecida por uma personalidade arrogante, embora esporadicamente aceite treinar magos vermelhos iniciantes a pedido da Corte dos Milagres. Keela também fica um pouco mais amigável quando bebe, principalmente quando bebe muito.

    Na resistência de Burnabad contra o exército de Gaja foi uma das mais importantes heroínas que não deixaram a cidade ser totalmente invadida nestas nove décadas. O exército de Fajr-Regno poderia aproveitar que os soldados de Gaja já estão fracos e desmotivados (depois de tantos de luta que parece não estar levando a lugar nenhum) para expulsar de vez Gaja para fora de Fajr-Regno, mas o templo deu ordem para que seus heróis mais poderosos não ataquem mais, e deem preferência para ações mais diplomáticas.

    Isto tem deixado Keela furiosa. Tipo, muito, muito furiosa mesmo.
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    Mensagem por Leomar em Qua Fev 26, 2020 8:37 am

    LIVRO DA SABEDORIA

    Colocando aqui novamente para facilitar a vida do Nadhull, para os demais personagens o livro pode não ser muito importante e não precisam ler, mas quem for adepto do deus Piro pode já ter ouvido sobre o livro ou partes dele.

    Interpretações de livros sagrados, sejam quais forem, sempre são coisas complicadas. O "Livro da Sabedoria" faz parte dos livros sagrados da doutrina de Piro, mas é considerado um livro menor, por isto cheio de controvérsias.

    Livros sagrados podem ser classificados como:

    Sacratíssimos: Quando escritos/ditados diretamente pelos deuses, ou no mínimo pelos gran-elementais (emboras os elementais não costumam escrever, e ficam mais validando ou invalidando interpretações feitas por sábios) possuem força de dogma absoluto.

    Canônicos: Nestes acredita-se que parte ou todo não foi diretamente escrita/ditada pelos deuses (e nem sempre fica claro quais partes exatas), mas que foram escritos por enviados (santos ou sábios normalmente) com caráter tido como ilibado e portanto possuem força de dogma tanto como os sacratíssimos, mas sujeitos à interpretações dos santos e sábios (incluindo dos gran-elementais).

    Inspirados: Escritos também por enviados divinos reconhecidos pelas igrejas e santos, podem não ser considerados palavras LITERAIS dos deuses, mas são reconhecidos como inspiração pura. O problema é que nem tudo e considerado dogma, mas são no mínimo ENSINAMENTOS ou ADVERTÊNCIAS reconhecidos como verdadeiros pelos maiores especialistas.

    Proféticos e Históricos: Também reconhecidos como verdadeiros, mas que tratam de assuntos mais cotidianos ou muito subjetivos, e portanto são considerados por alguns como menos importantes. Profecias, mesmo as escritas diretamente pelos deuses, são consideradas advertências e nem sempre literais ou fatais. A maioria dos livros proféticos ou históricos tem também problemas temporais, sendo transmitidos de forma oral antes de serem escritos e portanto passíveis de erros. Outra visão, não partilhada por todos os religiosos, é que estes livros PODEM ser também limitados a épocas especificas e portanto não são dogmas, podendo seu ensinamentos inclusive ser mudados significativamente dependendo da geração.

    Menores: Possuem algumas verdades mas não são validados pelos maiores santos e sábios, podem ser considerados úteis, mas são tidos como opiniões de religiosos que podem até terem sido importantes, mas não são verdades diretas dos deuses, e portanto não são dogmas. São livros que também possuem uma chance maior de terem sido desvirtuados por traduções (ou intenções) ruins.

    Apócrifos: Aqui já começa complicar para valer. Apócrifos são considerados livros "suspeitos" que alguns consideram falsos, outros consideram verdadeiros. A origem, a interpretação e as traduções não podem ser completamente comprovadas. Nestes livros muitas parábolas parecem ou muito fantasiosas ou os ensinos parecem distantes demais dos ensinos validados. Para muitos religiosos "menores" e "apócrifos" são a mesma coisa, os mais rígidos considerando ambos como falsos, os menos rígidos apenas como suspeitos.

    Falsos: Como vimos, os dois últimos exemplos, ou até os três últimos, dependendo do estudioso, são livros "não totalmente confiáveis", embora nem todos os considerem de fato totalmente falsos. Já livros falsos são os que foram definitivamente desacreditados pelas igrejas, por grandes sábios ou santos, por Gran-Elementais ou pelos próprios deuses.

    Nem todo livro se encontra porém em uma classificação exata, muitos possuem citações diretas dos deuses junto com citações de seus eleitos e podem ser considerados com partes Sacratíssimas, partes Canônicas e partes Inspiradas. Outros foram extremamente validados (Canônicos) mas possuem partes proféticas ou históricas que não são dogmas. Outros eram verdadeiros, até Canônicos, mas se tornaram falsos devido a traduções ruins.

    Estes não são os únicos problemas. Piro liberou seus seguidores a não seguir nenhum dogma como ABSOLUTO principalmente os dele mesmo e modificando ele mesmo seu livro Sacratíssimo, o Piro-Sutra. Traduções ruins, mesmo que não de má-fé, podem distorcer os mais confiáveis livros ou passagens. E a lista de problemas é muito grande.

    Mas "o Livro da Sabedoria" fica em qual classificação? Os estudiosos não tem consenso nisto. Parte dele foi escrito no "Anos Dourados", quando Piro era jovem e muito ligado à doutrina de sua mãe, Anĝelina. Era um período onde a Escola Atemense era forte e respeitada. Mas embora o Livro da Sabedoria tenha sido escrito antes dos dois deuses terem se distanciado muito, foi terminado já no fim destes "Anos Dourados", sendo assim não entram como Sacratíssimo para Atemenses mais ortodoxos e, para seguidores mais fervorosos de Anĝelina, ele é considerado um livro menor com partes apócrifas.

    Atualmente a maioria fica em dúvida ao classificá-lo entre "Histórico", "Menor" ou "Apócrifo", mas há quem defenda que deve ser considerado no mínimo "Inspirado", pois não se têm certeza se Piro ditou as últimas parábolas, mas elas são consideradas de sabedoria que deve ser atribuídas no mínimo a um(a) santo(a).

    O Livro da Sabedoria possui 13 capítulos, sendo os 6 primeiros escritos por Atemenses importantes da Época Dourada e considerado vontades tanto de Anĝelina como de Piro (portanto considerado Sacratíssimo pelos primeiros Atemenses e Canônico pelos últimos, e com partes consideradas "menores").

    Do 7 ao 12 não há citações diretas de Anĝelina, apenas de Piro (embora a deusa ainda tenha validado algumas partes), são considerados capítulos que marcam o fim da adolescência e inicio da maturidade de Piro. Embora se acredite que ainda existam nestes capítulos citações literais de Piro, eles são considerados mais capítulos "históricos", principalmente quando o escritor (que não sabemos se é Piro ou um profeta inspirado por ele ou apenas um sábio que recebeu validação do deus) passa escrever como se fosse a personificação da Sabedoria, que é o Capítulo 8 e considerado a parte mais importante do livro.

    Já o capítulo 13 foi escrito bem depois e é considerado apócrifo ou no máximo "menor" por muitos. O número 6 é considerado importante na numerologia da Sagrada Conduta pois representa algo "completo ou pleno", portanto Anĝelina só ajudou nos 6 primeiros e o livro deveria terminar no capítulo 12 que seria algo "duas vezes completo". Mas quando Piro se afastou da Sagrada Conduta, começou a usar muito os números 7 e 13, que são considerados caóticos na numerologia. Isto faz com que seja o capítulo mais polêmico e considerado até falso, embora menos pelo seu conteúdo (que não é tão importante) e mais sobre a desnecessidade ou intenção por trás de não deixar o livro com 12 capítulos.

    CAPÍTULO 1
    Spoiler:
    Até quando nós [,os deuses]* teremos que tolerar murmúrios de humanos ingratos? Até quando não conseguirão perceber que toda infelicidade tem fonte na ingratidão, e até quando não conseguirão perceber que a ingratidão tem fonte na falta de instrução?
    Já pedimos e ordenamos que vós vos instruais, mas preferem ficar na ignorância. Perdei vosso tempo na ignorância, pois tudo que fazes na ignorância, poderiam fazer [do] triplo, quatro ou cinco vezes mais sem [fazer as coisas com] ignorância.
    Teriam o triplo, quatro ou cinco vezes mais felicidade pois gozariam três, quatro ou cinco vezes mais fartamente.
    Sois tão cegos que não possuem inteligência [sabedoria?] nem para serem hipócritas. Choram o que não precisavam chorar. Passam dores que não precisavam passar, tudo porque não querem enxergar.
    Sou compassiva com os erros dos que erram com culpa e sem dolo ou dos que cometem erros com dolo mas se arrependem; Mas não preocupar-me-ei com queixas e não aliviarei uma gota de consequência dos que erram sem sequer saber que estão errando. Esperem ainda menos compaixão de meu filho.
    Nós lhe demos as chaves quando nasceram, quando perderam-nas, demo-lhes outras, e demo-vos ainda outras chaves quando perderam as segundas.
    Ainda assim reclamam da dor das correntes enquanto as chaves [para abri-las] estão nas suas mãos ou no máximo embaixo [de seus pés]?
    São ingratos porque são ignorantes, e a ingratidão dos ignorantes não me fere como [fere a ingratidão] dos videntes. Sua ingratidão ferirá sempre a vós mesmos.
    Não terão morada entre demônios os que não agirem como demônios, mas também não terão morada entre os [planos?] Celestes enquanto não deixarem de ser ignorantes por vontade própria.
    Como fartamente gozam os que tem gratidão. São amantes da justiça, não por peso de obrigação, mas por uma felicidade proporcionada pela própria visão que possuem. Para os gratos, os quatro supremos [o bom, o justo, o belo e o verdadeiro] proporcionam gargalhadas tão verdadeiras que os simples [frívolos] ou se contorcem ainda mais na sua invejosa infelicidade ou julgam louco os que conseguem aquilo que eles, na sua ingratidão, não conseguem.
    Vocês se julgam grandes, mas o tratador de animais é mas feliz que vocês, e me verão com ele no pós-vida antes de sua vez na fila chegar.

    CAPÍTULO 2
    Spoiler:
    Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com a Senhora sentimentos perfeitos, e procurai-a na simplicidade do coração.
    Quão belas cores para olhos que veem. Quão fartos estímulos para órgãos que sentem. Como é feliz aquele que se instrui. Achas que a sabedoria é [cara ou] um sacrifício? Pois experimentes o preço de viver sem sabedoria!
    Minha alegria em criar cada décima parte de tudo e qualquer coisa de tudo e qualquer grau de significância que coloquei nesta esfera sem vida é, para vós, algo que não entenderiam. Que grande galardão teriam se somente conseguissem ver e sentir esta simples verdade.
    Acreditas mesmo que poderão gozar de felicidade sem sabedoria?
    A sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado.
    Sim, a Sabedoria é um espírito que ama os homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios, pois que Nós [Corte?] sondamos os rins, penetramos até o fundo de seu coração, e suas palavras não escapam a Nós.
    Não nos furtará nem um melão, e Nós [Corte?] não sonegaremos a justiça nem o peso de uma formiga.
    Pois ao grato, a justiça não é a vingadora, tem sabor doce, cheiro agradável, toque refrigerante e seu carinho é como da mulher mais amada. Não pode ser justo quem não é grato.
    Acautelai-vos, pois, de queixar-vos inutilmente, evitai que vossa língua se entregue à crítica, porque até mesmo uma palavra secreta não ficará sem castigo, e a boca que acusa com injustiça arrasta a alma para longe da Corte.

    CAPÍTULO 3
    Spoiler:
    Eu [,santo,] vim até vós como muitos, mandados pela deusa; Trouxemos, trazemos e traremos suas palavras, mas o que tem adiantado?
    Tendes reclamado dos deuses, tendes reclamado dos santos, tendes reclamado dos profetas, tendes reclamado da sociedade, tendes reclamado de vossos pais e de vossas mães. Sois crianças mimadas que enxergam o mal em tudo, menos em si mesmos.
    Depois de tudo que dissemos e mostramos ainda preferes viver como se de nada soubessem, como não fosse cada um, sem uma única exceção, oleiro do próprio destino.
    Chorais que a vida é curta, mas nada fazeis pela vida, a não ser esperar que ela acabe.
    Trouxemos música, e não dançaste. Trouxemos vinho, e não bebeste. Trouxemos livros, e não te instruíste.
    Pela boca Da Mais Pura [Magna Anĝelina] vieram profecias, mas vós, endurecidos, não vos alegrastes. Pelas mãos de Magna Jara, a Mais Doadora, vieram abundâncias, mas vós, ingratos, preferistes acumular do que gozar. Hoje eu [que falo em nome de Piro] que trago a Espada do Poder, trago também os últimos avisos, mas vós, indóceis [a palavra original é "agressivos", mas em muitos livros de Piro "agressivo" tem um significado mais técnico do que aqui, esta passagem dá material para uma aula inteira] não se curvam à obediência.
    Enfrentam ainda aquele que trás A Clava Forte da Justiça [Tamuz], meu primo vem a vós com clemência e misericórdia e ainda assim sois indóceis [aqui a palavra original poderia ser traduzida como "ingratos", mas diferente dos capítulos anteriores, neste versículo percebe-se que não se trata APENAS de ingratidão] para aceitarem até as benesses imerecidas.
    O que acreditam que mereceram, nos pedidos de suas preces no desespero derradeiro?

    CAPÍTULO 4
    Spoiler:
    A alma dos justos está nas mãos dos deuses. Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça e sua morte como uma destruição, quando, na verdade, estão em paz!
    Não busqueis vós, cujas almas ainda não estão condenadas, justificar-vos ante qualquer outro que não os deuses. Mesmo os que parecem sábios podem não passar de insensatos com boa retórica. E quando levados pelas emoções, até os mais honestos e deuses piscam. [a parte "e deuses" foi claramente acrescentada aqui depois que Piro alterou o Piro-Sutra]
    Mas vinde e arrazoemos. Não tenha vergonha de arrazoar quando os demais já desistiram. Nem o amor de sua mãe lhe aliviará o Karma. Tens tua carga, ela a dela.
    Vinde a nós, pois estamos mais próximos de ti do que sua [veia] jugular. Não tenha medo de arrazoar, pois é melhor errar querendo acertar do que acertar querendo errar.
    Desgraçado é aquele que rejeita a sabedoria e a disciplina! A esperança dele é vã, seus sofrimentos sem proveito. Suas mulheres são insensatas e seus filhos malvados; A raça deles é maldita.
    Os filhos nascidos de uniões ilícitas serão testemunhas a deporem contra seus pais. [Esta parte não foi mudada, mas reparem que no capítulo 11, Piro, mais maduro, reescreve como "filho nascidos sem amor"]

    CAPÍTULO 5
    Spoiler:
    E quando vier o fim, e os insensatos compararem seus sofrimentos vãos aos [sofrimentos] daqueles que escarneceram e se espantarem, dirão:
    "Ei-lo, aquele de quem outrora escarnecemos, e a quem loucamente cobrimos de insultos! Considerávamos sua vida como uma loucura, e sua morte como uma vergonha.
    Como pode, ele, que era miserável e indouto, cujas capacidades se limitavam a tratar nossos animais, até a indignidade de açougue, hoje ser chamado "querido" pelas deusas?
    E o que ganhamos nós, que lutamos no gelo e no deserto, mas não seguramos nossas línguas na boca? E o que ganhamos nós, que tanto debruçamos sobre livros, sem nunca limpar o chão da biblioteca? E o que ganhamos nós, que ensinamos as letras a filhos nossos e de outrem, colocamos sabedoria em seus ouvidos, mas não maçãs em suas mãos?"
    Não espereis para testemunhar a colheita do orgulho, não espereis mais. Acorda tu que dormes! Acorda e salva-te de perder a colheita que deveria ser tua.
    Se não tens dignidade para me adorar em plenitude, se seu peito está com tanto lodo que não podes amar nem o irmão que lhe divide o teto, se teu veneno é tanto, que contrarias a natureza, desprezando o rebento que cresceu em si mesma, seja ainda assim egoísta a ponto de agarrar ao menos às barras da saia da Sabedoria e ver que a arrogância nada produz e fará com que passes fome mais do que qualquer outro pecado.
    O Bom livrou dos sacrifícios, pois entendeu de forma plena que não queremos sacrifícios, mas a redenção do que busca. Nenhuma alegria maior para Nós Dois do que ajudar àquele que nada mais deseja senão encontrar o amor a encontrar o amor.
    Não exulto ao limitar a Corte Celeste, ao contrário, nada me dá mais prazer do que ver um digno a mais entrar em minhas cortes.

    CAPÍTULO 6
    Spoiler:
    Este é o capítulo derradeiro. Este é o nosso último aviso.
    Todos vocês que possuem sobre Akaŝa alguma influência: Não iremos adverti-los mais do que já temos advertido. E de forma alguma aceitaremos a voz de qualquer um que diga "eu não sabia".
    Teremos menos tolerância com os que dizem "eu não sabia" do que teremos com os que matam por dinheiro. Vós, escória, sereis igualados aos que pregam heresias de forma consciente, pois dizer que não fostes avisados é pregar heresia de forma consciente.
    Quem tinha influência sobre a família, e a tiranizou, tua alma irá para um dos Círculos Infernais [a palavra original é "fosso", mas hoje fica bem claro que é um Círculo Infernal] servir de escravo aos malditos [demônios].
    Afinal, pregamos contra a escravidão sua vida toda, e você não aceitou, então se acha que a escravidão é mais justa, por que não seria justa para você também?
    Olharão [o lugar das] Sombras Inertes [limbo, umbral, círculo zero, círculo neutro, sombras] e os verão como vencedores, e os invejarão.
    Os injustos que tiveram influência numa tribo ou cidade, que ouviram o chamado, mas preferiram comandar com tirania, que triste fim está destinado para vós! Melhor seria se nunca tivestes existido, e chegareis a esta conclusão por si mesmos tarde demais.
    Sereis jogados no fogo que não apaga [Círculos Inferiores] e sentireis inveja dos que serão apenas escravos, com a mesma inveja que sempre tivestes e que foi a responsável por aqui estardes.
    Desejareis ardentemente dizer "eu não sabia", e eu direi apenas: "Se sua consciência disser quer é verdade, te levarei para o céu agora".
    Mas você pode convencer sua consciência de tudo, até de que é uma vítima da sociedade, mas não a convencerá de que você não sabia quais eram nossos desejos.
    Vós que odiastes sem motivos para odiar, que odiastes por preguiça de amar, vos tereis então motivos para odiar e ruminar seu ódio por eternidades.
    Ao que reinou sobre nações de forma egoísta, sua queda será tamanha que até a mim enoja descrever.
    Se escapares do Goĥal, ainda assim terás um destino pior que os malditos [demônios]. Desejarás ser como eles [demônios] e ter nascido no Inferno [tecnicamente são "os"], pois padecerás mais do que os nativos. Nossas cortes não ouvirão gritos [vindos dos Círculos] Profundos. Estarás com sua vergonha eterna, perguntando a si mesmo: "Por que agi assim, se eu sabia o que ia acontecer?"
    Vocês, que ainda não estão com as almas amaldiçoadas, trilhem o caminho da Sagrada Conduta, ainda que por medo, pois este é o derradeiro aviso.

    CAPÍTULO 7
    Spoiler:
    Construais vós uma grande fortaleza! E que sejam de pessoas, e não tijolos, suas paredes.
    Que nossa escola seja grande sobre toda terra, sobre toda Akaŝa.
    Que os ventos digam: não somos mais ventos, somos fôlego.
    Vós sóis o fôlego da vida! E de que vale o fôlego se não inspirar?
    Mostrai ao mundo vosso valor. Buscai o Belo, buscai o Verdadeiro.
    Hoje, e para sempre, espalhamos fogo na terra, e este fogo terá a proporção que tiver também de vossos peitos.
    O caminho é longo, a estrada íngreme; Ampara então os que seguem na mesma direção, pois nova bênçãos trago para eles, a novas bênçãos trago para você.
    A ordem e o progresso chegaram para nossa nação. É tempos de viver tempos novos. Abra olhos e ouvidos e entenda: Não há mais lugar para os velhos erros.
    O chamado se deu. O som da harpa seguiu com as cortes pioneiras, mas agora chega aos retardatários o som das trombetas. Levanta-te agora, põe-te em marcha, e não perderás seu galardão. Em nossa colheita, mesmo os grãos temporões tem grande sabor.
    Não tenha vergonha das bolhas [nos pés?], tenha vergonha de não andar. Dê bastões para os anciões, bengalas para os jovens e leve crianças no colo, mesmo as que não são suas.
    E se precisar, pare, e coma a carne com os centauros. [Esta é considerada a primeira discordância de Piro à Sagrada Conduta, para alguns, uma heresia]
    Siga a harpa, as [instrumentos de] madeiras, os [instrumentos de] metais e se não bastar, os tambores. Mas venha para a festa que lhe chamamos.
    Quando parar, coma o fruto da terra com boca boa. Ouça os gritos e risos das crianças e brinque com elas. Beije sua esposa, faça amor com ela todos os dias de sua vida. Em seguida ande.
    Se fores prostrar-te, prostra rapidamente. A gratidão agrada os deuses, mas não nos faça entediar a ponto de cansar de sua gratidão.
    As mãos que plantam, são mais santas que as mãos que rezam.
    Preparamos-vos uma mesa posta. Vinde pois.

    CAPÍTULO 8
    Spoiler:
    Tu, que tens o mínimo de discernimento, busque a Sabedoria, pois ela é a porta das vitórias. Conhecei-a, como deverias conhecer sua bem-amada.
    As leis lhes dão direção, a fé lhe dá o escudo, a santidade lhe alimenta, já a Sabedoria se importa [apenas] em por terra firme sob seus pés.
    Porque aqueles que santamente observarem as santas leis serão santificados, e os que as tiverem estudado poderão justificar-se. Ouvi: [o verbo está no imperativo de vós, não no presente de eu, isto é importante]
    Ansiai, pois, pelas minhas palavras, reclamai-as ardentemente e sereis instruídos. Minha beleza é inalterável, e estou sempre disposta a caminhar sem um segundo de vacilo. Se estou sentada perto de ti, é porque não me procuraste ainda.
    Estou sempre à porta, e atendo a todos que batem. Não escondo de quem me procura, e bastas levantar a mão para que me toques. Não estou vestida de mistérios nem em suntuosidades como muitos acreditam.
    A verdade anda nua, a justiça com armadura pesada, a vaidade é a única que se cobre de púrpura e escarlate e azul profundo. Eu estou com algodão limpo [e simples], sem tintura, e isto me basta no deserto ou nas geleiras, no campo ou no palácio.
    Não distinguo quem me procura, sigo com qualquer um que queira andar comigo. Não me curvo para reis, não me levanto para mendigos. Eu estou aqui, e quem disser que não me viu, mente.
    Nunca lhe cobrei sacrifícios fora, de vontade própria, me procurar. E não me escondi em calabouços ou atrás de dragões, mas vocês me trancaram, me acorrentaram, me colocaram sob vigilância numa sala sem janelas.
    E com tudo isto, ainda estou bem atrás de você, e de sua irmã, e de seu escravo caso não tenha me ouvido e farei dele mais rico que você. Chego a soprar nos ouvidos [de cada um de vocês] e se arrepiam.
    Muitos de vocês me odeiam como amante infiel; Que me importa?
    Enquanto gastas tempo construindo barras mas fortes para me conter, outros estendem palha no chão e se deitam comigo.
    Dizes que sou lenta. EU [no original é a única palavra todo com maiúscula] sou lenta? És capaz de jogar sua bolsa e roupa no chão é dizer isto olhando meus olhos?
    Fazes as idéias que queres de minhas amigas [Justiça? Verdade? Santidade? Esperança? Não fica claro de quem ela fala] mas estou ao lado, não para provar para outros, mas para lembra a si mesmo que mentes.
    Já vós, que não tendes má-fé, qualquer uma de minhas amigas podem te ajudar a aproximar da santidade. Mas queres ser feliz? Chama-me.
    Eu honrarei a promessa do deus [há especulações aqui de porque não no plural, vide "maçãs" no capítulo 5 e "mesa" no último versículo do capítulo anterior], e lhe darei todas as maçãs que merecestes no caminho, e doces que nem imaginava.
    Aprendam as letras [a maioria dos sábios diz que "letras" aqui deve ser genérico mesmo, mas tem os que discordam e diz que tem mais por trás], o prazer será maior que as dificuldades. Sei que não podes ter sequer noção ainda, mas do alto da montanha se vê toda planície, e como sua vastidão impressiona!
    Tudo isto ela cantou, ela declamou, e girou no meio do caminho, e sua voz não tinha rancor algum, nem se merecestes, e ela estava com os quatro [supremos], e tu não fostes capaz de ouvir?
    Ainda sente-se infeliz? Ainda sente-se cansado? Desperta então, pois a Sabedoria não se cansou.

    *os outros 5 capítulos vou por só se vierem a ser interessantes no jogo.

    *Palavras entre colchetes não contam exatamente do original, foram acréscimos ou sugestões para deixar a tradução mais fácil de entender da OPINIÃO dos tradutores.
    *Não coloquei número dos versículos, que ficaria demorado demais.
    *Existem outros livros, sagrados ou não, com título de "Sabedoria" então quando se fala do "Livro da Sabedoria" corre-se o risco de confundir este com um livro de Anĝelina, Jara e até de livros não sagrados.
    *No livro da Sabedoria existem mudanças de narradores, isto cria confusão quanto a quem fala. Alguns versículos parecem claramente de Anĝelina, outros de algum santo que, como dissemos, pode ter permissão para falar em nome dos deuses, mas não é um deus, e há versículos escritos pela Corte dos Escolhidos; mas há vários versículos quem nem isto dá para saber. Os primeiros escritos por Piro foram supervisionados pela deusa-mãe, mas não todos.
    Leomar
    Adepto da Virtualidade
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    Mensagem por Leomar em Sab Jun 27, 2020 10:20 am

    ADES

    Biblioteca da Sagrada Montanha - PdMs, idiomas, mapas e outras informações 283?cb=20110727075604&path-prefix=pt-br

    Quatro são os deuses conhecidos em toda Akaŝa, gostem ou não deles. Mas as religiões conhecidas não satisfazem a todos e sempre tem uma minoria que prefere adorar pessoas que elas mesmas promoveram como deuses.

    Divergências entre doutrinas, homens santos ou malditos que alguns acreditam ser tão poderosos como os próprios deuses, boatos sobre deuses ancestrais, cultos hereges que criam suas próprias religiões, há várias formas de surgirem falsos deuses. Muitos demônios (principalmente, mas não apenas eles) preferem depositar sua fé em seres que estão no Inferno do que devotar-se a um dos deuses verdadeiros deste plano, e possuem panteões completos.

    Os cultos a estes falsos deuses são bem restritos, e portanto a maioria das pessoas em Akaŝa nem conhece a existência destes cultos e deuses heréticos. Mas entre os falsos deuses o que mais se destaca é Ades, que conseguiu algumas proezas consideráveis e muitos adeptos entre demônios e até humanos.

    A história de Ades começa antes mesmo do nascimento de Piro: Ades era um humano, soldado do exército de Ajros, defensor de Anĝelina e da Sagrada Conduta, responsável por feitos heroicos que foram apagados pelo tempo, pois quando se tornou um traidor seu nome foi sistematicamente apagado de livros, sendo assim temos poucas informações sobre o período honrado de sua vida.

    Ades sempre desejou ser o herói mais reconhecido, e queria ser, além de um grande soldado, um grande mago. O problema foi que, quando despertou o dom, o dom despertado foi de magia negra. Mesmo não sendo algo que escolheu, despertar o dom negro sempre foi um motivo de vergonha na Sagrada Conduta.

    Ades tentou desesperadamente forçar o despertar do dom branco, estudando tudo sobre magia branca, na esperança que a magia maldita abandonasse seu corpo, mas isto parece impossível, afinal "a luz não se mistura com as trevas". Ele tentou também continuar sendo um herói sem usar a magia maldita, mas a magia parecia lhe chamar o tempo todo. Por fim tentou conciliar o fato de ser um mago obscuro sem abandonar os princípios da Sagrada Conduta, usava a magia maldita apenas para punir os maus, nunca contra inocentes, tentando fazer o bem mesmo com a magia das trevas.

    Muitos viam isto com desconfiança, duvidando que ele conseguiria se manter no caminho reto. Então como uma profecia auto-realizadora, Ades foi aos poucos mergulhando em mares de loucura e paranoias, querendo mostrar que era bom, mas acreditando que estavam todos contra ele, e que deveria punir os traidores, etc.

    Aos poucos foi aceitando sua condição de mago negro e aceitando a maldição que esta magia trazia. Como disse antes, não dá para saber detalhes de como se deu esta queda, pois tentaram apagar seu nome, mas foi uma transformação lenta. Na época em que Piro estava com aproximadamente 60 anos, Ades sumiu como humano, sendo na época considerado apenas alguém enlouquecido, sombra do herói que já fora. Mas depois de uns dez anos, rumores de que o antigo herói enlouquecido havia se tornado uma alma maldita (alguém, normalmente humano, que se submete a transformar-se em demônio).

    Assim Ades retornou, agora como um demônio, desdenhando de toda Sagrada Conduta, era agora um herege que combatia tudo que acreditou um dia. Como mago negro ele trazia uma nova doutrina que dizia: "a magia não tem limites, quem quiser abraçá-la sem medo de limites verá que não há limite para descer, e nem limite para subir." Isto foi representado por dois triângulos, voltados para cima e para baixo, posteriormente o símbolo dele ganhou também três linhas verticais representado as Torres de Cristal Negro.

    Biblioteca da Sagrada Montanha - PdMs, idiomas, mapas e outras informações Ades

    Da mesma forma que um humano poderia "cair" e se tornar um demônio, segundo a doutrina de Ades um humano poderia "subir" também tanto em poder a ponto de se tornar um deus, e ele seria o primeiro humano a conseguir se tornar deus. Assim foi acumulando poder a qualquer custo, roubando poder mágico de demônios ou qualquer um que tivesse dom negro, matando qualquer inimigo e até amigos, escravizando e torturando qualquer um que pudesse lhe dar mais poder, participando de qualquer ritual profano...

    Assim, a medida que se tornava poderoso, pessoas foram adorando-o, afinal sempre tem idiotas que adoram qualquer um que consiga poder, seja o poder que for. Entre demônios ele conseguiu rapidamente se tornar muito adorado, um grande mestre dos Infernos.

    A primeira grande proeza demonstrada foi desafiar a morte, vivendo por vários séculos, algo impossível para humanos, mas que apesar de impressionante, ainda não era o único humano a ter conseguido isto tornando-se alma maldita. Mas pegou o título de Deus da Morte.

    Quando se tornou o mago negro mais poderoso entre todos os magos negros, Ades conseguiu uma segunda proeza: criar uma arma materializada apenas com fluídos espirituais. Apenas deuses tinham conseguido criar armas espirituais absolutas. Alguns magos poderosíssimos só conseguiam criar algo parecido se juntando em grupos de no mínimo cinco. Quando Ades materializou o Centro das Trevas, ganhou definitivamente o status de deus para muitos.

    Outra demonstração de poder a nível dos deuses foi quando Ades criou uma Gran-Elemental: Adrian. Depois dos deuses, os Gran-Elementais são os seres de maior poder no mundo, acima dos semi-deuses, e portanto um Gran-Elemental só pode ser criado por um deus.

    Existem muitas dúvidas sobre Adrian, mas existem muitas dúvidas em tudo que diz respeito a Ades, mas sem dúvida a criação dela aumentou ainda mais a influência de Ades sobre os demônios, e hoje pelo menos metade dos demônios adoram Ades como um deus, seja por quererem realmente adorá-lo, seja por inveja ou medo. Fato é que nenhum outro falso deus teve tanto poder e influência.

    Assim que Ades se tornou uma alma maldita, tornou-se herege irrecuperável para todos seguidores da Sagrada Conduta, sendo que a maioria já o tinham como traidor antes mesmo disto, mas como falso deus ele se torna automaticamente um herege para qualquer outro seguidor de qualquer um dos deuses verdadeiros.

    Quando Piro começou aproximar-se dos demônios, comparações entre os dois foram inevitáveis, tanto que o título "O Traidor" passou a ser usado mais para Piro que para Ades, e seguidores da Sagrada Conduta passaram a odiar ambos com a mesma veemência. Apesar disto, seguidores de Piro e seguidores de Ades se odeiam mutuamente e odeiam qualquer um que não consegue ver as diferenças entre seus deuses. Estes conflitos já origem das mais complicadas e nebulosas questões teológicas, de todas as teologias atuais.

    Demônios devotos de Piro odeiam tanto devotos de Ades que alguns são conhecidos pelo apelido de "trogers" que significa "demônio caçador de demônios". Varma, a Gran-Elemental criada por Piro, é uma das muitas a acreditar na sua responsabilidade de devolver para o Inferno o maior número possível de devotos de Ades, a persegui-los até mesmo dentro do Inferno, e alguns acreditam que Varma chegou a matar a Gran-Elemental Adrian, filha de Ades, embora outra grande parte duvide que Adrian tenha sido morta.

    Entre os pilares da doutrina de Ades está a ressurreição, segundo ele uma alma mandada para os Planos Espirituais só pode voltar para o Plano Material através de transplanação (entrando no plano "na marra") ou caso um deus tenha misericórdia deles e o ressuscite, e promete ressuscitar apenas seus seguidores mais fiéis. A reencarnação porém é impossível e uma grande mentira que outros deuses contam para parecerem "bonzinhos".

    Entre os deuses verdadeiros, o que mais defende a reencarnação é justamente Piro. Jara, Anĝelina e Tamuz admitem a reencarnação apenas como uma grande exceção, que pode ser vista ou como recompensa, ou até como punição. Piro é o único a afirmar que a reencarnação será um presente que ele distribuirá até entre os menores de seus seguidores.

    Outro pilar de Ades é a busca do poder a todo custo. Ele não prega, como alguns outros demônios, que é preciso necessariamente seguir o contrário de tudo que a Sagrada Conduta prega (ou em outras palavras, buscar o "mal absoluto"), mas prega que nenhuma doutrina deve impedir a busca do que realmente desejamos, por mais nefasto que seja o desejo. A lei do mais forte deve ser absoluta: "se você tem poder de impor sua vontade sobre a vontade de alguém mais fraco, então sua vontade deve prevalecer."

    ICONOGRAFIA

    TRONO: Tudo na "decoração" do castelo de Ades é feito para inspirar medo, como a bem visível mania de decorar seu trono com as cabeças de seus inimigos. Instrumentos de tortura são usados em todos os cantos e templos onde Ades viva ou seja adorado.

    ESCRAVOS: Ades e seus seguidores são escravistas convictos. Ades gosta de possuir escravas sexuais em todas as partes da Torres de Cristal Negro para demonstrar seu poder.

    CETRO DAS TREVAS: Sendo uma arma espiritual, possui muito poder espiritual, mas também é a arma de maior poder de magia negra que existe, seja no Plano Material ou nos Infernos. É difícil saber tudo que o cetro faz, mas entre as especulações dizem que: enquanto se está segurando o cetro é impossível morrer, este efeito duraria até horas depois de soltar o Cetro; Quem carregar o Cetro das Trevas pode ir para qualquer um dos Sete Círculos Infernais e deles para o Plano Material, independente de seu nível de energia, com isto acredita-se que ele seja ainda mais perigoso nos Infernos que em Akaŝa, pois poderia trazer ao mundo qualquer demônio (isto é um pensamento que pode dar calafrios até nas deusas-mães).

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    TORRES DE CRISTAL NEGRO: Depois que o Ragnarök criou a Ilha dos Exilados e a magia passou por grandes momentos de caos, três enormes torres negras e retorcidas com aparecia de cristal escuro surgiram em um canto da Ilha dos Exilados. Acredita-se que isto foi obra de um desastre criado por vários magos de elementos diferentes, mas Ades tomou-as para si e construiu um castelo em volta delas. Acredita-se que estas torres conectem o Plano Material diretamente a algumas partes dos Infernos. Além disto o "cristal" da torre é invulnerável a qualquer magia elemental, acredita-se que nem os deuses poderiam destruí-lo.
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