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    Sobre diferentes sistemas

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    Sobre diferentes sistemas - Página 2 Empty Re: Sobre diferentes sistemas

    Mensagem por Alexyus em Sex Jun 19, 2020 5:15 pm

    Eu amor GURPS, acho que foi o primeiro sistema que eu dominei ao ponto de sentir segurança pra mestrar. A adaptabilidade dele realmente é incomparável, e as fichas dos personagens contam uma história por si próprias. Isso é excelente para histórias de longo prazo, mas aventuras curtas perigam durar menos tempo do que o gasto na montagem da ficha! Laughing

    Nos anos 90, depois da febre de Storyteller, ficou muito comum a recomendação em todos os sistemas de dar XP para eventos resolvidos mesmo sem combate ou morte do inimigo, até aventuras de D&D incentivam dar experiência igual ou maior em encontros onde os personagens não recorreram imediatamente à força. Acho bastante interessante esse posicionamento, porque beneficia grupos que não querem só emular uma evolução de personagens igual aos dos games, mas sim contar boas histórias.

    Os recursos de Coragem e Moral também são muito úteis em pbf pra permitir combates mais curtos e emocionantes (além de possivelmente poupar vilões para uma vingança futura!). Sem falar na inteligência de inimigos que deveriam ser astutos em vez de suicidas.

    Sobre ritmo, realmente é interessante não haver muita demora, até pra não perder o embalo do jogo. Além da história fluir mais devagar em fórum, ainda existe o risco dos jogadores sumirem por muitos motivos e ficarmos com personagens zumbis ou eventos travados, então a velocidade em que a história se desenvolve ajuda, senão a prevenir, pelo menos remediar isso.

    Eu também tenho a tendência de planejar qualquer campanha a longo prazo, fazendo pequenos arcos para ir marcando o desenvolvimento da história. Por mais que aventuras curtas sejam legais, eu gosto de histórias continuadas e personagens que ficam cada vez mais complexos à medida que evoluem.
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    Mensagem por erishk em Sex Jun 19, 2020 7:11 pm

    @Alexyus escreveu:
    ... mas aventuras curtas perigam durar menos tempo do que o gasto na montagem da ficha!...

    Questão de criar ficha acho que vai da experiencia de cada player, eu crio uma de gurps em 5, 10 min... alias, tirando MM, de qualquer uma em 5 min. E fica mais rapido quando vc pensa no conceito/historia do seu personagem...


    ...Os recursos de Coragem e Moral também são muito úteis em pbf...
    [/quote]

    Tudo da para se adaptar em GURPS, inclusive tava conversando com o GodsCorpse de adaptar a parte de "poder base/combo" do m&m em Gurps e ficou bom!
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    Mensagem por Hellkite em Sex Jun 19, 2020 10:47 pm

    Eu estou numa fase tambem de adaptar partes interessantes de diversos sistemas. Peguei o D&D 3.5 e transformei em Point-Buy, e acoplei com o M&M 2. Agora estou aprendendo GURPS para pegar as desvantagens.
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    Mensagem por Faor em Sab Jun 20, 2020 9:34 am

    Tem uma página aqui com alguma descrição maior desse sistema @Hellkite?

    É algo como o M&M 2e com classes propostas como template? O que mais usa do D&D?
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    Mensagem por Hellkite em Sab Jun 20, 2020 9:50 am

    Nao tem nenhuma pagina, mas posso dar uma visao geral das modificações...

    Mas é isto mesmo, trata-se do M&M 2, com modificações de D&D 3.5

    As classes funcionam como arquetipos, mas voce pode comprar as habilidades de outras classes a vontade, desde que consiga entrar isto no BG do personagem. Coloquei pontos de vida e Classe de armadura, separei alguns dos modificadores de atributos, e na magia coloquei a utilizacao por dia. Alem disso coloquei alguns limites para atributos e outras caracteristicas. Parece simples, mas da um trabalho achar a proporcao ideial.

    Com 1 PP, voce pode comprar um talento, 3 pontos de vida, 4 ranks de skill, 1 CA, 1 save, 1 atributo. Com 2 PP voce compra 1 de ataque. Bem parecido com o M&M.

    Aqui voce tem um exemplo de fichas criadas com este meu sisteminha.

    https://www.novaerarpg.com/t5878-fichas-dos-pcs-steambrasil
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    Mensagem por Faor em Sab Jun 20, 2020 9:51 am

    Concordo com tudo o que disse @Alexyus mas diria que o maior desafio em GURPS jogando por fórum não é a ficha. Como o sistema se propõe a simular qualquer realidade, é fácil se perder explorando isso, avaliando questões ou efeitos secundários.

    Furtividade contra Percepção é comum a todos os sistemas, mas o GURPS propõe uma (ou mais!) tabela para avaliar quais seriam os efeitos de distância e de intensidade sonora, por exemplo.

    Eu confesso que adoro isso, mas alguns grupos preferem tentar ignorar algumas mecânicas assim, o que é precisamente aceitável e favorece muito o ritmo, enquanto outros gostam desse tipo de detalhe.

    Acho difícil em PBF manter um grupo tão bem definido (rotulado?) assim que sustente uma campanha.
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    Mensagem por Faor em Sab Jun 20, 2020 10:06 am

    @Hellkite escreveu:Nao tem nenhuma pagina, mas posso dar uma visao geral das modificações...

    Mas é isto mesmo, trata-se do M&M 2, com modificações de D&D 3.5

    As classes funcionam como arquetipos, mas voce pode comprar as habilidades de outras classes a vontade, desde que consiga entrar isto no BG do personagem. Coloquei pontos de vida e Classe de armadura, separei alguns dos modificadores de atributos, e na magia coloquei a utilizacao por dia. Alem disso coloquei alguns limites para atributos e outras caracteristicas. Parece simples, mas da um trabalho achar a proporcao ideial.

    Com 1 PP, voce pode comprar um talento, 3 pontos de vida, 4 ranks de skill, 1 CA, 1 save, 1 atributo. Com 2 PP voce compra 1 de ataque. Bem parecido com o M&M.

    Aqui voce tem um exemplo de fichas criadas com este meu sisteminha.

    https://www.novaerarpg.com/t5878-fichas-dos-pcs-steambrasil

    Que massa! Deve ter dado um belo trabalho!

    Assim vc tem um D&D realmente customizável, com certeza. Mas o que você acha que o M&M mais ganhou com essa fusão?

    Tem ali uma adaptação de atributos e as referências dos arquétipo mas, teoricamente, o M&M permitiria montar as mesmas personagens.

    Quando eu penso em um sistema próprio eu imagino algo muito mais simples que um comercial mas nenhum exercício meu dá suporte para magias e poderes. Tentar descrever isso de forma simplificada parece uma armadilha. Daí M&M ou GURSP são as opções óbvias para permitir a customização.
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    Mensagem por JTaguchi em Sab Jun 20, 2020 10:09 am

    Sobre ritmo, eu estava pensando aqui uns dias pra falar sobre isso.

    No meu grupo de skype, todos narram. A gente se revesa no cargo pra dar a oportunidade de todos jogarem e de experimentarem a narrativa. Também é uma possibilidade de ter estilos de narrativa diferente na mesma mesa.

    O que eu saquei é que tem narrador que narra em "ritmo de filme" e outros que narram em "ritmo de série". Já vou explicar.

    O ritmo de filme é mais tenso e corrido. Tenho um amigo que faz isso. Nos jogos dele, as coisas acontecem sem esperar os personagens, mantendo um ritmo mais acelerado e uma tensão constante. Os personagens estão correndo contra o tempo, lutando contra ameaças bem maiores que eles ou fugindo pra salvar suas bundas de algum destino cruel. Apesar de apresentar uma trama de tirar o fôlego, isso gera campanhas mais curtas e menos tempo pra interação.

    O ritmo de série, também o ritmo que eu adoto nas minhas campanhas, é mais lento. Os personagens têm um objetivo para cumprir, mas isso tem que ser feito aos poucos. Então, eles vão cumprindo tarefas mais imediatas, comendo pelas beiradas enquanto ganham mais poder, interagem com o cenário mais intensamente (meus jogadores adoram arrumar relações amorosas com NPCs) e vão criando uma conexão gradual com o que acontece no mundo. Chega um momento em que criar aventuras pra eles fica fácil, porque a própria interação com o cenário se torna um imenso gancho para aventuras. Assim, a campanha vai se dividindo em vários arcos e temporadas, até chegar ao objetivo final. Pra isso, eu seguro o XP dos personagens, só deixo subir de nível quando realmente necessário e consigo administrar melhor os desafios que eles vão enfrentar. Sou péssimo com escalas muito grandes de poder.

    Vocês têm alguma afinidade com esses ritmos? Como faz para colocar isso em fórum?
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    Mensagem por Hellkite em Sab Jun 20, 2020 10:15 am

    O M&M permitiria fazer uma adaptação das classes, mas nao teria o mesmo clima de D&D...

    O grande problema do M&M é que ele não tem utilização de magias diarias... Magias sao como poderes, voce pode usar a vontade, a menos que coloque algum modificador de fadiga. Alem disso, combate nao usa tabuleiro... Deste modo voce acaba nao tendo a variedade de ações, arquetipos (classes) e magias que existe no D&D... E mais, existe muito material de D&D, que pode ser garimpado e transformado para o M&M, se voce fizer esta junção.
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    Mensagem por Hellkite em Sab Jun 20, 2020 10:21 am

    @JTaguchi escreveu:
    ...

    Vocês têm alguma afinidade com esses ritmos? Como faz para colocar isso em fórum?

    Interesante sua descricao... Eu tambem prefiro o ritmo de serie, justamente pela imersão dos jogadores no cenario. Ritmo de filme é um estilo mais para o jogo, como se fosse um video-game. O foco esta na estrategia para vencer o desafio. Ritmo de serie o foco esta na imersão, onde voce vive o cenario.

    Sao estilos diferentes, qualquer um deles pode divertir, com certeza... Mas em PBF realmente gosto de dar este gostinho adicional de viver em um mundo de fantasia, que parece real. Voce sente, voce cheira, voce conversa com gente e monstros que parecem de verdade. esta mais para um livro do que para um jogo, se bem que o aspecto jogo tambem nao deve ser deixado de fora. Não é interpretação somente, existe aleatoriedade dos dados.

    EDITADO: Ah sim, deemuma olhada neste aqui, que é um Slice of Life:

    https://www.novaerarpg.com/t5896-music-world-1-sophie-fischer
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    Mensagem por erishk em Sab Jun 20, 2020 3:25 pm

    @JTaguchi escreveu:ocês têm alguma afinidade com esses ritmos? Como faz para colocar isso em fórum?

    Acho que o ideal é uma mescla disso, "acelerar" quando for conivente... tipo, em cenas de ação, quando estão em "missão" e deixar mais "suave" quando estiver "off mission"... tipo, se sabe que em determinada semana, todos os jogadores estejam mais presentes, "vamos pro pau", acelera, camera e ação!, quando 1 ou mais, estiverem enrolados, ai deixa suave... e/ou "faz" para 1 ou 2 playyers(os que tiverem disponibilidade)
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    Mensagem por erishk em Sab Jun 20, 2020 3:26 pm

    @Hellkite escreveu:O M&M permitiria fazer uma adaptação das classes, mas nao teria o mesmo clima de D&D...

    O grande problema do M&M é que ele não tem utilização de magias diarias... Magias sao como poderes, voce pode usar a vontade, a menos que coloque algum modificador de fadiga. Alem disso, combate nao usa tabuleiro... Deste modo voce acaba nao tendo a variedade de ações, arquetipos (classes) e magias que existe no D&D... E mais, existe muito material de D&D, que pode ser garimpado e transformado para o M&M, se voce fizer esta junção.

    Tu ta tentando adaptar d&d no m&m??? qual o objetivo?

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    Mensagem por Hellkite em Sab Jun 20, 2020 4:37 pm

    Tentar nao, ja consegui, pelo menos para os meus objetivos kkk.

    Gosto muito do D&D 3.5 e é o sistema que mais conheço. Mas sei que tem suas limitações, e uma delas é na criação dos personagens. Como o M&M nasceu do D20, ele é muito semelhante, e tem a estrutura de poderes bem bolada. Agora com os dois juntos, posso bolar qualquer tipo de personagem medieval que quiser, com poderes de supers ate.
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    Mensagem por erishk em Sab Jun 20, 2020 4:56 pm

    @Hellkite escreveu:Tentar nao, ja consegui, pelo menos para os meus objetivos kkk.

    Gosto muito do D&D 3.5 e é o sistema que mais conheço. Mas sei que tem suas limitações, e uma delas é na criação dos personagens. Como o M&M nasceu do D20, ele é muito semelhante, e tem a estrutura de poderes bem bolada. Agora com os dois juntos, posso bolar qualquer tipo de personagem medieval que quiser, com poderes de supers ate.

    Entendi! Usa GURPS ue! :p

    sinceramente, uma vez que tu pega o jeito e nem é dificil, porque no livro tem tudo bem explicado, tu percebe como é simples! :p
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    Mensagem por Hellkite em Sab Jun 20, 2020 5:05 pm

    Eu ate comecei a estudar o GURPS, e entendi o basico... Acontece que para mestrar, voce tem que conhecer bem um sistema, e D&D é o que eu domino. Dito isso, o GURPS é um otimo sistema para se garimpar ideias, principalmente a parte de desvantagens, que é bem detalhado.
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    Mensagem por erishk em Sab Jun 20, 2020 6:04 pm

    @Hellkite escreveu:Eu ate comecei a estudar o GURPS, e entendi o basico... Acontece que para mestrar, voce tem que conhecer bem um sistema, e D&D é o que eu domino. Dito isso, o GURPS é um otimo sistema para se garimpar ideias, principalmente a parte de desvantagens, que é bem detalhado.

    Te falar a real, creio que qualquer sistema, tu "pegou" a parte de criar personagem e o basico, já da para mestrar, a principal regra de gurps é: usar a que quiser(tem mais basica e mais avançada), ignorar e/ou moldar o que achar apropriado e o resto é diversão... na verdade, no gurps diz isso, mas creio que seja aplicavel em qualquer rpg! Smile

    Para mim mestrar é criativdade e confiança. Criatividade eu tenho pacas, mas confiança em mestrar :/ (não é nem confiança em conhecer o sistema, mas em criar ideias e saber desenvolve-las, não tenho segurança se eu conseguiria desenvolve-las adequadamente)
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    Mensagem por Hellkite em Sab Jun 20, 2020 6:23 pm

    @erishk escreveu:
    Para mim mestrar é criativdade e confiança. Criatividade eu tenho pacas, mas confiança em mestrar :/ (não é nem confiança em conhecer o sistema, mas em criar ideias e saber desenvolve-las, não tenho segurança se eu conseguiria desenvolve-las adequadamente)

    Entendi... Bem, a dica que eu posso dar é ter contato com varios materiais daquilo que voce pretende mestrar. Para fantasia medieval, jogos, Senhor dos Aneis, mangas, animes, quadrinhos. Voce pode pegar muitos plots com estas fontes. Alem disso, use bastante o fator aleatorio, ele ajuda no processo de criação. Mas nao tem jeito, mestrar se aprende mestrando, tem que ir de cara sem medo de levar tombo.
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    Mensagem por Faor em Seg Jun 22, 2020 1:59 pm

    @JTaguchi escreveu:
    Sobre ritmo, eu estava pensando aqui uns dias pra falar sobre isso.

    No meu grupo de skype, todos narram. A gente se revesa no cargo pra dar a oportunidade de todos jogarem e de experimentarem a narrativa. Também é uma possibilidade de ter estilos de narrativa diferente na mesma mesa.

    O que eu saquei é que tem narrador que narra em "ritmo de filme" e outros que narram em "ritmo de série". Já vou explicar.

    O ritmo de filme é mais tenso e corrido. Tenho um amigo que faz isso. Nos jogos dele, as coisas acontecem sem esperar os personagens, mantendo um ritmo mais acelerado e uma tensão constante. Os personagens estão correndo contra o tempo, lutando contra ameaças bem maiores que eles ou fugindo pra salvar suas bundas de algum destino cruel. Apesar de apresentar uma trama de tirar o fôlego, isso gera campanhas mais curtas e menos tempo pra interação.

    O ritmo de série, também o ritmo que eu adoto nas minhas campanhas, é mais lento. Os personagens têm um objetivo para cumprir, mas isso tem que ser feito aos poucos. Então, eles vão cumprindo tarefas mais imediatas, comendo pelas beiradas enquanto ganham mais poder, interagem com o cenário mais intensamente (meus jogadores adoram arrumar relações amorosas com NPCs) e vão criando uma conexão gradual com o que acontece no mundo. Chega um momento em que criar aventuras pra eles fica fácil, porque a própria interação com o cenário se torna um imenso gancho para aventuras. Assim, a campanha vai se dividindo em vários arcos e temporadas, até chegar ao objetivo final. Pra isso, eu seguro o XP dos personagens, só deixo subir de nível quando realmente necessário e consigo administrar melhor os desafios que eles vão enfrentar. Sou péssimo com escalas muito grandes de poder.

    Vocês têm alguma afinidade com esses ritmos? Como faz para colocar isso em fórum?

    Gostei das definições de ritmo e acho que o ritmo "série" é o mais adequado para fórum. Aliás, PBF tem uma série de vantagens em relação aos jogos ao vivo em uma mesa. Perde em vários aspectos, sim, mas a viabilidade de assumir um compromisso aqui que seria impossível de outro jeito é o grande diferencial, claro. Mas já que cada ação pode ser planejada, feita com calma, quando mestre ou jogador tem acesso a mais conteúdo, opções de consulta e tudo o mais. Isso favorece o desenvolvimento da série, a exploração do cenário e a diversão com cada personagem.

    O ritmo "filme" precisa de um grupo mais firme, eu acho, ou uma proposta muito bem direcionada. Necessariamente tem que ser algo mais curto e isso pode ser um atrativo, especialmente em PBF, mas acho mais exigente ao mestre e mais arriscado. Difícil manter essa atmosfera o tempo todo e difícil acertar logo no ponto de partida tanto a proposta do jogo quanto a própria criação dos personagens. Não parece ter muito margem para sair da linha, não é?

    Acho que uma séria com bons momentos de ação é o ideal para um PBF. Riscos de um projeto de médio / longo prazo existem, mas acho o melhor ajuste. Não sei se é fundamental o racionamento de XP, não enxerguei uma relação tão direta, mas também não discordo!
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    Mensagem por Faor em Seg Jun 22, 2020 2:00 pm

    @Hellkite escreveu:O M&M permitiria fazer uma adaptação das classes, mas nao teria o mesmo clima de D&D...

    O grande problema do M&M é que ele não tem utilização de magias diarias... Magias sao como poderes, voce pode usar a vontade, a menos que coloque algum modificador de fadiga. Alem disso, combate nao usa tabuleiro... Deste modo voce acaba nao tendo a variedade de ações, arquetipos (classes) e magias que existe no D&D... E mais, existe muito material de D&D, que pode ser garimpado e transformado para o M&M, se voce fizer esta junção.

    Resposta completa! Acho que partir do D&D, cheio de materiais, referências e já bem aceito, é sim uma ótima escolha. Vlw!
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    Mensagem por Faor em Seg Jun 22, 2020 2:02 pm

    @erishk escreveu:
    @JTaguchi escreveu:ocês têm alguma afinidade com esses ritmos? Como faz para colocar isso em fórum?

    Acho que o ideal é uma mescla disso, "acelerar" quando for conivente... tipo, em cenas de ação, quando estão em "missão" e deixar mais "suave" quando estiver "off mission"... tipo, se sabe que em determinada semana, todos os jogadores estejam mais presentes, "vamos pro pau", acelera, camera e ação!, quando 1 ou mais, estiverem enrolados, ai deixa suave... e/ou "faz" para 1 ou 2 playyers(os que tiverem disponibilidade)

    Essas quebras de ritmo são ótimas, tem que rolar uma acelerada sim, especialmente quando não é esperado. Pode ser clichê mas o efeito é ótimo.
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