Pode criar algo similar ao Jogo Streets of Rage. Não precisa seguir a ideia tosca de torneios como mostra o fastplay. Faz algo bem simples usando só aquele baita resumo do resumo. Não vai cair nenhum pedaço meu em sair batendo em vagabundo pelas ruas até chegar no chefão do crime.
Quem colaborou no Catarse já deve ter recebido o e-mail com as instruções para baixar o Playtest - desta vez é o playtest mesmo, um arquivo de 197 páginas, ao invés de um fastplay que é aberto para todos. É uma boa oportunidade para ler e poder dar pitacos, além de fazer correções e ajudar na revisão.
Em tempo:
Se alguém quiser abrir um playtest aí, eu me atreverei a jogar (mesmo que minha agenda esteja um pouco carregada)!
Alexyus escreveu:3 Dados e Teste? Não entendi a lógica.
Será que tem a ver com terem reduzido os 5 atributos para 3?
Ou com os 3 "sub-atributos"?
Ou será que tem algum Tijolo envolvido na história?
Decididamente, vai ficar bem diferente, mas não sei se vai ficar tão simples e fácil quanto era.
Está bem simples. É possível rolar entre 1 a 3 dados. No teste básico o PJ rola Atributo+1D. Se tiver perícia, rola +1D. Vantagens, Pontos de Ação e outras condições podem garantir +1D. Mesmo que o PJ consiga ter outros benefícios que dão +1D, ele só poderá rolar no máximo 3D. Cada dado permite acerto crítico, então se rolar 666 em um 3D vai quadruplicar o atributo. Por outro lado, se rolar 1 em todos os dados rolados, será uma falha crítica. Assim é mais fácil conseguir uma falha crítica quando se rola 1D do que quando se rola 2D ou 3D.
Boa parte das vantagens trabalha com a ideia de Ganho (acrescenta +1D), bônus simples (normalmente +2) e aumento de crítico (5 ou 6 no dado). Desvantagens e condições específicas podem impor Perda (aplica-se -1D ao teste) ou redução de chance de crítico (se só havia uma chance de crítico com 6, neste caso perde-se a chance de crítico e um 6 é uma rolagem normal) e Ganhos e Perdas se anulam, mas um personagem nunca acumula mais de 1D por Ganho/Perda.
Está bonzinho, poderia ficar mais simples, mas se tu tem alguma noção básica de FATE e do sistema Sistema Year Zero Engine (Alien, O um Anel, etc...), Savage Worlds. Com a parada dos testes, atributos, vantagens ou desvantagens nas rolagens, além do limite de dados no máximo só 3. Se tu ler direitinho tu percebe a influencia destes outros RPGs, não sei se estou sendo chata, mas boa parte do que eles apresentaram ali encontro em outros sistemas, como citei alguns, bom foi isso que senti lendo, sabe quando tu lê algo e sabe que tem este algo em outro lugar da mesma forma. Não sei te explicar mas só tu lendo para entender o que quero dizer.
@Dycleal Tenta, faz um bem simples igual ao jogo. Vou te dar a Base: A grande Organização criminosa "A Orca" domina todo o território portuário da "Era City" Agora ao sequestrarem a filha do prefeito exigindo que a Organização religiosa da Grande Mãe Morsa Anciã Sagrada entregue sua tão famosa e viciante mercadoria de Sardinhas enlatadas para "A Orca" monopolizar o mercado de Sardinhas em Era City.
Bem eu finalmente consegui ler algo mais concreto do Victory e eu não gostei do que vi até agora. Prefiro o Alpha mesmo. De toda forma quando o livro completo sair vou dar outra olhada.
O Alpha desenvolveu bastante, né, até pelo tempo que durou. Isso fez com que ele juntasse muita coisa em cima que em muitos casos o desequilibrava. No Victory há mais controle, custo de PM pra ativar vantagens tendem a custar mais, não há atributos inúteis (Armadura...), a magia foi simplificada e escapou da influência do D&D/D20, ganhou uma cara própria, mais adequada ao espírito do sistema.
Preciso de 3 usuários para jogar uma aventura simples e rápida. Alguém??? Claro...Claro, que vai ter algum envolvimento com a minha grande Divindade sagrada a Grande Morsa Anciã Sagrada!
Saphira Odin escreveu:Preciso de 3 usuários para jogar uma aventura simples e rápida. Alguém??? Claro...Claro, que vai ter algum envolvimento com a minha grande Divindade sagrada a Grande Morsa Anciã Sagrada!
A versão diagramada do manual básico está disponível para os apoiadores. Só entrar nos downloads da Loja da Jambo e baixar. Ficou muito bonito, todo colorido, com tirinhas explicativas desenhadas pelo Cassaro, imagem de todos os arquétipos. Gostei muito.
Se @Saphira Odin estiver disposta a narrar ainda, seria muito bom.
O livro de aventuras, Aventuras em Era das Arcas, versão digital, saiu para os apoiadores. São cinco aventuras, uma por núcleo, que podem ser jogadas isoladamente ou como uma campanha.
Está difícil para mim abrir um PbF, considerando que estou atrasado com Mágika e nem consegui começar o V5, mas se alguém quiser mestrar aí, eu jogo!
Se eu conseguir colocar as coisas em dia aqui, posso abrir no futuro também.