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    Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis)

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    Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis) - Página 8 Empty Re: Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis)

    Mensagem por Mandhros Seg Jan 29, 2024 2:21 pm

    Sandinus escreveu:
    Mandhros escreveu:Então, eu vou deixar um espaço entre os turnos para vocês declararem as suas intenções para o turno seguinte.

    Eu sou fazendo as rolagens e descrevendo os resultados (deixando tudo à mostra para vocês). Acho que assim fica mais organizado.

    Se quiserem, suas personagens podem combinar em on o que fazer entre os turnos, também, ajustando as estratégias de combate do grupo turno a turno. Isso seria bem legal, inclusive. Por exemplo:

    "- Hey, Bavalkhia! Tente atrasá-los ou derrubá-los enquanto eu ataco à distância!"
    O que acham?

    @Xafic Zahi, eu assumo que, a cada turno, as ações praticadas por cada personagem acontecem "quase ao mesmo tempo". Nesse sentido, respeitada a ordem de iniciativa, qualquer um pode declarar uma intenção de ação para o turno seguinte, ou dizer que prefere esperar e reagir, mas sem praticar uma ação.

    Se o Barahir quiser pagar para ver o que vai acontecer com a magia da Bavalkhia, ele pode declarar que não faz nada, observa e, caso a magia não funcione, ele adota a postura X. Isso custaria a ação dele nesse turno - ele estava observando e esperando - mas garante que ele reaja ainda nesse turno. Nesse caso, ele pode adotar uma única possibilidade de reação (Ex.: Se a magia falhar, eu faço tal coisa. Não seria possível, em uma fração de segundos, ele descrever "se a magia falhar, faço tal coisa; se funcionar, faço tal coisa"; isso ficaria para o turno seguinte). Todavia, ele pode agir normalmente e, no turno seguinte, descrever a ação já considerando os resultados da magia.

    @Sandinus, manter a benção exige concentração. Se você lançar outra magia, a concentração necessária para manter o primeiro efeito se quebra - Bavalkhia se concentrou em outra tarefa. É isso mesmo que você pretende?

    Dúvidas, reclamações ou sugestões, basta acionar o "Reclame aqui" neste tópico. =D

    Grease não exige concentração pelo que sei. Dá uma conferida mestre. Caso eu tenha me equivocado e exigir também eu mudo minha ação, mas pelo que vi na descrição da magia não exige.

    Pelo que entendo, eu não posso conjurar outra magia de concentração mas posso usar magias e fazer ações normalmente contanto que não exija concentração.

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    Você tem toda a razão, @Sandinus! Pode desconsiderar o que eu disse antes, por favor.
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    Mensagem por Nightingale Qui Fev 01, 2024 8:05 am

    @Mandhros desculpe novamente o chá de sumiço, estou de volta. Adaptando uma nova rotina de trabalho pra esse ano. Vou postar hoje mesmo tanto na Maldição de Strahd quanto aqui no Continente Azul
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    Mensagem por Mandhros Qui Fev 01, 2024 2:08 pm

    Tranquilo, @Nightingale! Seguimos! O restante do grupo está em uma audiência bem animada!
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    Mensagem por Alexyus Qui Fev 01, 2024 2:23 pm

    Iniciativa 8! Fala sério!
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    Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis) - Página 8 Empty Re: Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis)

    Mensagem por Mandhros Qui Fev 01, 2024 2:24 pm

    É, @Alexyus... Será que você vai ter um molok com um machado (ou seria um martelo?) sobre o seu pescoço antes de poder atacar? Suspense até que o @Daniel lance o dado dele!
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    Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis) - Página 8 Empty Re: Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis)

    Mensagem por GM Qui Fev 01, 2024 4:52 pm

    @Mandhros

    Boa tarde. Todos estão bem? É... Eu falhei miseravelmente no teste, quase uma falha crítica. Bom, você pode me dizer o que era a ativação desse click? Ou, posso fazer aquela cena clássica do Indiana Jones correndo ladeira abaixo de uma enorme bola de pedra, pesando toneladas, até encontrar uma passagem ao lado e poder desviar? Se sim, qual a CD de destreza eu devo acertar para conseguir desviar da pedra?
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    Mensagem por Lucas Corey Sex Fev 02, 2024 9:51 am

    Como tem personagem cabeça quente no Grupo Beta! O meu também é.

    Mas, se os dados continuarem rolando desse jeito, ninguém vai acertar ninguém, kkkkk
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    Mensagem por gaijin386 Seg Fev 05, 2024 7:20 pm

    Bom ao menos a soma do meu rolamento foi mais que 12...
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    Mensagem por Sandinus Seg Fev 05, 2024 7:35 pm

    Lembrando que a cada rodada os soldados que estiverem na área da magia tem que fazer um novo teste de destreza.
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    Mensagem por Sandinus Qua Fev 07, 2024 2:23 pm

    @Xafic Zahi

    Essa escuridão que vc criou quem enxerga no escuro consegue enxergar?
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    Mensagem por Xafic Zahi Qua Fev 07, 2024 2:27 pm

    Eu acredito que sim. Fui ler a descrição dos elfos antes de postar e lá diz que eles enxergam na penumbra como que se fosse normal, e no escuro como que se fosse penumbra
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    Mensagem por Rosenrot Qua Fev 07, 2024 2:46 pm

    Xafic Zahi escreveu:Eu acredito que sim. Fui ler a descrição dos elfos antes de postar e lá diz que eles enxergam na penumbra como que se fosse normal, e no escuro como que se fosse penumbra

    Não querendo me meter, mas já me metendo hahaha, aconteceu algo parecido em uma mesa que eu jogo e em vias de regra, não consegue não, porque é uma spell que "simula" escuridão. Teria que ter algo como Blindsense e Tremorsense, porque ela não é exatamente uma escuridão, ela é uma spell feita para os outros não enxergarem, o efeito dela é uma escuridão, mas ela seria mais como uma bomba de fumaça, MAS o DM (@Mandhros) pode interpretar de outro jeito no caso rs.
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    Mensagem por Sandinus Qua Fev 07, 2024 6:20 pm

    Rosenrot escreveu:
    Xafic Zahi escreveu:Eu acredito que sim. Fui ler a descrição dos elfos antes de postar e lá diz que eles enxergam na penumbra como que se fosse normal, e no escuro como que se fosse penumbra

    Não querendo me meter, mas já me metendo hahaha, aconteceu algo parecido em uma mesa que eu jogo e em vias de regra, não consegue não, porque é uma spell que "simula" escuridão. Teria que ter algo como Blindsense e Tremorsense, porque ela não é exatamente uma escuridão, ela é uma spell feita para os outros não enxergarem, o efeito dela é uma escuridão, mas ela seria mais como uma bomba de fumaça, MAS o DM (@Mandhros) pode interpretar de outro jeito no caso rs.

    Pois é, acho que cegou Geral.
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    Mensagem por Rosenrot Qua Fev 07, 2024 6:27 pm

    Sandinus escreveu:
    Rosenrot escreveu:
    Xafic Zahi escreveu:Eu acredito que sim. Fui ler a descrição dos elfos antes de postar e lá diz que eles enxergam na penumbra como que se fosse normal, e no escuro como que se fosse penumbra

    Não querendo me meter, mas já me metendo hahaha, aconteceu algo parecido em uma mesa que eu jogo e em vias de regra, não consegue não, porque é uma spell que "simula" escuridão. Teria que ter algo como Blindsense e Tremorsense, porque ela não é exatamente uma escuridão, ela é uma spell feita para os outros não enxergarem, o efeito dela é uma escuridão, mas ela seria mais como uma bomba de fumaça, MAS o DM (@Mandhros) pode interpretar de outro jeito no caso rs.

    Pois é, acho que cegou Geral.

    É, se ninguém tiver Blindsense ou Tremorsense ficam cegos mesmo. Nem aquele "Devil's Sight" funciona nessa spell. Mas como falei ali em cima, às vezes o DM pode considerar de outra maneira.
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    Mensagem por Xafic Zahi Qua Fev 07, 2024 7:34 pm

    Eu acredito que elfos e outras raças com visão noturna enxergam dentro da névoa, pelos seguintes motivos:

    A magia diz que a área dentro da neblina é de escuridão densa. A página 187 do livro do jogador esclarece que muitas criaturas nos mundos de D&D, especialmente aquelas que habitam o subterrâneo, possuem visão no escuro. Dentro de um alcance específico, uma criatura com visão no escuro pode enxergar na penumbra como se fosse luz plena e na escuridão total como se fosse penumbra. No entanto, a criatura não pode discernir cores na escuridão, apenas tons de cinza. Por sua vez, na página 185, temos a informação de que a escuridão total cria uma área de escuridão densa. Personagens enfrentam a escuridão total quando estão ao ar livre durante a noite (até mesmo na maioria das noites com luz da lua), dentro dos limites de uma masmorra fechada ou nas entranhas do subterrâneo, ou em uma área de escuridão mágica.

    Há também a explicação do Jeremy Crawford, designer de regras da Wizards of the Coast, que essa magia bloqueia a visão, mas não elimina a luz da área.
    https://twitter.com/JeremyECrawford/status/920713141968814080

    Existe uma magia chamada Escuridão, de nível 02, mais poderosa que a Névoa Obscurecente, que expressamente diz que uma criatura com visão noturna não pode enxergar através dessa escuridão. Se a Névoa Obscurecente também impedisse uma criatura com visão noturna de ver, acredito que essa informação estaria expressa. Também acredito que seria contraditório duas magias diferentes terem o mesmo efeito, especialmente por serem de níveis diferentes.

    De qualquer modo, é o que a Rosenrot disse. O narrador pode ter uma interpretação diferente e caso seja que todo mundo ficou cego, eu vou entender. Como ela é de concentração, no próximo turno já se resolve
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    Mensagem por Rosenrot Qua Fev 07, 2024 7:53 pm

    Xafic Zahi escreveu:Eu acredito que elfos e outras raças com visão noturna enxergam dentro da névoa, pelos seguintes motivos:

    A magia diz que a área dentro da neblina é de escuridão densa. A página 187 do livro do jogador esclarece que muitas criaturas nos mundos de D&D, especialmente aquelas que habitam o subterrâneo, possuem visão no escuro. Dentro de um alcance específico, uma criatura com visão no escuro pode enxergar na penumbra como se fosse luz plena e na escuridão total como se fosse penumbra. No entanto, a criatura não pode discernir cores na escuridão, apenas tons de cinza. Por sua vez, na página 185, temos a informação de que a escuridão total cria uma área de escuridão densa. Personagens enfrentam a escuridão total quando estão ao ar livre durante a noite (até mesmo na maioria das noites com luz da lua), dentro dos limites de uma masmorra fechada ou nas entranhas do subterrâneo, ou em uma área de escuridão mágica.

    Há também a explicação do Jeremy Crawford, designer de regras da Wizards of the Coast, que essa magia bloqueia a visão, mas não elimina a luz da área.
    https://twitter.com/JeremyECrawford/status/920713141968814080

    Existe uma magia chamada Escuridão, de nível 02, mais poderosa que a Névoa Obscurecente, que expressamente diz que uma criatura com visão noturna não pode enxergar através dessa escuridão. Se a Névoa Obscurecente também impedisse uma criatura com visão noturna de ver, acredito que essa informação estaria expressa. Também acredito que seria contraditório duas magias diferentes terem o mesmo efeito, especialmente por serem de níveis diferentes.

    De qualquer modo, é o que a Rosenrot disse. O narrador pode ter uma interpretação diferente e caso seja que todo mundo ficou cego, eu vou entender. Como ela é de concentração, no próximo turno já se resolve

    É que assim, se não me engano, essa spell dá um efeito de heavily obscured, não é? Heavily obscured aplica a condição cego no personagem. (A heavily obscured area—such as darkness, opaque fog, or dense foliage—blocks vision entirely. A creature effectively suffers from the blinded condition when trying to see something in that area. https://5etools-mirror-1.github.io/quickreference.html#bookref-quick,2,vision%20and%20light, por isso que os personagens não conseguem enxergar, no twitter que você colou o cara fala isso, o spell bloqueia a visão, não elimina a luz.

    No caso da Darkness, ela deixa especifico que não pode ver porque ela é uma escuridão mágica que não cita a aplicação da heavily obscured, quem tem Devil's Sight pode ver dentro da Darkness, mas não pode ver dentro da heavily por exemplo.
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    Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis) - Página 8 Empty Re: Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis)

    Mensagem por Sandinus Qua Fev 07, 2024 8:08 pm

    Rosenrot escreveu:
    Xafic Zahi escreveu:Eu acredito que elfos e outras raças com visão noturna enxergam dentro da névoa, pelos seguintes motivos:

    A magia diz que a área dentro da neblina é de escuridão densa. A página 187 do livro do jogador esclarece que muitas criaturas nos mundos de D&D, especialmente aquelas que habitam o subterrâneo, possuem visão no escuro. Dentro de um alcance específico, uma criatura com visão no escuro pode enxergar na penumbra como se fosse luz plena e na escuridão total como se fosse penumbra. No entanto, a criatura não pode discernir cores na escuridão, apenas tons de cinza. Por sua vez, na página 185, temos a informação de que a escuridão total cria uma área de escuridão densa. Personagens enfrentam a escuridão total quando estão ao ar livre durante a noite (até mesmo na maioria das noites com luz da lua), dentro dos limites de uma masmorra fechada ou nas entranhas do subterrâneo, ou em uma área de escuridão mágica.

    Há também a explicação do Jeremy Crawford, designer de regras da Wizards of the Coast, que essa magia bloqueia a visão, mas não elimina a luz da área.
    https://twitter.com/JeremyECrawford/status/920713141968814080

    Existe uma magia chamada Escuridão, de nível 02, mais poderosa que a Névoa Obscurecente, que expressamente diz que uma criatura com visão noturna não pode enxergar através dessa escuridão. Se a Névoa Obscurecente também impedisse uma criatura com visão noturna de ver, acredito que essa informação estaria expressa. Também acredito que seria contraditório duas magias diferentes terem o mesmo efeito, especialmente por serem de níveis diferentes.

    De qualquer modo, é o que a Rosenrot disse. O narrador pode ter uma interpretação diferente e caso seja que todo mundo ficou cego, eu vou entender. Como ela é de concentração, no próximo turno já se resolve

    É que assim, se não me engano, essa spell dá um efeito de heavily obscured, não é? Heavily obscured aplica a condição cego no personagem. (A heavily obscured area—such as darkness, opaque fog, or dense foliage—blocks vision entirely. A creature effectively suffers from the blinded condition when trying to see something in that area. https://5etools-mirror-1.github.io/quickreference.html#bookref-quick,2,vision%20and%20light, por isso que os personagens não conseguem enxergar, no twitter que você colou o cara fala isso, o spell bloqueia a visão, não elimina a luz.

    No caso da Darkness, ela deixa especifico que não pode ver porque ela é uma escuridão mágica que não cita a aplicação da heavily obscured, quem tem Devil's Sight pode ver dentro da Darkness, mas não pode ver dentro da heavily por exemplo.

    O Mandhros vai definir isso aí.
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    Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis) - Página 8 Empty Re: Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis)

    Mensagem por Xafic Zahi Qua Fev 07, 2024 8:39 pm

    Rosenrot escreveu:
    Xafic Zahi escreveu:Eu acredito que elfos e outras raças com visão noturna enxergam dentro da névoa, pelos seguintes motivos:

    A magia diz que a área dentro da neblina é de escuridão densa. A página 187 do livro do jogador esclarece que muitas criaturas nos mundos de D&D, especialmente aquelas que habitam o subterrâneo, possuem visão no escuro. Dentro de um alcance específico, uma criatura com visão no escuro pode enxergar na penumbra como se fosse luz plena e na escuridão total como se fosse penumbra. No entanto, a criatura não pode discernir cores na escuridão, apenas tons de cinza. Por sua vez, na página 185, temos a informação de que a escuridão total cria uma área de escuridão densa. Personagens enfrentam a escuridão total quando estão ao ar livre durante a noite (até mesmo na maioria das noites com luz da lua), dentro dos limites de uma masmorra fechada ou nas entranhas do subterrâneo, ou em uma área de escuridão mágica.

    Há também a explicação do Jeremy Crawford, designer de regras da Wizards of the Coast, que essa magia bloqueia a visão, mas não elimina a luz da área.
    https://twitter.com/JeremyECrawford/status/920713141968814080

    Existe uma magia chamada Escuridão, de nível 02, mais poderosa que a Névoa Obscurecente, que expressamente diz que uma criatura com visão noturna não pode enxergar através dessa escuridão. Se a Névoa Obscurecente também impedisse uma criatura com visão noturna de ver, acredito que essa informação estaria expressa. Também acredito que seria contraditório duas magias diferentes terem o mesmo efeito, especialmente por serem de níveis diferentes.

    De qualquer modo, é o que a Rosenrot disse. O narrador pode ter uma interpretação diferente e caso seja que todo mundo ficou cego, eu vou entender. Como ela é de concentração, no próximo turno já se resolve

    É que assim, se não me engano, essa spell dá um efeito de heavily obscured, não é? Heavily obscured aplica a condição cego no personagem. (A heavily obscured area—such as darkness, opaque fog, or dense foliage—blocks vision entirely. A creature effectively suffers from the blinded condition when trying to see something in that area. https://5etools-mirror-1.github.io/quickreference.html#bookref-quick,2,vision%20and%20light, por isso que os personagens não conseguem enxergar, no twitter que você colou o cara fala isso, o spell bloqueia a visão, não elimina a luz.

    No caso da Darkness, ela deixa especifico que não pode ver porque ela é uma escuridão mágica que não cita a aplicação da heavily obscured, quem tem Devil's Sight pode ver dentro da Darkness, mas não pode ver dentro da heavily por exemplo.

    No subreddit de D&D 5e, há uma discussão que essa condição de cegueira é aplicada sobre quem está de fora da área, impedindo que possam ver dentro dela (e vice versa). Alguns jogadores diesseram que usam essa magia como estratégia, conjurando no próprio grupo.

    Se eu encontrar novamente, envio aqui, apenas para curiosidade mesmo.
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    Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis) - Página 8 Empty Re: Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis)

    Mensagem por Rosenrot Qua Fev 07, 2024 9:19 pm

    Xafic Zahi escreveu:
    Rosenrot escreveu:
    Xafic Zahi escreveu:Eu acredito que elfos e outras raças com visão noturna enxergam dentro da névoa, pelos seguintes motivos:

    A magia diz que a área dentro da neblina é de escuridão densa. A página 187 do livro do jogador esclarece que muitas criaturas nos mundos de D&D, especialmente aquelas que habitam o subterrâneo, possuem visão no escuro. Dentro de um alcance específico, uma criatura com visão no escuro pode enxergar na penumbra como se fosse luz plena e na escuridão total como se fosse penumbra. No entanto, a criatura não pode discernir cores na escuridão, apenas tons de cinza. Por sua vez, na página 185, temos a informação de que a escuridão total cria uma área de escuridão densa. Personagens enfrentam a escuridão total quando estão ao ar livre durante a noite (até mesmo na maioria das noites com luz da lua), dentro dos limites de uma masmorra fechada ou nas entranhas do subterrâneo, ou em uma área de escuridão mágica.

    Há também a explicação do Jeremy Crawford, designer de regras da Wizards of the Coast, que essa magia bloqueia a visão, mas não elimina a luz da área.
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    Existe uma magia chamada Escuridão, de nível 02, mais poderosa que a Névoa Obscurecente, que expressamente diz que uma criatura com visão noturna não pode enxergar através dessa escuridão. Se a Névoa Obscurecente também impedisse uma criatura com visão noturna de ver, acredito que essa informação estaria expressa. Também acredito que seria contraditório duas magias diferentes terem o mesmo efeito, especialmente por serem de níveis diferentes.

    De qualquer modo, é o que a Rosenrot disse. O narrador pode ter uma interpretação diferente e caso seja que todo mundo ficou cego, eu vou entender. Como ela é de concentração, no próximo turno já se resolve

    É que assim, se não me engano, essa spell dá um efeito de heavily obscured, não é? Heavily obscured aplica a condição cego no personagem. (A heavily obscured area—such as darkness, opaque fog, or dense foliage—blocks vision entirely. A creature effectively suffers from the blinded condition when trying to see something in that area. https://5etools-mirror-1.github.io/quickreference.html#bookref-quick,2,vision%20and%20light, por isso que os personagens não conseguem enxergar, no twitter que você colou o cara fala isso, o spell bloqueia a visão, não elimina a luz.

    No caso da Darkness, ela deixa especifico que não pode ver porque ela é uma escuridão mágica que não cita a aplicação da heavily obscured, quem tem Devil's Sight pode ver dentro da Darkness, mas não pode ver dentro da heavily por exemplo.

    No subreddit de D&D 5e, há uma discussão que essa condição de cegueira é aplicada sobre quem está de fora da área, impedindo que possam ver dentro dela (e vice versa). Alguns jogadores diesseram que usam essa magia como estratégia, conjurando no próprio grupo.

    Se eu encontrar novamente, envio aqui, apenas para curiosidade mesmo.

    A cegueira é aplicada em quem tenta ver algo na área (A creature effectively suffers from the blinded condition when trying to see something in that area), dentro ou fora. Quem tá fora não consegue ver o que tem dentro (mas continua enxergando outras coisas fora da área afetada) e quem tá dentro não consegue ver o que tem dentro também e nem o que tem fora porque está dentro da área afetada rs

    Essas spells geram umas discussões interessantes mesmo, mas no fim vale o que o DM interpretar que seja melhor.
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    Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis) - Página 8 Empty Re: Primórdio: Ato 1, Guerra no Continente Azul (D&D 5.0; 5 vagas, 3 disponíveis)

    Mensagem por Mandhros Qua Fev 14, 2024 5:41 pm

    Eu li as considerações todas, e confesso que não tinha percebido as inúmeras possibilidades que essa névoa poderia provocar. Todavia, considerei que a névoa, por ser mágica, obscureceu a visão de todos dentro dela. Mas vou guardar esse material e referências para leituras futuras!
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