Lady Rhonda estava bem disposta naquele dia, e seu bom ânimo contagiava todos ao redor, e Briana não era diferente. Sua excitação ecoava até mesmo no taciturno Sor Jax.
Enquanto Rhonda Hightower preferiu ficar na arquibancada, cumprimentando outras damas e senhores nobres, Briana preferiu passear pelo festival acompanhada de Anya e Moira, e claro, Sor Jax.
Briana era bastante altruísta e atenciosa, e teve a inspiração de bordar lenços para presentear os cavaleiros Sor Bret Deep, Sor Tim Cross, e seu próprio escudo juramentado, Sor Jax. Ela inclusive procurou tecidos com as cores dos brasões de cada um.
Anya apontou-lhe uma barraca que tinha diversos panos coloridos, renda e seda dde Myr, e as três jovens passaram um tempo divertido escolhendo as peças que queriam. O brasão de Sor Jax era bem familiar a Briana, amarelo com linhas brancas, verdes e vermelhas, e ela não teve dificuldade em achar algo com essa temática. O emblema de Sor Bret também era fácil de lembrar, azul claro com detalhes cinzas e pretos, algo um pouco sem graça, mas uma combinação fácil de encontrar. Já o de Sor Tim Cross era maravilhosamente colorido, e vermelho era a única cor que ele não ostentava. Ela pagou um veado de prata para cada tecido, saindo três gamos mais pobre da barraca.
Briana e seu séquito afastaram-se das ruas do festival e procuraram um lugar sombreado e sossegado para se sentar, mas isso estava sendo um pouco difícil de achar. Anya resolveu o problema sugerindo que procurassem o pavilhão onde Thomas e Aldos Rowan estavam acampados, já que eles estariam se preparando para o desfile perante o rei e suas tendas estariam vazias. Sor Jax ficou à porta da tenda enquanto elas se sentaram no interior, ainda conseguindo observar a movimentação do exterior.
Moira tinha trazido seu kit de costura, sempre preparada para qualquer conserto de emergência nos vestidos das damas, e isso foi providencial para o intento de Briana. Quando sentaram-se para bordar, Briana reviveu muitos momentos na companhia das duas companheiras, observando novamente as características da duas: Anya era engenhosa e criativa embora tivesse dificuldade para executar suas ideias, enquanto Moira era mais singela e simplista, mas com uma habilidade incomum para bordar qualquer coisa que lhe sugerissem. As duas eram quase complementares, e o trio de garotas conseguiu fazer trabalhos muito bonitos e elegantes.
Logo na saída da tenda, Briana Rowan teve a oportunidade de entregar seu primeiro presente.
Ao terminar de bordar , ela entrega a Sor Jax o lenço. - Que lhe traga muita sorte Sor Jax é uma pequena mostra de minha gratidão pelos seus serviços para com minha família e comigo.-
Sor Jax ficou surpreso, e Briana percebeu o brilho de lágrimas nascendo nos olhos normalmente duros do velho cavaleiro, mas Falkar manteve-se sob controle e falou com sua voz cavernosa, num ritmo um pouco mais lento do que sua prontidão usual:
- Obrigado, milady. É uma verdadeira honra para mim. Usarei-o discretamente oculto em meus trajes para não comprometer sua reputação, mas entesourarei isso como símbolo de sua bondade e altruísmo.Fôra uma fala bastante longa para o geralmente monossilábico Sor Jax, mas Briana sentiu que seu intento se concretizara.
Exatamente nesse momento, as trombetas e cornetas dos arautos soaram, anunciando a chegada da família real e o início das cerimônias do torneio. Briana e seu séquito tiveram de correr para ocupar seus lugares na arquibancada da arena.
A pressa para chegar foi contrastada com a lenta procissão de cavaleiros, que eram anunciados em todos oss seus títulos e origens, adentravam a arena desfilando perante os nobres, apresentavam suas armas em reverência ao Rei Robert, prosseguiam pelo restante dos nobres e em seguida davam a volta na liça para passar perante o povo. Esse desfile todo levou quase duas horas, o que deu oportunidade para que Briana fofocasse à vontade com Lady Rhonda, Anya e Moira.
Sua tia-prima conhecia muitos dos grandes senhores e sempre comentava alguma coisa sobre a origem ou parentesco quando cada um deles passava; obviamente, o aplauso mais eloquente dela foi para o senhor seu marido, Baelor Hightower, o cavaleiro do Sorriso Brilhante de Vilavelha e herdeiro dda Torralta: ela deu-lhe um broche quando ele passou a cavalo por ela, e ele prometeu usá-lo em honra dela.
Já Anya e Moira eram muito mais adolescentes em suas observações, observando muito mais a aparência e modos dos cavaleiros do que suas origens de nobreza. Seus risos e mexericos eram destilados a cada um dos competidores que passava por elas, e Briana não podia evitar de se divertir com essas alegres frivolidades. Isso tornava a tediosa procissão num desfile de potenciais interesses românticos para cada uma delas.
Sor Loras Tyrell era uma unanimidade não apenas para elas mas também para a plebe em geral, e veio trajando um manto salpicado de inúmeras flores, e chegou mesmo a jogar uma para uma donzela qualquer do populacho. O irmão dele, Garland, o Galante, curvou-se respeitosamente perante sua esposa, que lhe pôs uma pulseira de flores douradas ao redor do pulso; ele não foi nem de longe tão aclamado quanto o irmão mais novo.
Thomas Rowan entrou trajando sua armadura esmaltada em dourado e curvou-se perante uma donzela de vestido azul-anil, que sorria docemente para ele, e Briana pareceu reconhecê-la vagamente.
- Spoiler:
A armadura de Aldos era branca com detalhes de folhas douradas muito bonitos, mas ele não tinha o mesmo garbo e postura do irmão mais velho, e sua cavalgada era mais intempestiva que graciosa. Mas ainda no começo da arquibancada, ele parou o cavalo e ficou olhando para alguém no estrado que Briana não conseguiu perceber quem era. Aldos ficou parado tanto tempo que o arauto teve que lembrá-lo que o rei o aguardava para apresentar-lhe suas armas, e o Rowan do meio partiu atarantado para completar seu circuito com pressa.
Outro nobre da campina que chamou a atenção delas foi Alekyne Florent. Quando anunciado, ele entrou trajando uma armadura branca com detalhes cinzas e azuis, mas seu elmo era moldado na forma de uma cabeça de raposa, inclusive com a coloração dela. Isso resultava numa viseira bastante longa e pontuda, o que parecia estreitar-lhe o campo de visão. Ele teve que virar todo o corpo para saudar o rei, e depois cavalgou apressadamente para completar o circuito. Briana não conseguiu ver-lhe o rosto, e teve a impressão de que ele também não a vira.
A primeira leva de senhores a desfilar perante o rei foram os nobres das terras da coroa (sem muitos homens notáveis, na opinião das damas de Briana), seguidos pelos das Terras da Tempestade, o reino natal do Rei Robert (outra decepção, com homens mais brutos que bonitos). A terceira leva foram os cavaleiros das Terras do Oeste, que eram um colírio para os olhos, tanto por suas armaduras ricamente adornadas e ajaezadas quanto pela aparência bela dos ricos senhores (com dois pontos destoantes, os horrorosos Gregor e Sando Clegane). Apenas na quarta leva vieram os senhores da Campina, os mais numerosos de todos os Sete Reinos, e a maioria deles era agradável aos olhos e cavalheirescos em seus modos (foi nessa leva que vieram Sor Garland, Sor Loras, Sor Baelor, Sor Alekyne e os irmãos de Briana). À medida que efetuavam sua obrigação de apresentar-se, os nobres voltavam a seus pavilhões, tiravam suas armaduras e alguns voltavam para se sentar nas arquibancadas e ver o restante da cerimônia. Foi nessa hora que Briana viu Alekyne Florent se sentar um pouco à frente dela, trajando uma elegante túnica azul e branca com detalhes vermelho-dourado.
OFF: Briana pode escolher qualquer momento para deixar a arquibancada e circular, sozinha ou com suas damas. A menos que receba ordem direta para não fazâ-lo, Sor JAx vai segui-la.Com o fim dos desfiles da Campina, ainda viriam os senhores da Montanha e do Vale, os das Terras Fluviais, os do Norte e os poucos e desprezíveis lordes de Dorne. Briana já estava entediada a essa altura e propôs à Lady Rhonda:
Olhou Lady Rhonda que provavelmente estava bem mais acostumada com tudo, enquanto Briana sentiu-se um tanto desconfortável. Aproximou-se da outra e a julgar pelo passar das horas imaginou que elas deveriam sair para comer. - Milady deseja sair para comer e beber algo? Podemos ir caso queira, assim conversamos um pouco sobre o evento e descansamos antes das demais justas acontecerem. - Briana queria afastar da mente o corpo do jovem Dannett estirado no chão na arena e distrair-se com outras coisas. - Talvez possamos comer alguma guloseima, sinto que algo doce me renovaria a energia.- Os olhos castanhos olham Lady Rhonda na esperança que ela participe da pequena aventura. - Milady poderia se distrair conosco e nos animar com vossa companhia.- Rhonda já sabia quando Briana queria fazer o ar de mocinha suplicante e deu um sorrisinho delicado tentando convencer a outra.
Lady Rhonda descartou a sugestão de Briana com um gesto:
- Logo vai começar a apresentação dos cavaleiros, e Baelor diz que é esperado que nós estejamos a postos para saudar os guerreiros da Campina, especialmente os que servem a casa Hightower. Mas pode ir se quiser, querida! Leve suas amiguinhas e divirta-se!OFF: Espaço para sair se quiser.Mais tarde, Briana percebeu o que sua prima-tia quisera dizer, ao notar a aclamação dada à enorme fila de cavaleiros oriundos da Campina. Nobres de cada região tinham voltado ao estrado, incluindo Sor Baelor, e a maioria se dava ao trabalho de aplaudir os humildes cavaleiros, sendo um pouco mais ativos a cavaleiros juramentados, e ainda mais aos das regiões análogas a cada nobre. Mas nada se comparava à ovação dos senhores da Campina aos cavaleiros de suas casas ou originários de seus reinos: foi o som mais alto que partiu da nobreza na assistência, mais numerosos e todos unidos por um sentido de patriotismo e irmandade cultural. Eles ofuscaram todos os outros, e via-se no rosto dos cavaleiros que aquela torcida os enchia de orgulho e motivação.
Os Hightower tinham mais de uma dezena de cavaleiros juramentados à sua casa, e Sor Tim Cross parecia o mais jovem deles, mas sua bela aparência juvenil pareceu provocar muitas reações das jovens da plebe, e Briana percebeu que Moira ficou agradavelmente surpresa com ele. Sot Tim curvou-se perante Lorde Vortimer Crane no início da arquibancada, depois para o rei e a à família real no meio do estrado, e por fim perante Baelor Hightower já perto do fim dos assentos nobres. Ele deu a volta na liça e acenou galantemente para toda a multidão da plebe que o aclamava.
A casa Rowan trouxera três cavaleiros de sua casa: Sor Rendall Roote, Sor Rydan Rewan, Sor Ken Keller. Briana não era muito familiarizada com os homens de armas de Bosquedouro, mas já os vira antes.
- Spoiler:
O único cavaleiro de Escudogris que Lorde Gunthor trouxera era Sor Bret Deep, que cavalgava de cabeça erguida com uma expressão imponente, e apenas reverenciou brevemente seu suserano e a família real. Era um dos mais belos cavaleiros, e tanto Anya quanto Moira, e até mesmo Lady Rhonda suspiraram ao contemplá-lo, no que foram imitadas por várias damas e muitas mulheres do populacho.
Ainda houve mais algumas dezenas de cavaleiros da Campina e outras centenas vindos dos demais reinos de Westeros, o que rapidamente poderia ficar tedioso à medida que os cavaleiros ficavam menos garbosos e impressionantes, e os mais humildes estavam pobremente trajados e equipados, alguns nem sabendo como fazer uma mesura apropriada.
OFF: Janela para passear se quiser.Quando finalmente acabou todo o desfile, o rei e os nobres estavam ansioso pelo início dos combates.
O julgamento por combate dos Felinight contra os Dannett levaantaram bastante interesse, mas os combates subsequentes despertavam bem menos interesse. Muitos senhores e damas abandonaram seus lugares e se retiraram, ficando apenas oss mais dedicados e aficcionados. Baelor Sorriso Brilhante e sua esposa Rhonda foram dos que ficaram para ver pelo menos os cavaleiros de sua casa, assim como Thomas e Aldos.
O primeiro cavaleiro de interesse a competir foi Sor Bret Deep de Escudogris, competindo contra Sor Branden Cooper, um cavaleiro experiente das Colinas Ferradura.
- Sor Branden Cooper:
Sor Bret envergava uma armadura de placas cinza brilhante enquanto Sor Branden usava uma armadura de talas meramente decente.
- Mecânica:
Sor Bret Deep - Lidar com Animais 3 (Cavalgar 2B) = Passivo 11, Luta 5 (Lanças 2B), Saúde 12, Dano 6, VA 10
Sor Branden Cooper - Lidar com Animais 2 (Cavalgar 1B)= Passivo 7, Luta 4 (Lanças 2B), Saúde 9, Dano 5, VA 7
1ª Rodada
Bret rolou 20 = Sucessox4
Dano 6x4=24 - VA 7 = 17 de dano
Sor Branden rola para não cair do cavalo com dificuldade 18 = 11 - caiu
Sor Branden rolou 19 = Sucessox2
Dano 5x2=10 - VA 10 = 0 de dano
Bret rola para não cair do cavalo com dificuldade 9 = 17 = sucesso
Sor Bret avançou contra Sor Branden e as duas lanças atingiram os escudos com estralados altos ao se estilhaçarem. A lança de Sor Branden deslizou pelo escudo e atingiu o ombro de Sor Bret, que se manteve firme sobre a sela. Melhor sorte não teve Sor Branden, quando a lança de Deep deslizou pelo escudo diretamente para sua cabeça, quebrando contra o elmo e derrubando-o de seu cavalo.
A multidão urrou aclamando o belo cavaleiro, que sacudiu a lança quebrada no ar, vibrando com a vitória.
Mais tarde, foi a vez de Sor Tim Cross enfrentar um velho cavaleiro, Sor Terrance Cave de Campina de Vaufreixo.
- Sor Terrance Cave:
Sor Tim usava uma armadura de talas que parecia espelhada de tão brilhante com tons variando entre dourado e prateado. Sor Cave usava uma armadura de talas gasta pelo tempo, e mesmo seu cavalo parecia um tanto cansado também (Briana conseguia avaliar bem cavalos devido à sua infância em Bosquedouro).
- Mecânica:
Sor Tim Cross - Lidar com Animais 3 (Cavalgar 2B) = Passivo 11, Luta 5 (Lanças 2B), Saúde 12, Dano 6, VA 10
Sor Terrance Cave - Lidar com Animais 2 (Cavalgar 1B)= Passivo 7, Luta 4 (Lanças 2B), Saúde 9, Dano 5, VA 7
1ª rodada
Sor Tim rolou 23 = Sucesso x5
Dano 6x5=30 - VA 7 = 23 de dano
Sor Terrance rola para não cair do cavalo com dificuldade 21 = 10 = falha
Sor Terrance rolou 23 = Sucesso x4
Dano 5x4=20 - VA 10 = 10 de dano
Sor Tim rola para não cair do cavalo contra dificuldade 18 = 18 = sucesso
Sor Tim disparou numa cavalgava muito veloz contra Sor Terrance, que desenvolveu uma velocidade apenas adequada com seu velho palafrém. O velho Sor Terrance tinha a mão firme e sua lança foi muito bem apontada, embora a de Cross também não tremesse mesmo com a rapidez do cavalo.
O choque entre eles foi sonoro e impactante: a lança de Cave atingiu o escudo e deslizou para o peitoral de Cross, que teve que se segurar firme para não cair da montaria. Já a lança do cavaleiro da Torralta partiu o escudo de carvalho do cavaleiro andante devido a força do impacto, varando-o e atingindo o peito esquerdo de Sor Terrance, fazendo-o voar para fora da sela. Enquanto o velho cavaleiro colidia pesadamente contra o chão de terra batida, o jovem Sor Tim diminuiu o galope até o fim da liça e virou-se para ver o desafiante caído.
Sor Tim desmontou imediatamente e correu para checar de perto o velho Sor Torrance. Aparentemente o velho quebrara alguns ossos e teve que ser carregado por vários homens para fora da arena, sendo um deles Sor Tim, cuja atitude cavalheiresca rendeu muitos aplausos da multidão de comuns.
Os desafios de justa ainda estavam longe da metade e haveria muitos embates ainda, inclusive os dos cavaleiros de Bosquedouro. Aquilo ia demorar o dia todo com certeza.
OFF: O evento é bem longo no primeiro dia, mas muitos nobres não ficaram para assistir todas as lutas. Briana pode sair e voltaar a qualquer momento que desejar, bem como escolher o momento que quiser para abordar Sor Bret e Sor Tim, antes ou depois de suas lutas (ou até durante a apresentação deles), ou mandar uma de suas damas fazê-lo.